Buscar

relatório (1)

Prévia do material em texto

PAGE 
 
SUMÁRIO
3INTRODUÇÃO
41
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 
...........................................................................
52
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
93
DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
184
PLANOS DE AULA
27CONSIDERAÇÕES FINAIS
29REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O estágio em Educação Infantil II tem uma grande importância no currículo de um Pedagogo (a). Através dele a formação do futuro profissional se relaciona entre teórica e prática, oportunizando o conhecimento e se inteirando na atuação no âmbito escolar trabalhando com vários métodos pedagógicos. Essa oportunidade de trabalhar em conjunto todo aprendizado até aqui, explanar e desenvolver os objetivos propostos dentro dos múltiplos métodos proporciona a soma significativamente para formação tanto do profissional quanto dos discentes ao qual foram regidos estabelecendo o processo de ação-reflexão-ação (Vásquez; 1968 apud Pimenta; 1995).
 Pimenta (1995, p.24) defende que “a atividade teórico-prática de ensinar constitui o núcleo do trabalho docente.” O pedagogo planeja a sua teoria para fundamentar a sua prática e isso só é possível em sala de aula com a aproximação da realidade profissional por meio de situações reais de trabalho, envolvendo todo campo de estágio e seus colaboradores.
O Estágio é a oportunidade de aprendermos em sala de aula, de refletir sobre as práticas que desenvolveremos futuramente como profissionais e atender a demanda diária de alunos em sala.
É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas teóricas, aprimorando nossas escolhas como professores a partir do contato com a realidade de nossa futura profissão.
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A observação e intervenção do Estágio Supervisionado na Educação Infantil II iniciou na Escola Municipal Prof.ª Brígida Ferraz Fóss. Uma Escola Municipal situada na Rua Brigadeiro Machado 1271, no bairro Taquarussú, Campo Grande MS.
É uma escola com uma estrutura grande, com horário de funcionamento das 07:00 h as 17:00 h de segunda-feira à sexta-feira.
A estrutura da Escola Prof.ª Brígida Ferraz Fóss é de 15 salas de aulas, 1 laboratório de ciências, 1 sala de Educação Física, 1 sala de recursos, 1 laboratório de informática, 1sala de secretaria, 1sala de direção, 1 sala dos professores, 1 sala de supervisão 1 cozinha, 1 sala de dispensa e 2 depósitos, 2 pátios cobertos e 1 aberto, 1 parquinho de areia, 1 quadra coberta, 1 biblioteca, 2 banheiros funcionais para professores e equipe de profissionais, 8 WC divididos nos blocos entre o grupo 5 ao 9º ano e 2 WC PNE. Conta com 884 alunos e 31 alunos especiais no total em dois períodos. A escola possui APM.
Seu quadro de funcionários são Diretora, vice-diretora, 4 secretárias, 4 pessoas para serviços gerais, 3 cozinheiras, 4 inspetoras. Na equipe pedagógica são 20 professores e mais os auxiliares de PNE que trabalham uns apenas meio período e outros em período integral.
2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A Escola Prof.ª Brígida Ferraz Fóss, fixada na cidade de Campo Grande MS trabalha com Educação Infantil e Ensino fundamental.
Tem uma grande infraestrutura que se dá por um quarteirão inteiro. É uma infraestrutura que com o decorrer dos anos foi se ampliando entre reformas e novas construções de salas.
Funciona com dois períodos e não trabalha com período integral.
Ela possui um pátio coberto amplo com uma entrada para os alunos do 5º ao 9º com escadaria e acessibilidade para PNE ano com bebedores com água gelada, e outro pátio coberto com a entrada dos alunos do grupo 5 ao 4º ano também com 1 grande bebedor com água gelada. Um parque de areia, uma quadra coberta, uma grande biblioteca bem organizada e com muitos livros a disposição, sala de ciências com materiais de estudo e pesquisa a disposição, sala de informática com aulas programadas para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. 
As salas dos alunos são organizadas com carteiras e cadeiras organizadas em fileiras. Há armários nas salas para guardarem os livros de leituras ou materiais que utilizam durante as aulas.
As salas são bem arejadas e iluminadas, amplas, com ventiladores, cortinas nas janelas e quadros que utilizam canetões atômicos. Nas salas em suas paredes há um varal organizador que expõe os combinados, hoje teremos calendário, chamada e em outras esses varais expõem as organização silábica, numerais, sinais de pontuação, tabuada, as sílabas complexas etc. 
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: Escola Municipal Prof.ª Brígida Ferraz Fóss 
Endereço: Brigadeiro Machado, nº 1271 Jardim Taquarússu. 
Órgão mantenedor: Federal ( ) Estadual ( X ) Municipal ( ) Particular ( )    
Horário de funcionamento: Manhã (X) Tarde (X) Noite ( ) 
Séries ofertadas: Educação Infantil/Ensino Fundamental. 
Número de alunos: 884
 
