Buscar

Revisado Ed Infantil_Template Relatório Final_2019 01

Prévia do material em texto

PAGE 
SUMÁRIO
3INTRODUÇÃO
41
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
52
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
63
DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
114
PLANOS DE AULA
215
DIÁRIO DAS REGÊNCIAS
26CONSIDERAÇÕES FINAIS
27REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Este manual de estágio trata-se da apresentação dos resultados do estágio de observação e regência realizado na Educação Infantil. Neste relato, buscou-se a apresentação dos elementos fundamentais da prática docente no ensino da Educação Infantil, ou seja, de 4 até 6 anos. A contextualização do ensino teórico numa vigência pedagógica prática é de grande valia e repleto de oportunidades de aprendizado da profissão.
O curso de Pedagogia apresenta um currículo teórico e enriquecedor no que tange ás práticas educacionais, possibilitando a vivência prática destes conteúdos na rede municipal e estadual de ensino, seja no âmbito público ou particular. O estágio de observação e regência pode ser considerado como uma das experiencias mais enriquecedoras e notáveis do curso superior, pois, permite ao aluno vivenciar casos reais, onde ele possa aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. 
Buscou-se realizar as atividades propostas, desenvolvendo argumentos e observações a respeito de estudos de artigos direcionados para a didática e estratégias de ensino infantil, análise ambiente escolar, observação das aulas em sala, elaboração de planos de aula e considerações de regência. O presente estágio foi realizado na Escola Municipal Ensino Infantil Prefeito Estanislau Gonzaga Pinheiro que atende cerca de 250 crianças entre as idades de 4 até 6 anos e atua na cidade há 6 anos. Foram observadas as turmas do Pré da primeira etapa, segunda etapa e também do maternal 2. O estágio foi realizado no período de 16/04/2019 até 22/05/2019, compreendendo atividades de observação, planejamento de aula e regência em cada uma das turmas.
Todas estas atividades contribuíram para a presente apresentação do relatório de estágio e evidenciar a importância do conhecimento teórico e prático no ensino infantil para os alunos.
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O presente estágio foi realizado na Escola Municipal Ensino Infantil Prefeito Estanislau Gonzaga Pinheiro, localizado na Rua Maria Helena de Moraes, Vicente Nunes, Nazaré Paulista, tendo como orientadora a professora Maria Viviane. 
A instituição atende cerca de 250 crianças entre as idades de 4 até 6 anos e atua na cidade há 6 anos. Foram observadas as turmas de maternal 2 (3 anos), Pré primeira etapa (4 anos) e Pré segunda etapa (5 anos). 
Na escola Estanislau cada aluno é considerado como um sujeito ativo que por meio das suas habilidades pode no futuro não tão distante colaborar efetivamente para o desenvolvimento da sociedade. 
Dessa maneira, a missão do centro educacional é de colaborar para o desenvolvimento da criança por meio de um ensino humanizado, amoroso e alicerçado no respeito ao próximo e na valorização de cada um.
A instituição é de caráter público, sendo mantida pela Prefeitura Municipal da cidade. O horário de funcionamento é das 06:40h às 17:30h e conta com profissionais capacitados e habilitados. 
2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A instituição conta com uma boa infraestrutura: possui 6 salas de aula, parquinho ao ar livre para recreação, brinquedoteca em uma das salas, área de brincadeiras coberta, refeitório, salas multiuso, biblioteca, banheiros, sala de artes, sala para professores, diretoria. O ambiente é acolhedor e repleto de carinho para com as crianças. Além disso, há um clima de amizade e colaboração entre a equipe que trabalha no centro educacional. 
A instituição atua de segunda à sexta das 06:40h às 17:30h . Possui 12 educadoras, todas com formação superior em Pedagogia, 1 professora de educação física, 1 diretora formada em Pedagogia e em Gestão Educacional, 1 coordenadora pedagógica, 1 secretária, 3 monitoras, 3 estagiárias remuneradas, 2 merendeiras, 2 auxiliares de cozinha e 2 serventes.
As salas de aula são amplas e espaçosas, permitindo modificações em seu layout de acordo com as necessidades e atividades a serem desenvolvidas durante o ano com a turma. As atividades são direcionadas para a estimulação da percepção das crianças, criatividade, brincadeiras educativas, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem, socialização e imaginação de cada um. Além de uma vez na semana as crianças terem aula de culinária, na qual todos os alunos juntamente com a professora fazem o prato escolhido.
A escola desenvolve projetos de literatura com os alunos, onde semanalmente são apresentados teatros e contações de histórias, explorando o lúdico e a imaginação das turmas. Tem também o projeto “Leitura em Família”, que realizado em todas as salas de aula, a criança leva um livro para casa, uma de cada vez, para ler com seus pais e desenhar o que entendeu, os pais relatam como foi a atitude da criança durante a história. 
Além disso, a escola conta com um projeto de cunho ambiental, onde as crianças têm contato com a horta, junto de alguns pais voluntários, conhecendo a importância de plantar e de cuidar das plantas. 
Nas turmas da etapa 2 tem o projeto “Senhor Alfabeto”, que as crianças levam para casa, uma por vez, uma sacola com a letra que estão trabalhando em sala, em casa os pais colocam nos papéis as palavras que iniciam com a letra da vez. 
3 DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
	Diário de Observação 
Nº 1
	Escola: Prefeito Estanislau Gonzaga Pinheiro
	
	Data: 17/04/2019
	
	Local: Sala de aula
	
	Hora de início/término da aula: Das 12:30 até às 17:30h
	
	Professor regente: Andreia
	
	Nível/ano: Maternal 2
	
	Estagiário: Dilia das Dores Gomes Araújo
	Durante a realização da aula os alunos estavam organizados em trios, foram utilizados como recursos didáticos um jogo educativo que demonstrava as partes do corpo humano e um aparelho de som para reprodução de uma música relacionada ao tema da aula. O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco corpo, gestos e movimentos. As crianças aprenderam o nome das partes do corpo no brinquedo pedagógico e depois eram incentivadas a mostrarem cada parte em si mesmas. Nessa aula elas aprenderam onde fica a cabeça, o ombro, o joelho, as mãos e os pés. De modo geral, a aula partiu do conhecimento dos alunos, contextualizando o que já sabiam e conheciam com novas palavras relacionadas à nomenclatura das partes do corpo humano. Após a utilização do jogo educativo, a professora reproduziu a música relacionada ao tema e ensinou às crianças a dançarem e apontarem as partes do corpo à medida que eram citadas nas canções. Quanto à atuação da professora, seu desempenho demonstra que ela atuou como organizadora e consultou na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos e procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários. Durante a aula os alunos demonstraram interesse e participaram ativamente da mesma. Nesta aula não ocorreu avaliação. Quanto ao ambiente escolar pode-se afirmar que a sala possui recursos multifuncionais e é preocupada com a prevenção de acidades, não apresentando nenhuma situação de risco para os alunos.
	Diário de Observação 
Nº 2
	Escola: Prefeito Estanislau Gonzaga Pinheiro
	
	Data: 22/04/2019
	
	Local: Sala de aula
	
	Hora de início/término da aula: Das 12:30 até às 17:30h
	
	Professor regente: Ana Maria
	
	Nível/ano: Pré primeira etapa C
	
	Estagiário: Dilia das Dores Gomes Araújo
	Durante a realização da aula os alunos estavam organizados em grupos, foram utilizados dois livros paradidáticos, um que possibilitava a interação da criança por meio da montagem de quebra-cabeças enquanto a história era contada e o outro que trabalhava com as crianças as cores primárias por meio de um jogo educativo com dados gigantes coloridos. O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco traços, sons, cores e formas. As crianças foram incentivadas a identificar as diferentes formas do quebra cabeça e como encaixá-las, além de descobrirem os nomes das corese associá-las com algum objeto que faça parte da sua vivência rotineira. Nessa aula elas aprenderam a encaixar peças, exercitando a paciência e raciocínio, além das cores primárias. Após a utilização do jogo educativo, a professora incentivou as crianças a reproduzem o que aprenderam apontando as cores de cada objeto presente na sala de aula. Quanto à atuação da professora, seu desempenho demonstra que ela atuou como organizadora e consultou na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos e procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários. Durante a aula os alunos demonstraram interesse e participaram ativamente da mesma. Nesta aula não ocorreu avaliação. Quanto ao ambiente escolar pode-se afirmar que a sala possui recursos multifuncionais e é preocupada com a prevenção de acidades, não apresentando nenhuma situação de risco para os alunos.
	Diário de Observação 
Nº 3
	Escola: Prefeito Estanislau Gonzaga Pinheiro
	
	Data: 23/04/2019
	
	Local: Sala de aula
	
	Hora de início/término da aula: Das 12:30 até às 17:30h
	
	Professor regente: Marilene
	
	Nível/ano: Pré primeira etapa D
	
	Estagiário: Dilia das Dores Gomes Araújo
	Durante a realização da aula os alunos estavam organizados em trios, foram utilizados recursos de educação artística. O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco o eu, o outro e o nós. As crianças foram incentivadas a desenharem com tinta guache e pincéis a sua família, e cada pessoa que morava na casa com ela. Nessa aula elas aprenderam a se expressar por meio de desenhos, expondo seus sentimentos e identificando cada membro da sua família. Trabalharam coordenação motora, cores primárias e criatividade. Após a utilização das tintas a professora nomeou cada figura do desenho dos alunos, escrevendo se era a mãe, o pai, o irmão, etc; chamou os alunos para que cada um reconhecesse o seu trabalho e falasse quem ele havia desenhado. Quanto à atuação da professora, seu desempenho demonstra que ela atuou como organizadora e consultou na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos e procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários. Durante a aula os alunos demonstraram interesse e participaram ativamente da mesma. Nesta aula não ocorreu avaliação. Quanto ao ambiente escolar pode-se afirmar que a sala possui recursos multifuncionais e é preocupada com a prevenção de acidades, não apresentando nenhuma situação de risco para os alunos.
	Diário de Observação 
Nº 4
	Escola: Prefeito Estanislau Gonzaga Pinheiro
	
	Data: 24/04/2019
	
	Local: Sala de aula
	
	Hora de início/término da aula: Das 12:30 até às 17:30h
	
	Professor regente: Maria Viviane
	
	Nível/ano: Pré primeira etapa E
	
	Estagiário: Dilia das Dores Gomes Araújo
	Durante a realização da aula os alunos estavam organizados individualmente, sendo um atrás do outro, foram utilizados como recursos didáticos um jogo educativo que possui as formas geométrica; triângulo, circulo , quadrado e retângulo; e cada um era pintado de uma cor primária. O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco traços, sons, cores e formas. As crianças ficavam em fila, e jogavam o dado que tinha as figuras geométricas que estavam no tapete. Quem tirasse a figura que representava andava uma casa. Nessa aula elas aprenderam as formas geométricas, as cores, exercitando o raciocínio lógico e a competição. Após a utilização do jogo educativo, a professora incentivou as crianças a reproduzem o que aprenderam apontando as cores e dizendo os nomes de cada forma geométrica que estava no tapete. Quanto à atuação da professora, seu desempenho demonstra que ela atuou como organizadora e consultou na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos e procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários. Durante a aula os alunos demonstraram interesse e participaram ativamente da mesma. Nesta aula não ocorreu avaliação. Quanto ao ambiente escolar pode-se afirmar que a sala possui recursos multifuncionais e é preocupada com a prevenção de acidades, não apresentando nenhuma situação de risco para os alunos.
	Diário de Observação 
Nº 5
	Escola: Prefeito Estanislau Gonzaga Pinheiro
	
	Data: 25/04/2019
	
	Local: Sala de aula
	
	Hora de início/término da aula: Das 12:30 às 17:30h
	
	Professor regente: Ozana
	
	Nível/ano: Pré segunda etapa D
	
	Estagiário: Dilia das Dores Gomes Araújo
	Durante a realização da aula os alunos estavam organizados em grupos, foram utilizados como recursos didáticos um jogo educativo com as letras do alfabeto e a lousa. O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco oralidade e escrita. As crianças aprenderam recentemente as letras do alfabeto e a formação das sílabas. De modo geral, a aula foi organizada pela professora, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas. Após a utilização da lousa, onde a professora fez uma revisão do tema com a turma, foi utilizado o jogo educativo, onde cada grupo deveria escrever o máximo de palavras possíveis juntando as sílabas, para isso eles tiveram 15 minutos. Quanto à atuação da professora, seu desempenho demonstra que ela atuou como organizadora e consultou na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos e procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários. Durante a aula os alunos demonstraram interesse e participaram ativamente da mesma, cooperando entre si e formando palavras juntando as sílabas, nesse cenário os alunos ajudavam outros que tinham mais dificuldades. Nesta aula a avaliação das palavras escritas foi realizada em conjunto com os alunos, onde a professora perguntava e eles a auxiliavam para que escrevesse as respostas certas na lousa. Quanto ao ambiente escolar pode-se afirmar que a sala possui recursos multifuncionais, é limpa e é preocupada com a prevenção de acidades, não apresentando nenhuma situação de risco para os alunos.
	Diário de Observação 
Nº 6
	Escola: Prefeito Estanislau Gonzaga Pinheiro
	
	Data: 26/04/2019
	
	Local: Sala de aula
	
	Hora de início/término da aula: Das 12:30 às 17:30h
	
	Professor regente: Sirlei
	
	Nível/ano: Pré segunda etapa E
	
	Estagiário: Dilia das Dores Gomes Araújo
	Durante a realização da aula os alunos estavam organizados em trios, foi utilizado como recursos didáticos um jogo educativo com as letras do alfabeto. O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco oralidade e escrita. Cada aluno tinha um saquinho com todas as letras do alfabeto, cada um tinha que formar o seu nome, em seguida o nome dos dois colegas que estavam com ele. De modo geral, a aula foi organizada pela professora, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas. Após cada um fazer a atividade proposta, a professora pediu para cada grupo formar um nome que não tinha na sala deles. Quanto à atuação da professora, seu desempenho demonstra que ela atuou como organizadora e consultou na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos e procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários. Durante a aula os alunos demonstraram interesse e participaram ativamente da mesma, cooperando entre si e formando nomes. Nesta aula a avaliação dos nomes foi realizada em conjunto com os alunos. Quanto ao ambiente escolar pode-se afirmar que a sala possui recursos multifuncionais, é limpa e é preocupada com a prevenção de acidades, não apresentando nenhuma situação de risco para os alunos.
	Diário de Observação 
Nº 7
	Escola: Prefeito Estanislau Gonzaga Pinheiro
	
