Buscar

etica politica e sociedade p1

Prévia do material em texto

1.
	A imagem anexa ilustra um momento do cotidiano trabalhista. O operário sente-se vigiado e com sua liberdade ameaçada. Nessa direção, a liberdade ganha um contorno conceitual amplo e complexo e, às vezes, idealista. Diversos autores trataram de maneira diferenciada a dimensão da liberdade na condição humana, pois a ética administra a relação administrativa da liberdade entre as pessoas. Escreva uma redação com o tema: A ÉTICA NA CONSTRUÇÃO DA LIBERDADE NO COTIDIANO DAS PESSOAS.
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/-SY5LjKN5RN0/TbnyzSy2ItI/AAAAAAAAAPM/-dUboZCakJk/s1600/cameras755.jpg>. Acesso em: 5 dez. 2014.
	
	Resposta Esperada:
A ética constrói uma relação de controle e administração sobre as ações do homem na sociedade. Assim, a liberdade fica restrita e limitada ao direcionamento que nossas reflexões podem conduzir nossas atitudes. O livre arbítrio, dessa maneira, é limitado pela ética.
Através da interferência da ética, a felicidade e os interesses individuais ficam subordinados à felicidade coletiva e o ideal do bem comum. A ética faz da liberdade um instrumento a serviço de um ideal comum.
A liberdade pode ser compreendida como uma capacidade humana orientada conforme a exigência de cada época, costume e cultura.
O princípio ético sobre a liberdade pressupõe regras e normas para que a ação humana de liberdade não seja uma ação descontrolada e irresponsável. Assim, a liberdade passa a constituir escolhas feitas a partir de um referencial ético e moral, comum em um contexto e tempo histórico.
A liberdade como uma capacidade humana pode ser um passo consciente de movimentos entre membros de uma sociedade, cujas escolhas estão sempre condicionadas às mudanças.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando