Buscar

Avaliação I - Inteligencia artificial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Inteligência Artificial 03/2020
Avaliação I - Individual
1.	Um ambiente pode ser definido como o tipo de problema sobre o qual algum agente inteligente atuará no sentido de mudar seu estado e, consequentemente, resolvê-lo. Estes ambientes são definidos e classificados de acordo com suas características específicas, e uma definição correta do tipo de ambiente influenciará na escolha do seu agente atuante. Com relação às definições de ambiente, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Um agente que simule o comportamento de um jogador de dardos estará atuando em um ambiente dinâmico.
	b) Um ambiente determinístico é aquele em que para cada movimento do agente existe a possibilidade de um resultado diferente, por exemplo, um jogo de dados.
	c) Um ambiente estocástico é aquele em que um movimento do agente sempre terá o mesmo resultado, por exemplo, um jogo de damas.
	d) Um jogo de pôquer pode ser considerado como um ambiente parcialmente observável, pois a memória dos movimentos anteriores pode influenciar o próximo movimento.
 2.	Existem diversas definições para agentes, elem podem ser definidos como uma entidade que funciona contínua e autonomamente em um ambiente no qual existem outros processos e agentes. É uma entidade computacional com um comportamento autônomo que lhe permite tomar suas decisões para agir, levando em consideração as mudanças acontecidas no ambiente em que atua e o seu desejo de alcançar seus objetivos. Eles também podem ser classificados, de acordo com suas propriedades. Sobre essas propriedades, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Flexibilidade indica a capacidade dos agentes em manter seu fluxo, devido a mudanças.
	b) Cooperatividade indica a capacidade de o agente de aprender com o usuário e adaptar suas ações de acordo com ele.
	c) Autonomia, permite ao agente executar a maior parte de suas ações sem interferência direta de agentes humanos ou de outros agentes computacionais.
	d) Proatividade é a propriedade de agir guiado por objetivos predefinidos não têm iniciativa própria.
 3.	A inteligência humana necessariamente pressupõe algum tipo de manipulação de informação. Nos sistemas computacionais, isso não é diferente, pois a maioria das técnicas de Inteligência Artificial opera através da interpretação de informações de entrada, manipulação destas informações e exibição de informações de saída ou tomada de ação. Com relação à representação do conhecimento, parte essencial para a manipulação de informação nos sistemas computacionais ditos inteligentes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A capacidade de generalização de informações que compartilhem aspectos semelhantes é importante para evitar consumo excessivo de memória.
( ) A manutenibilidade do conhecimento e das informações deve ser baixa, evitando trabalho excessivo por parte do sistema.
( ) O conhecimento deve poder ser representado, mesmo em face de informações incompletas ou imprecisas.
( ) A legibilidade do conhecimento e das informações representadas é importante, pois aumenta indiretamente a manutenibilidade do sistema.
( ) As restrições podem ser representadas após a manipulação das informações pelo motor de inferência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - V - F - V - F.
	b) V - F - V - F - V.
	c) V - F - V - V - F.
	d) F - F - V - V - F.
 4.	A definição de um ambiente que o classifica como determinístico ou estocástico leva em conta a capacidade de predizer quais os estados possíveis que este ambiente pode assumir durante a atuação de um agente. Com relação aos ambientes determinísticos ou estocásticos, analise as sentenças a seguir:
I- Um jogo de dados é um exemplo de ambiente estocástico.
II- Em um ambiente estocástico, através da atuação de um agente e do estado atual deste ambiente, é possível prever qual será seu próximo estado.
III- Um jogo de xadrez é um exemplo de ambiente determinístico.
IV- Em um ambiente classificado como determinístico, é impossível determinar qual o próximo estado deste ambiente, independentemente da atuação do agente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças II e IV estão corretas.
	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 
 5.	Desde os primórdios, o campo da Inteligência Artificial sempre despertou fascínio no homem e, desde então, estão sempre buscando criar uma máquina que pudesse demonstrar as mesmas características que nos definem como "inteligentes". Entretanto, a inteligência humana necessariamente pressupõe algum tipo de manipulação de informação. Nos sistemas computacionais, isso não é diferente, pois a maioria das técnicas de Inteligência Artificial opera por meio da interpretação de informações de entrada, manipulação destas informações e exibição de informações de saída ou tomada de ação. Com relação às definições sobre Inteligência Artificial, que se dividem em pensamento, raciocínio e comportamento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sistemas que pensam como humanos.
II- Sistemas que atuam como humanos. 
III- Sistemas que atuam racionalmente.
( ) A arte de criar máquinas que executem funções que exijam inteligência quando executadas por pessoas.
( ) O novo e interessante esforço para fazer os computadores pensarem. Máquinas com mentes, no sentido total e literal.
( ) A Inteligência Computacional é o estudo do projeto de agentes inteligentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) I - II - III.
	b) II - I - III.
	c) III - II - I.
	d) I - III - II.
 6.	A inteligência artificial é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, através de símbolos computacionais, construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas, ou seja, de ser inteligente. As definições de IA são diversas, mas elas variam em duas principais características: raciocínio e comportamento. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Sistemas que pensam como humanos, em que se pretende simular o pensamento humano (modelos cognitivos), sem se preocupar em resolver problemas com precisão, mas procurando simular a forma como os seres humanos resolvem os problemas. Esta abordagem implica o estudo do pensamento humano.
II- Sistemas que pensam racionalmente têm como objetivo desenvolver programas que usem raciocínio lógico para resolver os problemas.
III- Sistemas que atuam racionalmente, estudar a construção de agentes que realizam tarefas de forma não racional, mas emocional, simulando humanos.
IV- Sistemas que atuam como humanos, neste caso tem como objetivo fazer com que o computador se comporte como um ser humano independentemente do tipo de raciocínio que usa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	c) As sentenças II e III estão corretas.
	d) As sentenças III e IV estão corretas.
 
 7.	Uma das classificações mais comuns para os ambientes onde os agentes atuam é com relação à capacidade de se fazer uma avaliação total deste ambiente com relação ao seu estado atual. Alguns ambientes permitem a sua avaliação total simplesmente ao se avaliar o estado atual, por exemplo, um jogo de dardos. Outros ambientes necessitam de uma memória auxiliar, que armazene cada alteração de estado, de forma a tomar uma decisão mais acertada, por exemplo, um jogo de poker. Com relação ao tipo de ambiente descrito, analise as sentenças a seguir:
I- Em um ambiente completamente observável, o agente não precisa de sensores para perceber o ambiente.
II- Em um ambiente parcialmente observável, a informação dos estados anteriores pode ser relevante para a tomada de decisão do agente.
III- Em um ambiente completamente observável, o uso de uma memória auxiliar pode melhorar o desempenho do agente.
IV- Um agente que possua sensores, atuadores e memória auxiliar, é mais apropriado para atuar em um ambiente parcialmente observável.
Assinale a alternativaCORRETA:
	a) As sentenças III e IV estão corretas.
	b) As sentenças II e IV estão corretas.
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 
 8.	Nos últimos anos, a Inteligência Artificial tem buscado evoluir sobre as teorias existentes ao invés de buscar soluções completamente novas. Em parte, isso se deve ao fato de hoje possuirmos poder computacional e recursos suficientes para aplicar técnicas que antigamente eram impensáveis devido, principalmente, a restrições de hardware. Com relação à utilização da Inteligência Artificial hoje, analise as sentenças a seguir:
I- A biometria é uma das áreas mais beneficiadas com a Inteligência Artificial.
II- Os sistemas de diagnóstico médico auxiliado por computador foram praticamente abandonados, especialmente devido ao grau de incerteza dos diagnósticos fornecidos pelos mesmos.
III- Graças aos recursos praticamente infinitos das grandes empresas.com, a Inteligência Artificial tem avançado muito nos últimos anos.
IV- Uma das aplicações da Inteligência Artificial que efetivamente utilizamos no dia a dia são as pesquisas na internet.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 
 9.	Nos primeiros anos de seu surgimento, a ciência conhecida como Inteligência Artificial gerou polêmica nos mais diversos campos, essencialmente pelo nome adotado para defini-la e por sua multidisciplinaridade característica, que tornou complexa a filiação em somente uma área do conhecimento. Com relação aos primeiros anos da Inteligência Artificial, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Nos últimos anos, a Inteligência Artificial vem buscando teorias e técnicas completamente novas, de forma a abandonar as descobertas feitas no passado.
	b) O teste de Turing consistia em uma série de problemas que eram resolvidos pela máquina de Turing através de técnicas de Inteligência Artificial.
	c) Os primeiros anos da Inteligencia Artificial foram repletos de insucessos, principalmente pela dificuldade de resolver operações aritméticas complexas.
	d) Na década de 1980, os sistemas especialistas passaram a ser considerados viáveis para utilização no mercado empresarial.
 
10.	Quanto mais detalhes forem conhecidos sobre o problema, mais fácil é identificar qual é o algoritmo mais eficiente para encontrar a solução. Dependendo do problema um algoritmo de profundidade pode ser mais eficiente do que utilizando um algoritmo de busca em largura ou vice-versa. Com relação aos algoritmos de busca, analise as sentenças a seguir:
I- Em um cenário que possui alguns caminhos muito longos ou mesmo infinito, a profundidade funciona mal e a largura funciona bem.
II- Em cenários que todos os caminhos têm comprimentos parecidos, a profundidade funciona bem e a largura funciona bem.
III- Em cenários que todos os caminhos têm comprimentos parecidos e todos os caminhos levam a um estado objetivo, a profundidade funciona bem e a largura possui desperdício de tempo e memória.
IV- Em cenários com alto fator de ramificação, a profundidade funciona mal e a largura funciona parcialmente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças II e IV estão corretas.
	b) As sentenças I e IV estão corretas.
	c) As sentenças III e IV estão corretas.
	d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Outros materiais