Logo Passei Direto
Buscar

Transtornos do Neurodesenvolvimento PROVA 3

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Oliveira e Mendes (2014) realizaram uma pesquisa referente às percepções sobre as pessoas com deficiências e o prognóstico para o atendimento educacional especializado. Um dos resultados obtidos com a pesquisa foi o de que é necessário dar continuidade às investigações sobre o assunto da atratividade física, tencionando diminuir os possíveis efeitos deletérios para a aprendizagem e para a vida daquelas pessoas com deficiências.
Sobre o significado da palavra prognóstico, assinale a alternativa CORRETA:
A É uma palavra advinda do conhecimento religioso e do senso comum, que embora não seja comprovada cientificamente, deve ser respeitada por motivos de tolerância cultural.
B É o nome do processo diagnóstico que acontece apenas na parapsicologia, e é examinada com cautela e intenso rigor científico.
C É um conceito da medicina referente à evolução da doença, isto é, o quanto e como poderá melhorar ou agravar a doença com o passar do tempo.
D É a consequência que a ingestão de determinado medicamento pode acarretar ao organismo do paciente, ou seja, um efeito que é paralelo ao que é desejado da substância farmacológica absorvida.

Para Marcelo (2009) o desenvolvimento profissional dos professores é um processo simultaneamente individual e coletivo, ou seja, é composto por dimensões de caráter individual, que dizem respeito ao professor, e de caráter colaborativo - comunidades de aprendizagem, nas quais, todos os integrantes, os professores, os alunos, os diretores, os funcionários - se consideram, professores e alunos ao mesmo tempo. O desenvolvimento profissional docente deve ser incentivado pela escola, mas também se pauta no compromisso pessoal do educador, com sua disponibilidade e responsabilidade para aprender e ensinar. Uma das facetas do desenvolvimento do profissional da educação, é o desenvolvimento pessoal.
Sobre as ações de desenvolvimento pessoal que podem possibilitar aos alunos o aprendizado e o aperfeiçoamento de habilidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Motivação, foco e atenção.
( ) Organização do tempo e das finanças.
( ) Qualidade nos relacionamentos afetivos, paciência e autocontrole.
( ) Criatividade e aplicação da matemática no dia a dia.
a) V - V - V - V.
b) F - F - F - V.
c) F - V - F - F.
d) V - F - F - F.

Alterações funcionais no cérebro podem acarretar transtornos de aprendizagem não verbal. Estes constituem alterações no sistema nervoso central, de crianças que apresentam inteligência convencional.
Sobre as consequências dos transtornos de aprendizagem não verbal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Prejuízo no raciocínio matemático.
( ) Déficits na inteligência espacial.
( ) Alterações na coordenação motora.
( ) Prejuízos nas habilidades sociais.
( ) Prejuízos na percepção sensorial.
a) F - V - F - F - F.
b) V - V - V - V - V.
c) V - F - V - F - F.
d) F - F - V - V - F.

É necessário destacar que o transtorno depressivo tem apresentação heterogênea já desde a infância, requerendo cuidadosa avaliação diagnóstica dos profissionais envolvidos com crianças e adolescentes. Seja com relação à sintomatologia ou com relação à evolução, a existência de patologias psiquiátricas comórbidas traz especial complicação no estudo das depressões infantojuvenis, sendo que a coexistência de múltiplos diagnósticos é mais a regra do que a exceção. Especialmente nestes períodos é necessário considerar a importância da utilização de várias fontes de informações (pais, professores e amigos) ao se estabelecer uma investigação clínica (BAHLS, 2002).
Sobre o que significa o termo patologias, assinale a alternativa CORRETA:
a) O estudo do sistema nervoso central.
b) O estudo dos patos.
c) O estudo do comportamento humano.
d) O estudo da doenças.

