Buscar

Resenha do Texto BALTIMORE, quase o pior cenario

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário Estácio de Sá
Resumo do Texto: "Quase o pior cenário"
Disciplina: Administração Aplicada à Engenharia
Discente: Suilan Lima da Silva
O texto: "Quase o pior cenário": O incêndio no túnel de Baltimore, remete a um situação ocorrida na cidade de no ano de 2001, no qual houve um descarrilamento de um trem seguido de incêndio, dentro de um túnel em um dos locais mais importantes da cidade.
O trem da CSX carregava produtos químicos inflamáveis e corrosivos e o corpo de bombeiros não sabia lidar com incêndios com produtos químico , já que os mesmo só haviam atuado com incêndios habitacionais, além disso o plano de combate a emergências não tratava sobre eventualidades dessa natureza e o trem sequer estava comtemplado nesse plano, visto que até mesmo o prefeito da cidade desconhecia a existência desse trem.
O texto demonstra a capacidade de tratamento de crises em um ambiente completamente desfavorável e sem dúvidas desafiador. A situação era catastrófica e nunca antes nem sequer havia sido estudada a possibilidade de se envolver tantos fatores críticos em uma única cena, segundo relatou o próprio corpo de bombeiros do local. Havia uma série a decisões a serem tomadas, como por exemplo como gerenciar o tráfego de pessoas naquele local, como proceder com o incêndio, já que eles tinham um fator crítico que era a impossibilidade de se aproximar das chamas e tudo isso em tempo hábil, visto que o fogo tem um alto poder de propagação em curto espaço de tempo.
 A gestão da situação foi tomada pelo chefe dos bombeiros e o mesmo obteve o apoio das autoridades locais no que fosse preciso para então elucidar esse caso.

Continue navegando