Buscar

Relatrio_do_filme_Desmundo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório do filme Desmundo
O filme Desmundo relata a história das órfãs portuguesas que eram trazidas para o Brasil para se casarem. A tentativa era que houvessem casamentos cristãos e a minimização dos filhos com as índias. O filme se passa no Brasil de 1570, e enfoca a história de Oribela, uma jovem órfã portuguesa.
Através do filme podemos perceber as formas do pensamento e as formas de educação que predominavam na época. Havia a “educação” (domesticação) dos índios, onde eles eram levados (à força) para a catequese para depois ensinarem aos seus pais. A catequese era imposta pelos Jesuítas aos índios, não respeitando a cultura desses nativos, preocupando-se apenas em domesticá-los e torná-los cristãos. A Educação Jesuítica já é muito conhecidas nos livros de história, mas o filme relata, também, uma educação a qual não se tem muito conhecimento, a Educação das mulheres.
As órfãs viviam em conventos em Portugal, onde recebiam uma educação religiosa e voltada para o casamento cristão. Elas aprendiam a bordar, a respeitar seus futuros maridos, a ser uma dona de casa, etc, ou seja, preparavam-se para casar. Na sociedade do período colonial brasileiro as mulheres eram ensinadas a serem submissas aos seus maridos, eram domesticadas no seio da família, sendo privada de qualquer saber que poderia ser ameaçador.
Os homens casavam-se com o total apoio da religião, mas maltratavam suas mulheres, elas não tinham direito a nada e no decorrer do filme são mostradas fortes cenas onde Oribela é agredida física e sexualmente por Francisco.
O filme revela o Brasil de 1570, a Educação Jesuítica, mas enfoca a existência da mulher nessa época, a forma como eram tratadas, a Educação que recebiam, os casamentos forçados e tudo isso com o respaldo da religião (Igreja Católica).
PAGE 
1

Outros materiais