Suarez-Mutis (2011) realizou um estudo sobre o papel do educador na multiplicação de conhecimentos relacionados à saúde, no sentido de disseminação de práticas preventivas e mobilização dos estudantes e suas famílias no processo de controle da doença (malária). Os resultados indicam que prepondera uma pedagogia da transmissão de conhecimentos, tendo poucas atividades pedagógicas voltadas à construção conjunta com os estudantes em atividades como oficinas, reuniões, projetos interativos e visitas a campo. Essas últimas metodologias são mais condizentes com o ensino contextualizado e comprometido com a promoção da saúde. Assim, é necessário que professores substituam o enfoque prescritivo de suas exposições orais, por práticas mais participativas com a comunidade escolar, agregando o conhecimento científico e popular. Além do mais, é recomendável que professores potencializem o seu papel no ensino da saúde.
Sobre o papel do profissional da educação especial, atrelado com a saúde, na educação básica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É importante e possível desenvolvermos atividades de prevenção a doenças, tanto para os alunos como para os próprios profissionais da educação e educação especial.
( ) É possível agregar algumas atividades no currículo da escola sobre saúde e ações de prevenção de doenças (físicas e emocionais) com os alunos.
( ) O melhor método para desenvolver ações voltadas à saúde é adotar a concepção bancária desenvolvida por Paulo Freire. Por meio dela, o professor, detentor do conhecimento, impõe o conhecimento aos alunos, que nada sabem. Logo, a ação pedagógica equivale a um depósito de conhecimento nos alunos.
a) V - F - V.
b) V - V - F.
c) F - F - V.
d) F - V - V.

Segundo Gomes, et al (2011), o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) constitui uma doença mental grave, com preocupantes repercussões para a dinâmica familiar. Portanto, o envolvimento dos pais pode influenciar na resolução dos sintomas desse transtorno.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Pensamentos insistentes (perturbadores) e recorrentes caracterizam o transtorno, desembocando em grande mal-estar psicológico.
( ) O transtorno é caracterizado pela ingestão de exageradas quantidades de alimentos com rapidez. A perda de controle leva a criança a continuar comendo, mesmo que se sinta estufada ou saciada.
( ) A pessoa que sofre com o transtorno tenta esquecer os pensamentos perturbadores, ou substituí-los por outros.
( ) A criança com TOC tenta ignorar pensamentos negativos por meio de imagens ou de comportamentos repetidos.
a) V - F - V - V.
b) V - V - F - F.
c) F - V - F - F.
d) F - V - F - V.

Segundo Soares, Silva e Zuanetti (2017), o desenvolvimento da linguagem pode sofrer influências de alguns fatores, tais como: presença de hemorragia peri-intraventricular ou broncodisplasia pulmonar, idade materna inferior a 18 anos, peso ao nascimento inferior a 1000 g e longo tempo de internação.
Sobre as orientações para intervenções pedagógicas com alunos que apresentam transtornos da comunicação, analise as afirmativas a seguir:
I- É recomendável propôr grandes quantidades de atividades de exposição na turma, por exemplo, apresentações de trabalho oral para toda a escola e apresentações em público, abertas à comunidade.
II- Gradativamente deve-se trabalhar pequenas intervenções de expressão de comunicação oral e escrita, sempre reforçando os pontos positivos do aluno: a iniciativa ou a realização da atividade comunicativa.
III- Incentivar os pais a elogiarem as ações corretas logo em seguida da realização das mesmas e continuarem os tratamentos até os resultados se solidificarem.
A As afirmativas II e III estão corretas.
B Somente a afirmativa II está correta.
C As afirmativas I e III estão corretas.
D Somente a afirmativas I está correta.

Conforme Balbani e Krawczyk (2011), pesquisas científicas realizadas em animais de experimentação ainda não comprovam que a radiação dos equipamentos celulares que respeitam os limites de segurança para exposição humana, acarretam atraso no desenvolvimento neuropsicomotor ou mesmo, o surgimento de tumores. Entretanto, é válido lembrar que transpor esses resultados para pessoas é um tanto quanto delicado, pois, as crianças não ficam expostas tão somente à radiação dos celulares. Também costumam estar suscetíveis a outros aparelhos (como fornos de micro-ondas, telefones, TV, computadores, redes wifi). Logo, ao somar todas as fontes de radiação que alcançam as crianças, pode-se obter resultados preocupantes, que requerem mais investigações científicas. Acerca da utilização aparelho celular por crianças, assinale a alternativa CORRETA:
a) Apesar de serem úteis para o lazer e para comunicações de relacionamentos familiares e de amizade, as tecnologias não podem contribuir para fins educativos.
b) A utilização de telefone celular por crianças deve ser limitada e também é uma oportunidade para trabalhar atividades escolares, a interação entre alunos e pais e o desenvolvimento do autocontrole.
c) Os smartphones e os telefones são tecnologias que só têm contribuído nas relações interpessoais da atualidade. Geralmente, as pessoas já possuem o bom senso para utilizar esses aparelhos apenas em situações necessárias.
d) O celular é um aparelho muito prejudicial à saúde, portanto, tanto crianças quanto adultos deveriam abandonar o seu uso. Até porque as gerações que nos antecederam sobreviveram sem o uso de tecnologias de comunicação portáteis.

Pizzio e Klein (2015) realizaram um estudo sobre a "qualidade de vida no trabalho e adoecimento no cotidiano de docentes do Ensino Superior". Alguns dos resultados obtidos pelo estudo foi: a constatação de que "a expansão da universidade não foi acompanhada de melhorias das condições de trabalho dos docentes, [...] nota-se que o movimento de precarização das condições de trabalho acaba por modificar a atividade docente e, consequentemente, a dinâmica do relacionamento entre os pares, fato que gera um mal-estar em relação à divisão do trabalho e à sobrecarga do mesmo" (PIZZIO; KLEIN, 2015, p. 511). Assim, pode-se observar que não são apenas os profissionais de educação especial que se deparam com situações aversivas/desagradáveis no dia a dia.
Sobre as ações de desenvolvimento pessoal aos profissionais da educação, analise as sentenças seguir:
I- Os profissionais da educação precisam cuidar dos seus objetivos, metas e sonhos.
II- Os educadores necessitam aprender a desenvolver a automotivação, ou seja, a atitude de motivar a si mesmo, provocada por estímulos internos.
III- Quando os professores encontram-se sem sonhos ou objetivos, ou percebem-se frequentemente desanimados, estão mais propensos ao sedentarismo, transtornos mentais e doenças psicossomáticas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Oliveira e Mendes (2014) realizaram uma pesquisa referente às percepções sobre as pessoas com deficiências e o prognóstico para o atendimento educacional especializado. Um dos resultados obtidos com a pesquisa foi o de que é necessário dar continuidade às investigações sobre o assunto da atratividade física, tencionando diminuir os possíveis efeitos deletérios para a aprendizagem e para a vida daquelas pessoas com deficiências.
Sobre o significado da palavra prognóstico, assinale a alternativa CORRETA:
A É uma palavra advinda do conhecimento religioso e do senso comum, que embora não seja comprovada cientificamente, deve ser respeitada por motivos de tolerância cultural.
B É o nome do processo diagnóstico que acontece apenas na parapsicologia, e é examinada com cautela e intenso rigor científico.
C É um conceito da medicina referente à evolução da doença, isto é, o quanto e como poderá melhorar ou agravar a doença com o passar do tempo.
D É a consequência que a ingestão de determinado medicamento pode acarretar ao organismo do paciente, ou seja, um efeito que é paralelo ao que é desejado da substância farmacológica absorvida.

Para Marcelo (2009) o desenvolvimento profissional dos professores é um processo simultaneamente individual e coletivo, ou seja, é composto por dimensões de caráter individual, que dizem respeito ao professor, e de caráter colaborativo - comunidades de aprendizagem, nas quais, todos os integrantes, os professores, os alunos, os diretores, os funcionários - se consideram, professores e alunos ao mesmo tempo. O desenvolvimento profissional docente deve ser incentivado pela escola, mas também se pauta no compromisso pessoal do educador, com sua disponibilidade e responsabilidade para aprender e ensinar. Uma das facetas do desenvolvimento do profissional da educação, é o desenvolvimento pessoal.
Sobre as ações de desenvolvimento pessoal que podem possibilitar aos alunos o aprendizado e o aperfeiçoamento de habilidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Motivação, foco e atenção.
( ) Organização do tempo e das finanças.
( ) Qualidade nos relacionamentos afetivos, paciência e autocontrole.
( ) Criatividade e aplicação da matemática no dia a dia.
a) V - V - V - V.
b) F - F - F - V.
c) F - V - F - F.
d) V - F - F - F.

Alterações funcionais no cérebro podem acarretar transtornos de aprendizagem não verbal. Estes constituem alterações no sistema nervoso central, de crianças que apresentam inteligência convencional.
Sobre as consequências dos transtornos de aprendizagem não verbal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Prejuízo no raciocínio matemático.
( ) Déficits na inteligência espacial.
( ) Alterações na coordenação motora.
( ) Prejuízos nas habilidades sociais.
( ) Prejuízos na percepção sensorial.
a) F - V - F - F - F.
b) V - V - V - V - V.
c) V - F - V - F - F.
d) F - F - V - V - F.

