Buscar

Questões Economia Politica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões de Economia Política A – Lobão
Bloco 1
1) Explique o que é ideologia e qual o seu papel na sustentação das demais estruturas de uma sociedade.
2) Explique os principais fundamentos da “Ética Paternalista Cristã” e mostre porque essa ideologia se tornou um entrave ao desenvolvimento das forças capitalistas.
3) “O conflito intelectual entre os dois pontos de vista fundamentalmente diferentes, refletidos nas obras mercantilistas, só se resolveu quando a filosofia e a economia liberal clássica extirparam os últimos vestígios da ética paternalista cristã medieval” Explique esse conflito latente no pensamento mercantilista.
4) Comente a seguinte declaração: O mercantilismo é tanto um conjunto de políticas praticadas como uma doutrina econômica verdadeiramente unificada definida pelos principais acadêmicos?
5) Por que os mercantilistas são muitas vezes chamados de bulionistas? Incorpore cada um dos seguintes aspectos em sua resposta: exportações, importações, colônias, guerra, tarifas, monopólios do governo, colonialismo, grandes populações, livre-comércio interno.
6) Por que os mercantilistas eram a favor de grandes contingentes populacionais e baixos salários?
7) Os mercantilistas perceberam que (a) um excedente de exportações pode provocar o ingresso de ouro e prata vindos de outros países e (b) aumentos no estoque de dinheiro podem elevar os preços de uma nação. Esses resultados são compatíveis um com o outro a longo prazo?

Outros materiais