Buscar

TEORIA GERAL DO PROCESSO_TESTE AULA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEORIA GERAL DO PROCESSO
CCJ0053_A2_201709079835_V1 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: MIRIAM NUNES
	Matrícula: 201709079835
	Disc.: T.G.P. 
	2019.1 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		João Otávio, 27 anos, dentista, foi demandado numa determinada demanda decorrente de litígio oriundo de abalroamento entre seu veículo e de outro rapaz, Luiz Augusto, de 32 anos. O magistrado, ao analisar os autos, verifica que as partes ajustaram entre si convenção arbitral para pagamento dos danos. Assim, considerando a obrigatoriedade da arbitragem face à convenção existente, o juiz imediatamente prolata sentença extinguindo o processo sem julgamento de mérito. Agiu corretamente o magistrado no caso proposto?
	
	
	
	Sim, é da competência do juiz extinguir o processo no estado em que se encontra, mediante sentença.
	
	
	Não, o magistrado deveria ter aberto oportunidade para a parte contrária se manifestar acerca da matéria.
	
	
	Sim, o magistrado é conhecedor do Direito, podendo agir de ofício quando entender necessário.
	
	
	Não, é dever da parte apresentar em sua defesa aquilo que julgue pertinente processualmente, independentemente de intimação e o réu não fez isso.
	
Explicação:
É a essência do contraditório, previsto no art. 10 do CPC.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Constituem o devido processo constitucional, pós Constituição de 1988
	
	
	
	despacho, sentença e decisão interlocutória
	
	
	sentença, liminar, distribuição
	
	
	petição inicial, conclusão, sentença
	
	
	Processo, procedimento e preclusão
	
	
	Contraditório, isonomia e ampla defesa
	
Explicação:
O processo constitucional se apoia, necessariamente, nas garantias fundamentais previstas no art. 5 da Constituição da República. Vários desses princípios são reproduzidos nos arts. 1 a 12 do CPC/2015.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Sobre os princípios aplicáveis ao Direito Processual Civil, analise as proposições a seguir. I. É vedada a adoção, pelo juiz, da técnica de fundamentação per relationem, por não restar atendida, nessa hipótese, a exigência constitucional de motivação das decisões. II. O princípio da eventualidade, contrário à regra da preclusão, possibilita às partes o mais amplo exercício das faculdades processuais em todas as fases do procedimento. III. A inobservância, pelo juiz, do princípio da adstrição, tem o condão de gerar ofensa aos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa. IV. A legislação brasileira contempla situações em que o juiz está autorizado a agir de ofício, mitigando-se, nessas hipóteses, o princípio dispositivo. Estão CORRETAS as proposições:
	
	
	
	d) I e III apenas.
	
	
	a) I e II apenas.
	
	
	c) III e IV apenas.
	
	
	b) II, III e IV apenas.
	
Explicação:
Princípio da congruência ou adstrição refere-se à necessidade do magistrado decidir a lide dentro dos limites objetivados pelas partes, não podendo proferir sentença de forma extra , ultra ou infra petita .
É defeso ao juiz proferir sentença, a favor do autor, de natureza diversa da pedida, bem como condenar o réu em quantidade superior ou em objeto diverso do que lhe foi demandado.
Ao princípio dispositivo costuma-se contrapor o princípio inquisitivo, segundo o qual compete ao juiz o poder de iniciativa probatória para a determinação dos fatos postos pela parte como fundamento de sua demanda. Mesmo nos sistemas mais comprometidos com o princípio dispositivo, a lei confere ao juiz amplos poderes para a investigação dos fatos da causa, especialmente nas demandas que versem sobre direitos indisponíveis - tais como nas ações matrimoniais -, tornando-se sensivelmente atenuado o princípio da disponibilidade do material probatório pelas partes.
A marca da inquisitoriedade de um processo é dada, segundo a doutrina tradicional e corrente, em aderência ao significado literal do termo (inquirir = indagar, investigar). Daí que o juiz, não vinculado a julgar secundum allegata et probata a partibus, pode livremente buscar os fatos ou indagar sobre a verdade dos fatos colocados na base do seu provimento.
Portanto,  o Juiz, mesmo de ofício, está autorizado a investigar o fundamento dos fatos surgidos no processo e, tanto quanto necessário, trazê-los à luz para a correta aplicação da lei.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Em ação de conhecimento proposta por Cristina em face do Município de Friburgo, objetivando a condenação do réu ao pagamento de pensão.O magistrado que julgou procedente o pedido, sem contudo fundamentar a sua sentença.Diante desta situação podemos afirmar que restou violado o princípio:
	
	
	
	b) do juiz natural;
	
	
	d) da isonomia.
	
	
	a) da duração razoável do processo;
	
	
	c) da motivação das decisões judiciais;
	
Explicação:
A motivação da sentença deve ser analisada como exercício de lógica da atividade jurisdicional e a submissão, como ato processual, ao Estado de Direito e às garantias constitucionais previstas no art. 5º da CF/1988, trazendo consequentemente a imparcialidade do juiz, a publicidade das decisões judiciais passando pelo princípio constitucional da independência jurídica do magistrado que pode decidir com sua livre convicção, desde que motive as razões de seu convencimento.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		São princípios da Jurisdição
	
	
	
	dignidade da pessoa humana e inafastabilidade
	
	
	Imunidade e solidariedade
	
	
	Devido processo legal, isonomia e inafastabilidade
	
	
	dignidade da pessoa humana e solidariedade social
	
	
	Igualdade, contraditório e ampla defesa
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Tatiana promove ação de investigação de paternidade, cumulada com pedido de alimentos, em face de Manoel, seu suposto pai. O réu foi citado e ofereceu contestação tempestivamente. O feito correu regularmente rumo à sentença. Na decisão, o juiz julgou procedente o pedido de alimentos feito pela autora, não apreciando o de investigação de paternidade. Diante deste caso, assinale a opção correta:
	
	
	
	c) Está incorreta a decisão do magistrado, por ter sido omisso em relação a um dos pedidos;
	
	
	a)Está correta a decisão do magistrado ,tendo em vista ter acolhido um dos pedidos.
	
	
	d) Está incorreta a decisão do magistrado,pois deveria ter condenado o réu ao pagamento de danos morais.
	
	
	b) Está correta a decisão do magistrado, tendo em vista que basta se pronunciar acerca de um dos pedidos do autor;
	
Explicação:
Na sentença, segundo perspectiva do CPC (art. 203, §1º), o juiz põe fim à fase cognitiva do procedimento comum. O juiz deverá enfrentar em suas decisões todos os argumentos trazidos pelas partes, e não somente os argumentos da parte que lhe interessar. Nos termos do art. 1022, cabem embargos de declaração contra QUALQUER decisão judicial (sentença, acórdão ou decisão interlocutória) para:
- esclarecer obscuridade;
- eliminar contradição;
- suprir omissão de ponto ou questão sobre o qual devia se pronunciar o juiz de ofício ou a requerimento.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Perante o estudo sobre o neoconstitucionalismo e seus impactos na atividade hermenêutica, é correto afirmar sobre o modelo tradicional, positivista, a seguinte opção:
	
	
	
	O magistrado deve estar preparado para constatar que a solução não está integralmente na norma, o que demanda um papel criativo na formulação da solução para o problema.
	
	
	O magistrado é coparticipante do papel de produção do direito, mediante integração, com suas próprias valorações e escolhas, das cláusulas abertas constantes do sistema jurídico.
	
	
	O papel do juiz não era o de tãosomente descobrir e revelar a solução contida na norma.
	
	
	o magistrado deve estar preparado para constatar que a solução não está integralmente na norma, o que demanda um papel revolucionário e legalista na formulação da solução para o problema.
	
	
	O papel do juiz era o de tão somente descobrir e revelar a solução contida na norma.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Foi proposta ação de conhecimento por Paulo em face de Francisco. O feito correu seu itinerário regularmente até que os autos foram conclusos para decisão. O juiz proferiu sentença. No curso do prazo para recorrer surgiu um novo Código de Processo Civil, excluindo o preparo prévio como condição de admissibilidade do recurso. Aponte a alternativa CORRETA:
	
	
	
	o preparo pode ser feito antes ou depois da interposição do recurso.
	
	
	o recurso é apreciado à luz da legislação vigente à época de sua interposição;
	
	
	a falta de preparo prévio acarreta a inadmissibilidade do recurso;
	
	
	o preparo deverá ser feito previamente, porque quando nasceu o direito de impugnar a decisão assim era previsto na lei da época;

Outros materiais