Buscar

portfolio de politicas da educação

Prévia do material em texto

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA
	Disciplina: Políticas da Educação Básica.
	Tarefa: atividade do ciclo 2
	Nome: Itamar Jesus de Souza
	RA: 8048409
	Turma: DGEFL1801BAPA0O
	Parecer do Tutor: 
1) A partir de 1920 temos um novo cenário mundial onde segundo Serrazes e Corrêa (2013) “ocorre uma movimentação entre intelectuais comprometidos com a educação e a implementação de ideias renovadoras, esse movimento ficou conhecido como Escola Nova”.
Em 1934 foi promulgada uma nova constituição:
A [Constituição] de 1934, [...], incumbiu a União de ‘fixar o Plano Nacional de Educação, compreensivo do ensino de todos os graus e ramos, comuns e especializados, e coordenar e fiscalizar a sua execução em todo o território do país’. (GHIRALDELLI JÚNIOR apud SERRAZES e CORRÊA, 2013).
Em 1937 ouve uma nova constituição feita na era Vargas que “entre 1937 e 1945, no que se refere à educação escolar, foi à intervenção estatal por meio de leis orgânicas ou decretos-lei que, em conjunto, ficaram conhecidas como Reforma Capanema” (SERRAZES e CORRÊA, 2013).
Em 1946 é promulgada uma nova constituição que na área da educação ouve tais mudanças conforme, 
O princípio de que Educação é um direito de todos; a obrigatoriedade e a gratuidade do ensino primário oficial, incluindo programas de assistência aos estudantes carentes; a liberdade de oferta de ensino escolar à iniciativa privada; a manutenção do ensino religioso compulsoriamente nas instituições de ensino. (SERRAZES e CORRÊA, 2013).
Também na constituição de 1964 foi criada a lei de diretrizes e bases nacionais a (LDB), mas apenas em 1961 ela foi sancionada.
Com a ditadura que durou de (1964 a 1985) ouve novas reformas na educação brasileira, em 1968 ouve “a Reforma Universitária de 1968 visava, ao mesmo tempo, promover o controle ideológico dos cursos universitários e impor uma lógica propriamente burocrática, empregada em sua forma de organização e classificação dos alunos para seu ingresso”. (SERRAZES e CORRÊA, 2013).
 Outra reforma e mais ampla aconteceu para revogar a LDB de 1961;
A segunda reforma, mais ampla, atingiu o ensino básico por meio da sanção da Lei de Diretrizes e Bases nº 5.692/71, que revogou a LDB de 1961. Nesse momento, o ensino brasileiro passava a estruturar-se em três níveis: o 1º Grau correspondia ao primário e ao ginásio, com a duração de oito anos; o 2º Grau tornava-se profissionalizante compulsoriamente com duração de três ou quatro anos, dependendo da especialização escolhida; e o 3º Grau, que correspondia ao ensino superior (graduação e pós-graduação). (SERRAZES e CORRÊA, 2013).
Com o fim do regime militar, em 1988 é instituída uma nova constituição, onde é estabelecido os princípios gerais da educação nacional;
a) proclama que educação é direito de todos e dever do Estado e da família; b) estabelece os princípios da educação nacional inspirados no liberalismo, na democracia e no respeito aos direitos humanos; c) atribui competências ao Estado não só na oferta, mas também no atendimento aos estudantes, a fim de manter frequência obrigatória no ensino fundamental; d) determina percentuais mínimos à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios como forma de garantir financiamento à educação. ). (SERRAZES e CORRÊA, 2013). 
Em 1996 foi promulgada a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96.
 a) prevê em termos de níveis e modalidades de ensino, que a educação brasileira esteja dividida em duas partes: educação básica, constituída pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, e ensino superior; b) cria competências aos níveis administrativos em relação à educação fixando incumbências à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios; c) regulamenta nova estrutura curricular instituindo uma base nacional comum e uma parte diversificada no currículo escolar d) recomenda novo paradigma para a verificação do rendimento escolar, incentivando a aplicação de avaliações contínuas e contextualizantes; e) prevê regras flexíveis que visem à inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais à rede escolar comum. (SERRAZES e CORRÊA, 2013). 
2) Na constituição de 1988, do artigo 205 a 214 é falada sobre a educação, uma educação que é dever do estado e da família e para toda a população, sendo que todos terão a mesma igualdade. Este escrito nos artigos que essa educação para todos é para que ocorra o desenvolvimento pessoal, para cidadania e para o trabalho. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino. Os alunos tem o direito de estudar desde a pré-escola até o ensino superior de forma gratuita, tendo um atendimento especializado aos portadores de deficiência. O governo federal, estadual e municipal a formação do sistema de ensino, sendo que ao governo municipal cabe a responsabilidade pelo ensino infantil e fundamental e ao estado fundamental e médio. Na parte financeira aos municípios cabe aplicar anualmente 25 por cento das suas receitas para a educação.
