Buscar

1) Prova Fundamentos da Educação Especial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) A aprovação da primeira Constituição brasileira se deu no Período Imperial, em 1824. Nessa Constituição, no que condiz à educação, quais foram garantias previstas?
 “A Instrucção primaria, e gratuita a todos os Cidadãos” independente de suas características ou necessidade.
 “A Instrucção primaria, e gratuita a todos os Cidadãos, de frequência obrigatória e extensivo aos adultos”.
“A Instrucção primaria, e gratuita a todos os Cidadãos”, entretanto entre os cidadãos não estavam as mulheres, sendo ainda suspendido os exercícios de direitos políticos “Por incapacidade physica, ou moral”.
“A Instrucção primaria, e gratuita a todos os Cidadãos”, proibindo-se somente as pessoas com deficiências físicas de ingressarem nas escolas, para não causarem constrangimentos aos demais estudantes.
 2) 
Pelo descaso do estado em relação ao público-alvo da Educação Especial, foram fundadas diversas instituições de caráter assistencial para o atendimento à esta demanda. Quais foram as primeiras instituições a serem fundadas no Brasil?
O “Imperial Instituto dos Meninos Cegos” e “Imperial Instituto dos Surdos-Mudos”.
 O “Instituto Pestalozzi” e o “Imperial Instituto dos Meninos Cegos”.
O “Instituto dos Cegos de Santa Luzia” e o “Instituto Pestalozzi”.
O “Imperial Instituto dos Meninos Cegos” e o “Instituto Pestalozzi”.
 3) 
 A Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 16 de Julho de 1934, trouxe avanços significativos para a educação, trazendo, inclusive, a ideia embrionária para a criação do Plano Nacional de Educação. Referente a Educação Especial a citada Constituição:
Previu que: “A educação de excepcionais, deve, no que for possível, enquadrar-se no sistema geral de educação, a fim de integrá-los na comunidade”.
Registrou a educação de “excepcionais” como optativa para os hospitais e instituições de ensino.
Não previu atendimento para o público-alvo da educação especial.
 Previu que deveriam ser fundadas oito instituições filantrópicas ainda na década de 1930.
 4) 
A década de 50 é um marco para a história da Educação Especial, pois foi nessa década que foram tomadas as primeiras iniciativas oficiais nacionais referentes à educação das pessoas com deficiência (MAZZOTTA, 1996). Quais foram essas primeiras iniciativas oficiais citadas por Mazzotta (1996)?
A criação da APAE.
O atendimento educacional especializado nas escolas comuns.
A ocorrência de Campanhas que foram oficializadas por decretos federais.
A inauguração da Associação de Assistência à Criança Defeituosa – AACD (São Paulo-SP, 1950).
 5) 
 Em 1961, foi homologada a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 4.024/ 61. Por que essa Lei foi um marco importante na história da Educação Especial?
Porque, pela primeira vez na história do Brasil, a Educação Especial foi mencionada de forma objetiva em um documento legal.
Porque ela previu a inclusão das pessoas com deficiência nas salas de aula das escolas comuns.
 Porque essa Lei oficializou as diretrizes para o funcionamento das escolas especiais.
 Porque ela reativou as Campanha Nacional da Educação e Reabilitação de Deficientes Mentais (Cademe).
 6) 
A Lei Nº 5.692, de 11 de Agosto de 1971, fixou as Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus. Nessa Lei, no Art. 9º, definiu-se que: “os alunos que apresentem deficiências físicas ou mentais, os que se encontrem em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados deverão receber tratamento especial, de acôrdo com as normas fixadas pelos competentes Conselhos de Educação”. Os alunos com deficiência auditiva e visual não são citados na referida Lei, isso ocorreu por qual entendimento da época?
Na época da aprovação dessa Lei entendia-se que os alunos com deficiência auditiva e visual não precisavam de “tratamento especial”, pois os mesmos não apresentam dificuldades intelectuais e mobilidade.
O entendimento na época foi de que os alunos com deficiências auditiva e visual estariam contemplados no categoria “deficiência física”.
Na verdade, esses alunos não foram contemplados por terem sido “esquecidos” quando da formulação dessa Lei,
Depois da publicação dessa Lei foi publicada uma errata para a correção desse artigo.
 7) 
A criação do Centro Nacional de Educação Especial (Cenesp) foi um marco importante na história da Educação Especial no Brasil. A criação desse Centro se deu por incentivo de um relatório elaborado por um especialista Norte Americano. Como era o nome desse especialista?
James Gallagher.
James Mazzotta.
Jhon Gallagher.
Joseph Gallagher
 8) 
Para a pesquisadora Carvalho (2007), qual é a Constituição brasileira que traz “Uma ideia embrionária, talvez, do que hoje, mais de meio século depois, defendemos como a resposta educativa da escola, em atenção à diversidade” por meio da aprovação de um artigo que menciona a necessidade de condições de eficiência escolar aos “necessitados”.
Constituição da Republica dos Estados Unidos do Brasil, de 24 de Fevereiro de 1891.
Constituição da República Federativa do Brasil, de 1967
Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 16 de Julho de 1934
Constituição dos Estados Unidos do Brasil, de 18 de Setembro de 1946.
 9) 
A Constituição Federal, aprovada em 1988, foi um marco na garantia dos direitos à educação, inclusive para os alunos com deficiência. O ensino obrigatório e subjetivo, atualmente, é garantido por Emenda Constitucional para qual nível/ etapa de ensino?
Ensino fundamental.
Educação infantil.
Educação básica.
Educação especial.
 10) 
Na década de 90, ocorreu no Brasil, uma atenção maior voltada à educação especial. Entre os encaminhamentos oficiais, foi publicada a Política Nacional de Educação Especial, 1994. Qual a concepção de educação especial constante nesta Política?
Integração.
Inclusão.
Educação para todos.
Seleção.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais