Buscar

PAPER TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE LIDES

Prévia do material em texto

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE LIDERES
Acadêmicos
Juliana Veloso Borges
Maria Arlete Ferreira Vinhorte
Lazaro Roberto Castro dos Santos
Prof.ª Orientadora Tutora: Paula Veruska
Centro Universitário Leonardo da Vinci Uniasselvi
Tecnólogo (EMD 1806). Modulo: II
01/10/2019
RESUMO
Este trabalho analisa e aborda a importância do treinamento e desenvolvimento dos líderes. Ao longo do trabalho serão apresentados alguns dos principais modelos de treinamento no qual, o foco e trazer o desenvolvimento para o autoconhecimento, potencial individual, alinhamento entre objetivos pessoais e organizacionais. Será mencionado sobre inúmeros os fatores que apontam na busca do aprendizado, no qual fazem a diferença no que tange ao profissional e a organização da empresa e seus liderados. Veremos ainda com relação ao treinamento de líderes seu objetivo que enfatiza o aumento no conhecimento dos gestores sobre liderança e adicionalmente, trabalhar as práticas cotidianas na condução dos desafios da organização e da gestão da equipe. Apesar da aparente importância que este desenvolvimento pode ter para apoiar as políticas de líderes de pessoas em andamento na empresa. Conclui-se que o estudo demonstra que liderança e no que ser desenvolvida com o investimento adequado de treinamento e desenvolvimento aos líderes e que não reflete somente em resultados financeiros, mas no ambiente em que está inserido, na qualidade de seu trabalho e principalmente no seu desenvolvimento e de sua equipe. A metodologia se deu por meio de pesquisa bibliográficas e cunho altamente teórica.
PALAVRAS-CHAVE: Treinamento. Desenvolvimento. Lideres.
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho irá abordar a importância do treinamento e desenvolvimento dos líderes em relação à gestão de pessoas, para que desta forma os líderes tenham maior aptidão para gerir com seus colaboradores. 
Nessa linha do mercado de trabalho na área de líderes das empresas, é comum se deparar com gestores despreparados para desenvolver seus subordinados, por estarem em um desafio de superar e cumprir suas metas proposta, agindo de forma autoritária sem efetuar o desenvolvimento necessário para sua equipe.
O estudo tem por base a literatura como a experiência dos autores com relação ao tema do trabalho. Dentro da linha de pesquisa, há controvérsia e complementaridade entre os diferentes enfoques. No campo da pesquisa surgiu um ponto no qual se destaca: liderança é fenômeno do grupo, de relações entre pessoas; as características da relação entre líder e liderado por sua vez, são muitas, da influência ao controle explícito. 
Na revisão literária observou-se inúmeras proposta com relação aos treinamentos de líderes. No qual, através da pesquisa enfatizou que as capacitações de líderes contribuem na disseminação não somente das estratégias, mas também na ajuda de como trabalhar situações de seu cotidiano, como gerir conflitos, trabalhar seu feedback, motivar e inspirar comprometimento e profissionalismo, o que reflete no rendimento da equipe e no sucesso e alcance dos resultados da organização.
Nesse sentido, abordaremos sobre o treinamento e desenvolvimento de líderes, um curso voltado aos gestores de empresas, cujo, o principal objetivo é ajudar o líder a desenvolver habilidades necessárias para gerir qualquer tipo de negócio.
2. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE LIDERES 
Muitas empresas ainda acreditam que um líder já vem pronto, ou seja, não precisa de treinamentos e desenvolvimento para exercer sua função, a não ser quando é necessário adquirir conhecimento sobre alguma novidade tecnológica ou de um novo produto.
E quando decidem oferecer um treinamento voltado a aprimorar a liderança, em média apresentam uma grande defasagem de tempo, haja vista que esse treinamento em média se faz a cada dez anos para uma reciclagem, esse método deixa seus líderes acomodados em suas metodologias tradicional. Esse comportamento está ligado diretamente a própria visão antiga de um líder: de que ele já nasce sabendo como liderar e que não precisa de treinamento para isso.
3. O QUE É UM TREINAMENTO DE LIDERANÇA?
O treinamento de liderança, como o próprio nome já diz é um treinamento, ou um curso voltado aos gestores de empresas. 
Esse tipo treinamento tem como principal objetivo ajudar os líderes a desenvolverem competências, habilidades e planos de ações, necessários para o gestor de qualquer tipo de negócio.
Com inúmeras palestras, atividades práticas e aulas, os gestores obtêm autoconhecimento, visão estratégia e ainda descobrem como liderar de forma competente sem precisar impor autoridade no âmbito de trabalho tornando-se um líder de qualidades e que valoriza seus liderados.
Estas qualificações ainda permitem o desenvolvimento das competências necessária para aprender a encontrar as melhores soluções, para os mais diversos problemas que possam ocorrer dentro de uma empresa.
4. PORQUE FAZER UM TREINAMENTO DE LIDERES?
Geralmente, os treinamentos de líderes são aplicados para o seguinte conjunto de profissionais com cargos de chefia e liderança, tais como: Executivos; Vendedores; Gestores; Gerentes, entre outros. 
Inúmeras empresas buscam por esses treinamentos de liderança, para aqueles colaboradores que precisam se adaptar a novos cargos, que envolvem maiores responsabilidades, somente visando uma nova posição de cargos e rendimentos empresariais.
Ao longo desses treinamentos estão ajudando muitas empresas a conquistarem os seus objetivos organizacionais e fazendo uma nova opção de metodologias de sucesso. 
Do mesmo modo, as corporações estão notando outros diversos benefícios em aplicar esses tipos de treinamentos. 
5. COMO ANALISAR O QUE PRECISA SER MELHORADO
Para que um treinamento de liderança tenha sucesso, o primeiro ponto é verificar o que na liderança atual precisa ser melhorado. 
Para alcançar o primeiro passo é fazer uma avaliação individual de cada gestor.
Com essa avaliação em mãos, você vai conseguir direcionar o treinamento, para os pontos que precisam ser desenvolvidos e melhorados, seguindo os pontos negativos para tornar em pontos positivos sem constringir seus líderes.
6. COMO DESENVOLVER O PLANO DE LIDERES
Após sua análise das avaliações dos seus líderes e já conversou a respeito de suas dificuldades com cada líder, chegou a hora de desenvolver planos de carreiras individuais.
É nesse momento que surge suas estratégias de como fazer funcionar seu negócio sem perder seu líder, pois não esqueça que você está lidando com pessoas com pensamentos e ideias que precisam ser valorizadas. 
No entanto, essa é uma forma de estabelecer metas futuras e estratégias, para potencializar o crescimento profissional de cada um, a partir das habilidades que forem adquiridas.
6.1 ELABORE TREINAMENTO TÉCNICOS E COMPORTAMENTAIS
Os treinamentos de liderança podem ser voltados para esses dois campos: técnico e comportamental.
Isso vai ajudar o líder a dominar ferramentas importantes, que serão fundamentais no dia a dia do trabalho e na rotina da equipe. 
Ele também poderá passar a adotar um comportamento próprio para líderes, o que tenderá a ser refletido para todos aqueles que forem comandados e geridos por ele.
6.2 PROMOVA A TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Nesse momento é de muita valia, pois onde seus líderes estarão relatando de suas experiências diárias e de como tem se posicionado mediante inúmeras situações. 
Portanto, para fazer o treinamento ser um sucesso, é muito importante promover a troca de experiências entre os profissionais.
Realize aulas e treinamentos em grupo, permitindo a troca de ideia entre os participantes.
Outra ideia possível é a realização de um workshop interno, no qual os líderes treinados poderão compartilhar seus conhecimentos adquiridos com os futuros líderes e gestores da empresa.
Funcionários competentes não permanecem competentes para sempre. As habilidades se deterioram e podem se tornar obsoletas. Novas habilidades precisam ser aprendidas. É por isso que as organizações investem, todos os anos, bilhões de reais em treinamentos formais. Robbins (2010).
Issofará com que os treinamentos de lideranças se tornem ricas experiências para todos da empresa, não se restringindo aos gestores treinados.
6.2.1 LÍDERES E A EQUIPE O SEU PAPEL.
Investir em treinamentos de funcionários pode refletir rapidamente em ganhos financeiros e no ambiente da organização. Mas essa mentalidade também deve incluir os líderes, inclusive até mesmo com uma atenção especial já que eles são os principais influenciadores do seu público interno e externo.
O conceito do líder moderno é aquele que sabe delegar e motivar sua equipe. Ouvir e atender suas demandas, oferecer soluções e incentivar a superação de metas. E exatamente por estar a frente de uma equipe, ele sabe muito bem suas qualidades e defeitos, dificuldades e facilidades. Ele precisa ser ouvido, apresentar sugestões, conseguir sanar dúvidas e também se sentir confiante para manter o alto nível de sua equipe. E os treinamentos são uma ótima oportunidade para isso acontecer.
A influência de um líder é muito forte, para o bem e para o mal. Se insatisfeito, mesmo que indiretamente pode fazer sua equipe ruir. Mas quando está focado no desenvolvimento da empresa e motivado para ajudar seus funcionários, pode bater todas as metas oferecidas.
6.2.2 BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES.
Portanto já é evidente que um incentivo adequado é capaz de manter os funcionários mais produtivos e envolvidos com a empresa. Tal como eles, o líder como principal influenciador dos colaboradores, podem se sentir ainda mais motivados em manter a equipe em sintonia, com máxima capacitação e satisfação. Com o aumento significativo da competição exige empresas mais bem preparadas, e “treinar é a única solução”. Para Carvalho (1995 apud ARAUJO 2014, p. 111).
Treinamentos podem oferecer novas ferramentas e ajudar a trazer soluções para antigos problemas. Quando bem treinado, o líder é capaz de resolver problemas com mais rapidez e auxiliar seus funcionários no desenvolvimento de suas funções, inclusive o realinhando quando se sente despreparados.
6.2.3 ATITUDE E DETERMINAÇÃO DA EQUIPE
A motivação de um líder também é muito eficaz para evitar a alta rotatividade de funcionários. Mais da metade das pessoas que deixam seus empregos voluntariamente não estão insatisfeitas com suas funções e sim com seu chefe.
E como a rotatividade de funcionários gera grande prejuízo financeiro e influencia negativamente a produtividade dos outros, um bom treinamento de lideres pode ser fundamental para que ele consiga lidar com sua equipe da melhor forma possível e saiba como deter essa evasão.
Treinamentos regulares e produtivos podem oferecer aos líderes uma visão mais aprimorada do mercado, permitindo que ele possa tomar decisões mais acertadas sobre a concorrência, estratégias e trabalho em equipe. E no retorno dessas decisões é que haverá a visão do quanto investir em treinamento vale a pena.
7 MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para análise da pesquisa em que aponta para a complementaridade entre a importância do treinamento e desenvolvimento dos líderes em relação à gestão de pessoas, no que se refere na autogestão o foco e trazer o desenvolvimento para o autoconhecimento, potencial individual, alinhamento entre objetivos pessoais e organizacionais. Na qual referência as competências do profissional dentro do mercado de trabalho como gerenciador.
Darmos início na realização deste trabalho utilizando pesquisas em livros, artigos e sites, com autores que através de suas pesquisas e fundamentos que mostraram a importância do treinamento e desenvolvimento dos gestores para a formação de uma boa equipe profissional. 
Logo após a coleta de dados foi feita analise dos artigos e das literaturas escolhidas em equipe, na sequencia foi elaborado a narrativa do trabalho com revisão literária e de acordo com as normas da ABNT vigente. 
“[...] o treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual e buscando melhorar as habilidades e capacidades relacionadas com o desempenho imediato do cargo. O desenvolvimento de pessoas focaliza geralmente os cargos a serem ocupados futuramente na organização e as novas habilidades e capacidades que serão requeridas. Mas ambos, treinamento e desenvolvimento (T&D), constituem processos de aprendizagem”. (CHIAVENATO, 1999 p.295)
Segundo o autor nos remete a pensar num profissional na busca pelo cargo e não no desenvolvimento de determinada empresa. Que para os gestores de gestores, busca construir e manter equipes de alto desempenho, exercitar o feedback e construir o plano de desenvolvimento da equipe de trabalho. Observa-se que o autor menciona nos gestores na busca pelo desenvolvimento com pensamento em novas habilidades e capacidades que serão adquiridas ao longo do trabalho com apoio de treinamentos e desenvolvimento ofertados pela empresa. 
