Buscar

Tentativa 1 ppp1 fundamentos da educação infantil práticas pedagógicas

Prévia do material em texto

Tentativa 1 ppp1 fundamentos da educação infantil práticas pedagógicas
Por Escrito: mar 4, 2020 18:53 - mar 4, 2020 19:29
Exibição do Envio
liberado: mar 23, 2020 23:59
	Pergunta 1
	
	0.2 / 0.2 pontos
Leia atentamente o texto a seguir:
"A afetividade é necessária para a formação de pessoas felizes, seguras e capazes de conviver com o mundo que as cerca, pois ela é uma importante aliada nas intenções pedagógicas, responsável por criar vínculos relevantes e imprescindíveis para o Ensino de Educação Infantil que deverá ser oferecido segundo a Política Nacional de Educação Infantil 2006, '[...] em creches ou entidades equivalentes (crianças de 0 a 3 anos) e em pré-escolas (crianças de 4 a 6 anos)'. Sendo uma importante etapa inicial da Educação Básica que é integrante do sistema de ensino, pois tem como principal objetivo estabelecer bases para a personalidade humana, inteligência, vida emocionais e sociais da criança."
Amorim, M. C. S. de.; Navarro, E. C. Revista Eletrônica da Univar, n. 7, p. 1–7, 2012. Disponível em: <http://www.univar.edu.br/revista/downloads/afetividade_educacao_infantil.pdf>. Acesso em: 12/02/2015.
Considerando a citação apresentada e as aulas do texto-base sobre afetividade, analise as afirmativas a seguir:
I. O psicólogo Henry Wallon estudou a complexidade da afetividade e sua relação com o desenvolvimento humano, composto por três dimensões que se comunicam o tempo todo: a motora, a afetiva e a cognitiva.
II. A primeira relação afetiva que o ser humano manifesta é a agressividade, como uma forma de proteção, devido a sua fragilidade.
III. O conceito de afetividade, segundo Henri Walon, consiste de um conjunto de fenômenos expressos por emoções, sentimentos e paixões.
IV. A afetividade na Educação Infantil contribui para o processo de ensino e aprendizagem das crianças, principalmente por meio da interação entre professor/aluno e aluno/aluno.
	
		 
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
		 
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
		 
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
		 
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
		 
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
	Exibir Comentários
	Pergunta 2
	
	0 / 0.2 pontos
“As cem linguagens da criança
[...]
A criança tem
cem linguagens
(e depois cem cem cem)
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
lhe separam a cabeça do corpo.
[...]”
 
EDWARDS, C., GANDINI, L., FORMAN, G. E. As Cem Linguagens da Criança. Porto Alegre: ARTMED, 1999.
 
Considerando a poesia e pensando o modo como o currículo na Educação Infantil é trabalhado em âmbito nacional, é plausível afirmar que:
	
		a) 
	o poema retrata a multiplicidade de linguagens das crianças, enfatizando que a escola e a cultura favorecem esse tipo de abordagem, como no trecho “a escola e a cultura lhe separam a cabeça do corpo”.
	
		b) 
	o poema considera que as crianças possuem facilidade em lidar com a separação das linguagens, que é ensinada pela escola e pela cultura, comprovado pelo excerto “as cem existem”.
	
		c) 
	o poema aborda as relações das crianças com a escola e com a cultura, para notar que as possibilidades de ações das crianças impedem avançar os assuntos do currículo.
	
		d) 
	o poema trava uma crítica aos modos de ensino que privilegiam o fragmentar da cultura, das linguagens e do conhecimento, em detrimento da interdisciplinaridade e dos múltiplos caminhos transversais.
	
		e) 
	o poema considera as múltiplas possibilidades de atuação com crianças, elencando ações que enfatizam o caráter plural da escola.
	Exibir Comentários
	Pergunta 3
	
	0.2 / 0.2 pontos
As práticas pedagógicas desenvolvidas nas instituições de Educação Infantil devem assegurar experiências que tornem viável o conhecimento de si e do mundo pela criança. Tais ações podem ser postas em exercício por meio de experiências expressivas, corporais e sensoriais que permitam a individualidade, a expressão, o respeito aos ritmos e desejos da criança. Segundo essa premissa, os currículos devem estar organizados a partir de campos de experiências que orientem as ações no processo de ensino e aprendizagem das crianças na Educação Infantil.
Com base na indicação desses campos de experiências, numere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos campos a seguir.
 
