Buscar

PSICOLOGIA ESCOLAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA ESCOLAR
 
A Psicologia Escolar é o campo da psicologia que se articula com a área da educação para proporcionar melhorias nos ambientes educacionais. A função dx Psicologx Escolar, é estabelecida pelo âmbito profissional e refere-se a um campo de ação definido (o processo de escolarização), realizando intervenções no espaço escolar ou a ele relacionado, tendo como foco o fenômeno psicológico, fundamentada em saberes produzidos, não só, mas principalmente, pela sub-área da psicologia, a psicologia da educação.
Seu surgimento aconteceu no final do século XIX, devido as reais necessidades educacionais e escolares, principalmente no que se refere aos problemas de aprendizagem e problemas comportamentais dos alunos. 
É constante o questionamento sobre qual a importância do profissional de psicologia nas instituições escolares e educacionais, com o argumento de que seu lugar é na área da saúde e não nas escolas, ou de que escola é lugar de educadores. Porém, parando para pensar, esses dois profissionais trabalhando em conjunto, irão trazer muito mais benefícios do que se pensa...
Segundo A Resolução nº 13/2007, do Conselho Federal de Psicologia, como especialidades concebidas x Psicólogx Escolar pode: aplicar conhecimentos psicológicos na escola, em análises e intervenções psicopedagógicas; integração família-comunidade-escola; analisar as relações pessoa-ambiente físico, material, social e cultural quanto ao processo ensino-aprendizagem e produtividade educacional; desenvolver programas visando a qualidade de vida e cuidados indispensáveis às atividades acadêmicas; desenvolver programas visando a qualidade de vida e cuidados indispensáveis às atividades acadêmicas e validar e utilizar instrumentos e testes psicológicos adequados e fidedignos. 
O psicólogo, irá acompanhar crianças e adolescentes em seu cotidiano e espaços de vida, procurando conhecer os elementos que ajudam ou não no crescimento dos mesmos, em seus diferentes contextos (como familiar, cultural, etc.), para entender o que acontece com estes indivíduos, e assim, contribuir com a construção de novas possibilidades de desenvolvimento e formas de ensino adaptadas.
É importante lembrar que, o psicólogo que trabalha no âmbito escolar, deve garantir o domínio de recursos que vão além da sua prática, tendo desta forma, o envolvimento com questões concretas da educação e da pedagogia. “O psicólogo não é pedagogo, mas se quiser trabalhar com educação terá que mergulhar nessa realidade como alguém que faz parte dela, reconhecendo-se como um portador de conhecimento que pode e deve ser socializado com os demais educadores” (ANTUNES, 2008, p. 474)

Continue navegando