2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA ESCOLA 
   
a) Durante a realização da aula, os alunos estavam organizados: 
 
(X) Individualmente, sendo um atrás do outro. 
( ) Em grupos. 
( ) Em duplas 
( ) Em trios. 
( ) Em outra formação. 
 
b) Quais recursos didáticos foram utilizados na aula? 
 
( ) Jogos. 
(X) Livros didáticos. 
( ) Vídeos. 
( ) Calculadoras. 
(X) Lousa e giz. 
( ) Mapas, gráficos... 
( ) Livros paradidáticos. 
(X) Outros recursos. Xerox de atividades extras. 
 
 
c)  Descreva alguns conteúdos trabalhados em sala:
 
 Interpretação de texto, formação de frases, separação de sílabas, operações com soma, subtração, multiplicação. Bairros
 De modo geral, a aula: 
 ( ) Partiu do conhecimento dos alunos
 ( ) Foi organizado de forma hierarquizada( ex: números menores primeiro)
 
d)  Quanto à atuação do professor, seu desempenho demonstra que: 
 
(X) Ele é certo do processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos. 
(X) Ele atuou como mediador, ao confrontar as hipóteses dos alunos e questioná-los. 
(X) Ele atuou como organizador e consultou, na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos/procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários. 
(X) Ele é um incentivador, já que estimulou a cooperação entre os alunos para a resolução dos problemas/atividades propostas. 
(X) Tem conhecimento do Projeto Pedagógico da escola. 
(X) Tem apoio para atendimento aos alunos com deficiência. 
 
e) Durante a aula, os alunos: 
 
(X) Demonstraram interesse. 
(X) Realizaram com facilidade as atividades propostas. 
(X) Cooperaram entre si. 
(X) Respeitaram o professor. 
(X) Apresentaram dificuldades para realizar as atividades. 
(X) Estavam desmotivados. 
( ) Com deficiência recebem o mesmo tratamento que os demais. 
( ) Demonstraram outro comportamento/atitude. _____________ 
 
f) Quanto à avaliação: 
A avaliação é continuada. Ela procura sempre resolver os problemas quando eles existem.
 
. 
 
g) Quanto ao ambiente escolar: 
 
