Buscar

Prova de Legislação Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova de Legislação Ambiental
1) Para melhor compreensão da legislação ambiental, faz-se necessário o entendimento de algumas características do meio ambiente e da Teoria Geral do Direito Ambiental. Algumas destas características são:
· a dependência, o ecossistema, os resíduos sólidos e a complexidade.
· a interdependência, a autonomia, a complexidade e o necessário.
· nenhuma das alternativas está correta.
· a independência, a simplicidade, a autonomia e a necessidade.
· a autonomia, o ecossistema, a independência e a complexidade.  
2) As sanções administrativas às condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
· São previstas em lei formal, de acordo com a capitulação que segue o principio da legalidade estrita, retirando do administrador qualquer margem de discricionariedade em sua aplicação.
· Restam desvinculadas das sanções civis e penas correspondentes aos mesmo fatos, não havendo qualquer grau de prejudicialidade entre elas.
· Contemplam as figuras da reincidência específica e da reincidência genérica, que são causadas de aumento das multas porventura aplicáveis.
· São determinadas pelo agente atuante e não poderão ser alteradas pela autoridade que lhe é superior, salvo em caso de processo administrativo instaurado a pedido do particular autuado.
· São aplicáveis indistintamente por órgãos de quais esferas da Federação, não cabendo compensação em caso de dupla aplicação de penalidade pecuniária pelo mesmo fato.
3) Assinale a alternativa correta. Em termos de responsabilidade civil, o causador de um dano ambiental, que além de atingir a coletividade, vem a causar prejuízo a uma determinada pessoa individualmente, responde:
· de forma subjetiva, cabendo à vítima apenas demonstrar o nexo causal entre o fato e o dano, bem como o seu montante.  
· de forma subjetiva, cabendo à vítima demonstrar a culpa do causador do dano.  
· de forma objetiva, pelo dano causado, cabendo as exclusões por caso fortuito, força maior, culpa exclusiva da vítima ou de terceiro.
· de forma objetiva, pelo dano causado, desde que haja sentença julgando procedente a ação civil pública, com trânsito em julgado.  
· de forma objetiva, cabendo à vítima demonstrar apenas o nexo causal entre o fato e o dano, bem como o montante.  
4) Conforme a Lei n. 6.938/81, a Política Nacional do Meio Ambiente visará:
· ao desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias estrangeiras orientadas para o uso comercial de recursos ambientais.
· à compatibilização do desenvolvimento econômico social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
· à imposição, ao poluidor e ao predador, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins exclusivamente políticos.  
· ao cancelamento de critérios e padrões fixos de qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais.
· à definição de áreas prioritárias de ação governamental relativas à quantidade e ao equilíbrio comercial e ecológico, atendendo exclusivamente interesses da União.
5) Quanto à licença e ao licenciamento ambiental, assinale a opção correta:
· Por se tratar de ato administrativo por meio do qual o órgão ambiental competente estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser observados pelo empreendedor, o licenciamento ambiental aplica-se a todas as atividades utilizadoras de recursos ambientais.
· O licenciamento ambiental é o conjunto de etapas constituintes do procedimento administrativo que objetiva a concessão da licença ambiental, sendo esta, portanto, uma das etapas do licenciamento.
· Por ser ato vinculado sui generis, a licença ambiental não poderá ser concedida quando o estudo prévio de impacto ambiental for desfavorável ao empreendimento.    
· O licenciamento ambiental é espécie de ato administrativo unilateral e vinculado, pelo qual a administração faculta àquele que preenche os requisitos legais o exercício de determinada atividade.
· Em razão de sua discricionariedade, a licença ambiental não pode ser concedida sem que sejam supridas todas as condicionantes que limitem as atividades consideradas efetiva ou potencialmente degradadoras, previamente relacionadas na planilha de comando e controle do memorial descritivo que compõe o relatório de impacto ambiental.
6) Acerca de responsabilidade civil no direito ambiental, assinale a opção CORRETA.
· Cabem ao produtor, em qualquer caso, as responsabilidades administrativa, civil e penal pelos danos causados à saúde das pessoas e ao meio ambiente, quando a produção, comercialização, utilização, transporte e destinação de embalagens vazias de agrotóxicos, seus componentes e afins não cumprirem o disposto na legislação pertinente.
