Buscar

Análise do Livro Contando Matemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A)Fazendo uma análise do livro CONTANDO MATEMÁTICA pode-se constatar que o autor da obra aborda de maneira clara o conteúdo, sendo muito fácil para a compressão dos alunos. Nele há um contexto histórico, informando as evoluções e descobertas dos números ao longo do tempo, como também, uma grande quantidade de exercícios propostos que servem para “fixação da aprendizagem” e se constituem numa oportunidade para o aluno verificar se realmente entendeu o que acabou de estudar.
Entretanto, é possível apresentar um ponto falho no capítulo sobre conjuntos numéricos, pois não se aproveita a oportunidade para fazer uma comparação entre tais conjuntos, no que diz respeito às suas principais características e propriedades. Tal conteúdo não deveria faltar uma discussão sobre as questões trazidas. Além disso, é fato que os exemplos dos cálculos são poucos e simplificados; como ainda carece contextualização das atividades, relacionadas ao cotidiano, para ampliar o interesse dos alunos.
B) 1º exercício: Página 31 nº49
Os conceitos prévios necessários estão relacionados com o conjunto dos números naturais, inteiros e racionais já que o exercício trata destes conceitos. Este exercício pode ser utilizado como pratica do conteúdo aprendido em sala de aula, já que é um exercício complexo. 
2º exercício: Página 31 nº 46
Os conceitos prévios necessários na abordagem desde exercício além do conhecimento a respeito do conjunto dos números (naturais, inteiros, racionais e reais) também o aluno deverá já ter tido o contato com os símbolos: ≤ (menor ou igual) ≥ (maior ou igual) entre outros presentes no exercício.
C) Em relação aos tipos de conjuntos, no primeiro exercício, trata-se dos números Naturais (0,15,1002 presente no exercício) que pode ser tratado como infinito, números Inteiros que pode ser tratado como infinito (-6, -1,5, -258 e dos racionais que engloba os números inteiros, os decimais finitos e os decimais infinitos periódicos como o 3,17...,64,33... que aparece no exercício (4/5, e -732/12 presente no exercício). 
Já no 2º exercício temos a aplicação de conceitos relacionados ao conjunto dos números Reais, que é formado pelos números naturais, inteiros, racionais e irracionais. Por exemplo na questão “a” temos um conjunto finito já que está determinado o seu fim, e na questão “c” um conjunto infinito já que não está determinado o seu fim. Na questão “d” temos um conjunto enumerável, já na questão “b” conjuntos dos números inteiros e naturais infinitos pois a presença dos dois conjuntos na resposta 
Referência bibliográfica 
Souza, Joamir; Garcia, Jacqueline. #CONTATO MATEMÁTICA, 1º ano. 1ºedição, São Paulo.FTd,2016.

Continue navegando