	Data: 29/04/2019
	
	Local: Sala de aula
	
	Hora de início/término da aula: Das 12:30 às 17:30h
	
	Professor regente: Andreia
	
	Nível/ano: Maternal 2
	
	Estagiário: Dilia das Dores Gomes Araújo
	Durante a realização da aula os alunos estavam organizados em duplas, foram utilizados como recursos didáticos massinha de modelar.O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco o eu, o outro e nós. A professora deu um pedaço de massinha para cada aluno, o mesmo tinha que fazer o formato da letra do seu nome. Nesta aula eles aprenderam a letra do seu nome, trabalharam texturas, movimentos e formato. De modo geral, a aula foi organizada pela professora, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas. Após cada um fazer o seu, a professora fez a leitura do alfabeto junto com os alunos, e pediu que cada um mostrasse onde estava a letra do seu nome. Quanto à atuação da professora, seu desempenho demonstra que ela atuou como organizadora e consultou na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos e procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários. Durante a aula os alunos demonstraram interesse e participaram ativamente da mesma. Nesta aula não houve avaliação. Quanto ao ambiente escolar pode-se afirmar que a sala possui recursos multifuncionais, é limpa e é preocupada com a prevenção de acidades, não apresentando nenhuma situação de risco para os alunos.
	Diário de Observação 
Nº 8
	Escola: Prefeito Estanislau Gonzaga Pinheiro
	
	Data: 30/04/2019
	
	Local: Sala de aula
	
	Hora de início/término da aula: Das 12:30 às 17:30h
	
	Professor regente: Ana Maria
	
	Nível/ano: Pré primeira etapa D
	
	Estagiário: Dilia das Dores Gomes Araújo
	Durante a realização da aula os alunos estavam organizados individualmente, cada um em sua mesa, foi utilizado como recursos didáticos um jogo educativo chamado alinhavo. O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco espaço tempo, quantidade, relações e transformações. A professora apresentou formas geométricas em e.v.a com furos alinhados em bolinhas, nos quais os alunos deveriam passar o barbante pelo meio, acompanhado a ordem. Nesta aula eles trabalharam a coordenação motora fina, a atenção, capacidade de concentração. De modo geral, a aula foi organizada pela professora, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas. Após a atividade a professora fez uma roda de conversa com os alunos para que eles expressassem o que cada um sentiu com a atividade proposta. Quanto à atuação da professora, seu desempenho demonstra que ela atuou como organizadora e consultou na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos e procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários. Durante a aula os alunos demonstraram interesse e participaram ativamente da mesma, cooperando entre si ajudavam outros que tinham mais dificuldades. Nesta aula a avaliação foi a observação da professora. Quanto ao ambiente escolar pode-se afirmar que a sala possui recursos multifuncionais, é limpa e é preocupada com a prevenção de acidades, não apresentando nenhuma situação de risco para os alunos.
	Diário de Observação 
Nº 9
	Escola: Prefeito Estanislau Gonzaga Pinheiro
	
	Data: 02/05/2019
	
	Local: Sala de aula
	
	Hora de início/término da aula: Das 12:30 às 17:30h
	
	Professor regente: Ozana
	
	Nível/ano: Pré segunda etapa D
	
	Estagiário: Dilia das Dores Gomes Araújo
	Durante a realização da aula os alunos estavam organizados em duplas, foram utilizados como recursos didáticos tinta guache e canudinho de refrigerante. O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Foi entregue para os alunos uma folha de sulfite com um punhado de tinta guache no meio e com o canudo ela ia soprando e formando figuras. De modo geral, a aula foi organizada pela professora, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas. Após cada um fazer o seu, levaram para o lado de fora da sala e colocaram no sol para secar, e cada um ia falando o que parecia a sua figura. Quanto à atuação da professora, seu desempenho demonstra que ela atuou como organizadora e consultou na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos e procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários. Durante a aula os alunos demonstraram interesse e participaram ativamente da mesma. Nesta aula não houve avaliação. Quanto ao ambiente escolar pode-se afirmar que a sala possui recursos multifuncionais, é limpa e é preocupada com a prevenção de acidades, não apresentando nenhuma situação de risco para os alunos.
4 PLANOS DE AULA
	PLANO DE AULA
	DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: E.M.E.I. Prefeito Estanislau Gonzaga Pinheiro
Professor: Maria Viviane
Nível/Ano: Pré primeira etapa E
Número de alunos: 19 alunos
Data: 10/05/2019
	TEMA: Descobrindo o livro e alegria de ouvir histórias
	OBJETIVOS
Ao final da aula o aluno deve ser capaz de:
1 - Imitar sons com base na fala da professora;
2 - Aprender a ouvir a professora com atenção;
3 - Dirigir-se ao livro por meio de sons e falas próprios da sua idade (balbucios, risadas, gritinhos, entre outros);
4 - Interagir melhor em atividades em grupo.
	CONTEÚDO
Explanação da literatura e contação de histórias
	METODOLOGIA
1 – Histórias infantis narradas pela professora;
2 – Contação de histórias com fantoches 
3 – Utilizar bonecos de pelúcia como personagens;
4 – DVD de histórias;
 – Usar voz expressiva na contação de histórias, explorando a imaginação e criatividade das crianças.
	RECURSOS
Livros com imagens de cores vibrantes;
Fantoches;
Bonecos de pelúcia;
DVDs de história;
	AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, por meio da observação da criança e do seu desenvolvimento realizado pela professora.
O instrumento de avaliação será uma ficha de desenvolvimento que será devidamente preenchida para ser entregue aos pais no dia da reunião.
	REFERÊNCIAS
ABROMOVICH, Fanny. Leitura Infantil: Gostosuras e Bobices. 2 ed. São Paulo, Scipione, 2004.
MACHADO, Ana Maria. Como e porque ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro, Objetiva, 2002.
	PLANO DE AULA
	DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: E.M.E.I. Prefeito Estanislau Gonzaga Pinheiro
Professor: Maria Viviane
Nível/Ano: Pré primeira etapa E
Número de alunos: 19 alunos
Data: 13/05/2019
	TEMA: Artes expressivas
	OBJETIVOS
Ao final da aula o aluno deve ser capaz de:
1 – Realizar experiências com desenho;
2 – Expressar suas ideias por meio dos desenhos;
3 – Interpretar imagens;
4 – Ampliar seu conhecimento artístico;
5 – Experimentar mistura de cores;
6 – Respeitar e apreciar o trabalho realizado por seus colegas
	CONTEÚDO
As cores básicas e suas variações
	METODOLOGIA
1 – Expressão artística por meio de desenhos;
2 – Pintura com tinta;
3 – Experiências sensoriais (manipulação de materiais artísticos diferentes do conhecido pela criança);
4 – Trabalho com pintura em diferentes suportes.
	RECURSOS
Folhas sulfite;
Cartolina;
Tecido próprio para pintura (fazendo o efeito de tela);
Giz de cera;
Canetinha hidrográfica;
Tinta guaxe;
Pincéis
	AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada pela professora por meio da observação e registro da participação e interesse demonstrado pelos alunos. 
	REFERÊNCIAS
ANDRADE, Rosamaria Cales, PAIVA, Stella Maris Bacalho. Educação Infantil; Maternal III, Editora Educacional, 2011.96p.
CUNHA, Suzana Rangel Vieira. Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 1999.
LOPES, Heloisa Helena Baldo. Educação Infantil; 2° período, editora educacional, 2008.São Paulo.96p. 
	PLANO DE AULA
	DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: E.M.E.I. Prefeito Estanislau Gonzaga Pinheiro
Professor: Maria Viviane
Nível/Ano: Pré primeira etapa E
Número de alunos: 19 alunos
Data: 14/05/2019
	TEMA: Cantigas de roda
	OBJETIVOS
Ao final da aula o aluno deve ser capaz de:
1 – Ensinar elementos do folclore brasileiro;
2 – Expressar as palavras cantadas por meio de gestos;
3 – Conhecer novas palavras;
4 – Ampliar seu conhecimento artístico;
5 – Experimentar novas formas de manifestação artística;
6 – Respeitare apreciar os elementos da cultura brasileira
	CONTEÚDO
Canções de roda típicas da região
	METODOLOGIA
1 – Expressão artística por meio de músicas e danças;
2 – Caracterizações dos personagens principais das canções por meio de desenhos e ilustrações.
	RECURSOS
Folhas sulfite;
Aparelho de som
	AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada pela professora por meio da observação e registro da participação e interesse demonstrado pelos alunos. 
	REFERÊNCIAS
ANDRADE, Rosamaria Cales, PAIVA, Stella Maris Bacalho. Educação Infantil; Maternal III, Editora Educacional, 2011.96p.