· Aquele que, com autorização do poder público, executar atividade de pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais somente fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado se ficar comprovada a existência de dolo ou culpa.  
· A manipulação de produtos geneticamente modificados só ensejará a responsabilidade dos seus agentes se ficar comprovada a existência de culpa stricto sensu.
· A responsabilidade civil por dano causado por atividade poluidora é objetiva, razão pela qual o poluidor é obrigado, independentemente da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros afetados por sua atividade.
· Na medida em que o mar territorial é bem da União, a responsabilidade por dano causado, ainda que por terceiros, aos ecossistemas, ao patrimônio genético e aos recursos naturais de suas águas é exclusiva daquele ente federativo.
7) Acerca do SISNAMA e da lei que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMa) - Lei 6.938/1981 -, assinale a opção correta.
· A lei que dispõe sobre a PNMA prevê a instituição de uma taxa de controle e fiscalização ambiental, a ser cobrada pelos diversos órgãos estaduais e municipais de meio ambiente, cujo fator gerador é o exercício regular do poder de polícia para controla e fiscalização das atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais.
· Cabe ao IBAMA, como órgão central do SISNAMA, prover os serviços de apoio técnico e administrativo do CONAMA.
· O SISNAMA constitui-se de órgãos e entidades da União, dos estados, do DF e dos municípios, bem como de fundações instituídas pelo poder público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental.
· Integram o plenário do CONAMA, na qualidade de conselheiros permanentes, um representante do MP Federal e três representantes dos MPs estaduais, indicados pelo procurador-geral da República.
· Cada estado da Federação deve instituir e manter, sob sua administração, um cadastro técnico de atividades potencialmente poluidoras ou utilizadoras de recursos ambientais para registro obrigatório de pessoas físicas ou jurídicas que se dediquem a atividades potencialmente poluidoras e(ou) à extração , produção, transporte e comercialização de produtos potencialmente perigosos ao meio ambiente.
8) Para o licenciamento e a instalação de antenas de telefonia (estações radiobase) nas proximidades de escolas e hospitais, deve-se levar em conta o princípio ambiental:
· da competência federativa municipal e estadual.  
· da prevenção e da precaução.    
· da educação ambiental e do desenvolvimento sustentável.
· do poluidor-pagador e do usuário-pagador.
· in dubio pro tecnologia.
9) Há semelhanças e diferenças entre o direito ambiental e o direito administrativo. A licença ambiental é exemplo de instituto próprio com semelhanças com o direito administrativo. O licenciamento ambiental constitui procedimento administrativo pelo qual o órgão ou ente ambiental licencia a localização, a instalação e outros aspectos de atividades potencialmente degradantes do meio ambiente. Nesse contexto, a licença ambiental é o instrumento pelo qual o poder público exerce o controle prévio e concomitante dessas atividades. A respeito das licenças ambientais, assinale a opção correta.
· No Brasil, o licenciamento ambiental deveser feito pelo poder central. Cabe à União o licenciamento das obras no território nacional.
· O licenciamento ambiental é feito em duas etapas distintas: a licença de instalação e a de operação.
· O licenciamento de loteamentos urbanos deve ser feito pelo Ministério das Cidades.
· Uma pessoa jurídica que desenvolve atividades de pesquisa e lavra de determinado recurso mineral em um único município deve requerer o licenciamento ambiental municipal da obra.
· Um mesmo empreendimento poderá ter licença ambiental dada por diferentes entidades federativas (duplo licenciamento).
10) Assinale a opção correta com relação aos princípios gerais do direito ambiental.
· O princípio da prevenção aplica-se a eventos incertos e prováveis causadores de dano ambiental.
· Se, na análise de determinado problema, houver a colisão de dois princípios ambientais, um deverá prevalecer e o outro será obrigatoriamente derrogado.  
· O princípio da participação popular na proteção do meio ambiente é assegurado por meio das audiências públicas em procedimentos de licenciamento e de estudo de impacto ambiental.
· Não há possibilidade de correlação de mais de um princípio na análise de um caso concreto de dano ambiental.
· O princípio do poluidor-pagador aplica-se ao usuário que capta água para irrigação de produtos orgânicos sem agrotóxico.

Outros materiais