É necessário destacar que o transtorno depressivo tem apresentação heterogênea já desde a infância, requerendo cuidadosa avaliação diagnóstica dos profissionais envolvidos com crianças e adolescentes. Seja com relação à sintomatologia ou com relação à evolução, a existência de patologias psiquiátricas comórbidas traz especial complicação no estudo das depressões infantojuvenis, sendo que a coexistência de múltiplos diagnósticos é mais a regra do que a exceção. Especialmente nestes períodos é necessário considerar a importância da utilização de várias fontes de informações (pais, professores e amigos) ao se estabelecer uma investigação clínica (BAHLS, 2002).
Sobre o que significa o termo patologias, assinale a alternativa CORRETA:
a) O estudo do sistema nervoso central.
b) O estudo dos patos.
c) O estudo do comportamento humano.
d) O estudo da doenças.

Suarez-Mutis (2011) realizou um estudo sobre o papel do educador na multiplicação de conhecimentos relacionados à saúde, no sentido de disseminação de práticas preventivas e mobilização dos estudantes e suas famílias no processo de controle da doença (malária). Os resultados indicam que prepondera uma pedagogia da transmissão de conhecimentos, tendo poucas atividades pedagógicas voltadas à construção conjunta com os estudantes em atividades como oficinas, reuniões, projetos interativos e visitas a campo. Essas últimas metodologias são mais condizentes com o ensino contextualizado e comprometido com a promoção da saúde. Assim, é necessário que professores substituam o enfoque prescritivo de suas exposições orais, por práticas mais participativas com a comunidade escolar, agregando o conhecimento científico e popular. Além do mais, é recomendável que professores potencializem o seu papel no ensino da saúde.
Sobre o papel do profissional da educação especial, atrelado com a saúde, na educação básica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É importante e possível desenvolvermos atividades de prevenção a doenças, tanto para os alunos como para os próprios profissionais da educação e educação especial.
( ) É possível agregar algumas atividades no currículo da escola sobre saúde e ações de prevenção de doenças (físicas e emocionais) com os alunos.
( ) O melhor método para desenvolver ações voltadas à saúde é adotar a concepção bancária desenvolvida por Paulo Freire. Por meio dela, o professor, detentor do conhecimento, impõe o conhecimento aos alunos, que nada sabem. Logo, a ação pedagógica equivale a um depósito de conhecimento nos alunos.
a) V - F - V.
b) V - V - F.
c) F - F - V.
d) F - V - V.

Segundo Gomes, et al (2011), o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) constitui uma doença mental grave, com preocupantes repercussões para a dinâmica familiar. Portanto, o envolvimento dos pais pode influenciar na resolução dos sintomas desse transtorno.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Pensamentos insistentes (perturbadores) e recorrentes caracterizam o transtorno, desembocando em grande mal-estar psicológico.
( ) O transtorno é caracterizado pela ingestão de exageradas quantidades de alimentos com rapidez. A perda de controle leva a criança a continuar comendo, mesmo que se sinta estufada ou saciada.
( ) A pessoa que sofre com o transtorno tenta esquecer os pensamentos perturbadores, ou substituí-los por outros.
( ) A criança com TOC tenta ignorar pensamentos negativos por meio de imagens ou de comportamentos repetidos.
a) V - F - V - V.
b) V - V - F - F.
c) F - V - F - F.
d) F - V - F - V.

Segundo Soares, Silva e Zuanetti (2017), o desenvolvimento da linguagem pode sofrer influências de alguns fatores, tais como: presença de hemorragia peri-intraventricular ou broncodisplasia pulmonar, idade materna inferior a 18 anos, peso ao nascimento inferior a 1000 g e longo tempo de internação.
Sobre as orientações para intervenções pedagógicas com alunos que apresentam transtornos da comunicação, analise as afirmativas a seguir:
I- É recomendável propôr grandes quantidades de atividades de exposição na turma, por exemplo, apresentações de trabalho oral para toda a escola e apresentações em público, abertas à comunidade.
II- Gradativamente deve-se trabalhar pequenas intervenções de expressão de comunicação oral e escrita, sempre reforçando os pontos positivos do aluno: a iniciativa ou a realização da atividade comunicativa.
III- Incentivar os pais a elogiarem as ações corretas logo em seguida da realização das mesmas e continuarem os tratamentos até os resultados se solidificarem.
A As afirmativas II e III estão corretas.
B Somente a afirmativa II está correta.
C As afirmativas I e III estão corretas.
D Somente a afirmativas I está correta.