CUNHA, Suzana Rangel Vieira. Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 1999.
	PLANO DE AULA
	DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: E.M.E.I. Prefeito Estanislau Gonzaga Pinheiro
Professor: Maria Viviane
Nível/Ano: Pré primeira etapa E
Número de alunos: 19 alunos
Data: 15/05/2019
	TEMA: A matemática no cotidiano 
	OBJETIVOS
Ao final da aula o aluno deve ser capaz de:
1 – Comparar objetos e descrever seus tamanhos;
2 – Desenvolver a expressão oral;
3 – Relacionar o número à quantidade;
4 – Desenvolver o raciocínio lógico e matemático.
	CONTEÚDO
Matemática, números e operações.
	METODOLOGIA
1 – Realização de comparações entre objetos, evidenciando seus tamanhos;
2 – Contagem de forma oral de 0 a 10;
3 – Contextualização dos números;
4 – Colagens exemplificando as quantidades.
	RECURSOS
Objetos grandes e pequenos;
Atividades com contextualização dos números;
Folha sulfite;
Cola;
Lápis de cor;
Tesoura sem ponta.
	AVALIAÇÃO
A avaliação consiste na observação da professora no desenvolvimento e participação dos alunos nas atividades realizadas. Deste modo a professora será capaz de perceber se seus alunos conseguiram estabelecer relação entre os números de 1 a 10 e a sua quantidade, bem como a percepção comparativa entre objetos maiores e menores.
	REFERÊNCIAS
KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeiras e a educação. 4ª Ed. São Paulo, Editora Cortez: 2000.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A Matemática na Educação Infantil. A teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre, Editora Artes Médicas: 1996.
	PLANO DE AULA
	DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: E.M.E.I. Prefeito Estanislau Gonzaga Pinheiro
Professor: Maria Viviane
Nível/Ano: Pré primeira etapa E
Número de alunos: 19 alunos
Data: 16/05/2019
	TEMA: Bingo do alfabeto 
	OBJETIVOS
Ao final da aula o aluno deve ser capaz de:
1 – Reconhecer as letras do alfabeto;
2 – Desenvolver a expressão oral;
3 – Trabalhar com conceitos primários de regras;
4 – Aprender a esperar a sua vez.
	CONTEÚDO
Alfabetização e letramento
	METODOLOGIA
1 – Realização de um bingo com letras do alfabeto;
2 – Premiação para quem ganhar o bingo;
3 – Contextualização das letras.
	RECURSOS
Cartelas de bingo;
Brindes;
Lápis;
Borracha;
Fichas de sorteio das letras.
	AVALIAÇÃO
A avaliação consiste na observação da professora no desenvolvimento e participação dos alunos nas atividades realizadas. 
	REFERÊNCIAS
KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeiras e a educação. 4ª Ed. São Paulo, Editora Cortez: 2000.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 1989.
	PLANO DE AULA
	DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: E.M.E.I. Prefeito Estanislau Gonzaga Pinheiro
Professor: Maria Viviane
Nível/Ano: Pré primeira etapa E
Número de alunos: 19 alunos
Data: 17/05/2019
	TEMA: Cartaz dos círculos
	OBJETIVOS
Ao final da aula o aluno deve ser capaz de:
1 – Trabalhar o equilíbrio e a concentração;
2 – Desenvolver o grafismo (trabalhando o desenho de círculos);
3 – Desenvolver a coordenação motora;
4 – Aprender a esperar a sua vez.
	CONTEÚDO
Grafismo, equilíbrio e concentração
	METODOLOGIA
1 – Conhecimento da figura geométrica circulo;
2 – Conhecimento espacial;
3 – Pintura com tinta;
4 – Trabalho em coletividade.
	RECURSOS
Papel pardo;
Giz de cera;
Tinta guache;
Pincel;
	AVALIAÇÃO
A avaliação consiste na observação da professora no desenvolvimento e participação dos alunos nas atividades realizadas que desenvolveram a concentração. 
	REFERÊNCIAS
KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeiras e a educação. 4ª Ed. São Paulo, Editora Cortez: 2000.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 1989.
	PLANO DE AULA
	DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: E.M.E.I. Prefeito Estanislau Gonzaga Pinheiro
Professor: Maria Viviane
Nível/Ano: Pré primeira etapa E
Número de alunos: 19 alunos
Data: 17/05/2019
	TEMA: 
	OBJETIVOS
Ao final da aula o aluno deve ser capaz de:
	CONTEÚDO
	METODOLOGIA
1 – 
	RECURSOS
	AVALIAÇÃO
	REFERÊNCIAS
KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeiras e a educação. 4ª Ed. São Paulo, Editora Cortez: 2000.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 1989.
	PLANO DE AULA
	DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: E.M.E.I. Prefeito Estanislau Gonzaga Pinheiro
Professor: Maria Viviane
Nível/Ano: Pré primeira etapa E
Número de alunos: 19 alunos
Data: 17/05/2019
	TEMA: 
	OBJETIVOS
Ao final da aula o aluno deve ser capaz de:
1 – 
	CONTEÚDO
	METODOLOGIA
1 – 
	RECURSOS
	AVALIAÇÃO
	REFERÊNCIAS
KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeiras e a educação. 4ª Ed. São Paulo, Editora Cortez: 2000.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 1989.
	PLANO DE AULA
	DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: E.M.E.I. Prefeito Estanislau Gonzaga Pinheiro
Professor: Maria Viviane
Nível/Ano: Pré primeira etapa E
Número de alunos: 19 alunos
Data: 17/05/2019
	TEMA: 
	OBJETIVOS
Ao final da aula o aluno deve ser capaz de:
1 – 
	CONTEÚDO
	METODOLOGIA
1 
	RECURSOS
	AVALIAÇÃO
	REFERÊNCIAS
KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeiras e a educação. 4ª Ed. São Paulo, Editora Cortez: 2000.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 1989.
3 DIÁRIO DAS REGÊNCIAS
Diário de Regência 1: Pré primeira etapa E
