Buscar

Fundamentos Históricos do Direito 2

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos Históricos do Direito (16783)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:442887) ( peso.:1,50)
	Prova:
	10171243
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	A Idade Média é um período da história europeia que se estendeu por cerca de mil anos (entre os séculos V e XV). Como veremos pelas características e particularidades, a Idade Média é dividida entre: Alta Idade Média (século V ao X) e Baixa Idade Média (século XI ao XV). Sobre os respectivos períodos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Alta Idade Média: invasões romanas; fortalecimento da Igreja; formação do Império Grego. Baixa Idade Média: feudalismo.
	 b)
	Alta Idade Média: invasões bárbaras; fortalecimento da Igreja; formação do Império Carolíngio. Baixa Idade Média: ruralismo.
	 c)
	Alta Idade Média: invasões gregas; fortalecimento da Igreja; formação do Império Medievo. Baixa Idade Média: feudalismo.
	 d)
	Alta Idade Média: invasões bárbaras; fortalecimento da Igreja; formação do Império Carolíngio. Baixa Idade Média: feudalismo.
	2.
	A grande marca das instituições políticas e jurídicas medievais é a incorporação da ideologia salvacionista cristã, que acabou por tornar o pensamento social e político uma forma teológica, assentado na tradição cristã, sobretudo na importância da Igreja entre os séculos V a XI. Sobre a compreensão da relevância da teologia cristã, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A teologia cristã era a única fonte intelectual disponível para legitimar as relações de poder naquele momento.
	 b)
	O poder político era considerado legítimo apenas com relação aos monarcas católicos.
	 c)
	Houve na época um absoluto abandono das leis humanas.
	 d)
	Os monarcas eram considerados seres divinos.
	3.
	O jusnaturalismo racionalista e o iluminismo são duas correntes que convergem no sentido de sistematizar o direito através dos códigos. Acerca do movimento da codificação moderna, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Traziam os ideais iluministas de autodeterminação.
	 b)
	Foram encomendados pelos nobres iluminados pela revelação divina.
	 c)
	Reproduz o mesmo movimento que vinha sendo herdado desde a promulgação do Código de Hamurabi.
	 d)
	Representa a manutenção dos privilégios estamentais medievais.
	4.
	A Idade Média é um período da história europeia que se estendeu por cerca de mil anos entre os séculos V e XV. Sobre as características e particularidades da Idade Média, analise as sentenças a seguir:
I- A Idade Média é dividida entre: Alta Idade Média (século V ao X) e Baixa Idade Média (século XI ao XV).
II- Na Idade Média que se consolidam os reinos bárbaros, substituindo definitivamente os antigos domínios romanos.
III- A Idade Média não foi um período somente dominado por superstições, perseguição a hereges e retrocesso civilizatório.
IV- Embora foi um período de profundas e irreversíveis transformações, não trouxe nenhuma edificação de concepção jurídica.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	5.
	Portugal, no século XV, juntamente aos demais países europeus, como Espanha e Inglaterra, haviam reunido condições técnicas, bem
como interesses econômicos e políticos que permitiram o processo de expansão do domínio europeu. Seguramente, por esta razão, as terras brasileiras já eram alvo de interesse, sobretudo, de Espanha e Portugal, o que explica a existência de Tratados. Sobre o Tratado de Tordesilhas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Tratado de Tordesilhas, firmado em 13 de janeiro de 1750 entre os reinos de Portugal e Espanha, dividia as terras conquistadas no Novo Mundo, estabelecendo assim, novas fronteiras de exploração.
	 b)
	Tratado de Tordesilhas, de 7 de junho de 1494, estabeleceu um meridiano divisório a 370 léguas a oeste das Ilhas de Cabo Verde, sendo a leste pertencente a Portugal e oeste a Espanha.
	 c)
	Tratado de Tordesilhas, celebrado em 6 de março de 1480, dava a Portugal a exclusividade sobre as terras e águas ao sul das Ilhas Canárias.
	 d)
	Tratado de Tordesilhas, de 4 de maio de 1493, expedida pelo Papa Alexandre VI, que conferia à Espanha o direito exclusivo sobre todas as terras que estivessem a oeste de uma linha imaginária a 100 léguas de Açores e Cabo Verde.
	6.
	Entre os séculos XVI e XVII, pouco a pouco foi elaborada uma nova filosofia, que se distinguia claramente do pensamento aristotélico. Tal concepção foi a precursora do positivismo jurídico, bem como os fundamentos do direito moderno. Acerca da base do jusnaturalismo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Platonismo.
	 b)
	Moralismo judaico cristão.
	 c)
	Racionalismo e individualismo.
	 d)
	Pluralismo ético.
	7.
	A marca da ordem política e jurídica medieval é a coexistência dos poderes eclesiástico e secular. Tal fenômeno caracteriza-se como pluralismo jurídico. Sobre essa coexistência de distintos poderes em um mesmo território, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Não ocorre disputa de poder entre os nobres e o clero.
	 b)
	O poder eclesiástico se impôs de maneira hegemônica ao longo da Idade Média.
	 c)
	Paulatinamente as duas esferas de poder tornam-se distintas, e nem o poder eclesiástico nem o secular ao longo da Idade Média impuseram-se de forma absoluta.
	 d)
	Há uma absoluta separação entre as duas esferas de poder.
	
	Da inquisição medieval restou uma literatura especializada, especialmente o Manual do inquisidor elaborado por Bernardo Gui (1261-1331), cujo objetivo era o de orientar os procedimentos judiciais. Acerca desses procedimentos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Apenas se admitia a presença de advogados para casos de acusação contra nobres.
	 b)
	A figura do advogado de defesa era de presença obrigatória.
	 c)
	O papel de advogado era exercido pelo padre confessor do acusado.
	 d)
	Não era admitida a defesa.
	 *
	Observação: A questão número 8 foi Cancelada.
	9.
	No campo da jurisdição e processo, houve na Idade Média uma forte influência do Direito Canônico. A separação de jurisdição entre a Igreja e a nobreza possibilitava que os Tribunais Canônicos tivessem autonomia para processar e julgar os crimes contra a Igreja. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome desses crimes:
	 a)
	Heresia.
	 b)
	Usura.
	 c)
	Lesa Majestade.
	 d)
	Paganismo.
	10.
	Foram inúmeras as contribuições do Cristianismo à tradição da cultura jurídica ocidental, podendo-se destacar valores morais e fundamentos de direito de família. Entretanto, é no campo dos Direitos Humanos que vamos encontrar valores e ideais cristãos como a igualdade e a fraternidade. Ainda, na esfera do direito penal a lei judaica do Talião ("olho por olho dente por dente"), presente no chamado Velho Testamento até a Modernidade, esteve presente no sistema punitivo que admite o aprisionamento como um tipo de condenação ao inferno para os que escolhem o mal. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Cristianismo não foi incorporado no direito moderno uma vez que houve a separação entre Estado e Igreja.
	 b)
	A inserção do Cristianismo no pensamento jurídico permanece presente ainda nos dias atuais destacadamente nos institutos relacionados com direito de família.
	 c)
	O Cristianismo não influenciou o conceito de Direitos Humanos já que tal concepção surge somente no século XX.
	 d)
	O Cristianismo elaborou o conceito de punitivismo penal moderno.
Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando