Buscar

DONE -PROCESSO DEC_ATV1_BLOCO1

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	O processo decisório é um processo organizacional considerado de grande importância nos dias de hoje. Podemos assegurar que é necessário estudar o cenário econômico para se manterem competitivas e influentes no seu mercado ou segmento. A hipótese atual da administração proporciona o gerenciamento de projetos e processos como recursos eficazes para o enfrentamento do atual panorama de instabilidade do mercado.
 
A respeito desse contexto e de diferentes aspectos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.
 
I) Segundo alguns estudiosos da área, o processo decisório é mais ligado à intuição do que à racionalidade. Quanto mais dados forem disponíveis para o administrador, maior será o alcance de intuição do processo.
 
II) Em instituições, é normal aparecerem problemas, e caberá ao administrador ou responsável tomar as decisões que definirão o rumo da instituição.
 
III) O Tomador de decisões necessitará abrir mão de determinadas técnicas que são acessórias ao ciclo do processo decisório, ou seja, soluções usadas na etapa de análise de problemas, em caso de problemas.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Afirmativas II e III.
	Resposta Correta:
	 
Afirmativas II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A afirmativa II, pois realmente é muito comum surgirem problemas derivados do mercado. O mercado tem influência por diversos contextos, seja político, de mídia e de tempo, sendo necessária uma tomada de decisão pelo responsável. A afirmativa III pode haver situações que o tomador de decisão terá que abrir mão de técnicas utilizadas na tomada de decisão, e nem sempre é possível seguir todas a alternativas disponíveis.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Para que um negócio ganhe em termos de Tática Competitiva, é imprescindível que ele obtenha uma performance superior aos demais concorrentes. Sendo assim, a organização tem de constituir uma estratégia apropriada, adotando as decisões certas.
“Uma organização é um sistema de recursos que procura alcançar objetivos. O processo de definir quais objetivos a organização pretende alcançar, com quais recursos, chama-se planejamento”.
 
MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração . 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
 
Diante disso, analise as afirmativas a seguir:
 
I) Uma instituição pode seguir uma estrutura organizacional mecanicista ou orgânica; esta última é mais usada em ambientes com estabilidade, com bastante garantia e previsibilidade para tomada de decisão, em que se desenvolvem tarefas rotineiras e burocráticas.
II) O processo decisório é um combinado de fases que têm início com a identificação do problema ou oportunidade, o diagnóstico, a geração de alternativas, a escolha de opções e a análise da decisão.
III) Ao encontrar-se com um ambiente incerto, inesperado e sujeito a influências de diferentes elementos, o tomador de decisão deve abrir mão de decisões programadas, predefinidas e já usadas anteriormente.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Afirmativa II.
	Resposta Correta:
	 
Afirmativa II.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Afirmativa II está correta, pois a identificação do problema ou oportunidade, o diagnóstico, a geração de alternativas, a escolha de opções e a análise da decisão são etapas fundamentais para se tomar uma decisão dentro de uma organização.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Um processo organizacional considerado de grande importância para um gerenciamento eficaz das instituições é o chamado processo decisório. O processo decisório é o poder de escolher, em determinada ocasião, o caminho mais apropriado para a empresa. “A teoria da decisão é o conjunto de procedimentos e métodos de análise que procuram assegurar a coerência, a eficácia e a eficiência das decisões tomadas em função das informações disponíveis, antevendo cenários possíveis”.
	GOMES, L. F.  A. M.; GOMES, C. F. S.; ALMEIDA, A. T. de. Tomada de decisão gerencial: enfoque multicritério. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.  
I) Os aspectos emocionais e afetivos podem influenciar o processo decisório e acabam restringindo a competência e racionalidade dos indivíduos.
II) Os aspectos racionais do processo decisório não são a melhor forma de tomar uma decisão para a instituição.
III) Falta de reação, regra de comando, regra da minoria, regra da maioria, conformidade ou unanimidade são metodologias de tomada de decisão em grupos e equipes de trabalho.
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativa(s) corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Afirmativas I e III.
	Resposta Correta:
	 
Afirmativas I e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Afirmativa I, pois os aspectos emotivos não devem ser colocados em primeiro lugar em uma tomada de decisão já que podem influenciar totalmente um plano que foi analisado racionalmente, levando tudo ao fracasso por uma decisão baseada em um momento emocional específico. Afirmativa III, pois todos os aspectos descritos são metodologias utilizadas no processo decisório em grupo.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Decisão é uma alternativa em meio a escolhas ou probabilidades, executada quando o gestor se encontra em uma circunstância-problema, apontando à sua solução ou ao bom emprego da oportunidade, em prol da máxima eficiência organizacional.
Em relação ao processo de decisão que está conexo inteiramente com a natureza, a hierarquia das ações a serem executadas para sanar o problema existente é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Estratégica, Administrativa e Operacional.
	Resposta Correta:
	 
Estratégica, Administrativa e Operacional.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. É estratégica pois nesta questão tudo ocorre de forma a desenvolver ações otimizadas e com seus desígnios bem claros e definidos. Administrativa, pois de posse das ações estratégicas, o âmbito responsável para a difundir as ações para a sua realização por parte do nível operacional. E operacional, pois aqui são decididas as formas e as soluções necessárias para que aconteça a execução propriamente dita.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	O gestor ou uma equipe é capaz de avaliar com clareza tudo que se passa no procedimento organizacional e assim ter as ações antecipadamente calibradas para resolver problemas e realizar um bom aproveitamento de oportunidades. Esta confiança está mais presente quando se está no nível operacional dentro das organizações.
Neste contexto, é uma característica de um cenário de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Certeza.
	Resposta Correta:
	 
Certeza.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O cenário descrito no contexto é um cenário de certeza, pois o tomador de decisão tem ciência de todo o processo organizacional, e isso aliado à experiência torna possível ter um cenário seguro e fácil para determinar os caminhos a serem seguidos.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Um sistema de acompanhamento dá garantia de que o problema seja verdadeiramente resolvido. O processo de averiguar a adequada implementação da decisão escolhida é uma fase que é várias vezes ignorada, mas nunca deve perder a sua importância. Só assim é aceitável confirmar que a decisão foi a mais apropriada possível. O acompanhamento é imprescindível também para determinar novos parâmetro para as futuras decisões.
 
Por fim, a decisão pode estar relacionada ao resultado a que pode ser esperado, na maioria das vezes, em três possíveis situações, que são:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Otimizada, Satisfatória e Maximizada.
	Resposta Correta:
	 
Otimizada, Satisfatória e Maximizada.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Otimizada busca o balanceamento dentro do procedimento, levando em consideração fatores que englobam uma parcela expressiva da instituição e, assim, um melhor bem-estar de uma boa quantia dos profissionais que a compõem. Satisfatória, pois neste caso a consequênciaesperada afeta de forma mínima as obrigações do conjunto, estando ligada geralmente à falta de tempo, de informação e financeira. Maximizada, pois neste caso se busca o estado de excelência em todo o procedimento, aumentado, assim, o conjunto de ações positivas em detrimento de ações negativas.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	O procedimento geralmente acontece quando não se tem nenhuma ciência do que possa estar acontecendo dentro do processo organizacional. É comum ser de capacidade do nível estratégico a devida avaliação e análise de viabilidade das ações apropriadas. Logo, esse tipo de procedimento é uma característica de qual cenário?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Incerteza.
	Resposta Correta:
	 
Incerteza.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O contexto abordado na descrição se refere ao cenário de incerteza, que acontece quando a instituição pode não ter ciência do que possa estar ocorrendo dentro do processo organizacional, e ela fica exposta no nível estratégico, no qual deve ser feita a avaliação apropriada para o tomador de decisão buscar o caminho certo.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em relação ao modelo tático, existe uma característica marcante que está no fato de ser um planejamento que ocorre de forma mais centralizada, ou seja, as ações são avaliadas e decididas por pessoas que ocupam desde posições na alta direção, como no nível operacional, até membros da diretoria e gerentes das áreas. Por fim, quando falamos em operacionalizar, estamos falando exatamente do nível operacional em que são definidas as atividades de rotina, onde e como deve ser realizado. Diferentemente do que ocorre nos demais níveis, no nível operacional as ações são realizadas de forma rápida, caracterizando-se como ações de curto prazo.
Como exemplos das atividades realizadas neste nível, temos:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Fluxograma; Check-list; Cronogramas.
	Resposta Correta:
	 
Fluxograma; Check-list; Cronogramas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Alternativa B. Essas tarefas são normalmente rápidas e fáceis de se realizar, pois no nível operacional suas medidas devem ser tomadas dentro de um curto prazo, diferentemente dos outros níveis.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	O objetivo é apresentar um entendimento claro da circunstância presente da instituição em seu mercado e para onde está caminhando, auxiliando, assim, nas definições futuras de como amparar seu desenvolvimento no longo prazo. Dada a sua seriedade, sugere-se suas próprias abordagens para essa etapa do plano. É uma fase estabelecida na tomada de decisão, com o relacionamento das situações que envolvem geralmente sentimentos, como desafio, interesse, discórdia, frustração e outros.
 Então, assinale a alternativa que apresenta a fase da qual esta propriedade faz parte:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Fase de análise da situação.
	Resposta Correta:
	 
Fase de análise da situação.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Na análise da situação é onde deve ser analisada a situação e o desafio definido. Desta forma, é importante focar em entender as ameaças, oportunidades, causas e consequências relacionadas ao problema. É essencial fazer um diagnóstico para encontrar onde está o real problema, e essa é uma propriedade da fase da análise da situação.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Processo decisório é o método de sugerir a porta mais apropriada ao empreendimento, em uma determinada ocasião. Uma organização necessita ser capaz de otimizar soluções e tarefas, assim como desenvolver um modelo competidor que a consinta em superar os concorrentes. Analisando que o mundo é dinâmico e vive em transformação, em que as ideias surgem devido aos momentos, podemos analisar as questões a seguir e definir quais são as verdadeiras.
I) O processo racional de tomada de decisão implica que o agente contenha o conhecimento total de todas as alternativas disponíveis para realizar a ação.
 
II) As decisões do tipo não programadas são aquelas montadas uma a uma para discutir problemas que não foram solucionados mediante a aplicação de recursos padronizadas.
 
III) Em uma instituição, o processo decisório aponta para a resolução de dificuldades, mas não ao aproveitamento de oportunidades.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Afirmativa II.
	Resposta Correta:
	 
Afirmativa II.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Somente a Alternativa A, afirmativa II. As decisões não programadas não apresentam soluções espontâneas, uma vez que são desestruturadas. São as decisões não automáticas que precisam da solução do decisor. O lançamento de novas obras, a diminuição do quadro de funcionários e uma alteração na sede da empresa são exemplos de decisões não programadas.

Continue navegando