(X) Preocupação com a prevenção de acidentes. 
(x) Acessibilidade para alunos com deficiência. 
(x)  Salas de recursos multifuncionais. 
(x) Atendimento multidisciplinar. 
(X) Limpeza. 
(X) Poluição sonora. 
(X) Poluição visual. 
h) Reflexão Pessoal
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento Cognitivo do aluno se dá por meio da sua interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio... Não há perfeição quando se fala em educação e sabemos que há muito a se melhorar dentro desse quesito. A Escola Municipal Prof.ª Brígida Ferraz Fóss tem um excelente PPP para desenvolver os alunos em todos os sentidos. Sabemos que é necessária a aplicação desse projeto na vida dos alunos e isso de fato existe dentro da escola. Só que nem tudo o professor pode resolver, pois é necessária a participação da família na vida escolar dos alunos. Na sala ao qual estagiei, observei que esse apoio existe, mas alguns alunos não são contemplados e isso dificultou um pouco o avanço nas atividades. A escola oferece o projeto de reforço para que isso seja sanado. É visível que a maioria dos pais nesta escola participa daquiloque a escola propõe, trazendo a comunidade para dentro da escola, e entendendo que pelo fato de ser uma escola municipal, eles se movem em união para alcançar o máximo de resultados que priorize os alunos e assim o trabalho em conjunto venha ser satisfatório. 
3 DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
Devido a alguns percalços foi necessária minha observação direta na sala em qual escolhi estagiar o 2º Ano A na responsabilidade da professora regente Rose Marí. 
A professora inicia as aulas com a espera da organização da sala. Na lousa ela escreve o cabeçalho com o pincel atômico identificando o nome da escola, o nome da cidade, a data seguindo em sequência o nome do aluno (a) e nome da professora. Faz a chamada. Durante os seis dias de observação, ela trabalha as atividades na lousa em outros dias com xerocopia das mesmas. Ela ministra as aulas de português, matemática, geografia e história. 
Eles seguem uma rotina diária até em aulas de artes ao qual estive presente para complementar minhas horas. Com oralidade definida naquilo que querem executar com os alunos, os afazeres escolares são apresentados com definições, os exercícios são propostos com modelos para fixação e em seguida são corrigidos. Alguns alunos demonstram interesses nas atividades, outros nem tanto.
Diário de Observação nº1
Escola: Prof.ª Brígida Ferraz Fóss.
Data: 12/08/2019 a 16/09/2019
Local: Campo Grande MS
Hora Início/término de aula: 7h/11h
Professor (a) Regente: Rose Marí
Nível/Ano: 2º ano A
Estagiária: Marlucy Gonçalves Ferreira
Devido a alguns percalços foi necessária minha observação direta na sala em qual escolhi estagiar. 2º Ano A direcionado pela professora regente Rose Marí. Estive com o Professor Diego da matéria de artes e logo após a Professora regente Rose Marí. É meu 1º dia de observação.
A rotina no período Matutino inicia-se com a espera no pátio e ao tocar uma música como o sinal do inicio das aulas, os alunos formam fila na porta da sala.
O professor Diego é o professor de artes. Ele espera a organização da sala. Trabalha relaxamento com os alunos e logo faz a chamada. Ele desenvolveu um trabalho sobre estandartes explicando a história do surgimento dos mesmos, onde os alunos trabalharam pintura, corte e colagem.
Logo em seguida a professora Regente Rose Marí entrou em sala do 3º ao 4º tempo. A professora entra aguardando a organização dos alunos em suas carteiras logo faz a chamada, faz o cabeçalho no quadro e inicia o desenvolvimento do seu planejamento de aula. Fez revisão para prova de português trabalhando interpretação de texto com tirinhas, formando frases a partir da leitura da imagem. Logo Prosseguiu com matemática trabalhando problematização.