Conforme Balbani e Krawczyk (2011), pesquisas científicas realizadas em animais de experimentação ainda não comprovam que a radiação dos equipamentos celulares que respeitam os limites de segurança para exposição humana, acarretam atraso no desenvolvimento neuropsicomotor ou mesmo, o surgimento de tumores. Entretanto, é válido lembrar que transpor esses resultados para pessoas é um tanto quanto delicado, pois, as crianças não ficam expostas tão somente à radiação dos celulares. Também costumam estar suscetíveis a outros aparelhos (como fornos de micro-ondas, telefones, TV, computadores, redes wifi). Logo, ao somar todas as fontes de radiação que alcançam as crianças, pode-se obter resultados preocupantes, que requerem mais investigações científicas. Acerca da utilização aparelho celular por crianças, assinale a alternativa CORRETA:
a) Apesar de serem úteis para o lazer e para comunicações de relacionamentos familiares e de amizade, as tecnologias não podem contribuir para fins educativos.
b) A utilização de telefone celular por crianças deve ser limitada e também é uma oportunidade para trabalhar atividades escolares, a interação entre alunos e pais e o desenvolvimento do autocontrole.
c) Os smartphones e os telefones são tecnologias que só têm contribuído nas relações interpessoais da atualidade. Geralmente, as pessoas já possuem o bom senso para utilizar esses aparelhos apenas em situações necessárias.
d) O celular é um aparelho muito prejudicial à saúde, portanto, tanto crianças quanto adultos deveriam abandonar o seu uso. Até porque as gerações que nos antecederam sobreviveram sem o uso de tecnologias de comunicação portáteis.

Pizzio e Klein (2015) realizaram um estudo sobre a "qualidade de vida no trabalho e adoecimento no cotidiano de docentes do Ensino Superior". Alguns dos resultados obtidos pelo estudo foi: a constatação de que "a expansão da universidade não foi acompanhada de melhorias das condições de trabalho dos docentes, [...] nota-se que o movimento de precarização das condições de trabalho acaba por modificar a atividade docente e, consequentemente, a dinâmica do relacionamento entre os pares, fato que gera um mal-estar em relação à divisão do trabalho e à sobrecarga do mesmo" (PIZZIO; KLEIN, 2015, p. 511). Assim, pode-se observar que não são apenas os profissionais de educação especial que se deparam com situações aversivas/desagradáveis no dia a dia.
Sobre as ações de desenvolvimento pessoal aos profissionais da educação, analise as sentenças seguir:
I- Os profissionais da educação precisam cuidar dos seus objetivos, metas e sonhos.
II- Os educadores necessitam aprender a desenvolver a automotivação, ou seja, a atitude de motivar a si mesmo, provocada por estímulos internos.
III- Quando os professores encontram-se sem sonhos ou objetivos, ou percebem-se frequentemente desanimados, estão mais propensos ao sedentarismo, transtornos mentais e doenças psicossomáticas.

Prévia do material em texto

Transtornos do Neurodesenvolvimento (LEE04)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:448467) ( peso.:3,00)
	Prova:
	10426851
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Oliveira e Mendes (2014) realizaram uma pesquisa referente às percepções sobre as pessoas com deficiências e o prognóstico para o atendimento educacional especializado. Um dos resultados obtidos com a pesquisa foi o de que é necessário dar continuidade às investigações sobre o assunto da atratividade física, tencionando diminuir os possíveis efeitos deletérios para a aprendizagem e para a vida daquelas pessoas com deficiências. Sobre o significado da palavra prognóstico, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, Everton Luiz de; MENDES, Enicéia Gonçalves. Percepções sobre pessoas com deficiências e o prognóstico para o atendimento educacional especializado. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 20, n. 1, p. 21-36, mar. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 7 maio 2018.
	 a)
	É um conceito da medicina referente à evolução da doença, isto é, o quanto e como poderá melhorar ou agravar a doença com o passar do tempo.
	 b)
	É uma palavra advinda do conhecimento religioso e do senso comum, que embora não seja comprovada cientificamente, deve ser respeitada por motivos de tolerância cultural.
	 c)
	É o nome do processo diagnóstico que acontece apenas na parapsicologia, e é examinada com cautela e intenso rigor científico.
	 d)
	É a consequência que a ingestão de determinado medicamento pode acarretar ao organismo do paciente, ou seja, um efeito que é paralelo ao que é desejado da substância farmacológica absorvida.
	2.
	Para Marcelo (2009) o desenvolvimento profissional dos professores é um processo simultaneamente individual e coletivo, ou seja, é composto por dimensões de caráter individual, que dizem respeito ao professor, e de caráter colaborativo - comunidades de aprendizagem, nas quais, todos os integrantes, os professores, os alunos, os diretores, os funcionários - se consideram, professores e alunos ao mesmo tempo. O desenvolvimento profissional docente deve ser incentivado pela escola, mas também se pauta no compromisso pessoal do educador, com sua disponibilidade e responsabilidade para aprender e ensinar. Uma das facetas do desenvolvimento do profissional da educação, é o desenvolvimento pessoal. Sobre as ações de desenvolvimento pessoal que podem possibilitar aos alunos o aprendizado e o aperfeiçoamento de habilidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Motivação, foco e atenção.
(    ) Organização do tempo e das finanças.
(    ) Qualidade nos relacionamentos afetivos, paciência e autocontrole.
(    ) Criatividade e aplicação da matemática no dia a dia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo - Revista de Ciência da Educação, Lisboa, p.7-22, jan./abr. 2008. Disponível em: <http://www.unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO___Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf>. Acesso em: 9 maio 2018.
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - V.
	3.
	Alterações funcionais no cérebro podem acarretar transtornos de aprendizagem não verbal. Estes constituem alterações no sistema nervoso central, de crianças que apresentam inteligência convencional. Sobre as consequências dos transtornos de aprendizagem não verbal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Prejuízo no raciocínio matemático.
(    ) Déficits na inteligência espacial.
(    ) Alterações na coordenação motora.
(    ) Prejuízos nas habilidades sociais.
(    ) Prejuízos na percepção sensorial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - F - F.
	 c)
	V - F - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V - F.
	4.
	"É necessário destacar que o transtorno depressivo tem apresentação heterogênea já desde a infância, requerendo cuidadosa avaliação diagnóstica dos profissionais envolvidos com crianças e adolescentes. Seja com relação à sintomatologia ou com relação à evolução, a existência de patologias psiquiátricas comórbidas traz especial complicação no estudo das depressões infantojuvenis, sendo que a coexistência de múltiplos diagnósticos é mais a regra do que a exceção. Especialmente nestes períodos é necessário considerar a importância da utilização de várias fontes de informações (pais, professores e amigos) ao se estabelecer uma investigação clínica (BAHLS, 2002). Sobre o que significa o termo patologias, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BAHLS, Saint-Clair. Aspectos clínicos da depressão em crianças e adolescentes: clinical features. J. Pediatr. (Rio J.), Porto Alegre,  v. 78, n. 5, p. 359-366,  out.  2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572002000500004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em:2  maio  2018.
	 a)
	O estudo dos patos.
	 b)
	O estudo do comportamento humano.
	 c)
	O estudo da doenças.
	 d)
	O estudo do sistema nervoso central.
	5.
