Buscar

ABORDAGEM DIDATICA PORT 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Abordagem Didática em Educação de Jovens e Adultos
Prof.ª Esp. Rafaela Cavalheiro Rocha
Valor total da atividade – 5,0
ENVIAR COMO PORTFÓLIO 2
Atividade 2
AULA 3
1) Por que um professor do EJA deve adequar seus saberes e métodos para o ensino de Jovens e Adultos? Porque o publico é diferente, este professor aprendeu na academia a ministrar aulas para crianças e adolescente e o publico do EJA são de certa forma mais maduros e por que não utilizar este amadurecimento dos alunos para um ensinar/aprender diferente? 
2) O que mudou com o artigo 62 da LDB na educação para o EJA. Mudou muita coisa e para melhor, pois quando os indivíduos que ministravam aulas eram voluntários os projetos eram logo fracassados, pois os indivíduos não eram capacitados para tal, com o artigo 62 da LBD isso muda literalmente, para dizer ser um professor e assumir uma sala de aula em escola gratuita ou privada é necessário a formação acadêmica, ou seja, cursar o ensino superior em licenciatura. 
3) A respeito do processo de formação de professores no EJA, explique: 
a) Como eram formados os primeiros professores? De acordo com a aula, “usavam voluntários como professores” entende-se que, não tinham formação na área.
b) Quais as preocupações atuais com o processo de formação? É de suma importância que o professor tenha uma formação cientifica sólida atrelada a técnica e a pratica pedagógica se tornando um professor critico e consciente. Nunca estacionado, sempre se qualificando, pois hoje há em sala de aula indivíduos diversos não “engessados” como antes, e a necessidade de interpretá-los para compreendê-los se tornou necessidade e antes de tudo ter intrínseco, a empatia. 
AULA 4
1) Defina e explique os três processos de conhecer. Os três pontos do processo são; síncrese, onde você tem apenas a percepção do conjunto que você deseja conhecer, tendo uma visão geral; 
O segundo é a analise, onde há um contato maior com este objeto, percebendo certas particularidades dele. Assim, você esta aprofundando mais no estudo;
Por fim temos a síntese, quando você passa a relacionar essa particularidade com seu conhecimento de mundo, ou com outras idéias. Nesta etapa, você tem uma imagem cada vez mais adequada do objeto, passando a entender o todo e a suas partes. 
2) Dos materiais utilizados para o processo de alfabetização do EJA:
a) Em sua análise, qual foi o melhor Todos a meu ver têm algo bom, mas na minha analise o melhor são os Almanaques do Aluá, pois a meu ver, é a única que remete ao aluno misturas textual e como o próprio autor coloca “uma coisa vai puxando a outra e que estes discretamente passeiam entre o conhecimento popular e o formal” 
b) Faça uma pesquisa e surgira uma nova opção de material para auxiliar no processo de ensino/ aprendizagem. Como eu venho da EJA tenho experiência própria em falar, minhas sugestões seriam maquetes e atividades praticas sobre lixo (resíduos sólidos e orgânicos), sistema solar, corpo humano, tratamento da água e etc, nos anos em que estudei por esse método, nunca fizemos esse tipo de trabalho, éramos ensinados somente pelas atividades que vinham pré programada nos livros do ensino regular, não havia material confeccionado para o uso da EJA. 
1

Outros materiais