Nesta aula a sala de aula foi preparada com um cenário móvel de teatro para fantoches. A história escolhida para ser contada foi Alice e o Dino da escritora Samara Krauss. O próprio livro conta com fantoches da personagem Alice e do personagem Dino além de recursos gráficos para explanação da sua temática.
Disponibilizei as crianças em posição de meia lua e sentaram no colchonete. Quanto é a história utilizando entonação de voz diferenciada para momentos importantes do livro, utilizando sons característicos para cada personagem. Algumas das crianças menores tiveram dificuldade em se concentrar na contação da história, apesar de curta. Já as crianças maiores conseguiram prestar mais atenção e interagir melhor nesta atividade. Para realização dessa atividade contei com ajuda da professora da sala a fim de colaborar com os alunos casos chorassem ou não conseguissem se concentrar. O desenvolvimento da atividade foi muito proveitoso, pois, apesar da pouca idade as crianças demonstraram, de uma forma geral, interesse pela história, pelo livro e pelos fantoches, podendo explorar o lado lúdico, criativo e imaginativo das suas mentes.
Com a utilização dos fantoches ficou mais fácil cativar a atenção dos alunos, entretanto, evidenciei que por conta da pouca idade eles não têm paciência para aguardar o final da história. Dessa maneira foi necessário realizar uma contação de histórias mais sintetizada e rápida, sem perder a qualidade dos elementos-chave pedagógicos.
Diário de Regência 2: Pré primeira etapa E
Nesta aula para realizar a atividade de artes, imprimi previamente três imagens artísticas voltadas para crianças, a fim de exemplificar a temática a ser abordada. As mesas das crianças foram dispostas em círculos, formando dois grupos. 
Cada grupo foi incentivado a falar sobre o que sentia quando olhava para a imagem artística que foi levada, amaioria das crianças participou desta conversa expressando seus pensamentos por meio da oralidade. Após esse momento cada criança recebeu uma folha sulfite e giz de cera para que fizesse um desenho demonstrando o que ela mais gosta na sua vida. Todas as crianças participaram desta atividade e demonstraram interesse pela realização da mesma. 
Após a realização dos desenhos as crianças foram chamadas para desenhar com canetinha hidrográfica em cartolina numa espécie de tela presa à parede, realizando desenhos para que fossem expostos na sala. Além disso, elas tiveram a oportunidade de trabalhar com tinta guaxe e com pincéis, realizando pinturas num tecido que fazia o efeito de tela artística. A realização dessa atividade foi importante pois, incentivou a criatividade, a ludicidade, a imaginação e as habilidades técnicas de cada aluno.
O interesse da turma, de forma generalizada, foi grande. A dificuldade encontrada na realização dessa atividade foi a disponibilidade do tempo para sua execução, visto contar com três etapas distintas. O conteúdo trabalhado na execução desta atividade foi a manifestação artística por meio de desenhos.
Diário de Regência 3: Pré primeira etapa E
Nesta aula a sala de aula foi preparada de forma a ter um espaço central de livre acesso, para que as crianças pudessem se sentar em círculo para desenvolverem a atividade proposta.
Quanto à execução da atividade em si, ensinei as crianças sobre a importância do folclore para a nossa cultura, de uma maneira simplificada e de fácil entendimento. Depois as ensinei a cantar duas músicas folclóricas da região: corre cotia e caranguejo peixe é. Finalizamos a atividade cantando as músicas que evidenciavam a temática da aula. 
Para realização dessa atividade contei com ajuda da professora da sala a fim de colaborar com os alunos caso chorassem ou não conseguissem se concentrar. O desenvolvimento da atividade foi muito proveitoso, pois, as crianças demonstraram, de uma forma geral, interesse pelo conteúdo, podendo explorar o lado lúdico, criativo e imaginativo das suas mentes.
Diário de regência 4: Pré primeira etapa E
Nesta aula a temática explorada foi a matemática no cotidiano e na vivência de cada aluno. Os alunos foram divididos em trios a fim de que realizassem as atividades com auxílio e cooperação mútua. 
Para a aula trouxe de casa alguns elementos e objetos que pudessem fazer a função de comparação entre o tamanho das coisas, ou seja, maior e menor. Dessa maneira exemplifiquei para os alunos quando um objeto é considerado maior que o outro e quando é menor. Após exemplificação foi disponibilizado sobre a mesa de cada trio vários objetos em que os alunos deveriam escolher quatro e organizá-los de forma crescente, ou seja, do menor para o maior. 
Nessa aula também foi utilizado atividades com contextualização dos números, isto é, atividades que envolvessem pintura e colagem exemplificando a contagem numérica. Uma das atividades estava relacionada com a quantidade de ovos que uma galinha botou num determinado celeiro. Após pintarem a galinha e os ovos que foram recortados, os alunos foram incentivados a colarem os ovos que estavam numerados do maior para o menor, ou seja, de forma decrescente. 
Na atividade seguinte os alunos foram incentivados após pintar o desenho de outra galinha a colarem os ovos pré-numerados de forma crescente. Dessa forma o objetivo da atividade era a realização da contextualização dos números e o incentivo aos alunos para que aprendem a contar de 0 a 10 de forma crescente e decrescente