1. O eu, o outro e o nós.
2. Corpo, gestos e movimentos.
3. Escuta, fala, pensamento e imaginação.
4. Traços, sons, cores e formas.
5. Espaço, tempos, quantidades, relações e transformações.
 
I. (  ) A prática de diversas modalidades de interação verbal (ouvir, falar, dialogar, explicar, imaginar, fantasiar etc.), contribuem para o desenvolvimento de um pensamento lógico e criativo.
 
II. (  ) É conhecendo e explorando os espaços que as crianças ampliam seus conceitos geométricos, de direção, grandeza e propriedades dos objetos. Aos poucos, vão desenvolvendo habilidades numéricas de tirar, adicionar, dividir, multiplicar, representar, abstrair etc., sempre por meio das experiências cotidianas.
 
III. (  ) Trabalha com as experiências de interação com os pares e os adultos, a partir das quais as crianças constroem um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida e pessoas diferentes.
 
IV. (  ) É muito importante que bebês e crianças estabeleçam vínculos afetivos, com outras crianças e com adultos, por meio do convívio social, valorizando e respeitando as características dos outros e de si mesma.
 
V. (  ) Ao nascer, os primeiros gestos e movimentos já se caracterizam como fatores de aprendizagem, desde chorar até o movimento de sucção para mamar.
 
VI. (  ) Propiciar momentos para o sentir estético das crianças, auxilia na construção do sentido do belo, na apreciação artística e no uso de diferentes linguagens: visuais, sonoras etc.
 
Qual das sequências indica a ordem correta das assertivas?
	
		a) 
	2, 1, 4, 5, 1, 3.
	
		b) 
	2, 4, 1, 3, 5, 2.
	
		c) 
	2, 4, 3, 3, 5, 1.
	
		d) 
	3, 5, 1, 1, 2, 4.
	
		e) 
	2, 4, 5, 3, 1, 1.
	Exibir Comentários
	Pergunta 4
	
	0.2 / 0.2 pontos
O currículo da Educação Infantil é concebido a partir de documentos normativos de níveis nacional, estadual e municipal que contemplam essa etapa educacional; são constituídos por uma construção ideológica, marcada por intenções, sendo uma forma de expressar interesses e forças que permeiam o sistema educativo.
 
Desse modo, construído por meio de documentos legais, entende-se o currículo na Educação Infantil como:
	
		a) 
	construção individual, sendo instrumento lúdico, cultural e anárquico.
	
		b) 
	construção individual, sendo instrumento docente e universal.
	
		c) 
	construção coletiva, sendo instrumento político, cultural e científico.
	
		d) 
	construção coletiva, sendo instrumento lúdico, cultural e comunitário.
	
		e) 
	construção coletiva, sendo instrumento político, plural e catedrático.
	Exibir Comentários
	Pergunta 5
	
	0.2 / 0.2 pontos
Leia atentamente a atividade proposta por Celso Antunes em seu livro Alfabetização Emocional: novas estratégias (2009):
"Estudo de caso
1. Para esta atividade o professor deve reunir uma série de casos simples envolvendo situações familiares e escolares que despertem o interesse e que demonstrem a exaltação de estados de emoções:
Exemplos:
· O caso de Renata, que por não suportar uma punição coletiva, denunciou sua amiga Elaine, que havia furtado uma fruta da lancheira de outro colega.
· O caso de Miguel, que defendeu seu amigo ausente e perdeu a solidariedade do grupo que o acompanhava.
· O caso de Paulo, que não concordou em estragar o brinquedo do parquinho, mas assumiu a punição pelo ocorrido, mesmo não sendo o culpado.
2. Os casos devem ser relatados em sala, se possível dramatizando.
3. O caso deve abrir possibilidade para amplas discussões, com diferentes posicionamentos assumidos pelos alunos.
É essencial que nestas oportunidades o professor não assuma posições e nem demonstre simpatia por algumas delas, limitando-sea conduzir o debate, colocando ou restringindo a palavra aos participantes."
ANTUNES, C. Alfabetização Emocional: novas estratégias. Rio de janeiro: Vozes, 2009. p. 15. (Adaptado).
Considerando as informações apresentadas e o texto-base da disciplina, identifique o(s) conteúdo(s) que o professor pode trabalhar com esta atividade.
	
		 
	A diferença entre emoções e sentimentos.
	
		 
	Autoridade sem autoritarismo por parte do professor.
	
		 
	Respeito, solidariedade e empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro).
	
		 
	A necessidade de impor limites com regras e combinados.
	
		 
	As responsabilidades da família e da escola no desenvolvimento dos alunos.

Mais conteúdos dessa disciplina