Buscar

TRABALHO ANATOMIA ODONTOLÓGICA -DENTIÇÃO DECÍDUA INCISIVOS

Prévia do material em texto

DENTIÇÃO DECÍDUA
 A dentição decídua também conhecida como dentição de leite é o primeiro conjunto de dentes que aparecem durante a ontogenia. O desenvolvimento dentário começa durante o período embrionário e os dentes tornam-se visíveis na boca durante a infância. O primeiro dente surge por volta dos seis meses o primeiro dente a nascer é o Incisivo Central inferior. Os últimos dentes decíduos a erupcionarem regra geral são os caninos (BARRETO, 2015). 
A dentição decídua é constituída por 20 dentes, sendo 4 incisivos superiores (2 incisivos centrais superiores e 2 incisivos laterais superiores), 4 incisivos inferiores (2 incisivos centrais inferiores e 2 incisivos laterais inferiores), 4 caninos (2 superiores e dois inferiores), 4 molares superiores e 4 molares inferiores. Por volta dos 2 anos de idade a dentição decídua está completa e permanece assim até por volta dos 6 anos quando existe uma dentição mista com o surgimento dos primeiros molares definitivos (BARRETO, 2015).
Idades da erupção dos Dentes decíduos:
- Incisivos Centrais Inferiores – 6-9 Meses
- Incisivos Centrais Superiores – 9-10 Meses
- Incisivos Laterais Inferiores – 10-11 Meses
- Incisivos Laterais Superiores – 11-12 Meses
- Primeiros Molares Inferiores e Superiores (regra geral a erupção ocorre segundo a ordem que está colocada, podendo existir alterações) – 12-16 meses
- Caninos – 14-24 Meses
- Segundos Molares Inferiores e Superiores - 20-30 meses.
OS INCISIVOS
 Os incisivos são dentes fundamentais. Além de estarem relacionados imediatamente com a estética do sorriso, tem funções como corte dos alimentos, articulação da fala, manutenção da posição labial (estética) e participam na guia anterior (oclusão) (OLIVEIRA,2013).
Dentes decíduos: Incisivo central superior e inferior
Incisivo Central Superior Decíduo:
•Coroa: Aspecto aplanado. Apresenta um cordão desenvolvido, em sua superfície palatina, que divide esta superfície em duas fossas: mesial e distal.
• Raiz: A raiz é única, cónica e o seu comprimento é duas vezes e meia a da coroa, ápice desviado ao vestibular (FARIAS, 2013).
Incisivo Central Inferior Decíduo:
• Dimensões:
• É o menor dente de todo o organismo
• É muito simétrico e tem o diâmetro cervicoincisal maior que o mesiodistal, o qual é único junto com o incisivo lateral superior temporário.
• Coroa: A face palatina é quase lisa, apresenta um cíngulo igual ao do superior mas menos marcado
• Raiz: A raiz é única, cónica, regular, com o ápice inclinado à distal e a vestibular (FARIAS, 2013).
Dentes decíduos: Incisivos laterais superiores e inferiores
Incisivo Lateral Superior Decíduo:
“É o segundo dente do arco inferior e menos volumoso que o precedente”
• Coroa: Caniniforme, sendo mais alta que larga e achatada no sentido vestíbulo-lingual.
• Raiz: Conóide, achatada no sentido mésio-distal e em 99,6% dos casos é única Face Vestibular = muito convexa Face Lingual = estreita e profundamente escavada (FARIAS, 2013).
Incisivo Lateral Inferior Decíduo:
“ É o segundo dente do arco inferior e mais volumoso que o seu predecessor”
• Coroa: semelhante à do incisivo central porém com dimensões maiores
• Raiz: É conóide, achatada no sentido mésio-distal e desvia para o lado distal, é única em 100% dos casos (FARIAS, 2013).
REFERÊNCIAS 
BARRETO, Edir. Dentição decídua. Disponível em: <http://www.old.knoow.net/ciencmedicas/medicina/denticao-decidua.htm>. Acesso em 4 de abril de 2018. 
FARIAS, Mara. Dentição decídua. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/marafariias/dentio-decdua>. Acesso em 4 de abril de 2018. 
OLIVEIRA, Jefferson P. Incisivos – Descrição Anatômica. Disponível em: < http://odontoup.com.br/incisivos-descricao-anatomica/ >. Acesso 4 de abril de 2018.

Continue navegando