Mediante um questionamento de treinamento e desenvolvimento, podemos diferenciar que o treinamento torna um profissional mecânico e so repassa o que aprendeu ou seja repetir determinada informação, um profissional que não busca saída em situações vivenciadas sempre na dependência do outro como ponto de partida. Com relação ao desenvolvimento de pessoas trata-se de um profissional que busca informação com base no que foi sugerido ou proposto ao longo de sua carreira sempre buscando novas ideias na busca por nova informações contribuindo no mercado de trabalho e alavancando o sucesso de sua empresa. 
O profissional na área de liderança tem que ter o foco inovador com alta performance, com seu feedback altíssimo e alta competência em suas habilidades para poder gerenciar em equipe e não de maneira autoritária, para que seu local de trabalho seja um ambiente agradável e acessível aos seus colaboradores. 
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS
No decorrer do trabalho, verificou-se que muitas organizações estão investindo no seu capital intelectual, valorizando as pessoas, e auxiliando seus gestores a lidarem com problemas diários, proporcionando qualidade no ambiente de trabalho e na execução de suas funções dentro de suas contribuições.
Ao longo da pesquisa observou-se que inúmera organização busca treinamentos de líderes no que se torna assertivos na formação e condução do líder em seu dia-a-dia, considerado responsável por replicar e ensinar valores e condutas do mercado de trabalho. O líder deve ser o protagonista na execução, engajamento de equipes de suas áreas e no reforço do modelo de atuação. Por isso empresas oferece programas de autogestão, propicia ferramentas de autoconhecimento e alinhamento dos objetivos pessoais e organizacionais. 
Ao mencionar, que para a efetividade e sucesso na liderança, no qual, conduzirá seus liderados na busca pelos objetivos e metas. Quando o líder ocupa uma posição estratégica, o programa de capacitação, busca desenvolvê-lo para aplicar sua ideia ou projeto, tendo como expectativa de trabalho para o engajamento e a criação de valor presente e futuro, gerando resultados que contribuam para que a empresa se torne uma liderança no setor e referência na sociedade.
Entretanto, vale ressaltar que ainda tem um grupo imenso de empresas que não investe nos seus gestores ou liderados ou nunca ofertou qualquer tipo de investimento em especializações voltados a liderança, ou seja, mesmo concordando e apontando a importância do treinamento e desenvolvimento na gestão de pessoas, não oferta nem para os próprios líderes e nem os líderes não investem em si próprios, fazendo com que permaneça na mesma postura e pensamento. 
Em meio a essa crítica ainda tem imensas números de gestores que almejam ao desenvolvimento de suas carreiras e ainda esperam uma ação da empresa que estão inseridos para se especializarem em suas áreas.
No entanto, a prática do treinamento de líder aponta para a complementaridade das muitas “teorias” que surge no mercado de trabalho, profissionais totalmente teóricos na área que busca, na busca pelo comprometimento com o rendimento da empresa e de sua carreira profissional. 
Por fim, o estudo demonstra que liderança pode serdesenvolvida e um investimento adequado de treinamento e desenvolvimento aos líderes não reflete somente em resultados financeiros, mas no ambiente em que está inserido, na qualidade de seu trabalho e principalmente no seu desenvolvimento e de sua equipe. Um líder altamente capacitado divide ou eleva o conhecimento, sabe ouvir e trabalhar em equipe, gere melhor conflitos e inspira/motiva seus liderados de maneira a mantê-los produtivos e consequentemente atingir os resultados esperados.
REFERÊNCIAS 
AMORIM, M. C. S. e MARTINS, R. H. P. Poder e liderança, as contribuições de Maquiavel, Gramsci, Hayeck e Foulcault. In: XXXI ENANPAD, 2007, Rio de Janeiro. XXXI 
BERGAMINI, C. W. Liderança - administração do sentido. 3ª tiragem, SP: Atlas, 1994. 
BERGAMINI, C. W., & CODA, R. Psicodinâmica da vida organizacional: Motivação e liderança. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1997. 
DUPUY, J. P. Nas origens das ciências cognitivas. SP: UNESP, 1996. 
ENANPAD. Rio de Janeiro: ANPAD, 2007. 
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 11ª reimpressão. Rio: Graal, 1979
GOMES, L. F. Cinema nacional: caminhos percorridos. São Paulo: Ed.USP, 2007.
ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14ª. ed. São Paulo: Pearson, 2010. 633 p. ISBN 978-85-7605-569-3.
PAGE 
9

Continue navegando