Buscar

Instrumentos endodônticos

Prévia do material em texto

ENDODONTIA PC
Instrumentos endodônticos (aula 1)
O QUE É ENDODONTIA? É a especialidade da Odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem.
O QUE CONSISTE O TRATAMENTO ENDODÔNTICO? Após o diagnóstico correto, consiste em remover o tecido pulpar danificado através da limpeza e da modelagem do sistema de canais radiculares com posterior selamento definitivo deste espaço.
INDICAÇÃO AO TRATAMENTO ENDODÔNTICO: O tratamento endodôntico é sempre indicado quando as estruturas internas do dente são afetadas como nos casos de exposição pulpar, pulpite e necrose, com finalidade de manter parte da vitalidade pulpar ou reverter os efeitos sobre as injúrias ao dente.
ETAPAS DO TRATAMENTO ENDODONTICO 1) Acesso coronário 2) Isolamento absoluto 3) Instrumentação preparo químico-cirurgico (PAC) 4) Medicação intra-canal (MIC) depende do caso, podendo ser realizada em sessão única ou não 5) Obturação (selamento tridimensional do dente) 6) Restauração provisória.
INSTRUMENTAL CLÍNICO: pinça e espelho clínico, sonda exploradora, sonda milimetrada, sonda de Nabers, escavadores de dentina, carpule, espátula de cimento, calcadores e placa de vidro.
DIAGNÓSTICO: a) Endo-frost : Spray gelado para testar a vitalidade do dente. Aplicado com bolinha de algodão. B) Guta percha. A guta- percha é derretida e colocada no elemento dentário para testar se a polpa dentária está viva ou está morta. Utiliza-se a guta- percha também para fazer rastreamento de fístula.
CIRURGIA DE ACESSO: acessar o interior do elemento dentário, onde está a polpa, ou seja, conseguir localizar os canais radiculares para realizar o tratamento. Para isso, utiliza-se alguns instrumentos:
a) Brocas Esféricas Diamantadas (1011-1016 / 1012HL-1019HL) 
b) Brocas Esféricas Carbide (nº2,4 e 6) 
c) Broca Tronco Cônica (3082) (diamantada) - Não tem corte na ponta 
d) Broca Endo-Z (carbide)- Essa broca é muito parecida com a broca Zecrya de cirurgia, a diferença é que a Zecrya corta na ponta e esta não. Essa característica evita que ocorra acidentes na cirurgia de acesso. Isso é importante pois quando estamos trabalhando num dente multirradicular que tenha soalho, se a broca cortar na ponta há um risco de gerar um acidente nesse assoalho.
e) Broca Long Neck (LN) 
f) Broca Transmetal 
 OBS: A escolha da numeração das brocas depende do tamanho do dente.
ISOLAMENTO ABSOLUTO: Lençol de borracha: Atentar para o látex pois alguns pacientes são alérgicos, disponível em rolo ou em folhas, as cores escuras favorecem o contraste, a espessura média é recomendada para melhor acesso cervical. Grampo: há uma série de grampos dependendo do dente utilizado, usados para estabilizar o lençol de borracha. Pinça porta grampo. Pinça perfuradora: perfura o dique de borracha, possui uma plataforma giratória para perfurar o dique. Arco dobrável fechado: não pode utilizar metálico pois pode interferir na radiografia. 
PREPARO DA EMBOCADURA (instrumentos específicos de endodontia)
a) Broca de Largo o Encaixa-se no Contra-ângulo, utilizada no terço cervical do elemento dentário. Cinemática: Penetração e Retrocesso sem utilizar força o Ponta inativa (não corta para evitar acidentes). Forma cilíndrica. N° 1 a 6 e sabe-se o número do instrumento pelo número de frisos que ele vai apresentar (marcações na ponta que encaixa no CA). Aço Inox e NiTi. Comprimento 28 mm e 32mm. 
b) Gates-Glidden: bem parecida com a broca de largo, o que difere é a ponta dessa é bem menor. Preparo do terço cervical e médio. Remoção do material obturador. Ponta Inativa (o corte vai ser lateral). Forma de pêra. N° de 1 a 6 sabe-se o número do instrumento pelo número de frisos que possui. Aço inox e NiTi. Comprimento de 28mm e 32mm. Cinemática: penetração e retrocesso. Utilizadas idealmente de 500 a 800rpm. A Gattes normalmente não costuma fraturar na ponta e sim próximo ao cabo, e isso é bom pois facilita a retirada do instrumento. 
ODONTOMETRIA: É mensurar o tamanho do dente. É importante para determinar o limite para o tamanho das limas. Ex. Se o dente tem 22 mm, deve- se usar uma lima de no Max. 22 mm. Se usar maior pode gerar dano aos tecidos dentais. Essa mensuração pode ser feita de 2 formas: a) Radiografando o elemento dentário e medindo com uma régua milimetrada, fazendo a sobreposição da mesma sobre a radiografia. O problema desse método é que a radiografia pode ter distorção. Além disso, nem sempre é possível ver o forame do elemento dentário, podendo estar parapical (lateral no elemento dentário). “Método mais usado”. b) Utilizando um localizador apical eletrônico. São ferramentas que indicam exatamente o ponto em que a lima chega no ápice dentário. Quando essa lima chega ao ápice dentário esse localizador apita, dando a certeza do comprimento. O problema é o custo do instrumento que é alto. É a forma mais confiável de fazer odontometria.
IRRIGAÇÃO E ASPIRAÇÃO: É colocar uma substancia com atividade antimicrobiana nesse canal e remover essa substância. A mais utilizada é a soda clorada (água sanitária). É utilizado para fazer esse procedimento: seringa Hipodérmicas de 3 e 5 ml, agulhas Hipodérmicas 20X5,5 mm e cânulas aspiratórias. Para ter uma irrigação e aspiração adequadas é importante que a bomba a vácuo consiga aspirar 1 L de solução em 1 minuto e meio. 
LIMAS ENDODÔNTICAS: Todo instrumento Endodôntico é dividido em 3 partes: Cabo (é a porção que o dentista segura o instrumento). Parte Ativa (é a parte onde tem as lâminas cortantes do instrumento endodôntico). Intermediário (que liga a parte ativa ao cabo- que é uma porção não cortante, uma porção lisa). O cabo e a parte ativa são sempre do mesmo tamanho, ambos possuem 16mm. O que varia o comprimento da lima é o intermediário. Então se quiser uma lima maior, deve-se procurar uma lima com o intermediário maior. 
As limas foram numeradas de 10 a 140. A 10 é uma lima diferente, a cor dela é roxa. E da 15 a 140 elas vão seguir um padrão de cores. Elas são divididas em 3 séries: 1ª Serie – De 15 a 40; 2ª Série- De 45 a 80; 3ª Série- De 90 a 140 Sempre seguindo a sequência de cores: Branca Amarela Vermelha Azul Verde Preto 
 A branca na 1ª serie é 15, da 2ª série é 45 e da 3 ª série é 90 e assim por diante. Tem um avanço de 5 em 5 até 60 e a partir daí o avanço é de 10 em 10. 
Além dessas 3 séries, existe uma série especial que foi adicionada depois. Ela é composta por 3 limas que não seguem normas. A série especial é composta pelas: lima 6 rosa, lima 8 cinza e lima 10 lilás/roxa. 
 EXPLICAÇÃO DA NUMERAÇÃO DAS LIMAS: O número que aparece no cabo da lima representa, em centésimos de milímetros, o diâmetro da ponta da lima (D0) Exemplo: Se a lima é 30 quanto ela vai ter em D0? Resposta: 0,30 mm É só dividir por 100! 
 A lima apresenta também o que é chamado de conicidade que é o “taper”. Na lima manual essa conicidade vai ser sempre constante, sempre padrão 0,02 a cada milímetro. A parte ativa do instrumento sempre mede 16 mm.
A ponta ativa, que é onde tem a lâmina, sempre é constante, tem 16 mm, o que modifica é o intermediário. Comprimento da lima (conta a ponta ativa + intermediário): 21 mm (intermediário 5mm); 25 mm (intermediário 9mm); 31 mm (intermediário 15mm) Sabendo que a ponta ativa é sempre 16mm. 
Exemplo: Num canal que tem 28 mm deve- se usar a lima de 31 mm, porque mesmo que sobre é preciso abranger o comprimento do canal todo.
 
