Buscar

Relatório Est Educação Infantil Almina Viviane

Prévia do material em texto

8
	
CURSO DE PEDAGOGIA
 
ALMINA VIVIANE FAVACHO SANTOS
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Castanhal/PA
2019
ALMINA VIVIANE FAVACHO SANTOS
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular em Pedagogia – Educação Infantil no curso de Pedagogia.
Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza
Tutor Eletrônico: Nathalia Alves da Silva
Tutor de Sala: Mara Cristine dos Santos
Castanhal/PA
2019
SUMÁRIO
1-	INTRODUÇÃO	3
2-	CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	4
3-	DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO	7
4-	ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE	10
5-	FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA	11
6-	PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA	15
7-	DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS	22
8-	CONSIDERAÇÕES FINAIS	25
REFERÊNCIAS .....................................................................................................................28
1- INTRODUÇÃO
 O estágio supervisionado tem como um dos objetivos oportunizar experiências profissionais aos acadêmicos, na busca de práticas e conhecimento de ensino e outras técnicas aplicadas no dia a dia. Objetivou-se então complementar e aperfeiçoar os conhecimentos críticos e teóricos adquiridos na faculdade com aplicabilidade na prática educacional. Especificamente buscou-se compreender e vivenciar a formação e a prática do profissional que atua na educação infantil; analisar o papel da prática educativa do professor e a importância que ele atribui a sua formação para a melhoria do seu fazer docente.
 Neste presente relatório, estão descritas as atividades que foram realizadas durante o desenvolvimento do estágio obrigatório na Educação Infantil mais especificamente no jardim II contendo 18 alunos frequentando a sala de aula, no período de 17 dias, com carga horária de 68 horas totalizando 20 horas semanais, realizados no período de 16 de Outubro de 2019 á 07 de Novembro de 2019, no horário de 7h30 minutos á 11:30 minutos, com atuação na área pedagógica, promovendo a busca da qualidade e profissionalismo no segmento educacional, buscando maior eficiência na atuação pedagógica.
 Foram desenvolvidas atividades como: Planejamento e ministração de aulas; realização de práticas de noções de tamanhos e espaços além de atividades lúdicas pedagógicas. Estas atividades, entre outras, foram realizadas na instituição “Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Almina Santos” que compreende regime privado, localizado na Rua de Nazaré – Centro, na cidade de Vigia de Nazaré.
 Descreve-se de uma forma geral, que o período de regência é a oportunidade que temos de entender, compreender e analisar cada passo na prática pedagógica, pois com toda teoria que temos oferecida durante o curso de Pedagogia, também se faz necessário colocar em prática tudo o que aprendemos aqui. Por tanto percebemos que a teoria e a prática devem caminhar juntas.
2- CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
 A Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Almina Santos foi fundada no dia 10 de março de 1992. Hoje conta com 08 (oito) salas de aulas, 1 (uma) secretaria, 1 (um) auditório, 06 (seis) banheiros, 1 (um) refeitório, 1 (uma) cantina e 1 (uma) área de recreação. Atende a comunidade com Ensino Infantil e Ensino Fundamental com total de 17 turmas. 
 O quadro funcional da escola é constituído de 23 (vinte e três) professores, 3 (três) monitores, 1(um) gestor, 1 (uma) coordenadora, 1 (um) secretário, 3 (três) auxiliares de secretaria, 3 (três) porteiros e 6 (seis) serventes. 
 A Escola Almina Santos, em análise ao seu Projeto Pólitico Pedagógico, propõem uma educação para a convivência democrática, para a criação de pessoas com atitudes socias e sujeitos independentes, que respeitem o outro e estejam preparados para considerarem seus pontos de vista a ponto de construir conhecimento através de assuntos de significância e respeito às opiniões.
 Neste sentido, o fundamento da escola busca educar partindo do princípio “prática-teoria-prática” sempre em busca da construção de uma sociedade justa e igualitária. Vivenciando valores e conhecimento integral do ser humano, sujeito de contexto social e capazes de transformar o ambiente em que vivem.
 Para esta instuição de ensino, o ambiente que leva em conta o conjunto das dimensões da formação humana, onde o conhecimento é compartilhado e sistematizado, tendo a tarefa de formar seres humanos com consciência de seus direitos e deveres, além de integrar o indivíduo em uma sociedade produzindo e reproduzindo relações sociais, propondo valores, desconstruindo e construindo concepções, costumes e ideais, onde o natural seja pensar no bem estar de todos e não apenas em si mesmo.
 A Escola Almina Santos segue algumas matrizes pedagógicas que norteiam a prática e a vivência fundamental no processo de humanização das pessoas, tendo uma visão mais ampliada dos processos formativos. Sua pedagogia da organização coletiva tem como desafio permanente difundir suas relações de trabalho, dividir tarefas e pensar no bem estar da comunidade escolar. A escola também se organiza coletivamente através de novas relações sociais que produz e reproduz valores, construindo a aprendizagem organicamente coletiva tornando o espaço escolar uma janela aberta para a visão de um mundo novo e de uma cultura que propague o bem estar de todos.
 Por sua forma organizacional, a instituição de Educação Infantil e Ensino Fundamental acredita que o educando compartilha o conhecimento, cria habilidade e desenvolve consciência. O trabalho, em toda sua dimensão, se torna uma potencialidade pedagógica com o objetivo de desenvolver a capacidade de aprendizagem, póstura pesquisadora, auto estima, formações de valores, fortalecimento dos vínculos familiares e convivência comunitária através do conhecimento socialmente útil à fim de exercer sua cidadania além de construir um ambiente educativo que vincule a comunidade com os processos econômicos, políticos, sociais e culturais.
 A proposta metodológica da instituição é proporcionar aos educandos uma aprendizagem em que possam se expressar, ler, calcular, confrontar, dialogar, debater, sentir, analisar, relacionar, saber articular o pensamento sintonizando com sua história e a realidade em que vivem. Esta metodologia de ensino giram em torno de três grandes aspectos importantes como a teoria, prática e participação coletiva. 
 A organização da rotina no Ensino Infantil é sempre planejada antecipadamente, mas bastante flexível. O palnejamento é feito em nível de unidade, ou seja, segue o referencial da educação infantil, porém com enfase nas pecualiaridades da instituição. Isto é, conforme adotado no Projeto Político Pedagógico da unidade de ensino, deste modo, o educador infantil prepara seus planos de aula e projetos educacionais. 
 Em sala de aula, é trabalhado com as crianças, materiais abordando o corpo humano e sua importância, desenvolvimento e manuntenção; Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado, saúde e bem estar; Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e/ou comunicações de forma a compreender e ser compreendido; Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
 As relações, no espaço escolar, entre professores-alunos e entre os próprios alunos é de atenção, carinho, cuidado, respeito, amizade, confiança e aprendizagem constante. Portanto, a relação se torna um processo de cognição afetiva positiva na interação com o meio em que a criança se desenvolve, pois o professor é o mediador que proporciona ao aluno a oportunidade de manifestação de suas singularidades através das trocas de experiências e brincadeiras, sentimentose emoções vivenciadas no seu dia a dia.
3- DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
Diário de Observação n° 1
Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Almina Santos
Data: 22/10/2019
Professora regente: Marcia do Carmo Ribeiro Barata
Turma: Jardim II
Estagiário: Almina Viviane Favacho Santos
Na primeira visita, participei de uma reunião com a pedagoga Marcia onde foram tratados vários pontos importantes para que eu começasse o estágio. A pedagoga me acolheu de uma forma muito boa, e com boa expectativa. Nesta reunião, foi informado que eu iria realizar meu estágio na turma do jardim II com a professora Marcia. Após a reunião, houve apresentação para os professores que estavam em atividade e logo em seguida o reconhecimento do espaço físico da escola e a localidade de cada setor.
Diário de Observação n° 2
Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Almina Santos
Data: 23/10/2019
Professora regente: Marcia do Carmo Ribeiro Barata
Turma: Jardim II
Estagiário: Almina Viviane Favacho Santos
Já em prática de estágio, sob supervisão da pedagoga Marcia, é possível perceber em seu trabalho que houve um planejamento para aquela aula. O espaço educativo de sala de aula é bastante acolhedor, alegre, limpo e colorido. Pude contatar que as crianças já estavam à vontade naquele espaço, havia um vínculo com seu educador e entre os próprios alunos. As crianças realizam cada etapa do processo de aprendizagem com a professora, de forma singular e respeitando o tempo de atividade de cada criança.
Diário de Observação n° 3
Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Almina Santos
Data: 24/10/2019
Professora regente: Marcia do Carmo Ribeiro Barata
Turma: Jardim II
Estagiário: Almina Viviane Favacho Santos
 No terceiro dia de observação, sob a supervisão da professora Marcia os alunos estudaram matemática mais especificamente sobre noções de espaço, tamanho e largura. Logo após a explicação onde a professora deu vários exemplos de noções com objetos que havia dentro da sala, os alunos participaram de uma dinâmica bem produtiva onde eles obtiveram mais conhecimentos sobre o assunto trabalhado.
 Oportunizaram momentos para aprender, conhecer, e identificar as noções. Os alunos realizam cada momento do processo de aprendizagem com a professora, de forma singular e respeitando o tempo de atividade de cada criança.
. 
Diário de Observação n° 4
Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Almina Santos
Data: 25/10/2019
Professora regente: Marcia do Carmo Ribeiro Barata
Turma: Jardim II
Estagiário: Almina Viviane Favacho Santos
As observações construídas neste momento, a partir do trabalho de desenvolvimento de uma das unidades que abordam atividades de linguística, as crianças puderam ouvir e contar fatos, ocorridos, falar de sentimentos, os quais relataram fatos que compõem episódios cotidianos, ainda que com apoio de recursos e/ou do professor.
Oportunizaram momentos para reconhecer, compreender e utilizar os diferentes símbolos convencionalmente como forma de representação em textos lidos e ouvidos. Recontaram histórias conhecidas por meio de diferentes portadores de textos e vivências de diversas situações, nas quais se faz necessária, compreendendo a sua função social.
Diário de Observação n° 5
Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Almina Santos
Data: 28/10/2019
Professora regente: Marcia do Carmo Ribeiro Barata
Turma: Jardim II
Estagiário: Almina Viviane Favacho Santos
Através de aulas sobre exploração da natureza e sociedade foi possível trabalhar com as crianças temas como exploração do ambiente físico e social, sobre a preensão de fenômenos e elementos da natureza presentes no dia a dia e reconhecer algumas características – calor produzido pelo sol, chuva, claro escuro, quente frio relacionando-as à necessidade de abrigo e alguns cuidados básicos: agasalhar-se, não ficar exposto ao sol, fechar ou abrir janela; acender ou apagar a luz. Elas aprendem a reconhecer partes do corpo como mão, boca, nariz etc. Perceber as transformações que estão ocorrendo em seu corpo perda dos dentes e de seu próprio crescimento. Conhecer alguns aspectos da vida do entorno da escola e casa- parque, lojas, mercado, feira livre, padaria etc. Identificaram alguns papéis sociais existentes em seu grupo de convívio – escola e casa, a partir destas atividades puderam conhecer mais sobre seu corpo e reconhecer os elementos que compõem a paisagem onde vive.
Diário de Observação n° 6
Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Almina Santos
Data: 29/10/2019
Professora regente: Marcia do Carmo Ribeiro Barata
Turma: Jardim II
Estagiário: Almina Viviane Favacho Santos 
Através de aulas sobre exploração da expressividade: musical, corporal, teatral e visual, a professora regente trabalhou a participação de brincadeiras tradicionais cantadas que envolvam a representações de papéis. Foram dramatizar histórias conhecidas. As crianças realizaram atividades de encenação de histórias com bonecos e brinquedos em grupo. Os alunos, em outro momento, realizaram também a confecção e utilização de fantoches, bonecos e figuras de sobras. Estas atividades, entre outras, as quais foram executadas em sala de aula, avalia o percurso das crianças, verificando como elas estão evoluindo, sem buscar classificá-la. Mas observa-se como elas se relacionam com os adultos e com outras crianças, como desenvolvem as atividades na sala de aula.
4- ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE
 Em entrevista com a professora regente, Marcia do Carmo Ribeiro Barata a qual é responsável pela turma do Jardim II na Escola Almina Santos, foram inquiridas 10 (dez) perguntas para saber como a mesma organiza suas práticas pedagógicas.
 A professora possui formação em pedagogia e, ao ser questionada quais seriam os documentos que orientam seu planejamento pedagógico para atuar com as crianças, a educadora elucidou o Planejamento Educacional abrangendo do Projeto Político Pedagógico, Plano de Ensino e Plano de aula, estes são seus instrumentos básicos para seu planejamento.
 A organização do seu plano de aula é semanal, trabalhando sempre a sequência didática. Os encontros de formação continuada que trata sobre as especificidades da educação infantil são realizados, por ela, de diferentes modos de conceber e praticar a avaliação da aprendizagem escolar, interpretando as contradições entre o discurso registrado no projeto político pedagógico e as efetivas ações avaliativas que se materializam no cotidiano escolar. 
 Foi questionada a docente como a instituição, na turma em que é atuante, orienta o processo de desenvolvimento de avaliação da formação da criança? A mesma respondeu que é por meio de aplicações de tarefas que possibilitem avaliar cada etapa do desenvolvimento da criança, por intermédio de fichas avaliativas que mensurem o domínio cognitivo, afetivo e psicomotor da criança.
 Para a professora regente, a interação entre as crianças na sala de aula se dá através do convívio, da troca de conhecimento entre elas, nesta relação um com o outro, se constroem valores como cooperação, solidariedade e respeito.
 Em relação a maneira de como se estabelece a relação família/responsável pelo aluno e escola na realidade onde a docente atua, a mesma explanou que é através de reuniões entre os responsáveis dos alunos, mestres e membros do plantão pedagógico.
 Marcia esclarece que os desafios e as possibilidades ligadas ao seu trabalho são extremamente exigentes e envolvem muita responsabilidade, pois, o professor tem como maior objetivo a formação de seres humanos críticos e aptos para iniciar uma jornada profissional e conviver em sociedade, com um perfil bastante peculiar o qual deve representar uma figura, ao mesmo tempo, paciente, criativa, empática e investigadora.
 A educadora, por fim, ressalta que ao entrar em uma sala de aula para lecionar, o profissional deve sempre ter em mente o que irá ministrar, trabalhar para aquela turma. Deve-se sabero conteúdo, de que maneira irá abordar o assunto, quais os materiais necessários para aquela aula e, acima de tudo, ter uma aula bem preparada.
5- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Educar é um processo de troca mútua de conhecimento, onde através da aplicação de métodos próprios que possam influenciar positivamente na condição social, cognitiva, emocional e estabelecendo a formação e o desenvolvimento da criança.
Segundo RCNEI (1998, p. 14 apud MELO, 2018),
“[...] a educação assume as funções: social, cultural e política, garantindo dessa forma, além das necessidades básicas (afetivas, físicas e cognitivas) essenciais ao processo de desenvolvimento e aprendizagem, a construção do conhecimento de forma significativa, através das interações que estabelece com o meio. ”
Paulo Freire (1996) elucida que, “ [...] como experiência especificamente humana, a educação é uma forma de intervenção no mundo”. A educação é ressaltada como algo particularmente humano e como intervenção na realidade, o que combina a ideia de ação-reflexão humana para a transformação do mundo (COSTA, 2015, p. 76-77).
Ou seja, neste debate sobre esta categoria base e essencial do ser humano, Paulo Freire afirma que a educação é um processo constante de criação do conhecimento. Em tal processo, haveria a busca contínua da transformação da realidade por meio da ação-reflexão humana, este conjunto de fatores seria a educação.
A intencionalidade do processo educativo deve proporcionar a apreensão do esquema corporal e a organização do espaço e as primeiras noções geométricas. Na educação infantil como fase inicial da educação formal possui o poder de despertar na criança o gosto pela leitura, escrita, matemática, entre outros. Isso vai depender de como a criança é incitada, estimulada e incentivada dentro deste processo que se chama educar.
Para Melo (2018), na educação infantil, a criança é obrigada adentrar ao espaço escola e, com isso, ela precisa aprender a lidar com situações novas. A escola representa, nesta fase, uma ruptura da rotina infantil. Sendo assim, o aprender precisa se tornar interessante. Desse modo, é fundamental que os educadores busquem caminhos capazes de facilitar este processo (MELO, 2018, p. 30).
Este processo é amparado pela Base Nacional Comum Curricular que compreende a educação infantil e suas práticas pedagógicas que asseguram para as crianças as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização. 
“Tendo em vista os eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica propostas pela BNCC, seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento asseguram, na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural” (BNCC, 2019).
Nesse sentido, essa fase em que as crianças começam a frequentar a escola deve ser marcado com muita alegria, brincadeiras e motivações. Através do lúdico as crianças com certeza serão mais alegres, motivadas, além de proporcionar o desenvolvimento infantil.
“ É muito importante na educação infantil a clareza dos objetivos referentes ao desenvolvimento das crianças nas diferentes fases, pois é nesse nível, que a criança começa a trabalhar suas habilidades, hábitos, atitudes e atividades psicomotoras que vão preparando-a física e mentalmente num grau crescente, que deve ser aperfeiçoado, à medida que a criança cresce e se desenvolve. ” (MELO, 2018, p. 33).
Ainda de acordo com Melo (2018), a utilização da ludicidade na educação infantil como recurso pedagógico, onde propõe-se o desenvolvimento integral da criança, apresenta-se articulado com o objetivo de promover capacidades afetivas, emocionais e cognitivas, interação com o meio, ampliação de suas relações sociais, promoção da comunicação sentindo-se segura para expressar suas emoções, aprender sobre trocas sociais e as diferenças e diversidades da realidade social.
“Faz-se necessária uma conceituação do que significa ludicidade, pois há uma diversidade de descrições sobre esse termo, algumas até confusas e restritivas. Destarte, chama-se a atenção para um aspecto importante. Não é necessário que haja brinquedos em sala de aula para que se possa realizar uma aula lúdica. Ludicidade está diretamente relacionada com a atitude do professor, seu envolvimento com a construção do conhecimento dos discentes. Assim, é preciso que se supere o olhar do lúdico apenas como sinônimo de jogos e brincadeiras. Se o educador proporciona momentos de prazer e entrega dos estudantes, situações de integração em que todos estão envolvidos em prol da consecução de algo, isso é sem dúvida uma aula lúdica” (MELO, 2018, p. 33).
 A relevância de trabalhar habilidades individuais respeitando a diversidade, relacionando conteúdo ao cotidiano, ampliando horizontes na pluralidade cultural e linguística, a fim de formar cidadãos que valorizem a vida e seja atuante na sociedade.
Diante disso, elucida-se que a aprendizagem infantil se sustenta na promoção da imaginação que é promovida pelas atividades lúdicas, pois o brincar ajuda, segundo Melo (2018), a produzir, reproduzir, criar e recriar momentos do cotidiano da criança, ajudando-a a alcançar o progresso em seu desenvolvimento. 
A importância do trabalho pedagógico dos professores neste processo de aprendizagem se torna fundamental pois é seu dever proporcionar um espaço significativo e expressivo, motivador e alegre para seus alunos, os quais possam ter a oportunidade de amadurecimento de suas potencialidades intelectuais e sociais. Parte do trabalho do educador é refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças (BNCC, 2019).
A educação infantil deve preparar o indivíduo para inseri-lo na concepção e compreensão deste mundo emergente na sociedade, ao mesmo tempo que ele possa participar agindo nas mudanças e transformações desta mesma sociedade, formando agentes críticos.
É necessário observar que a sala de aula não deve ser entendida somente como aquele espaço físico determinado onde professores e alunos desenvolvam atividades de ensino-aprendizagem, mas também como um lugar onde a ação educativa, como um todo, possa conduzir a percepção da realidade social, econômica, cultural e política, conforme aborda Vigotsky (1998):
“O convívio social e cultural entre os pares da mesma faixa etária e adultos do mesmo grupo ao qual pertence a criança, contribui de forma relevante para seu desenvolvimento e aprendizagem. Neste espaço privilegiado, são intencionalmente proporcionadas experiências lúdicas e com múltiplas linguagens, criadas culturalmente, que as subsequentes etapas da educação não enfatizam em suas propostas curriculares” (VIGOTSKY, 1998).
Portanto, pode-se afirmar que a vivência com estas crianças e adultos, nos centros de educação infantil, é extremamente importante para o desenvolvimento infantil pois proporciona novas experiências e permite que a criança adquira novos hábitos, atitudes, valores e também a diversidades das linguagens com que interagem e seu meio.
6- PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA
Plano de aula 1.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: Escola de Ed. Infantil e Ens. Fundamental Almina Santos
Professor: Marcia do Carmo Ribeiro Barata
Nível/Ano: Jardim II
Número de alunos: 18
Data: 31/10/2019
TEMA: Descobrindo as letras
OBJETIVO:
· Reconhecer as letras do alfabeto
CONTEÚDO:
· Alfabeto
METODOLOGIA:
· Primeiro momento será de acolhida dos alunos na sala de aula, em seguida roda de conversa explorando o conteúdo. No segundo momento será feito uma roda onde cada criança irá escolher umaletra para apresentá-la aos colegas, a criança irá apresentar a letra e algumas palavras que começam com aquela letra. No terceiro momento cada criança irá criar um personagem desenhando-o numa folha de papel A4, e dará um nome para ele que comece com a letra que ele escolheu para apresentar. Por fim, as crianças farão uma atividade em folha de papel impresso sobre o alfabeto.
RECURSOS:
· Alfabeto em E.V.A
· Folha de papel A4
· Atividade em papel impresso
· Lápis
· Giz de cera 
Avaliação:
 A avaliação será contínua, através da observação diária do aluno no desempenho das atividades propostas e no relacionamento com os colegas e professores.
Plano de aula 2.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: Escola de Ed. Infantil e Ens. Fundamental Almina Santos
Professor: Marcia do Carmo Ribeiro Barata
Nível/Ano: Jardim II
Número de alunos: 18
Data: 01/11/2019
TEMA: Descobrindo as Letras 
OBJETIVO:
· Despertar o interesse do aluno pelo próprio nome
· Desenvolver a escrita e reconhecimento das letras e sons 
CONTEÚDO:
· Cartaz da letra inicial do nome 
METODOLOGIA:
· Primeiro momento será de acolhida dos alunos na sala de aula, onde será feita uma roda de conversa dos mesmos. No segundo momento questionar os alunos perguntando qual o nome de cada um, abrir uma roda de conversa para saber quem sabe com qual letra inicia o seu nome. No terceiro momento distribuição de crachás (em formato de lápis) com o nome de cada aluno, em seguida confecção de cartazes com o alfabeto e iniciais do nome de cada um separando a turma em 4 grupos . No quarto momento será de distribuição de atividade em papel impresso relacionado ao assunto trabalhado.
RECURSOS
· E.V.A
· Caneta porosa 
· Cartolina
· Atividade em papel impresso
Avaliação:
· A avaliação será contínua, através da observação diária do aluno no desempenho das atividades propostas e no relacionamento com os colegas e professores.
Plano de aula 3.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: Escola de Ed. Infantil e Ens. Fundamental Almina Santos
Professor: Marcia do Carmo Ribeiro Barata
Nível/Ano: Jardim II
Número de alunos: 18
Data: 04/11/2019
TEMA: Descobrindo as Letras
OBJETIVO:
· Ensinar o aluno a diferenciar letras, desenhos e números 
· Relacionar letra e quantidade 
CONTEÚDO:
· Quantidade
METODOLOGIA:
· Primeiro momento será feita a acolhida dos alunos na sala da aula, e logo em seguida uma roda de conversa sobre o conteúdo que vamos trabalhar. Terceiro momento irei colocar no quadro números de 0 a 10 para que os alunos reconheçam os numerais, em seguida irei pedir para que cada um pegue seu crachá em forma de lápis para que eles contem quantas letras há em seu nome, após contarem pedir para que eles apontem no quadro qual o numeral que representa a quantidade de letras do seu nome. No quarto momento será de distribuição de uma atividade impressa.
RECURSOS:
· Atividade em papel impresso 
· Giz de cera 
AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua, através da observação diária do aluno no desempenho das atividades propostas e no relacionamento com os colegas e professores.
Plano de aula 4.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: Escola de Ed. Infantil e Ens. Fundamental Almina Santos
Professor: Marcia do Carmo Ribeiro Barata
Nível/Ano: Jardim II
Número de alunos: 17
Data: 05/11/2019
TEMA: Descobrindo as Letras
OBJETIVO:
· Valorizar os animais 
· Identificar os nomes dos animais 
CONTEÚDO:
· Nome dos animais 
METODOLOGIA:
· Primeiro momento será de acolhida dos alunos na sala de aula, apresentando então o tema que iremos trabalhar “Os animais” seguido de roda de conversa explicando a importância de cuidar bem dos animais. No segundo momento irei pregar no quadro 4 animais feito de E.V.A sendo eles macaco, leão, foca e gato. Irei questionar a eles se eles os conhecem, quais os nomes, e a quantidade de letras que contém no nome de cada um. Terceiro momento, irei solicitar que os alunos realizem uma atividade em papel impresso para que concluam e finalizem a aula.
RECURSOS:
· E.V.A
· Atividade em papel impresso
· Giz de cera
Avaliação:
A avaliação será contínua, através da observação diária do aluno no desempenho das atividades propostas e no relacionamento com os colegas e professores.
Plano de aula 5
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: Escola de Ed. Infantil e Ens. Fundamental Almina Santos
Professor: Marcia do Carmo Ribeiro Barata
Nível/Ano: Jardim II
Número de alunos: 18
Data: 06/11/2019
TEMA: Descobrindo as Letras 
OBJETIVO:
· Relembrar as letras do alfabeto 
· Comparar os sons de cada letra
· Reconhecer a letra inicial de palavras
CONTEÚDO:
· Alfabeto
METODOLOGIA:
· No primeiro momento será de acolhida dos alunos, em seguida eles irão assistir um vídeo da galinha pintadinha sobre o ABC, com a participação de todos cantando. No segundo momento irei pedir para que eles façam uma roda no centro da sala e lhes darei uma caixa com o alfabeto feito em e.v.a, e então cantarei a musica da galinha pintadinha que aprendemos no inicio da aula, então eles irão passar a caixa de mão em mão, quando parar a musica o aluno que ficou com a caixa na mão irá retira uma letra de dentro da caixa, e então irá dizer um objeto, fruta ou cor que comece com a letra que o mesmo retirou da caixa. No terceiro e ultimo momento os alunos irão realizar uma atividade em papel impresso sobre o conteúdo que trabalhamos.
RECURSOS:
· Tv
· Pen drive
· 1 caixa de sapato
· E.v.a
· Atividade em papel impresso 
Avaliação:
A avaliação será contínua, através da observação diária do aluno no desempenho das atividades propostas e no relacionamento com os colegas e professores.
Plano de aula 6.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: Escola de Ed. Infantil e Ens. Fundamental Almina Santos
Professor: Marcia do Carmo Ribeiro Barata
Nível/Ano: Jardim II
Número de alunos: 18
Data: 07/11/2019
TEMA: Descobrindo as Letras
OBJETIVO:
· Desenvolver através das brincadeiras o ensino e aprendizagem de forma divertida. 
CONTEÚDO:
· Culminância do projeto através de brincadeiras
METODOLOGIA:
· Bingo: distribuir cartelas com o nome dos alunos e irei chamar as letras, quem formar mais rápido o nome, bate o bingo.
Roda: música “a canoa virou”. Estrofe: “se eu fosse um peixinho e soubesse nadar eu tirava o (nome) do fundo do mar”. Irei organizar as crianças em uma roda e no meio irei colocar os crachás com os nomes. Inicialmente acompanhando o verso da cantiga, falarei o nome do aluno e vou pedir para que ele retire seu próprio crachá. Depois dificultando, vou pedir para que eles retirem o nome do colega. 
Troca troca: misturar os crachás (lápis) e entregar um para cada aluno. Cada criança recebe o crachá de outra e uma folha em branco, onde deverá desenhar o colega cujo crachá retirou. Depois, um por um, os alunos apresentam seu trabalho, explicando quem desenhou.
RECURSOS:
· E.V.A 
· Crachás 
· Folha de papel A4
· Lápis 
· Giz de cera 
Avaliação:
A avaliação será contínua, através da observação diária do aluno no desempenho das atividades propostas e no relacionamento com os colegas e professores.
7- DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS
Diário da primeira regência:
No primeiro dia de regência, recebi os alunos junto a professora da turma. Inicei a aula fazendo a minha apresentação, fizemos uma oração e cantamos algumas músicas, logo após apresentei o tema que foi utilizado para aquela aula. Fizemos uma roda de conversa, para abordar o assunto. Utilizei o alfabeto feito em E.V,A para o desenvolvimento do trabalho, e para finalizar foi realizado a atividade em papel impresso.
Ao finalizar a aula o resultado alcançado foi profícuo, os objetvos alcançados e satisfatório.
Diário da segunda regência:
No segundo dia de regência, recebi os alunos junto a professora da turma. Para iniciar a aula, apresentei o tema proposto, realizamos a roda de conversa para abordar sobre a temática, em seguida solicitei que os alunos dessem inicio a uma pquena dinâmica onde distribuir crachás com o nome de cada aluno feito em e.v.a, eles ficaram entusiasmado. Para a realização de mais uma atividade os alunos utilizaram cartolinapara a confecção de cartazes com as inciais do nome deles. Com a finalização da aula, fiz algumas perguntas onde proporcionou o momento de imaginação dos pequeninhos.
Notou-se que a maioria dos alunos conseguiram alcançar os objetivos propostos, com a atividades realizadas.
Diário da terceira regência:
No terceiro dia de regência, recebi os alunos junto a professora da turma. Dando início a aula, foi apresentado o tema proposto para a realização de uma atividade lúdica onde os alunos tiveram a participação ativa em todos os momentos e sempre com a orientação da docente.
Após esse momento foi solicitado a realização da atividade em papel impresso com a finalidade de estimular seus conhecimentos sobre o tema abordado.
Observou-se que a aula foi bastante proveitosa e satisfatória tanto para os alunos quanto para a professora, os alunos interagiram de forma contínua e atingiram os objetivos propostos para aquela aula.
Diário da quarta regência:
No quarto dia de regência, recebi os alunos junto a professora da turma. Logo o tema para aula foi apresentado, seguido de apresentação de alguns animais onde os alunos identificaram o nome dos animais e contaram quantas letras há nome de cada animal.
Foi uma atividade proveitosa com a participação ativa de todos, e com a percepção de que a maioria dos alunos saíram com o conhecimento de mais um conteúdo para atribuir em seu aprendizado.
Por fim, notou-se que a turma teve um conceito satisfatório ao atingir cada objetivo proposto.
Diário da quinta regência:
No quinto dia de regência, recebi os alunos junto a professora da turma. Para dar início a mais uma aula, foi apresentado o tema proposto.
Para trabalharmos dei início a atividade com um video musical sobre o abc, em seguida realizamos uma dinamica bem produtiva reforçando o conteúdo trabalhado. Essa atividade foi realizada com bastante satisfação por meio dos alunos, observou-se o prazer de desenvolver esses tipos de atividades. Dando continuidade a atividade em papel impresso realizada com a mediação e orientação da professora. Nesta aula, notou-se o aproveitamento, a aprendizagem aprimorada de cada aluno. Por fim, as atvidades porpostas foram realizadas com satisfação e os alunos puderam atingir seus objetivos.
Diário da sexta regência:
No sexto dia de regência, recebi os alunos junto a professora da turma. Para darmos início a aula apresentei algumas brincadeiras que iria fazer com eles dentro dos conteúdos que trabalhei durante a semana. Os alunos participaram das brincadeiras com muito entusiasmo demonstrando dominio dos conteúdos.
Como forma de avaliação contínua a partir da observação sobre as atividades realizados, notou-se a capacitação de cada aluno de forma satisfatória, apesar de alguma dificuldades a maioria dos alunos conseguiram atingir o objetivo proposto.
8- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Verificou-se o contexto da Educação Infantil um processo enriquecedor dentro de uma órbita organizacional de ação que visa o ensino e a aprendizagem quanto relação/ interação com o corpo vivo (docente, alunos, coordenador (a), secretário (a) e seus auxiliares, serventes, monitores, porteiros, gestores) no ambiente educacional. 
Ao presenciar a profissão de docente foi muito importante durante o estágio, fez-se necessário observar e encontrar pontos construtivos para uma rica e grandiosa experiência referente a profissão. Para uma formação ser qualificada, o profissional deve desenvolver seu trabalho com eficiência e responsabilidade.
A avaliação, em todos os aspectos referentes ao ambiente da escola e a formação da docência para educação infantil, pelas informações levantadas durante a experiência em estágio, são favorecidas as condições de formação necessárias para o docente e aluno. Mesmo com a organização do trabalho pedagógico e da gestão educacional se apresentado de forma ativa, dinâmica e eficaz observa-se que o trabalho educacional precisa ser constantemente renovado para formar competências no que diz respeito a análise e avaliação do processo ensino-aprendizagem; discussão coletiva dos resultados; medidas para assegurar uma aprendizagem e um ensino mais significativo, etc.
A prática em sala de aula proporciona a reflexão explícita do dia a dia como educador e a clareza sobre o significado desta profissão. Saber como trabalhar-se á determinado conteúdo, o porquê, para quais personalidades, como serão desenvolvidas e sua compreensão são pontos importantes para a construção, apreensão e prática do educador. Portanto, é neste momento de experiência prática, que o futuro docente tem a oportunidade de aperfeiçoar-se para exercer com êxito sua profissão.
Desta forma, deve-se fazer a análise sobre a importância da participação do professor na vida da criança e adquirir uma postura de absoluta interação, fundamentado no conceito de incentivo, diálogo e entendimento, carinho e respeito, aspirando o diferencial e sempre atuando como bom profissional e cidadão pois seus atos refletirão no comportamento infantil.
Podemos concluir então que, segundo Silva (2006), o aprendizado, seja em qual via de acesso (professor-aluno/aluno-professor), propicia o desenvolvimento dos processos internos do ser humano com a sua relação no contexto sociocultural em que vive e a sua situação de organismo, não podendo se desenvolver sem a mediação do outro.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 2010. Disponível em: Acesso em: 10 abril 2019.
COSTA, José Junio Souza da. A Educação Segundo Paulo Freire: uma primeira análise filosófica. Theoria-Revista Eletrônica de Filosofia, Ano 2015. Volume VII. Número 18, p. 76-77.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MELO, Gilcerlandia Pinheiro Almeida Nunes. A ludicidade como recurso pedagógico na Educação Infantil. Pró-Discente: Caderno de Produção Acadêmico-Científica, Vitória-ES, v. 24, n. 1, p. 29-43, jan/jun. 2018.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf. Acesso em: 25 abril 2019.
SILVA, Daniela Regina da. Psicologia da Educação e Aprendizagem. Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELI). Indaial: ASSELVI, 2007.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. 2. ed. São Paulo: Ícone, 1988. p. 103-117.
Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=atividade+sobre+o+alfabeto+para+educa%C3%A7%C3%A3o+infantil&sxsrf=ACYBGNSQO6t9YTQie1grp5DW_Hau0XMqPA:1574533484871&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjFyrWo-oDmAhVPDrkGHfmQCIIQ_AUoAXoECAoQAw&biw=1366&bih=625#imgrc=skQteHxD0cUzuM: https://www.google.com.br/search?q=atividade+sobre+o+alfabeto+para+educa%C3%A7%C3%A3o+infantil&sxsrf=ACYBGNSQO6t9YTQie1grp5DW_Hau0XMqPA:1574533484871&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjFyrWo-oDmAhVPDrkGHfmQCIIQ_AUoAXoECAoQAw&biw=1366&bih=625#imgrc=lcJ https://www.google.com.br/search?q=atividade+sobre+o+alfabeto+para+educa%C3%A7%C3%A3o+infantil&sxsrf=ACYBGNSQO6t9YTQie1grp5DW_Hau0XMqPA:1574533484871&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjFyrWo-oDmAhVPDrkGHfmQCIIQ_AUoAXoECAoQAw&biw=1366&bih=625#imgrc=UQS4VS6B6I8uXM: https://www.google.com.br/search?q=atividade+sobre+o+alfabeto+para+educa%C3%A7%C3%A3o+infantil&sxsrf=ACYBGNSQO6t9YTQie1grp5DW_Hau0XMqPA:1574533484871&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjFyrWo-oDmAhVPDrkGHfmQCIIQ_AUoAXoECAoQAw&biw=1366&bih=625#imgrc=GF1bOmsz_kzXGM:

Continue navegando