	Suarez-Mutis (2011) realizou um estudo sobre o papel do educador na multiplicação de conhecimentos relacionados à saúde, no sentido de disseminação de práticas preventivas e mobilização dos estudantes e suas famílias no processo de controle da doença (malária). Os resultados indicam que prepondera uma pedagogia da transmissão de conhecimentos, tendo poucas atividades pedagógicas voltadas à construção conjunta com os estudantes em atividades como oficinas, reuniões, projetos interativos e visitas a campo. Essas últimas metodologias são mais condizentes com o ensino contextualizado e comprometido com a promoção da saúde. Assim, é necessário que professores substituam o enfoque prescritivo de suas exposições orais, por práticas mais participativas com a comunidade escolar, agregando o conhecimento científico e popular. Além do mais, é recomendável que professores potencializem o seu papel no ensino da saúde. Sobre o papel do profissional da educação especial, atrelado com a saúde, na educação básica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É importante e possível desenvolvermos atividades de prevenção a doenças, tanto para os alunos como para os próprios profissionais da educação e educação especial.
(    ) É possível agregar algumas atividades no currículo da escola sobre saúde e ações de prevenção de doenças (físicas e emocionais) com os alunos.
(    ) O melhor método para desenvolver ações voltadas à saúde é adotar a concepção bancária desenvolvida por Paulo Freire. Por meio dela, o professor, detentor do conhecimento, impõe o conhecimento aos alunos, que nada sabem. Logo, a ação pedagógica equivale a um depósito de conhecimento nos alunos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SUAREZ-MUTIS, Martha Cecilia et al. Efeito de ação educativa participativa no conhecimento de professores do ensino básico sobre malária. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 45, n. 5, p. 931-937, out. 2011. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102011000500015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 9 maio 2018.
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	F - V - V.
	6.
	Segundo Gomes, et al (2011), o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) constitui uma doença mental grave, com preocupantes repercussões para a dinâmica familiar. Portanto, o envolvimento dos pais pode influenciar na resolução dos sintomas desse transtorno. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pensamentos insistentes (perturbadores) e recorrentes caracterizam o transtorno, desembocando em grande mal-estar psicológico.
(    ) O transtorno é caracterizado pela ingestão de exageradas quantidadesde alimentos com rapidez. A perda de controle leva a criança a continuar comendo, mesmo que se sinta estufada ou saciada. 
(    ) A pessoa que sofre com o transtorno tenta esquecer os pensamentos perturbadores, ou substituí-los por outros.
(    ) A criança com TOC tenta ignorar pensamentos negativos por meio de imagens ou de comportamentos repetidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GOMES, Juliana Braga et al. Terapia cognitivo-comportamental com intervenção familiar para crianças e adolescentes com transtorno obsessivo-compulsivo: uma revisão sistemática. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul,  Porto Alegre, v. 33, n. 2, p. 121-127, 2011.   Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082011000200010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 2 maio 2018.
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	Segundo Soares, Silva e Zuanetti (2017), o desenvolvimento da linguagem pode sofrer influências de alguns fatores, tais como: presença de hemorragia peri-intraventricular ou broncodisplasia pulmonar, idade materna inferior a 18 anos, peso ao nascimento inferior a 1000 g e longo tempo de internação. Sobre as orientações para intervenções pedagógicas com alunos que apresentam transtornos da comunicação, analise as afirmativas a seguir: 
I- É recomendável propôr grandes quantidades de atividades de exposição na turma, por exemplo, apresentações de trabalho oral para toda a escola e apresentações em público, abertas à comunidade.
II- Gradativamente deve-se trabalhar pequenas intervenções de expressão de comunicação oral e escrita, sempre reforçando os pontos positivos do aluno: a iniciativa ou a realização da atividade comunicativa. 
III- Incentivar os pais a elogiarem as ações corretas logo em seguida da realização das mesmas e continuarem os tratamentos até os resultados se solidificarem.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SOARES, Ana Cláudia Constant; SILVA, Kelly da; ZUANETTI, Patrícia Aparecida. Variáveis de risco para o desenvolvimento da linguagem associadas à prematuridade. Audiol., Commun. Res., São Paulo, v. 22, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312017000100332&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 7 maio 2018.
	 a)
	Somente a afirmativas I está correta.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	8.