Diário de Observação nº2
Escola: Prof.ª Brígida Ferraz Fóss.
Data: 12/08/2019 a 16/09/2019
Local: Campo Grande MS
Hora Início/término de aula: 7h/11h
Professor (a) Regente: Rose Marí
Nível/Ano: 2º ano A
Estagiária: Marlucy Gonçalves Ferreira
Os alunos formaram fila ao lado da porta da sala no pátio coberto. Todos os tempos de aula decorrentes deste dia é com a professora regente Rose Marí. Ela entra em sala e aguarda todos os alunos se organizarem faz a chama e logo pega o material a ser usado. Houve aplicação de prova de Português trabalhando interpretação de texto, formar frases e separação de sílabas no primeiro e segundo tempo. Voltando do recreio ainda houve alunos que precisavam terminar a prova. Para os quem havia terminado, ela introduziu atividades de matemática como problematização, Dezenas e Unidades com somas e subtrações. Passou tarefa para casa.
Diário de Observação nº3
Escola: Prof.ª Brígida Ferraz Fóss.
Data: 12/08/2019 a 16/09/2019
Local: Campo Grande MS
Hora Início/término de aula: 7h/11h
Professor (a) Regente: Rose Marí
Nível/Ano: 2º ano A
Estagiária: Marlucy Gonçalves Ferreira
Terceiro dia da minha observação começou com aula de artes. Professor Diego chega com os alunos aguardando em fila. Iniciou com o relaxamento para os alunos, fez a chama e deu continuidade sobre a aula sobre estandartes. Ele explicou sobre confeccionarem para colar no mural que fica no pátio da escola. Os alunos ficam muito agitados com a aula de artes. A Professora Rose Marí entrou em sala em seguida, esperou a organização da sala. A matéria do segundo ao quarto tempo é geografia e história. Ela fez chamada e logo iniciou revisão para a prova de geografia. Ela distribuiu atividades xerocopiadas para que eles pudessem desenvolver e colar no caderno. Em história ela distribuiu folha com atividades xerocopiadas com o mesmo assunto sobre o bairro trabalhando sobre as mudanças que ocorreram ao passar dos anos no bairro onde cada um mora.
Diário de Observação nº4
Escola: Prof.ª Brígida Ferraz Fóss.
Data: 12/08/2019 a 16/09/2019
Local: Campo Grande MS
Hora Início/término de aula: 7h/11h
Professor (a) Regente: Rose Marí
Nível/Ano: 2º ano A
Estagiária: Marlucy Gonçalves Ferreira
Mais um dia com a professora regente Rose Marí. Os alunos aguardam em fila ao lado da porta da sala no pátio. Entrando em sala, ela aguarda a organização dos alunos. Mais uma aula de português, ela faz a chamada e logo corrige a tarefa. Na lousa escreve o cabeçalho e distribui a atividade a ser desenvolvida trabalhando leitura com tirinhas dando continuidade reforçando a interpretação de texto respondendo as questões propostas e formação de frases. Depois do recreio, nos dois últimos tempos, ela corrige tarefa de matemática e inicia outras atividades como problematização e multiplicação.
Diário de Observação nº5
Escola: Prof.ª Brígida Ferraz Fóss.
Data: 12/08/2019 a 16/09/2019
Local: Campo Grande MS
Hora Início/término de aula: 7h/11h
Professor (a) Regente: Rose Marí
Nível/Ano: 2º ano A
Estagiária: Marlucy Gonçalves Ferreira
Chegando a sala com o Professor Diego, os alunos se encontravam em fila aguardando a nossa chegada. Professor Diego fez o relaxamento com os alunos, fez a chamada e logo iniciou a aula sobre o folclore. Explicou um pouco sobre lendas e desenvolveu desenho sobre uma ao qual ele escolheu para trabalhar.
A Professora Rose Marí entra em sala. O Terceiro bimestre está acabando e ela trouxe para os alunos trabalharem contas de multiplicação, resolução de problemas com soma, subtração e multiplicação na aula de matemática para eles trabalharem. Ao término da aula, entregou uma atividade como tarefa para desenvolverem em casa com atividades com o mesmo tipo de conteúdo desenvolvido em sala.
Diário de Observação nº6
Escola: Prof.ª Brígida Ferraz Fóss.
Data: 12/08/2019 a 16/09/2019
Local: Campo Grande MS
Hora Início/término de aula: 7h/11h
Professor (a) Regente: Rose Marí
Nível/Ano: 2º ano A
Estagiária: Marlucy Gonçalves Ferreira
A fila formada pelos alunos aguarda a nossa chegada. Entrando em sala, a professora Rose Marí aguarda os alunos se organizarem, conversa com eles sobre as notas das provas. Faz chamada e logo entrega todas as provas que foram realizadas, até as mesmas que foram realizadas antes da minha chegada. Observo que alguns alunos tiraram notas muito baixas e a maioria nota alta nas quatro provas realizadas sendo português e matemática, geografia e história. Ela disse que há alguns alunos com algumas dificuldades. Houve alunos que faltaram e que não realizaram a prova, ela remarcou no dia do PL dela para realizarem. Começou com a aula de geografia e logo história trabalhando a finalização do eixo proposto no conteúdo bairros e suas mudanças. Corrigiu as atividades assim finalizando meu ultimo dia de observação.
Entrevista com a Professora Regente
1.Professor (a) qual é sua formação? 
 R:Magistério, Pedagogia, Pós incompleta (gestão e tutoría)
2. Quais são os documentos que orientam seu planejamento pedagógico para atuar com os alunos? 
 R: Por meio das orientações curriculares da SEMED.
3. Como você organiza seus planos de aula?
 R: O plano de aula é feito quinzenalmente e diário. O plano anual é dividido por bimestre.
4. De que maneira são realizados os encontros de formação continuada tratando sobre os temas que abordam seu trabalhonos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? 
 R: Por bimestre em polos designados pela SEMED. 
5. Qual é o processo de avaliação que você adota em sua atuação com os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? 
 R: Por meio da observação, participação, tarefa, trabalhos, avaliações mensais e bimestrais.
6. Como é a interação entre os alunos na sala de aula? 
 R: Os alunos interagem normalmente uns com os outros desenvolvendo as atividades propostas.
7. De que maneira se estabelece a relação família/responsável pelo aluno e escola na realidade em que você atua? 
 R: Quando temos a necessidade de conversar com a família/responsáveis, agendamos um horário com a orientadora, professora para falar sobre a dificuldade da criança.
8. Quais são os desafios e as possibilidades ligadas ao seu trabalho pedagógico? 
 R: O maior desafio é ensinar a crianças que não quer aprender e quando não tempos a parceria dos pais. Quando isso acontece procuramos trabalhar na escola com reforço (caderno de reforço).
9. Com base em seu planejamento, quais são as temáticas que poderei abordar nos planos de aula para o período de regência? 
 R: Assuntos do cotidiano, a realidade dos alunos, utilizamos, material dourado, bingo de palavras e de números, lousa mágica, tabela com as sílabas simples e complexas entre outros.
10. Quais materiais você indica para subsidiar o trabalho de regência, junto aos alunos? 
 R: Livros de apoios, jogos, tampinhas, palitos de picolé, materiais diferenciados como ir a quadra de esportes, pátio, trabalho que o próprio livro oferece. Aulas de informática, laboratório de ciências e biblioteca.
4 PLANOS DE AULA
Dados de identificação
Escola: Prof.ª Brígida Ferraz Fóss.
Data: 12/08/2019 a 16/09/2019
Local: Campo Grande MS
Hora Início/término de aula: 7h/11h
Professor (a) Regente: Rose Marí
Nível/Ano: 2º ano A
Estagiária: Marlucy Gonçalves Ferreira
Tema da aula: Matemática: operações e situações problema.
Objetivos: reforçar e fixar o estudo das operações (soma/subtração/multiplicação) e resolver problemas trabalhando o raciocínio e reflexão.
Conteúdos: Operações (adição, subtração e multiplicação), sistema de numeração decimal (DU)
.. Metodologia: Na lousa passarei as situações problemas e contas para resolverem. Explicarei sobre a execução de cada operação para fixar e farei a correção no final.
Recursos: lousa e pincel atômico. 
Avaliação: É continua. Identificar as dificuldades dos alunos durante as atividades.
Dados da identificação
Escola: Prof.ª Brígida Ferraz Fóss.
Data: 12/08/2019 a 16/09/2019
Local: Campo Grande MS
Hora Início/término de aula: 7h/11h
Professor (a) Regente: Rose Marí
Nível/Ano: 2º ano A
Estagiária: Marlucy Gonçalves Ferreira
Tema da aula: Português: Texto lacunado e interpretação, separação silábica, formação de frases. Matemática: situações problemas envolvendo a multiplicação.
Objetivos: trabalhar a interpretação do texto, dando continuidade com a alfabetização e letramento. Em matemática explicar de uma forma que entendam que a soma das parcelas iguais resultam na multiplicação.
Conteúdos: oralidade, leitura e escrita. Números e operações.
 Metodologia: Leremos o texto e na lousa passarei as questões a serem respondidas por eles. Dentro desse mesmo texto retirarei algumas palavras para separarem as sílabas e em seguida entregarei cópias com gravuras para colarem no caderno e formarem frases. Farei a correção. Em matemática trabalharei situações problemas com a operação de multiplicação que passarei na lousa. 
Recursos: cópias das atividades, lousa, pincel atômico.
Avaliação: avaliar a oralidade dos alunos na leitura, os grafemas na formação das frases e a relação sobre a multiplicação dos numerais.
Dados da identificação
Escola: Prof.ª Brígida Ferraz Fóss.
Data: 12/08/2019 a 16/09/2019
Local: Campo Grande MS
Hora Início/término de aula: 7h/11h
Professor (a) Regente: Rose Marí
Nível/Ano: 2º ano A
Estagiária: Marlucy Gonçalves Ferreira
Tema da aula: Geografia e história
Objetivos: Reconhecer as transformações ocorridas no bairro em que vive. Identificar no bairro, os tipos de trabalho e/ou comércio existentes e sua transformação ao longo do tempo.
Conteúdos: bairro: tipo de bairro. Comércio e serviços e suas transformações na construção do espaço. A história das ruas e dos bairros, tipos de bairros.
 Metodologia: abriremos o livro de geografia e história para trabalhar as atividades propostas. Explicarei sobre as mudanças que ocorreram em meu bairro para eles perceberem as mudanças ocorridas onde cada um mora. Em história contarei um pouco como surgiu meu bairro, os nomes de algumas ruas, quais foram os benefícios que foram feitos para perceberem os benefícios feitos onde moram. Explicarei sobre os tipos de bairro. Leremos o texto proposto para responder as questões.
Recursos: Livros de Geografia e História, lousa e pincel atômico.
Avaliação: Avaliar o conhecimento do aluno sobre o meio em que vive e o nome do bairro que mora.
Dados da identificação
Escola: Prof.ª Brígida Ferraz Fóss.
Data: 12/08/2019 a 16/09/2019
Local: Campo Grande MS
Hora Início/término de aula: 7h/11h
Professor (a) Regente: Rose Marí
Nível/Ano: 2º ano A
Estagiária: Marlucy Gonçalves Ferreira
Tema da aula: Matemática e Português.
Objetivos: interpretar, trabalhar e desenvolver a escrita do texto a ser passado na lousa. Resolver as situações problemas com três operações (adição, subtração e multiplicação.)
Conteúdos: Escrita e oralidade. Numerais e operações.
 Metodologia: Na lousa passarei o texto e as questões para copiarem e interpretarem. Em matemática passarei as situações problemas com as operações propostas em meu planejamento, trabalhar o quadro valor de lugar UD, resolver as operações envolvendo os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar as quantidades utilizando estratégias pessoais e também decomposições numéricas.
Recursos: Lousa e pincel atômico.
Avaliação: O aluno será avaliado durante o desenvolvimento das atividades propostas.
Dados da identificação
Escola: Prof.ª Brígida Ferraz Fóss.
Data: 12/08/2019 a 16/09/2019
Local: Campo Grande MS
Hora Início/término de aula: 7h/11h
Professor (a) Regente: Rose Marí
Nível/Ano: 2º ano A
Estagiária: Marlucy Gonçalves Ferreira
Tema da aula: Matemática
Objetivos: Resolver situações problemas com operação de subtração proposta. 
Conteúdos: Valor posicional dos números naturais comparação e ordenação dos números naturais.
 Metodologia: Em matemática passarei as contas de subtração explicando a comparação e ordenação dos números como subtraí-los nos valores menores dos maiores.
Recursos: lousa e pincel atômico.
Avaliação: A avaliação será feita durante as atividades propostas para desenvolvimento do raciocínio.
Dados da identificação
Escola: Prof.ª Brígida Ferraz Fóss.
Data: 12/08/2019 a 16/09/2019
Local: Campo Grande MS
Hora Início/término de aula: 7h/11h
Professor (a) Regente: Rose Marí
Nível/Ano: 2º ano A
Estagiária: Marlucy Gonçalves Ferreira
Tema da aula: Português e Matemática
Objetivos: Desenvolver a escrita na formação de frases a partir dos desenhos. Separação e contagem das sílabas.
Matemática: Trabalhar as operações em situações problemas.
Conteúdos: Escrita e oralidade. Operações com números naturais.
 Metodologia: Distribuirei as cópias das atividades com os desenhos para formarem frase e as palavras que vamos utilizar para separar e contar as sílabas. Corrigirei no término. Passarei na lousa a revisão das situações problemas para a prova que farão, e no fim corrigirei.
Recursos: lousa e pincel atômico.
Avaliação: avaliar as dificuldades dos alunos com os grafemas e com algumas operações que ainda apresentam dúvidas.
.
 DIÁRIO DAS REGÊNCIAS
Dados da identificação
Escola: Prof.ª Brígida Ferraz Fóss.
Data: 12/08/2019 a 16/09/2019
Local: Campo Grande MS
Hora Início/término de aula: 7h/11h
Professor (a) Regente: Rose Marí
Nível/Ano: 2º ano A
Estagiária: Marlucy Gonçalves Ferreira
1º Dia 06/09/2019
Artes no 1º e 2ºmomento
3º e 4º momento: Em matemática percebi as dificuldades que alguns alunos ainda têm nas operações principalmente na subtração e na multiplicação. 
Avaliação: Alguns demonstraram interesse nas atividades propostas, estes mesmos ao terminarem trouxeram o caderno para eu avaliar. Uma minoria tem grande dificuldade. A falta de vontade de alguns em copiar acabou atrasando a correção.
2º dia 09/09/2019 
1º e 2º momento: Lemos o texto da atividade, observei a oralidade. Nas questões propostas responderam de acordo com a interpretação. Ao separar as sílabas propus na atividade as palavras com “ss” e “rr”. Na formação de frases a partir de gravuras observei à escrita.
3º e 4º momento: Trabalhei problematização com a operação de multiplicação na lousa.
Avaliação: Na oralidade, existe um aluno que troca o “R” pelo “L”. Alguns alunos apresentaram dificuldades na escrita na formação de frases e dificuldades em separar “rr” e “ss”. 
Alguns alunos ainda têm dificuldades na operação de multiplicação.
3º dia 10/09/2019
1º e 2º momento: Com o livro de geografia trabalhamos sobre os bairros. Dei exemplo do bairro em que moro, qual região da cidade se situa. Perguntei se havia praças, escolas, posto de saúde, comércio etc.
3º e 4º momento: Contei um pouco da história do meu bairro. Como surgiu. Os benefícios que o bairro ganhou. Abrimos o livro de história na página que propunha sobre esse assunto, lemos o texto e respondemos as questões.
Avaliação: Todos os alunos participaram e mostraram interesse no bate papo que tivemos pontuando os prós e os contras dos bairros em que vivem.
4º dia 12/09/2019
1º e 2º: Na lousa desenvolverei o texto proposto para copiarem trabalhando assim a escrita. Aproveitei para trabalhar a oralidade lendo todos juntos. Trabalhamos a interpretação para respondermos as questões propostas. Fiz a correção.
3º e 4º tempo: Em matemática mais uma vez trabalhei problematização com as operações de soma, subtração e multiplicação explicando o quadro de valor do lugar UD em seus significados de juntar, acrescentar, separar e retirar as quantidades com estratégias pessoais. Trabalharam composição e decomposição numéricas de UD.
Avaliação: Foi detectada a dificuldade dos alunos em entender as reservas (acrescentar), quando a soma das unidades é maior que dez, e a dificuldade em subtração na retirada da dezena para unidade menor em cima (emprestar).
5º dia 13/09/2109
 1º e 2º momento: Artes
3º e 4º momento: Em matemática Trabalhamos situações problemas com subtração expliquei novamente sobre a comparação e ordenação desses números nas armações das contas.
Avaliação: Foi observado que os alunos apresentaram resultados positivos na resolução das contas.
6º dia 16/09/2019
1º e 2º momento: Distribuí as cópias com as atividades para formarem frases a partir das gravuras e reforçar o desenvolvimento com a escrita. Fiz a correção.
3º e 4º momento: Desenvolvemos atividades com situações problemas envolvendo as operações, assim revisando os conteúdos para a prova de matemática. Ao final fiz a correção. Despedi-me deles neste último dia
Avaliação: a taxa de dúvidas em relação às operações caiu, os resultados com o trabalho de matemática foi positivo. Muitos alunos tinham dúvidas em relação às operações de subtração e multiplicação e isso foi sanado pelo menos em 70% da sala. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Estágio obrigatório em Pedagogia II: séries iniciais resultou-me um grande aprendizado e domínio na mão de obra executada. Lecionar exige propósito, planejamento, exige amor no que se faz principalmente. 
Este estágio foi totalmente diferente do primeiro. Aprendi muito com as crianças, também fui corrigida por eles e isso mostrou muita satisfação em ver os vários saberes que existe em uma sala de aula.
Este estágio me fez crescer muito como profissional entendendo mais a rotina da escola e da classe, as aplicações das atividades desenvolvidas e reconhecer as dificuldades que existiram buscando estratégias para a resolução das mesmas na aprendizagem dos discentes. Proporcionou-me dedicar mais como pessoa na vida de muitos a desenvolver muito mais o respeito pelo próximo observando até as dificuldades que cada um enfrenta em seu ambiente familiar. Esse tempo de convívio me fez adotar os alunos como filhos fiz amizades e isso são valores que serão levados comigo para o resto da vida.
Existem os norteamentos propostos para dirigirmos nossas aulas e isso é muito importante. Vygotsky ressalta sobre a importância do desenvolvimento da criança através das interações sociais. Procurei trabalhar com os alunos através da interação nas atividades propostas do dentro currículo planejado e ainda percebendo os acontecimentos do currículo oculto. Termino assim com a sensação de dever cumprido dentro deste estágio e feliz com o resultado deste lindo trabalho.
REFERÊNCIAS
BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM-MEC. Base Nacional comum. 2019. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>. Acesso em: 19 de Set. 2019
VYGOTSKY Lev S. Interacionismo. 2019.Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Lev_Vygotsky>. Acesso em:
19 de Set. 2019.
 CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
 CURSO DE PEDAGOGIA
Marlucy Gonçalves ferreira 
 RA: 22111655
 RELATÓRIO DO
 ESTÁGIO em pedagogia II: 
 séries iniciais
 Campo Grande
 2019
Relatório apresentado à Anhanguera-UNIDERP, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina Estágio Curricular em Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Curso de Pedagogia.
Docente supervisor: Prof.ª Renata de Souza Franca Bastos de Almeida.
Tutora EAD: Camila Rodrigues Gonçalves Machado.
 Campo Grande
 2019

Continue navegando