Buscar

Exercicio fito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

THIAGO DE ALMEIDA SILVA 9º PERIODO
FACICA
Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais
Exercício Avaliativo referente a aula de 16/03 e 19/03 – Fitocosméticos -	TECNOLOGIA DE FITOTERÁPICOS
1) Em 2008 foi realizado um estudo fitoquímico para comprovar o potencial terapêutico da goiaba visando ao desenvolvimento de formulação dermocosmética. É CORRETO afirmar que este estudo apontou:
a) A presença de flavonas conferiu conforto para a pele sensibilizada diminuindo a liberação de mediadores da inflamação, e por estimular a produção de beta-endorfinas.
b) Em sua composição ácidos graxos de importância cosmetológica: ácidos mirístico, palmítico e oleico – que o qualificam em adjuvante lipofílico em emulsões tópicas do tipo óleo/água.
c) Que o fruto apresenta taninos e flavonóides responsáveis pelas ações antimicrobiana e antioxidante.
d) Que o fruto é rico em licopeno e substâncias terpenóides.
2) Para os insumos vegetais listados abaixo, descreva suas respectivas ações cosmecêuticas e/ou cosméticas:
a) Óleo de semente de manga
b) Extratos obtidos da casca e das folhas de Hamamelis virginiana (Hamamelidaceae)
c) Extrato de Castanha da Índia
d) Extratos obtidos das folhas de Hedera helix (Araliaceae),
Respostas:
A) Rico em vitamina: A, C, B1, B2, B5, contém fósforo, cálcio, ferro, gorduras e hidratos de carbono. Óleo vegetal extraído é constituído de triglicerídeos que conferem emoliência intensiva às áreas mais ressecadas dos cabelos e pele. 
Promove hidratação na pele e nos cabelos, além de fortalecer os fios conferindo maciez e estimulando o crescimento além de prevenir o ressecamento do cabelo, nutre o fio e o deixa mais forte e suave ao toque. Na pele reduz manchas, retarda o envelhecimento da pele e ajuda no combate à acne.
B) Contém taninos, saponinas, flavonóides, mucilagens e resinas, entre outras substâncias. Tem ação adstringente, hemostática, vasoconstritora e anti- hemorrágica. É usado em afecções do	sistema vascular venoso, como em varizes, flebites e hemorróidas e também como antidiarreico. O extrato e a água de hamamélis são indicados em produtos cosméticos e cosmiátricos para pessoas com pele mista e oleosa, bem como em loções adstringentes e tônicas.
C) Os extratos são obtidos das sementes de Aesculus hippocastanum (Hipocastanaceae). Contém saponinas triterpênicas (escina), taninos, flavonoides (quercetina e canferol) e heterosídeos cumarínicos esculosídeo).Tem ação antivaricosa e é empregada no tratamento de varizes, microvarizes, hemorroidas e edema de estase venosa.
D) Os extratos são obtidos das folhas de Hedera helix (Araliaceae), que contêm saponinas triterpênicas (a-hederina e hederacosídeo), rutina, emetina, carotenoides e α-tocoferol, entre outras substâncias. Tem ação antiinflamatória, cicatrizante, antivaricosa e anticelulítica. É usada em formulações de antivaricosostópicos e de produtos cosméticos e cosmiátricos para celulite.
	
3) Muitos fitoterápicos têm despertado interesse no ramo da Cosmecêutica, por conter grande quantidade e variedade de ácidos graxos insaturados. Cite o ativo fitoterápico, cujo uso tem sido indicado no tratamento coadjuvante da dermatite atópica, esclerose múltipla, dismenorréia e STPM (síndrome da tensão pré-menstrual).
Respostas: Óleo de Prímula. Usado na forma de cápsula com 500mg (cada cápsula contém 60mg de ácido gamalinoléico, 240mg de ácido linoléico, 85mg de ácido oleico e 10mg de vitamina E. Também usado em formulações tópicas, como anti-inflamatório.
4) Considere o fragmento de uma formulação, representado abaixo:
Extrato glicólico de aloe	..2-6%
Óleo de abacate	..2-10%
Óleo de calêndula	..1-5%
Óleo de jojoba	..1-5%
De posse dessas informações e de seus conhecimentos, qual a provável indicação desta formulação fitocosmecêutica? Respostas: Pele seca e sencível. Também usado como condionador para cabelos.
5) A fitocosmética tem sido muito explorada hoje em dia, mas ainda possui um grande potencial a ser estudado. Aponte no mínimo 3 vantagens e 3 desvantagens de utilizarmos um fitoterápico para essa finalidade. Respostas: Desvantagens: 1 – Grande quantidade componentes quimicos, o que dificulta na objetivação da ação; 2 – Dificuldade na padronização, a ação nem sempre vem de um só componente; 3 – Composição variada em função de clima, época da colheita, qualidade do solo, entre outros. Vantagens: 1 – São baratos; 2 – São multifuncionais; 3 – Apresentam qualidade constante na rota de sintese.

Outros materiais