Buscar

fundamentos do agronegócio - atividade 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PÓS-GRADUAÇÃO – EAD
AGRONEGÓCIOS 
DISCIPLINA – FUNDAMENTOS DO AGRONEGÓCIOS – valor total da atividade 5,0
ATIVIDADE 02
Como uma associação de produtores poderia ajudar o produtor a crescer?
As cooperativas e associações de produtores rurais são armas muito úteis ao agronegócio familiar, pois abrem portas de parceiras entre produtores e possibilitam também a utilização de linhas de crédito especiais para o ramo.  Além disso, ainda são ampliadas as oportunidades de cursos de profissionalização voltadas para os agricultores rurais, o  que estimula o aprendizado de novas práticas para aumentar a lucratividade da propriedade rural. As associações e cooperativas rurais de modo geral auxiliam o produtor a crescer o seu negócio e se fazer mais presente no mercado de sua região.
O que é, ou o que significa uma cadeia produtiva?
1. Existem várias formas para definir uma cadeia produtiva. “Talvez a mais simples e abrangente seja a de que a cadeia produtiva de um bem ou serviço é o conjunto de agentes econômicos que possuem parte relevante de seus negócios na produção desse determinado produto ou serviço. Enfim, é parte de uma cadeia produtiva toda empresa ou entidade que tenha a ganhar com seu crescimento ou perder com sua atrofia. Um agente econômico pode ser membro de várias cadeias produtivas. Por exemplo, uma empresa de fertilizantes participa das cadeias de café, do açúcar, da laranja, do trigo e daí por diante, embora cada uma dessas cadeias tenha sua individualidade e sua agenda próprias”. Dentro de uma cadeia produtiva típica, podem ser visualizados no mínimo quatro mercados com diferentes características : Mercado entre os produtores de insumos e os produtores rurais; Mercado entre os produtores rurais e a agroindústria; Mercado entre a agroindústria e distribuidores, e finalmente; Mercado entre distribuidores e consumidores finais. Existem várias aplicações do conceito de cadeia produtiva. Dentre elas apontamos:1. Como ferramenta de divisão setorial do sistema produtivo.2. Como instrumento de formulação e análise de políticas públicas e privadas buscando identificar os elos fracos de uma cadeia de produção e incentivá-la através de uma política adequada.3. Como ferramentas de descrição técnica-econômica. Consiste em descrever as operações de produção responsáveis pelas transformações da matéria-prima em produto acabado ou semi-acabado. Assim sendo, uma cadeia produtiva apresenta-se como uma sucessão linear de operações técnicas de produção.4. Como metodologia de análise da estratégia das firmas.5. Como ferramenta para análise da competitividade das cadeias agroindustriais
2. Cite três características que tornam o agronegócio brasileiro como um dos mais competitivos num futuro próximo:
De acordo com estimativas do Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo - CIMMYT (2012), os dados de necessidade de alimentos dão conta que: - Até 2015, a população dos países menos desenvolvidos aumentará à razão de 2,3% anual; porém, a superfície agricultável não aumentará de forma significativa; - Quase três bilhões de pessoas vivem em condições de pobreza; - 815 milhões de pessoas sofrem com a fome; - 50% das crianças nos países mais pobres sofrem com desnutrição; - Para 2025, mais de 2,8 milhões de pessoas sofrerão com a falta de água. Essas e outras estimativas demonstram que, apesar do bom momento que a agropecuária vive, será necessário ampliar sua efetividade para garantir um mínimo de qualidade de vida para as pessoas. E o agronegócio brasileiro é uma das apostas mais confiáveis para isso.
O que significa competência, quando falamos de agronegócio?
3. Competência, refere-se à capacidade do agronegócio de superar os obstáculos ambientais, tecnológicos e biológicos que limitam a produção de matérias-primas e de alimentos necessários à melhoria e manutenção da qualidade de vida das pessoas e do aprimoramento do desenvolvimento tecnológico.
Insiste, persista e nunca desista.
Boa Sorte.

Outros materiais