Buscar

Identificação Acetazolamida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Analise de Controle de Qualidade da Acetazolamida
1. Introdução 
O fármaco acetazolamida possui um mecanismo de ação biológica de inibição enzimática no controle de secreções de fluidos, sua utilização se torna muito relevante na medicina humana, por isso que a identificação do produto deve ser feita para a confirmação do produto usado, utilizando métodos analíticos que empregue seus parâmetros físico-químicos para identificação e presença e impurezas.
2. Respostas
a) As amostras analisadas foram vendidas como acetazolamida, os primeiros testes eram de amostras desconhecidas. Os segundos testes foram utilizados amostras de especialidade farmacêutica, que também ao comprar foi afirmado como o fármaco acetazolamida, assim os testes foram aplicados para as duas amostras para a confirmação.
b) Este medicamento é destinado ao tratamento adjuvante de edema devido à insuficiência cardíaca congestiva; edema induzido por medicamentos; epilepsias, pequeno mal não especificado, convulsões não classificadas em outras partes; glaucoma primário de ângulo aberto; glaucoma secundário a outros transtornos do olho e uso pré-operatório em glaucoma primário de ângulo fechado.
c) O objetivo da analise reacional e colorimétrica é a confirmação técnica do fármaco em questão.
d) IMAGEM
e) A reação que emprega sulfato de cobre, é um teste colorimétrico que indica presença de acetazolamina. Quando se tem sulfato de cobre e hidróxido de sódio, ocorre uma reação de descolamento, aonde forma hidróxido de cobre e também sulfato de sódio, o hidróxido de cobre formado na reação é azul e insolúvel em água, mas se no meio houver a presença de acetazolamida, creio que o enxofre com pares de eletros livres se ligará no cobre, perdendo assim água, conferindo a este produto reacional a coloração azul esverdeado e solúvel em água.
f) A tira com acetato de chumbo, é um teste qualitativo, para identificação de sulfeto e ácido sulfídrico, então assim que é liberado o sulfeto de hidrogênio na reação com acetazolamida, quando o gás passa pelo chumbo, o enxofre liga-se no chumbo presente no papel resultando uma coloração marrom, o teste assim informa a presenta de enxofre liberado.
g) Outro Método de identificação, é no espectro de absorção no ultravioleta, na faixa de 230 nm a 260 nm, de solução a 0,003% (p/v) em hidróxido de sódio 0,01 M, há máximo em 240 nm e a absorvância é de 0,49 a 0,52. Também pode ser testado a faixa de fusão do insumo farmacêutico, se passar ou estiver abaixo da faixa de 206°C este produto está contaminado com outra substancia ou não é o declarado.
h) Fármacos como: Sulfatiazole, Ranitidina, Cimetidina, Nimesulida, Espirolactona, entre 
Outros.
3. Resultados, Discussões 
Ensaio A: No tubo 1, após adicionar todos os componentes da reação, continuou na sua forma inicial, sem odor característico e sem presença de coloração na tira de papel. O resultado era esperado pois este tubo era o controle negativo. No Tubo 2 e 3, amostra e padrão secundário, respectivamente, o resultado foi positivo produzindo um odor característico de ácido sulfídrico e presença da coloração marrom na tira na boca do tubo 2 e 3, resultando em presença de acetazolamida, na amostra desconhecida e na amostra referência.
Ensaio B: No Tubo 1 (Branco), presença negativa de acetazolamida, resultando em uma solução heterogênea, com um precipitado azul claro, já no tubo 2 e 3, amostra desconhecida e amostra referência, respectivamente, revelou uma solução homogênea sem precipitado com uma coloração azul esverdeado, confirmado a cor pela diferença da cor manifestada no tubo 1, assim resultando na presença de acetazolamida
Ensaio A1: Repetindo a mesma reação no ensaio A, mas no tubo 2 possuindo uma especialidade farmacêutica para ser testada a presença do fármaco em questão, e no tubo 3 amostras referência, dos testes reacionais todos deram positivo, confirmando presença de acetazolamida
Ensaio B2: Repetindo o ensaio B, desta vez testando uma marca comercial, os tubos 2 e 3 deram positivos, para acetazolamida.
4. Conclusão 
Com os testes aplicados concluímos que para a identificação de acetazolamida é possível com um teste reacional e um colorimétrico, mas acreditamos que o teste reacional não possui muita confiabilidade pois para a reação acontecer necessita de um enxofre com pares de elétrons livres e outros fármacos, como já citado, também dispõe desta característica, assim para a identificação deste fármaco deve ser utilizado mais de um teste para sua identificação.

Outros materiais