A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
31 pág.
APOL 2 RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS 3 TENTATIVAS

Pré-visualização | Página 1 de 6

Questão 1/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o  fragmento de texto:
“Historicamente, podemos encontrar algumas ações governamentais com características de ações afirmativas, nas quais o governo intervém para minimizar problemas sociais e responder a questões conturbadas do mercado de trabalho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 71-85, 2015. p. 73.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil sobre as ações afirmativas, assinale corretamente a alternativa que identifica o objetivo dessa política.
Nota: 10.0
	
	A
	Promover a igualdade para consolidar o processo democrático, garantindo a diversidade e a pluralidade social.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se “O objetivo das políticas de ações afirmativas é antecipar o movimento de equalização que dê condições de assegurar o processo democrático, no in tento de afiançar a diversidade e a pluralidade social (Piovesan, 2005). Esclarecemos que igualdade é aqui considerada como pautada no respeito à diferença e à diversidade. (texto-base, p. 73)
	
	B
	Redefinir o mercado de trabalho a fim de garantir o processo aristocrático, com enfoque na  diversidade e pluralidade individual.
	
	C
	Identificar que nenhum afro-brasileiro obtenha a reivindicação para integrar a Guarda Civil.
	
	D
	Propiciar aos contingentes indígena e negro o acesso ao ensino fundamental.
	
	E
	Consolidar o processo democrático por meio da segregação das etnias e gêneros diferentes.
Questão 2/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o extrato de texto:
“Os defensores da necessidade de implementação do sistema faziam-no com base em pesquisas que apontavam claramente a desigualdade entre negros e brancos, evidenciando a superioridade econômica da população branca brasileira”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 71-85, 2015. p. 79.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, entre as  medidas tomadas para diminuir a desigualdade entre brancos e negros, qual foi a mais polêmica? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Sistema de Cotas para estudantes negros no curso superior.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se ao “[...] sistema de cotas, como foi designada a Política de Ação Afirmativa (PAA) de acesso de estudantes negros ao ensino superior, foi, sem dúvida, a mais polêmica de todas as propostas”. (texto-base, p. 78).
	
	B
	Política de Argumentos Afirmativos.
	
	C
	Sistema de Inclusão Assistencialista.
	
	D
	Sistema de Inclusão Privativo.
	
	E
	Política de Espaços Raciais (PER).
Questão 3/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
“Durante esse debate, alguns contrários foram convencidos da necessidade da implantação das cotas, e outros preferiram continuar com suas 'velhas opiniões formadas'. Várias universidades, utilizando-se da autonomia que a lei lhes concede, decidiram adotar o sistema de cotas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 71-85, 2015. p. 80.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos  do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que aponta corretamente a primeira Universidade que contemplou o sistema de cotas.
Nota: 10.0
	
	A
	Universidade de Brasília (UnB).
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se “A primeira foi a Universidade de Brasília (UnB)”.  (texto-base, p. 78).
	
	B
	Universidade Federal do Paraná (UFPR).
	
	C
	Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
	
	D
	Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
	
	E
	Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Questão 4/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o extrato de texto:
“[...] com base nas interações sociais e culturais, conforme nos informam as contribuições teóricas vindas da psicologia social e da antropologia social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 91-108, 2015. p. 96 .
 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil  em relação à noção de identidade, com quais noções ela se articula? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	De igualdade e de semelhança.
	
	B
	De uniformidade e de compatibilidade.
	
	C
	De proporção e de identidade.
	
	D
	De analogia e de convergência.
	
	E
	De igualdade e de diferença.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se  ao “[...] a identidade articula dialeticamente com a noção de igualdade e a de diferença”. (texto-base, p. 96).
Questão 5/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o fragmento de texto:
“A relação entre identidade e igualdade pode ser percebida sob vários pontos de vistas. Em primeiro lugar, a construção da identidade dos sujeitos pressupõe um processo de práticas e modos de viver e agir coletivos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 91-108, 2015. p. 96-97 .
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, à oposição ao individualismo exige uma identificação das pessoas com... 
Nota: 10.0
	
	A
	a segregação racial.
	
	B
	a subjetividade humana
	
	C
	a coletividade abstrata.
	
	D
	a individualidade absoluta.
	
	E
	a coletividade humana.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se a “[...] busca pelo igual se apresenta em oposição ao individualismo e exige uma identificação das pessoas com uma coletividade humana”. (texto-base, p. 96-97).
Questão 6/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
“[...] alguns estados brasileiros implantaram conselhos especiais que tratassem das questões que envolviam o Negro [...]. Em 1984, o Estado [...] foi pioneiro ao implantar o Conselho da Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, que tinha entre seus objetivos investigar denúncias de disseminou-se e violência policial contra os negros". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 71-85, 2015. p. 74.
Tendo em vista o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira