Buscar

Sociologia e Saúde: Reflexões sobre Desigualdade, Raça, Etnocentrismo, Biopoder e Corpo

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO
PORTFÓLIO
FILOSOFIA E SOCIOLOGIA APLICADA À SAÚDE
Érica Ferreira Nunes - 8108386
Professor: Edson Renato Nardi
Março/2020
Pelotas
	Conceito sociológico de saúde
	Sua importância é saber sobre inúmeros aspectos da vida humana, os quais são primordiais para todas as pessoas, dito que todas são membros de uma sociedade, compartilhando suas regras, mecanismos de poder, exclusão e etc. Trata de fornecer às pessoas conhecimentos que mostram como a sociedade funciona em sua totalidade, o que dá às pessoas senso crítico de si mesma, dos outros e da realidade.
	Desigualdade social
	Faz parte das relações sociais, pois determina um lugar aos desiguais, seja por questões econômicas, gênero, cor, crença, de círculo ou grupo social. Dito isso, prejudica e limita o status social de pessoas por determinados motivos.
	Raça
	O conceito de raça ainda é amplamente utilizado pela sociologia para o entendimento das diferentes relações que se estabelecem em torno do valor que existe em respeito da cor, pois o impacto social ainda existe.
	Etnocentrismo
	Processo contínuo de produção cultural entre diferentes gerações a partir d contato e da participação no meio social em que a etnia se configura. Os grupos étnicos distinguem-se por características de cunho cultural, como a língua, religião, vestuário e entre outros.
	Biopoder
	Se encontra associado a alguma forma de saber. Certo é que o exercício do direito à saúde tem sido particularmente mais determinado pelas estruturas do biopoder, um conceito desenvolvido por Foucault (1979).
	Conceito sociológico de corpo
	Aos profissionais de saúde, no corpo da dimensão política, social, cultural, na diferença entre as classes sociais e de gênero, trazem instigantes reflexões acerca da corporeidade que nos cerca. O corpo é visto como um elemento atrelado à base material.
REFERÊNCIAS
http://www.prac.ufpb.br/anais/IXEnex/iniciacao/documentos/anais/6.SAUDE/6CCHLADCSMT01.pdf
https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/desigualdades-sociais-entenda-como-surgem-e-por-que-elas-se-perpetuam/
BOTTOMORE, T. B. Introdução à Sociologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
A SOCIOLOGIA DO CORPO. Le Breton D. Petrópolis: Editora Vozes; 2006. 104 pp.

Continue navegando