Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
questionario avaliativo

Pré-visualização | Página 1 de 1

A principal diferença desses sociólogos é o tipo de sociologia que segue, Durkheim é positivista e o Marx é revolucionária.
Para Marx a sociedade é dividida entre quem detém a posse dos meios de produção e o proletariado. A única coisa que o trabalhador possui é a sua própria força de trabalho, a qual eles acabam vendendo para quem possui o capital. Marx sugere que a classe trabalhadora se volte contra a classe dominante.
Para Marx a educação era apenas para a classe trabalhadora, para poder ter mais controle sobre o proletariado, e acabava criando uma falsa ilusão de igualdade entre as classes.
O objeto de estudo de Durkheim é baseado nos fatos sociais, para ele o importante é o indivíduo se sentir parte da sociedade, pois se isso não ocorrer vai acabar criando questões difíceis de resolver e sua vida em sociedade seria muito difícil . Para ele a educação tem a função de integrar o indivíduo na sociedade, através de um ensino sobre os valores, culturas...
Durkheim tinha uma proposta de educação é baseada em uma escolarização pública e laica, o Estado é o órgão regulador, apontou diferenças entre educação e pedagogia, em que diz que a pedagogia é uma teoria que dita as regras para uma educação.
Comparou a sociedade a um organismo vivo, em que o pleno funcionamento dos órgãos é necessário para a harmonia do corpo.