Buscar

ED FARMACOLOGIA JUSTIFICADA

Prévia do material em texto

1 A Atropa belladonna contém a atropina e a escopolamina como alcalóides principais, sendo muito semelhantes estruturalmente. Ambos os fármacos têm usos diversos, por exemplo, como antiespasmódicos nos tratos gastrintestinal e urinário, em Oftalmologia como midiátricos e como pré-anestésicos para diminuir a secreção brônquica. As ações mediadas por tais fármacos se devem ao fato de que:
R: (E) Justificativa: Antagonistas dos receptores muscarínicos. Esses agentes antagonizam seletivamente as ações da ACh nos receptores muscarínicos. Os antagonistas muscarínicos de origem natural são: Atropina (hiosciamina) – alcaloide tropânico isolado da espécie atropa belladona (beladona) e datura stramonium (estramômio).
2 As intoxicações por chumbinho, principalmente pela população adulta e em tentativas de suicídio, são consideradas importante causa de morbi/mortalidade no Brasil e estão relacionadas ao comércio ilegal de praguicidas inibidores da acetilcolinesterase, com o propósito de uso como raticida, desviando-se do uso agrícola autorizado no país. Tais compostos são inibidores da acetilcolinesterase, impedindo a inativação da acetilcolina, permitindo assim sua ação mais intensa e prolongada nas sinapses colinérgicas. Em relação a situação descrita é possível afirmar que:
I) Dentre os efeitos observados pela intoxicação estão: bradicardia, hipotensão, secreções excessivas, broncoconstrição e hipermotilidade gastrintestinal
II) O tratamento da intoxicação por anticolinesterásicos constitui-se na administração de agentes antimuscarínicos como a pilocarpina para a redução da estimulação parassimpática
III) No caso da intoxicação por organofosforados, são também indicados os regeneradores enzimáticos como a pralidoxima.
R: (B) justificativa: O tratamento específico para este tipo de ocorrência é feito com a pralidoxima, um agente que reativa a enzima colinesterase e protege aquela que ainda não foi inibida pelo inseticida anticolinesterásico, e pela Atropina, um antagonista dos efeitos da acetilcolina.
3 Um homem de 75 anos que foi fumante durante 50 anos foi diagnosticado com doença pulmonar obstrutiva crônica, apresentando grande dificuldade de respirar e crises de broncoespasmo ocasionais. Agentes anticolinérgicos impedem o aumento da concentração intracelular de AMP cíclico, causado pela interação da acetilcolina com o receptor muscarínico na musculatura lisa brônquica, assim obtendo-se o efeito broncodilatador após a inalação. Qual o anticolinérgico útil para o tratamento?
R: (D) JUSTIFICATIVA: Brometo de Ipratrópio solução para nebulização (gotas) é indicado como broncodilatador para o tratamento de manutenção do broncoespasmo associado à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que inclui bronquite crônica e enfisema.
4 Incontinência urinária é definida como a perda involuntária de urina, que se torna um problema social e/ou higiênico. A incontinência por urgência é a perda involuntária de urina associada ao forte desejo de micção. Neste caso, as pacientes apresentam instabilidade do controle da micção e o tratamento é basicamente farmacológico. A tolterodina é um fármaco com ação antiespasmódica e anticolinérgica mais seletiva para os receptores vesicais, sendo frequentemete utilizada no tratamento da incontinência por urgência. A despeito da sua alta seletividade, pode causar efeito anticolinérgico mais amplo caracterizado por:
I) Boca seca, dispepsia e diminuição do lacrimejamento
II) Bradicardia, insônia, intensa salivação
III) Sonolência, olhos secos e dificuldade para urinar
R: D justificativa: Tolterodina pode causar efeitos antimuscarínicos de leves a moderados, tais como boca seca, dispepsia, Tontura, dor de cabeça e sonolência Visão anormal (incluindo acomodação anormal) olhos secos, Disúria retenção urinária e diminuição do lacrimejamento.
5 O relaxante muscular que age diretamente no mecanismo contrátil das fibras musculares é:
R: D justificativa: Dantrolene sódico é um relaxante muscular que age através da abolição de acoplamento excitação-contração nas células musculares, provavelmente por ação do receptor de rianodina. É o único tratamento específico e eficaz para a hipertermia maligna, um distúrbio raro que ameaça a vida desencadeada por anestesia geral.
6 Hipotensão, bradicardia, depressão respiratória e fraqueza muscular, sintomas irresponsivos à atropina e a neostigmina, resultaria mais provavelmente de intoxicação por:
R: B justificativa: os principais sintomas da intoxicação por nicotina são náusea, vômito, hipotensão, sudorese salivação, bradicardia, depressão respiratória e fraqueza muscular
7 Todas as drogas abaixo possuem efeitos antimuscarínicos significantes, EXCETO:
Resposta: B, justificativa: O Brometo de Piridostigmina, é um inibidor eficaz da colinesterase. Ele se diferencia por um lento início de ação, pela uniformidade de efeito, duração de ação relativamente longa e uma diminuição progressiva do efeito colinérgico.
8 - O inibidor da colinesterase utilizado no diagnóstico da miastenia grave é:
Resp: A justificativa: Edrofônio é uma droga anticolinesterásica(parassimpaticomimética) aplicada na medicina para o diagnóstico de miastenia gravis. Ao inibir a enzima que degrada a acetilcolina(Ach), a colinesterase, permite que a Ach estimule por mais tempo os receptores nicotínicos na placa muscular. As ações do edrofônio são similares às da Neostigmina, mas é absorvido mais rapidamente e tem uma ação mais curta, de cerca de 10 minutos. É uma amina quartenária, não atravessa a barreira hemato-encefálica. Em pacientes com miastenia gravis uma injeção intravenosa causa um rápido aumento da força muscular.
9 - Todos os efeitos abaixo são provocados pela ativação do sistema nervoso parassimpático, EXCETO:
Resp: C justificativa: A contração dos músculos esqueléticos é um processo que resulta no encurtamento das fibras musculares, estruturas alongadas que apresentam duas proteínas contráteis: a miosina e a actina. A miosina é responsável por formar os filamentos grossos, enquanto a actina forma os filamentos finos. Esses dois filamentos juntos são chamados de miofibrilas.
10 – 
Resp: (E)justificativa: Relaxar depois de um esforço ou uma situação de estresse. Regular as batidas do coração depois de um susto ou uma corrida. Relaxar nossos pulmões ao reduzir a entrada de oxigênio e favorecer um estado de calma… Todos esses processos são regulados e controlados pelo sistema nervoso parassimpático.

Continue navegando

Outros materiais