Buscar

Epidemiologia Cancer de mama

Prévia do material em texto

FAFIG – FACULDADE DE FOZ DO IGUAÇU
ANA CAROLINI RODRIGUES
ARALI MARIA CAMPOS
MARCELO
EPIDEMIOLOGIA
CANCER DE MAMA
Foz do Iguaçu 
2019
Câncer de mama
Para o Brasil estimam – se 59.700 casos novos em 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018 – 2019 com um risco estimulado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. 
Esse tipo de câncer é o primeiro mais frequente nas mulheres das região Sul (73,07\ 100 mil) Sudeste (69,50\100 mil) Centro – Oeste (51,96\100 mil) e Nordeste (40,36\100 mil). Na região Norte é o segundo tumor mais incidente (19,21\ 100 mil). 
Em termos globais, o câncer de mama é mais frequente e comum tumor maligno entre as mulheres com estimativa, para o ano de 2012 de 1,67 milhão de casos novos diagnosticados o que corresponde a 25,2% de todos os tumores malignos femininos e uma taxa de incidência de 43,3 % 100 mil. É a primeira causa de morte por câncer entre as mulheres sendo estimada 522 mil mortes para 2012 o que representa 14,7% de todos os óbitos. Embora tenha uma taxa mortalidade maior do que qualquer outro câncer (12,90\100 mil), o câncer de mama tem letalidade relativamente baixa, dado que a taxa de incidência. É também o mais prevalente, com aproximadamente 8,7 milhões de sobreviventes previstos e, 2012. 
Conceito 
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desornada de célula da célula da mama, quando as células anormais se multiplicam formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, e a doença pode evoluir de diferentes formas. Uns se desenvolvem mais rápido e outros lentamente. 
Sinais e sintomas
Pode ser percebido em fases inicias como 
· Nódulo (caroço) perceptível pela própria mulher. 
· Pele avermelhada, retraída ou aparência de casca de laranja.
· Alterações no bico do seio (mamilo)
· Pequenos nódulos nas axilas e no pescoço
· Saída anormal de liquido nos mamilos. 
Esses sinais devem ser investigados por um médico. E importante as mulheres observarem suas mamas. A postura atenta das mulheres em relação a saúde de suas mamas é fundamental para a detecção precoce do câncer de mama. 
Tratamento
A orientação é de que a mulher faça o autoexame da mama, e procure o médico sempre que perceba alguma alteração suspeita.
A mamografia, aplicada no processo de rastreamento apresenta eficácia comprovada. O objetivo é detectar e tratar o câncer precocemente, facilitando o tratamento.
O câncer já diagnosticado pode ser dividido em estágios:
Estágio l e ll –Procedimento cirúrgico, retirada do tumor, ou mastectomia com reconstrução mamária e avaliação dos linfonodos axilares. O tratamento será determinado de acordo com o risco de recorrência, idade da paciente, comprometimento linfonodal e tamanho tumoral. Também pode ser indicado a hormonioterapia e her – 2 (fator de crescimento epidérmico 2)- com possível indicação de terapia biológica anti- HER -2.
Estágio lll e lV – Nessa situação, o tratamento na maioria das vezes é feito com quimioterapia e radioterapia. É fundamental que a decisão terapêutica busque o equilíbrio entre a resposta tumoral e o possível prolongamento da sobrevida, levando- se em consideração os potenciais efeitos colaterais decorrentes do tratamento.
 Câncer de mama em homens 
Apesar da pouca informação discussão, os tumores cancerígenos aparecem em homens, menos de 1% dos casos são em media 14.000 casos em mulheres enquanto são apenas 200 casos em homens (INCA – instituto nacional do câncer)
Costuma ser mais letal por conta do diagnostico tardio, não há cultura do autoexame em homens, detectando a doença em estagio avançado. Segundo dados epidemiológicas a quantidade de casos tem aumentado e a idade que a doença costumava se manifestar diminuiu. Era acometido em homens mais velhos, a partir dos 50 anos, e também por conta da predisposição genética. 
