Buscar

Aspergilose: Fungo Oportunista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aspergilose 
O Aspargilos fumigatus é o fungo que causa uma micose oportunista e está mais presente em ambientes com sistemas de agua e ar contaminados e construções, a transmissão ocorre a partir da inalação de esporos que estão no ambiente, as hifas adentram os vasos sanguíneos e como doença sistêmica causam hemorragia e infarto. Esse fungo tem predireção para infectar fagócitos. O Aspargillus fumigatus é um fungo não dimorfico, esse está na forma de hifas septadas hialinas
Os principais fatores de risco para aspergilose são: Neutropenia quando prolongada (tipicamente > 7 dias), Terapia com corticoide de alta dose a longo prazo, Transplante de órgão que fazem uso de imunossupressores (especialmente transplante de medula óssea com doença de enxerto versus hospedeiro), Distúrbios hereditários de função neutrofílica, como doença granulomatosa crônica.
* o acometimento do aspargilos em imunocomprometidos pelo HIV, esse afeta o linfócito TCD4, diminuindo essa, é menos comum do que por aqueles que possuem neutropenia, pois esse último tem o nível de fagócito baixo. *alguns dos fármacos administrados a doentes críticos aumentam a germinação e crescimento do fungo e reduzem a eficácia dos medicamentos antifúngicos. Desta forma, um doente imunocomprometido que receba um desses fármacos (albumina humana e/ou propofol) está duplamente desprotegido relativamente a este tipo de infecções. 
Os sinais e sintomas são: Aspergilose pulmonar invasiva crônica/angioinvasiva: costuma causar tosse, frequentemente com hemoptise, dor torácica pleurítica e respiração ofegante. Se não tratada, a aspergilose pulmonar invasiva pode levar à insuficiência respiratória rapidamente progressiva e, essencialmente, fatal.
Fatores de risco: pacientes transplantados (principalmente de pulmão), pacientes Neutropênicos. * a imunidade nata é a maior forma de contenção, por isso que pessoas HIV + que tem baixa imunidade celular (LT) não são os mais susceptíveis a terem aspargilose 
Aspergilose pode acometer os seios paranasais, formando um aspergiloma, sendo os sintomas sinusite fúngica alérgica, ou uma inflamação crônica lentamente invasiva com febre, rinite e cefaleia. Lesões cutâneas necrosantes podem recobrir o nariz ou os seios paranasais; ulcerações de palato ou de gengivas podem estar presentes; sinais de trombose de seio cavernoso podem se desenvolver; e lesões pulmonares ou disseminadas podem ocorrer.
Aspargiloma bola fúngica: aglomerado de hifas do Aspergillus, muco,fibrina, sangue no pulmão 
Aspargilose broncopulmonar alérgica: causada por uma reação alérgica ao inalar o fungo, a reação alérgica agrava os sintomas respiratórios em pacientes com asma ou firose cística. Essa forma tem uma sensibilização para o Aspergillus, ou seja, aumento de IgB, além de haver inflamação alérgicas recorrentes nos pulmões e envolve os alvéolos com eosinófilos, sendo que há um aumento desses.
Ativação do sistema adaptativo: linfócitos B para produzir o anticorpo IgB 
*quantificação de IgB para Aspergillus = DIAGNÓSTICO. 
Acomete mais imunocompetente.
O fungo é um patógeno, esse cai diretamente nos alvéolos, sendo reconhecido pelas células residentes, ocorre assim a produção de citosinas(essas passam informação para conter a infecção fúngica, assim são recrutados os neutrófilos (nesse período o fungo esta colonizando o meu corpo), causando uma resposta inflamatória, que ao se intensificar, o sistema imune recruta os Linfócitos, LCD4, que ativa o linfócito B, que produiz a IgB, esse anticorpo vai na célula residente e compete com o Aspergillus. Se a célula for um eosinófilo, há a liberação de histamina, causando uma reação alérgica. 
*asmáticos que fazem o uso de corticoides são mais susceptíveis a terem a arpargilose alérgica. Entre os sintomas não é usual a febre e a hemoptise, sendo mais comuns dispneia, chiado, fraqueza, desconforto, perda de peso e dor no peito que pode evoluir se não tratados pra febre e produção de expectoração espessa, acastanhada e/ou sanguinolenta. fatores de risco: asma, fibrose cística e tuberculose 
Imunidade nata: mediada por neutrófilos, macrófago, eosinófilos, mastócitos.... essa imunidade é aquela que está em todos, e dá a primeira resposta, sendo na maioria das vezes inflamatória
A principal célula que contém a aspergilose é o neutrófilo, ou seja, célula que faz parte da imunidade inata, por isso aquele que tem baixa imunidade celular não tem importância.
Imunidade adaptativa: imunidade que contém memória, é uma resposta mais demorada, sendo que são duas imunidades celulares, dos LT, e a imunidade Humoral, que são LB, esses produzem Ac. 
Diagnóstico laboratorial: raio-x, cultura, biópsias,
Aspergilose pulmonar invasiva: altos títulos do Ag galactomanana no soro
ABPA (alérgica) elevada IgE especificas para Ag de Aspergillus e eosinofilia.

Outros materiais