TIPOS DE LIMAS: tipo K - 1ª, 2ª, 3ª e serie ISO e série especial, torção em Aço inox – (pegar o fio de aço inox e simplesmente torcer fazendo espirais na lima). Seção Quadrangular- ou seja, formato quadrado. Identificação: Quadrado vazio o cabo. 1 / 4 de volta. Exploração, alargamento e limagem. Tipo flexofile - ela é mais flexível porque tem 37,5% menos de metal que a tipo K e um formato triangular. 1 ª série, torção em Aço inox. Seção Triangular. Identificação: Quadrado cheio no cabo. 1 / 3 de volta. Alargamento e limagem. Tipo Hedstroem: 1 ª, 2ª e 3ª série. Usinagem em Aço Inox (pega o fio de aço inoxe com uma broca vai desenhando a lima). Seção em forma de vírgula. Identificação: Cabo com círculo. Não girar. Limagem do canal e alto poder de corte. Tipo C+: Ponta bem ativa em forma de pirâmides. Usada em canais muito fechados, em canais mais calcificados. Usa- se mais as da série especial e a 15 da 1ª série. Taper variado e mais resistente. 
OBTURAÇÃO: Para fazer o vedamento/obturação do canal radicular, associa a Guta Percha com o cimento endodôntico, selando completamente o canal radicular. Guta Percha é um material sólido, feita da borracha, extraída da seringueira. É encontrada de 2 maneiras: Cones principais: padronizados. Respeita-se o tamanho e o diâmetro das limas de ª1 e 2ª série. Cones Auxiliares: Acessórios, tem nomenclatura específica, são pontas que apresentam conicidade maior e pontas afiladas. Cimentos endodônticos: variando de acordo com a composição deles. Tipos de cimentos Endodônticos: cimentos a base de Óxido de zinco e eugenol, cimentos contendo hidróxido de cálcio, cimentos resinosos, cimentos ionoméricos e cimentos a base de MTA. 
Cones de ponta de papel absorvente: são utilizadas para secar o canal antes de obturar. Tem a mesma numeração que as limas. presentes em vários tamanhos como 1ª e 2ª série, MF, FM, etc. Os pacotes pré-esterelizáveis são preferíveis às embalagens convencionais.
Espaçador Digital: usado para auxiliar a inserção dos cones acessórios (abrir espaços para os cones). Aço Inox e NiTi: Amarelo, vermelho, azul e verde. Calcador de Guta percha: números 1, 2, 3, 4 (instrumento de Lucas). Função: condensar a guta percha verticalmente na embocadura dos canais radiculares. Também utilizadas para cortar a guta percha. 
INSTRUMENTAL COMPLEMENTAR: Lentulo Usado para inserir medicação intra-canal. Movimento horário. Vermelho, azul, verde e preto. Encaixa no contra ângulo. 
 Stops de Silicone 1 a 2 mm. Delimita o comprimento de trabalho. Curvatura do canal é guiada pela marcação. As limas j+ vem com stops de silicone. Serve para saber quanto que tem entre o instrumento e o local onde se quer trabalhar. 
Régua: Variados modelos. Deve ser perfurada. Esses furos são usados para calibrar o cone de guta percha. 
 Porta Limas: Facilita a limpeza do instrumento (Instrumento sujo o Reduz a eficiência do corte, aumenta o stress do instrumento).

Continue navegando