Buscar

AVA2 - Gestão Financeira - Trabalho final - passei

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão Financeira
Analise de projetos – AVA2.
Docente: 
Aluno: 
1 - Quais ensinamentos poderíamos obter da leitura gráfica que se apresenta?
2 - Qual o melhor projeto? Por quê?
3 - Devo escolher o melhor projeto pela maior TIR? Por quê?
4 - Para uma taxa de desconto de 16%, qual o melhor projeto?
Para os questionamentos acima, utilizei-me do gráfico apresentado no exercício. E através desta análise do gráfico, podemos chegar a algumas conclusões, e com essas pode-se responder as questões solicitadas da seguinte forma:
1) Temos como ponto de encontro dos dois projetos a TMA em 13%. Já a TIR do projeto vermelho é visualmente de aproximadamente, 18% já a do projeto azul é de 20%. Como ambas as TIR’s maiores que a TMA, os dois projetos são viáveis economicamente. Já em relação ao VPL, se a taxa for maior que 13% e até 20%, o projeto azul terá o maior, porém se a taxa for menor que 13% e até 0%, o projeto vermelho será o maior.
2) Isso dependerá do critério a ser utilizado, observando apenas graficamente e com as informações apresentadas, levo em consideração a TIR, e assim quem tiver a maior TIR, neste caso o projeto azul deverá ser o escolhido. Porém se adotarmos o critério do VPL, os dois projetos possuem a mesma TMA em 13%, portanto são indiferentes entre si neste critério.
3) É uma boa opção, porém existem diversas variáveis para se avaliar que caso utilizadas em conjunto com a TIR, podem dar um retorno mais assertivo, pois simplesmente o delta da TIR sobre a TMA, que demonstra o retorno pelo capital investido no caso da maior diferença pode ser algo para não se utilizar sozinho, pois pode levar o investidor a cometer erros, sendo assim não é recomendado esta prática. A TIR deve sempre ser usada em conjunto, com o VPL ou Payback, assim se pode obter uma imagem mais ampla do valor real de retorno por um projeto em potencial. Ainda existem indicadores muito importantes para o mercado, que o projeto também deve ser avaliado sobre o prisma da liquidez, o custo de oportunidade do projeto, além é claro dos riscos do desvio em relação ao planejado.
4) A partir do valor de referência de taxa a 13% apresentado pelo exercício, pode-se observar a “virada” em relação aos valores inferiores a taxa de 13%, quando o projeto vermelho era mais vantajoso, porém com a taxa a 16%, o gráfico já demonstra que o melhor projeto azul é melhor para a taxa de desconto de 16%, uma vez que o mesmo o maior VPL.

Continue navegando