Atualmente o uso continuo de esteroides e anabolizantes mudou o perfil da doença. Esses suplementos aumentam o volume do tecido mamário e o câncer acaba se manifestando. Manter um bom peso e exercícios regulares é sempre uma ótima opção de prevenção da doença, uma vez que o excesso de peso de volume do tecido adiposo pode acarretar acarretar em conversão de hormônio masculino em feminino. 
O fator principal do diagnostico precoce é o preconceito, por conta de mastologista ser considerado medico de mulher. O diagnostico é muito mais simples em homens por tecido mamário menos volumoso, facilita sentir os caroços característicos da doença.
O tratamento é igual para ambos os sexos, mas é bem menos mutiladora para os homens, porem a reconstrução mamaria é bem mais perfeita para as mulheres. 
 Por ser raro os próprios profissionais não reconhecem imediatamente os sintomas em homens, apesar de que pelos sintomas eles normalmente procuram primeiramente dermatologistas, fazendo que a doença se espalhe para ossos e pulmões muito rapidamente tornando quase impossível as chances de cura.
Recomendações nutricionais
Segundo Dr. David Servan autor do livro anti-câncer, a principal recomendação é de prestar muita atenção na conexão mente e corpo, principalmente no impacto negativo de sentimentos prolongados de impotência e desespero. E quando não se cuida desses sentimentos, eles contribuem para os processos inflamatórios que podem ajudar no crescimento do câncer.Dr Davis também enfatiza a necessidade de fortalecer nossa saúde e melhorar nosso “terreno” criando uma biologia anticâncer dentro do nosso organismo. Isso por fim abrange: PH baixo, maus hábitos de alimentação e de vida, como o fast food e o sedentarismo que são condições acidificantes e causam um metabolismo que deprime o sistema imunológico.
Há cerca de dois mil anos, o médico grego Galeno de Pergamo notava que pessoas deprimidas tinham mais tendência a desenvolver doenças. O Dr. Walter Hily Walshe, cirurgião norte americano que se destaca no tratamento do câncer, acrescentou: ‘ Eu mesmo encontrei casos em que a relação psicológica e o câncer parecia tão clara que continuar discutindo esse assunto seria desafiar a razão”
Estudos mostram que uma grande proporção de mulheres com câncer de mama está convencida de que sua doença é a consequência de um estresse que elas não souberam administrar- um aborto, um divórcio, a doença de um filho, ou a perda de um emprego ao qual eram apegadas.
Lista dos pequenos e grandes transformadores de vida:
· Evitar os produtos químicos industriais quando for possível
· Evitar os pesticidas e inseticidas
· Evitar os produtos de limpeza químico
· Evitar o alumínio em contato com a pele
· Evitar os parabenos e os ftalatos nos cosméticos
· Evitar cremes que contém estrógenos ou hormônios placentários
O que comer:
· Comer produtos orgânicos de animais alimentados a pasto
· Reduzir o açúcar, as farinhas brancas, margarinas, gorduras hidrogenadas.
· Aumentar consumo de peixes
· Aumentar os alimentos anticâncer como a cúrcuma, chá verde, frutas e legumes.
· Mexer-se, Meditar, e libertar-se do sentimento de impotência
· Fazer 20 ou 30 minutos diários de atividade física, tomar sol, praticar ioga ou outro método de autocentrarem, resolver traumas passados, encontrar uma pessoa com quem possa compartilhar as emoções.
Referencias 
Câncer em homens – Simposio internacional de câncer de mama no hospital Sirio libanês, Dra Cristiane Nimir
INCA – Instituto nacional do câncer ww1.inca.gov.br
Livro – Anticâncer prevenir e vencer usando nossas defesas naturais – Rejane Janowizter e Regiane Winarski

Continue navegando