Buscar

(ATUALIZADO 2020) Trabalho de Educação Especial - Estácio - 1º Semestre. Pesquisa e análise de práticas pedagógicas na Escola Inclusiva.

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – CAMPUS EAD PIABETÁ
 CURSO DE LICENCIATURA EM 
 LETRAS – LIBRAS - LÍNGUA PORTUGUESA
 Pesquisa e análise de
 práticas pedagógicas na
 Escola Inclusiva.
 
 Disciplina: Educação Especial 
 Data:
 Professor(a): 
 Aluno: Fabio Junio Freire da Silva
 Matrícula: 
 1
 
	OBJETIVOS 
 Promover trocas de experiências e de saberes com a família, professores e demais profissionais envolvidos sobre as mediações realizadas em sala de aula, bem como no atendimento na Sala de Recursos Multifuncionais, em especial sobre o desenvolvimento do estudante e seus aprendizados na Língua de Sinais.
	INTRODUÇÃO
 Propiciar condições no contexto escolar, em caráter complementar e/ou suplementar ao Ensino Fundamental I e II, possibilitando o desenvolvimento da autonomia dos estudantes público-alvo da Educação Especial, especificamente os Surdos, colaborando na construção do seu aprendizado, por meio de recursos pedagógicos e estratégias de acessibilidade, que possibilitem à eliminação de barreiras atitudinais e arquitetônicas, contribuindo para ampliar suas relações sociais e participação no contexto escolar e familiar, bem como gradativamente no ambiente não escolar.
 
 2
	ENTREVISTA 
Professora: Izadora Molás
Escola de atuação: E. M. Aureliano Coutinho.
 Pesquisa e análises de prática pedagógicas da Escola Inclusiva.
1: Qual a formação do professor?
R: Pedagogia Bilíngue no Instituto Nacional de Educação de Surdos.
2: Quais as características e necessidades específicas que os alunos apresentam?
R: Todos Surdos, porém, com causas diferentes, como nascimento prematuro e paralisia cerebral.
3: Como você realiza as adaptações necessárias no planejamento da aula?
R: Nossos planos são de acordo com a deficiência de cada aluno e seu nível de escolaridade, são trabalhados jogos estruturados para as disciplinas como: matemática, português, ciências, história, motricidade fina, educação física e etc. Nossos planos são individuas para cada aluno.
4: Quais recursos adaptados estão disponíveis e quais adaptações no currículo são realizadas para adequar sua prática pedagógica às necessidades específicas do aluno incluído? 
Nossas adaptações são na maneira do ensinar para cada aluno, pois cada um segue um plano, uma rotina diferente de acordo com sua necessidade especial, fazemos adaptações nos jogos, nas atividades escritas nos cadernos, pois para chamar atenção do aluno, escrevemos atividades a punho com canetinhas e com recortes, montado uma atividade visual, trabalhamos com cada aluno atividades no individual professor -aluno. Utilizamos o computador com jogos apropriados para cada um.
5: As atividades desenvolvidas mobilizam os saberes, as habilidades e as 3 interações entre os diferentes alunos da turma? 
R: Nossas aulas são diárias de terça a sexta de 07h30min as 11h00min, e de 13h30min ás 17h00min divididos em dois turnos. Nossas atividades são baseadas nas necessidades de cada aluno verificando o nível de aprendizagem de cada um e vendo o seu nível de compreensão. Nossos jogos estruturados são realizados pelos próprios professores da sal a especial com materiais de baixo custo como: garrafas pet, tampinhas de garrafas, caixas de leite, papelão, isopor, etc. Jogos que evolvam a matemática, português, ciências, atividades de escrita e leitura, raciocino lógico, nossos alunos são capazes, agora faltam serem incentivados a buscar a realizar.
6: O tempo e os recursos são adequados?
R: Nosso tempo com os alunos é maravilhoso e também a troca de experiências, carinhos e conhecimentos, mas nosso tempo de planejar é corrido, pois cada aluno tem um plano diário e mensal, realizamos estudos de caso de cada um, fazemos a avaliação semestral, confecção de cadernos diários de classes e casa.
7: Ocorrem parcerias entre professor, aluno, a equipe pedagógica, gestor da escola e a família do aluno incluído? 
R: Sim, temos um vínculo muito grande com a família, pois são sempre presentes em sala. Temos uma agenda diária, onde nos comunicamos todos os dias com os pais. Escrevemos o dia a dia do aluno em sala e em casa os pais nos avisam como eles passaram o resto do dia. Já com a escola, temos um bom convívio, os alunos são inseridos em tudo na escola, sempre presentes, nossa relação com os alunos é maravilhosa, eles são carinhosos, nos respeitam. Fazemos nossos passeios diários e eles têm segurança na gente.
8: Como a avaliação da aprendizagem do aluno com necessidades educacionais é realizada? 
R: Nossa avaliação é feita de duas formas, uma avaliação semestral onde se realiza uma avaliação escrita verificando o desempenho da resolução do aluno. Já a outra é feita pelo professor avaliando o aluno o seu desempenho durante todo o semestre, 4 verificando o que aprendeu e o que precisa melhorar.
 