Acredito que a constituição federal de 1988, especificamente os artigos acima citados são muitos importantes para o futuro do nosso país, pois nesses artigos vemos que temos leis que busca a melhoria do ensino, a formação do da pessoa para o tanto para a cidadania quanto para o mercado de trabalho, além de erradicar o analfabetismo. 
Bem só que em 31 anos depois do inicio dessa nova constituição, ainda temos um alto índice de analfabetismo em nosso país, se temos as leis o porquê temos ainda tantos analfabetos? Porque temos tantas crianças fora da escola? Acredito que a responsabilidade seja dos órgãos responsáveis pela educação no Brasil, eles tem que rever o que esta sendo feito, para que assim possamos evoluir como nação.
3) Educação é dever da família e do estado inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, para a cidadania e qualificação para o mercado de trabalho.. o ensino é igualitário para todos, coma a garantia de qualidade, consideração com a diversidade étnico-racial, e a garantia do direito a educação e aprendizagem para toda a vida.
A educação básica possui três níveis são eles: a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. A educação infantil é oferecida em creches ou em algo equivalente para crianças até três anos, para pré-escola crianças entre 4 e 5 anos. Na educação infantil não existe promoção para o ensino fundamental, sendo necessários documentos sobre o desenvolvimento da criança.
O ensino Fundamental é obrigatório e tem duração de 9 nos, tendo inicio aos 6 anos de idade, tem como objetivo a formação básica do cidadão, desenvolver a capacidade de aprendizagem, aquisições de habilidades e a formação de valores e atitudes. No ensino fundamental é obrigatório o conteúdo que tarte sobre os direitos da criança e dos adolescentes.
O ensino médio é a etapa final da educação básica, e tem como finalidade o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, a preparação básica para o trabalho e a cidadania, além do desenvolvimento intelectual, o pensamento critico ea formação ética. Obrigatoriamente os alunos do ensino médio terão que estudar, Educação física, Arte, Sociologia, Filosofia e a Língua Inglesa, em todos os anos do ensino médio serão obrigados a estudar da Língua portuguesa e a matemática. A oferta da formação técnica no ensino médio poderá ser feita na própria instituição ou em parcerias com outras instituições aprovadas, além disso, as escolas deverão orientar os alunos no processo de escolha de áreas ou atuações profissionais.
A educação superior tem como finalidade estimular a criação cultural, pensamento reflexivo, além de formar diplomados em diferentes áreas de conhecimentos, atuar em favor da universalização e do aprimoramento da educação básica mediante a sua formação profissional. A graduação é para quem já cursou o ensinomédio ou algo equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo. A educação superior será ministrada em instituições de ensino superior, publica ou privada, também contará com 200 dias letivos no ano, excluindo os exames finais.
A educação básica tem por finalidade a formação para o exercício da cidadania e para inserir o aluno no mercado de trabalho e em cursos superiores. A educação básica poderá ser organizada em series anuais, períodos semestrais, ciclos e em outros critérios, as escolas. No calendário escolar a escola deve se adequar as peculiaridades local, cada ano letivo será constituído por 200 dias, sendo no mínimo 4 horas de aula por dia.
Consideram-se profissionais da educação básica, os que nela esta em presente exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, habilitados em nível médio ou superior para educação infantil e nos ensinos fundamental e médio. As instituições superiores manterão cursos para formar profissionais da educação básica, inclusive o curso normal superior destinado a formação de docentes para a educação infantil e para as primeiras series do ensino fundamental. A união prestará assistência aos estados e municípios para a elaboração de concursos públicos para profissionais da educação.
Penso que o Brasil tem leis que podem fazer o país ser reconhecido por nossa educação para isso precisamos por em pratica essas leis, vemos que desde recém-nascido a criança já pode frequentar uma creche e de lá para a pré-escola, e assim por diante, podendo fazer seus estudos ate o ensino superior totalmente gratuito, então o que falta para isso ser algo real? Acredito que a falta de oportunidade de emprego no nosso país, pois essa falta faz com que os pais retirem seus filhos da escola para trabalhar.
Referencias bibliográficas
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm acesso em 06/04/2019
Serrazes e Corrêa, 2013.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm acesso em 05/04/2019

Continue navegando