Todos os alunos participaram dessa atividade. Alguns apresentaram dificuldades em desenvolver a contagem decrescente, mas com ajuda e auxílio pedagógico conseguiram realizar a atividade.
Diário de regência 5: Pré primeira etapa E
Nesta aula a temática explorada foi a alfabetização e letramento no cotidiano e na vivência de cada aluno. Os alunos foram divididos em trios a fim de que realizassem as atividades com auxílio e cooperação mútua. 
Para a aula trouxe de casa cartelas de bingo, só que em vez de números os itens a serem preenchidos eram letras. Expliquei de forma clara as regras do jogo. A medida que ia sorteando cada letra, o aluno que a tivesse na cartela marcava um ponto. A professora auxiliou nessa atividade, conferindo e ajudando os alunos a marcarem os pontos nas suas cartelas. 
Todos os alunos participaram dessa atividade. Alguns apresentaram dificuldades em desenvolver a ideia de associação das letras sorteadas, mas com ajuda e auxílio pedagógico conseguiram realizar a atividade proposta.
Diário de regência 6: Pré primeira etapa E
Nesta aula foi desenvolvida a coordenação motora, o conhecimento da forma geométrica, circulo. Para isso fiz uma rodinha de conversa com os alunos para que eu pudesse explicar a atividade que iriam fazer, como eles iriam desenhar o circulo no cartaz. Coloquei um cartaz no chão no meio da sala e pedi que eles desenhassem círculos, um de cada vez. Uns utilizaram o giz de cera, outros a tinta, deixei que eles mesmos escolhessem. A professora me auxiliou nessa atividade, ajudando os que sentiam mas dificuldades em fazer o circulo.
Após terminarem os desenhos, conversamos sobre os tamanhos dos círculos, fazendo com que eles observassem que praticamente todos tinham tamanhos diferentes, mas que era círculo. 
Todos os alunos participaram dessa atividade. Alguns apresentaram dificuldades em desenhar o circulo e desenvolver a coordenação motora, mas com ajuda e auxilio pedagógico conseguiram realizar a atividade proposta.
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Por meio deste relatório de estágio curricular foi evidenciado o quanto é importante para o ensino infantil a prática de ações pedagógicas na contextualização dos conteúdos de cunho teórico e social dentro das escolas, principalmente para as crianças, contribuindo para seu desenvolvimento como ser humano.
A realização do estágio possibilitou a interligação da teoria estudada em ambiente de sala de aula com a prática vivenciada nas escolas. Esta oportunidade se revelou incomparável e impagável, tamanha bagagem profissional que me agregou. 
Pude evidenciar as diferenças existentes dentro das turmas de maternal 2, pré primeira etapa e pré segunda etapa do ensino infantil e como é importante para o professor saber diferenciar as abordagens no ensino de cada conteúdo, de acordo com as particularidades e idade de cada turma. A utilização de recursos lúdicos na regência das aulas é imprescindível e essencial, visto a necessidade de proporcionar a cada criança condições de desenvolvimento emocional, intelectual e social.
A realização das atividades propostas desenvolvendo observação das aulas em sala, elaboração planos de aula, considerações de regência nos permitiram evidenciar como é realizado a concepção de uma aula e como os recursos auxiliam no aprendizado dos alunos, sanando suas necessidades. As dinâmicas e as atividades desenvolvidas com os alunos em sala de aula contribuíram para a melhoria das relações interpessoais, o respeito à diversidade e à pluralidade social, estabelecendo uma relação interligada entre os assuntos e conceitos abordados e o contexto vivenciado por cada criança da escola. 
Ser professor é uma realização e uma satisfação enorme. Saber que com o conhecimento pode-se contribuir diretamente na formação de um individuo melhor para a sociedade é altamente motivador. 
Todas estas atividades contribuíram para o conhecimento e experiência profissional própria, mostrando qual o papel do professor na escola e o seu valor para a construção de uma sociedade mais digna e melhor.
REFERÊNCIAS
ABROMOVICH, Fanny. Leitura Infantil: Gostosuras e Bobices. 2 ed. São Paulo, Scipione, 2004.
ANDRADE, Rosamaria Cales, PAIVA, Stella Maris Bacalho. Educação Infantil; Maternal III, Editora Educacional, 2011.96p.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 1989.
CUNHA, Suzana Rangel Vieira. Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 1999.
LOPES,Heloisa Helena Baldo. Educação Infantil; 2° período, editora educacional, 2008.São Paulo.96p.
KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeiras e a educação. 4ª Ed. São Paulo, Editora Cortez: 2000.
MACHADO, Ana Maria. Como e porque ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro, Objetiva, 2002.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A Matemática na Educação Infantil. A teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre, Editora Artes Médicas: 1996.
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DILIA DAS DORES GOMES ARAÚJO
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I: educação Infantil
ATIBAIA
2019
DILIA DAS DORES GOMES ARAÚJO
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO NA Educação Infantil
Relatório apresentado à Uniderp, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina Estágio Curricular em Pedagogia I: Educação Infantil, do Curso de Pedagogia.
Docente supervisor: Prof.ª Maria Renata de Souza França Bastos de Almeida
ATIBAIA
2019

Continue navegando