9: Quais os maiores desafios enfrentados pelo professor na construção de uma proposta inclusiva de educação? 
R: O preconceito e falsa inclusão. Porque incluir, é fazer aquele aluno especial participar e interagir com o grupo em sala. Precisamos mostrar dentro da escola, que esses alunos são capazes sim! E inseridos em sala, eles vão fazer histórias. Os professores precisam abrir os olhos e o coração pra receber esses anjos, precisam buscar conhecimentos.
	RELATÓRIO
 
 Durante meus estudos, pude conversar com a professora Izadora Molás. Ela é formada em Pedagogia Bilíngue pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Atualmente, trabalha na Escola Municipal Aureliano Coutinho, localizada em Magé-RJ. A escola possui espaço físico com acessibilidade para alunos com necessidades especiais, sejam elas físicas, intelectuais ou sensoriais, e é referência na Região conhecida por ser “Polo de Educação de Surdos”. A docente Izadora trabalha na Sala de Recursos, com o foco na Alfabetização e Letramento de alunos Surdos que estudam ou não na unidade. Todos os alunos possuem intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que auxiliam a comunicação entre professor-aluno e aluno-turma.
 Na Sala de Recursos onde a professora leciona, ela atende um grupo de 5 alunos Surdos. Três são só Surdos, outra nasceu prematura (6 meses) e com isso, teve problemas motores e a surdez, e o último teve PC (Paralisia Cerebral) e consequentemente a perda da audição. O currículo dos alunos são os mesmos dos demais de sua classe, somente os recursos estratégicos são flexibilizados para facilitar sua aprendizagem. A escola trabalha constantemente com a família de cada aluno, pois com vários projetos escolares, a presença dos familiares incentivam, e há um maior desenvolvimento dos mesmos.
LINK DE ACESSO PARA ENTREVISTA COM IZADORA MOLÁS EM SUA SALA DE RECURSOS: https://www.youtube.com/watch?v=4kji2ggKTxc
 5
	CONCLUSÃO 
 Ao realizar está pesquisa foi possível refletir sobre as propostas educacionais que garantem “educação para todos”, nesse processo chamado inclusão. As práticas pedagógicas e o perfil dos professores são assuntos bastante discutidos e merece atenção, eles são alguns dos agentes diretos nesse processo. Durante essa entrevista foi possível observar que a professora “Izadora Molás” valoriza essa proposta de educação e entende que há necessidades de ações e serviços voltados para tal modalidade afim de oferecer aos alunos um atendimento pedagógico que perpasse pela transformação social para atender às expectativas dos alunos e suas limitações, pois a convivência social e o desenvolvimento educacional são visíveis mesmo com tantas dificuldades os alunos conseguem aprender e desenvolver-se enquanto cidadãos.
 “A INCLUSÃO ACONTECE QUANDO... 
 SE APRENDE COM AS DIFERENÇAS E NÃO COM AS IGUALDADES” 
 “PAULO FREIRE”
	REFERÊNCIAS 
MATISKEI, Angelina C. R. M. Políticas públicas de inclusão educacional: desafios e 
perspectivas. In:EDUCAR EM REVISTA. Curitiba, PR: Ed. UFPR, n.23,2004. P.185-202. 
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Adotada e Proclamada pela 
Resolução 217 A (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. 
	Disponível em:
http://www.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm.https://educ.org.br/algumas-estrategias-pedagogicas-para-alunos-especiais/ 
https://adriano-pinheiro.jusbrasil.com.br/artigos/235066696/direitos-das-pessoas-surdas-no-brasil

Mais conteúdos dessa disciplina