	Conforme Balbani e Krawczyk (2011), pesquisas científicas realizadas em animais de experimentação ainda não comprovam que a radiação dos equipamentos celulares que respeitam os limites de segurança para exposição humana, acarretam atraso no desenvolvimento neuropsicomotor ou mesmo, o surgimento de tumores. Entretanto, é válido lembrar que transpor esses resultados para pessoas é um tanto quanto delicado, pois, as crianças não ficam expostas tão somente à radiação dos celulares. Também costumam estar suscetíveis a outros aparelhos (como fornos de micro-ondas, telefones, TV, computadores, redes wifi). Logo, ao somar todas as fontes de radiação que alcançam as crianças, pode-se obter resultados preocupantes, que requerem mais investigações científicas. Acerca da utilização aparelho celular por crianças, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BALBANI, Aracy Pereira S; KRAWCZYK, Alberto Luís. Impacto do uso do telefone celular na saúde de crianças e adolescentes. Rev. paul. pediatr., São Paulo, v. 29, n. 3, p. 430-436, set. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822011000300019&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 9 maio 2018.
	 a)
	Os smartphones e os telefones são tecnologias que só têm contribuído nas relações interpessoais da atualidade. Geralmente, as pessoas já possuem o bom senso para utilizar esses aparelhos apenas em situações necessárias.
	 b)
	O celular é um aparelho muito prejudicial à saúde, portanto, tanto crianças quanto adultos deveriam abandonar o seu uso. Até porque as gerações que nos antecederam sobreviveram sem o uso de tecnologias de comunicação portáteis.
	 c)
	A utilização de telefone celular por crianças deve ser limitada e também é uma oportunidade para trabalhar atividades escolares, a interação entre alunos e pais e o desenvolvimento do autocontrole.
	 d)
	Apesar de serem úteis para o lazer e para comunicações de relacionamentos familiares e de amizade, as tecnologias não podem contribuir para fins educativos.
	9.
	Pizzio e Klein (2015) realizaram um estudo sobre a "qualidade de vida no trabalho e adoecimento no cotidiano de docentes do Ensino Superior". Alguns dos resultados obtidos pelo estudo foi: a constatação de que "a expansão da universidade não foi acompanhada de melhorias das condições de trabalho dos docentes, [...] nota-se que o movimento de precarização das condições de trabalho acaba por modificar a atividade docente e, consequentemente, a dinâmica do relacionamento entre os pares, fato que gera um mal-estar em relação à divisão do trabalho e à sobrecarga do mesmo" (PIZZIO; KLEIN, 2015, p. 511). Assim, pode-se observar que não são apenas os profissionais de educação especial que se deparam com situações aversivas/desagradáveis no dia a dia. Sobre as ações de desenvolvimento pessoal aos profissionais da educação, analise as sentenças seguir:
I- Os profissionais da educação precisam cuidar dos seus objetivos, metas e sonhos.
II- Os educadores necessitam aprender a desenvolver a automotivação, ou seja, a atitude de motivar a si mesmo, provocada por estímulos internos. 
III- Quando os professores encontram-se sem sonhos ou objetivos, ou percebem-se frequentemente desanimados, estão mais propensos ao sedentarismo, transtornos mentais e doenças psicossomáticas.
IV- As condições de trabalho do professor são necessariamente prejudiciais à saúde, e ele não pode fazer nada para evitar o aparecimento de depressão, síndrome de burnout, transtorno do humor ou transtorno bipolar.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PIZZIO, Alex; KLEIN, Karla. Qualidade de vida no trabalho e adoecimento no cotidiano de docentes do Ensino Superior. Educ. Soc., Campinas, v. 36, n. 131, p. 493-513, jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200493&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 9 maio 2018.
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	10.
	A dessensibilização sistemática é uma técnica da psicologia cognitivo-comportamental utilizada em quadros de cleptomania, e do jogo patológico (HODGINS; PEDEN, 2008). Em resumo, ela é uma técnica que se propõe a expor o paciente gradativamente a situações em que costuma mostrar desconforto ou comportamento inadequado, até que aos poucos, ele vá conseguindo controlar seus impulsos. Muitas vezes, ela é associada com outras técnicas nas intervenções psicoterapêuticas. No que se refere ao acompanhamento terapêutico cognitivo-comportamental, para transtornos da comunicação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Acompanhamento terapêutico em cognitiva-comportamental é indicado em todos os transtornos da comunicação, em que o psicólogo utilizará técnicas para a diminuição da ansiedade e do medo. 
(    ) As técnicas utilizadas na psicologia cognitiva-comportamental são: psicodrama, logoterapia, gestalt e complexo de édipo.
(    ) É preciso investigar no paciente quais mecanismos inibem a autoconfiança e geram insegurança ao se expressar. 
(    ) As técnicas utilizadas na psicologia cognitiva-comportamental são: visualização mental, dessensibilização sistemática, questionamento socrático e exposição sistemática.
(    ) Com a técnica da psicologia cognitiva-comportamental de aproximação gradual ao estímulo que elicia (gera) medo, o paciente diminuirá a ansiedade, o medo e facilitará sua comunicação. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:FONTE: HODGINS, David C; PEDEN, Nicole. Tratamento cognitivo e comportamental para transtornos do controle de impulsos. Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo, v. 30, supl. 1, p. S31-S40, maio 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462008000500006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 7 maio 2018.
	 a)
	V - F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - F - F.
	 d)
	F - F - F - V - V.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina