Buscar

apol fundamentos pedagogicos da peddagogia

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“As realizações de Kant deveram-se ainda ao fato de que ele representou muito bem o espírito crítico do esclarecimento do século XVIII. Trata-se de um espírito de radical questionamento e autorreflexão, que exige de toda atividade humana que possa justificar-se ante o tribunal da razão”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WOOD, Allen W. Kant. São Paulo: Artmed, 2008. p. 18.
De acordo com o fragmento de texto apresentado e conforme os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre a compreensão de Kant sobre a questão do conhecimento, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Kant compreendia a objetividade do conhecimento como totalidade da realidade histórica, o que era sempre visto como ponto indispensável para a validação do saber como filosófico e científico.
	
	B
	Kant concebia o conhecimento como objetivista, ou seja, como algo que constrói relações objetivas a partir das práticas e das representações das práticas, o que  conferia  ao mundo social o seu caráter de evidência natural.
	
	C
	Kant entendia que o conhecimento não é resultante apenas do objeto ou do sujeito, mas sim da ação dinâmica entre sujeito e objeto, sendo que a experiência é aquilo que mantém o conhecimento sempre atualizado.
Você acertou!
Comentário: De acordo com o filósofo alemão, “o conhecimento é resultado não só do sujeito nem só do objeto, mas da ação combinada de ambos. É a ação do sujeito que permite conferir universalidade ao conhecimento, mas é a experiência que o mantém sempre renovado. Com isso, Kant consegue explicar filosoficamente aquilo que os cientistas já realizavam na prática” (livro-base, p. 39).
	
	D
	Kant deduzia que a reflexão filosófica acerca do conhecimento deveria harmonizar-se com a experiência e a consciência moral, pois esses seriam os únicos guias confiáveis para a ação da ciência.
	
	E
	Kant percebia o conhecimento como atitude investigativa da realidade, a serviço de um objetivo prévio, posto em prática intencionalmente; a partir da qual resulta a prática consciente do humano no mundo social.
Questão 2/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Sendo as sociedades clássicas fundadas em uma contradição que lhes é inerente, também o capitalismo estaria condenado a extinguir-se com a eclosão de um processo de revolução social. [...] Ao mesmo tempo em que cresce essa ‘massa’ [os operários modernos, os proletariados] da humanidade absolutamente despossuída aumenta também sua concentração em grandes centros industriais, sua capacidade de organização e de luta e a consciência de sua situação social. É o proletariado que Marx e Engels atribuem o papel de agente transformador da sociedade capitalista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. p. 50,51.
De acordo com o fragmento de texto e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre a filosofia de Marx e de Engels, analise as assertivas a seguir:
I. Segundo Marx e Engels, a contínua exploração do trabalho assalariado levaria a sociedade a vivenciar o que chamaram de crise do capital.
II. A alienação pode, para Marx e Engels, ser facilmente superada, desde que os donos dos meios de produção se comprometam a pagar salários mais justos.
III. Em suas proposições teóricas, Marx e Engels trabalham com conceitos antagônicos como produção e consumo, entre outros.
IV. Para Marx e Engels, as diferenças entre as classes são sutis, sendo difícil identificar quem pensa e quem executa as tarefas no mercado de trabalho.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I e III
Você acertou!
Comentário: As assertivas I e III são consideradas corretas: Para Marx e Engels, “a contínua exploração do trabalho assalariado levaria a sociedade capitalista para uma crise econômica sem precedentes” (livro-base, p. 106) e “o principal problema é que a sociedade estabelece dicotomias, como trabalho e fruição, produção e consumo, nas quais quem produz – a classe trabalhadora – geralmente não usufrui da totalidade do resultado do seu trabalho” (livro-base, p. 108). Já as assertivas II e IV são falsas, uma vez que “o papel dessas ideologias é o de justificar as relações de poder existentes na sociedade, e a sua aceitação irrefletida leva a classe trabalhadora a um fenômeno chamado alienação – nela, a produção é separada do alcance e do interesse do trabalhador para se transformar em mercadoria” (livro-base, p. 107); “no entender de Marx e Engels, a sociedade é dividida entre aqueles que pensam e aqueles que executam: o engenheiro pensa a obra, o pedreiro assenta os tijolos” (livro-base, p. 108).
	
	B
	II e III
	
	C
	III e IV
	
	D
	I e IV
	
	E
	I e II
Questão 3/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[Em] uma abordagem científica de educação, Spencer vai afirmar o primado da biologia e da psicologia enquanto ciências que informam a sociologia e, por decorrência, a pedagogia. Sob esse enfoque, sua concepção está centrada no indivíduo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. Influência positivista no curso de formação secundária do professor. In.: VECHIA, Ariclê; CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. A escola secundária: Modelos e planos (Brasil, séculos XIX e XX). São Paulo: Annablume, 2003. p. 118.
Tendo em vista o fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito das proposições de Spencer sobre a educação, analise as sentenças a seguir:
I. Para Spencer, o currículo educacional deve ser baseado em práticas tradicionais, trazendo poucas contribuições ao já pensado sobre o assunto.
II. Em relação às práticas pedagógicas, o método tradicional, baseado na memorização, é reverenciado nos escritos de Herbert Spencer.
III. Segundo Spencer, a educação deve privilegiar um aprendizado espontâneo e prazeroso, que contribua para a inserção dos indivíduos no meio social.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	II
	
	B
	I
	
	C
	III
Você acertou!
Comentário: A proposição III é considerada correta, pois, para Spencer, “o aprendizado [...] deve ser um processo espontâneo, prazeroso e que, em última análise, contribuía para a integração do indivíduo em seu meio natural e social” (livro-base, p. 86). Já as proposições I e II são falsas, visto que, ao procurar repensar o currículo escolar sobre as novas bases, o filósofo deu uma contribuição importantíssima para a história do pensamento pedagógico (livro-base, p. 86); “além disso, o filósofo critica os métodos tradicionais de ensino, baseados na pura memorização de fórmulas prontas” (livro-base, p. 86).
	
	D
	I e III
	
	E
	II e III
Questão 4/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A fenomenologia provê uma maior restauração cultural por reconhecer a validade das artes e das ciências na atitude natural, e também a validade do senso comum, da prudência na ordem prática”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOCOLOWSKI, Robert. Introdução à fenomenologia. São Paulo, Loyola, 2004. p. 72.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdo do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre a fenomenologia, analise as sentenças a seguir:
I. Um dos objetivos de Husserl, ao elaborar suas proposições teóricas, era o de elevar efetivamente a filosofia ao patamar de ciência.
II. Uma das primeiras tentativas de atualizar a filosofia ficou conhecida como neokantismo, sendo a fenomenologia a segunda dessas propostas.
III. Ao se fazer ciência, a fenomenologia acabou por desprezar, em algumas instâncias, as contribuições da área dashumanidades.
Agora, assinale a resposta correta:
Nota: 10.0
	
	A
	I
	
	B
	I e II
Você acertou!
Gabarito: As sentenças I e II são corretas, visto que, crítico do naturalismo e do historicismo, Edmundo Husserl (1859-1938) tinha o desejo de alçar a filosofia a um efetivo patamar científico. "Nesse contexto, surgiram basicamente duas grandes propostas de superação dos impasses ocasionados pela interpretação do psicologismo do conhecimento. A primeira delas foi o neokantismo [...] [e a] segunda proposta foi a de Edmund Husserl” (livro-base, p. 134). Já a sentença III é incorreta, visto que a fenomenologia está pautada na área das humanidades enquanto “os positivistas, muitas vezes, foram longe demais, desprezando a contribuição das humanidades” (livro-base, p. 92).
	
	C
	III
	
	D
	II e III
	
	E
	II
Questão 5/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A fenomenologia não aspira à objetivação. ‘Não se trata de assegurar a objetividade, mas de compreendê-la”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FABRI, Marcelo. Fenomenologia e cultura: Husserl, Levinas e a motivação ética do pensar. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 56.
A partir do dado fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre qual disciplina que a fenomenologia teve a intenção de superar alguns dos impasses, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Psicologia.
Você acertou!
Comentário: “Das três abordagens filosóficas que analisaremos nesse capítulo, duas são estreitamente relacionadas: a fenomenologia e o existencialismo. A fenomenologia surgiu na virada do século XIX para o XX como uma tentativa de superar os impasses trazidos pela psicologia, que, na época, ameaçava desacreditar as pretensões da filosofia de buscar um conhecimento verdadeiro e objetivo” (livro-base, p. 132).
	
	B
	Sociologia.
	
	C
	Pedagogia.
	
	D
	Antropologia.
	
	E
	Biologia.
Questão 6/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A Filosofia vai encontrar-se, pois, ao nascer, numa posição ambígua: em seus métodos, em sua inspiração, aparentar-se-á ao mesmo tempo às iniciações dos mistérios e às controvérsias da ágora; flutuará entre o espírito de segredo próprio das seitas e a publicidade do debate contraditório que caracteriza a atividade política”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego.  11ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p. 48.
De acordo com o fragmento de texto e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre o pensamento grego antigo, em seu início, as principais especulações filosóficas dos gregos que surgiram em substituição aos mitos, assinalem a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	No começo, as principais especulações filosóficas dos gregos diziam respeito à cosmologia e aos fenômenos biológicos.
	
	B
	No começo, as principais especulações filosóficas dos gregos diziam respeito à pólis e aos fenômenos políticos.
	
	C
	No começo, as principais especulações filosóficas dos gregos diziam respeito à natureza e aos fenômenos físicos.
Você acertou!
Comentário: “Por isso, podemos dizer que a Filosofia, como pensamento que busca pensar a experiência humana de modo distinto do pensamento mítico, surgiu primeiramente entre os gregos. No começo, as principais especulações filosóficas dos gregos diziam respeito à natureza e aos fenômenos físicos (livro-base, p. 26).
	
	D
	No começo, as principais especulações filosóficas dos gregos diziam respeito à ágora e aos fenômenos intelectuais.
	
	E
	No começo, as principais especulações filosóficas dos gregos diziam respeito à democracia e aos fenômenos sociais.
Questão 7/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Considere o seguinte fragmento de texto:
“É predominante em Marx a ideia de que o homem encontra-se alienado em sociedade, e, como tal, não se dá conta das condições materiais nem simbólicas segundo as quais vive. Na sociedade capitalista esta dominação estaria ainda mais exacerbada porque o trabalhador, ao se tornar livre e assalariado, transformou-se em uma mercadoria de fato”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALCÂNTARA, Fernanda Henrique Cupertino. Os clássicos no cotidiano: Auguste Comte, Karl Marx, Aléxis de Tocqueville, Émile Durkheim, Max Weber. São Paulo: Arte & Ciência, 2007. p. 57.
Considerando o dado fragmento de texto e de acordo com os conteúdos e livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito dos conceitos de alienação e ideologia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I.( ) Não há possibilidade de superação da alienação, pois esta não é algo  que se reflita na prática social concreta.
II.( ) As práticas produtivas que transformam a força de trabalho em mercadoria levam o trabalhador a ser alienado.
III.( ) As ideologias são os conjuntos das crenças e valores elaborados pelos capitalistas e assimilados pela classe proletária.
IV.( ) As ideologias, em sua maioria, servem para reduzir as possibilidades de organização revolucionária do trabalhador.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F – V – V – V
Você acertou!
Comentário: As afirmativas II, III e IV são verdadeiras. “Segundo a interpretação destes filósofos, a classe dominante, com o objetivo de diminuir o potencial revolucionário das classes trabalhadoras, desenvolve as ‘ideologias’, que consistem em conjuntos de conhecimentos, crenças e valores criados pelos capitalistas, mas assimilados pela classe dominada. O papel dessas ideologias é o de justificar as relações de poder existentes na sociedade, e a sua aceitação irrefletida leva a classe trabalhadora a um fenômeno chamado alienação – nela, a produção é separada do alcance e do interesse do trabalhador para se transformar em mercadoria” (livro-base, p. 107). Já a afirmativa I é falsa, pois, “para superar a alienação [...] é necessário reintegrar esses dois mundos, o espiritual e o material, das ideias e das coisas” (livro-base, p. 108).
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	V – V – V – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	V – F – V – F
Questão 8/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Sócrates, Platão e Aristóteles se tornaram inimigos mortais da sofística devido exatamente aos seus ensinamentos em torno da verdade. Tendo virado a pergunta filosófica para a questão do ser do homem, a filosofia socrática trata de problemas comunitários da cidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BATISTA, William José. O devir da verdade: Fundações da filosofia. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2002. p. 40.
De acordo com o fragmento de texto e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do pensamento de Sócrates, analise as sentenças a seguir e assinale V (verdadeiro) para as afirmações verdadeiras e F (falso) para as afirmativas falsas:
I.( ) A noção de bem e de mal, no pensamento socrático, esvaziam-se de sentido, pois não há verdade posta sobre tais conceitos.
II.( ) A verdade nem sempre pode ser facilmente vista, pois o discurso humano, segundo Sócrates, é carregado de ambiguidades e contradições.
III.( ) O pensamento de Sócrates somente pode ser conhecido de forma indireta, uma vez que esse filósofo não nos deixou registros escritos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F – V – V
Você acertou!
Comentário: As afirmativas II e III são corretas, visto que, para Sócrates, “a razão é perfeitamente capaz de alcançar a verdade, no entanto, esta, por vezes, não pode ser vista, porque o discurso humano é carregado de ambiguidades e contradições” (livro-base, p. 27). Além disso, “embora tenha sido uma personalidade importante em seu tempo (século V a.C.), Sócratesnão deixou escrito algum. Por isso, hoje só podemos conhecê-lo de forma indireta, por meio do que outros – tanto admiradores como opositores – escreveram sobre ele” (livro-base, p. 27). Em contrapartida, a afirmativa I está errada, pois, “a solução sofista para o problema da verdade tem consequências tremendas. Se não é possível ter certeza sobre o que quer que seja, jamais se pode afirmar categoricamente que uma ação é boa ou má, moral ou imoral. Tudo se torna uma questão de ponto de vista. [...] As noções de bem e mal, de certo e errado, esvaziam-se e, assim, emerge o mais completo relativismo moral. [...] Para [Sócrates], a razão é perfeitamente capaz de alcançar a verdade, no entanto, esta, por vezes, não pode ser vista, porque o discurso humano é carregado de ambiguidades e contradições. A dificuldade, portanto, estaria não na natureza da verdade, mas no método para obtê-la que não podemos vê-la” (livro-base, p. 26,27).
	
	B
	V – V – F
	
	C
	F – F – V
	
	D
	V – F – V
	
	E
	V – F – F
Questão 9/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[Para Durkheim, as] representações coletivas são uma das expressões do fato social. Elas compreendem os modos ‘como a sociedade vê a si mesma e ao mundo que a rodeia’ como, por exemplo, a massa de indivíduos que a compõem, as coisas de que se utilizam e o solo que ocupam, representando-os por meio de suas lendas, mitos, concepções religiosas, ideais de bondade ou de beleza, crenças morais etc”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. p. 71.
Tendo em vista o fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação no que diz respeito ao pensamento de Durkheim sobre a sociedade, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I.( ) A partir da compreensão científica da sociedade, é possível, segundo Durkheim, produzir transformações que a melhorem.
II.( ) Do mesmo modo que Karl Marx, Durkheim ressalta o papel positivo que existe nos conflitos para a transformação da sociedade.
III.( ) As ideias de Durkheim sobre a sociedade influenciaram outros sociólogos por diversas gerações.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – F
	
	B
	V – F – F
	
	C
	F – V – F
	
	D
	F – V – V
	
	E
	V – F – V
Você acertou!
Comentário: A sentença I é verdadeira, visto que: “Para Durkheim, uma compreensão científica da sociedade torna possível transformá-la para melhor” (livro-base, p. 91), bem como a sentença III, pois, “além disso, Durkheim exerceu uma importante liderança intelectual em seu tempo e, com suas ideias, influenciou profundamente gerações de sociólogos” (livro-base, p. 91). Já a sentença II é falsa, pois a “obra de Durkheim foi escrita em uma perspectiva funcionalista, que enfatiza os mecanismos pelos quais a sociedade busca superar os conflitos e atingir a integração social. Por causa disso, o filósofo, muitas vezes, é visto como um intelectual conservador, principalmente em contraste com Marx e Engels, que ressaltam o papel do conflito nas transformações sociais” (livro-base, p. 91).
Questão 10/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Considere o seguinte fragmento de texto:
“Marx considera que, no decorrer da formação da classe burguesa, criaram-se as condições para a diferenciação entre indivíduo pessoal e membro de classe. As contingências das relações socioeconômicas impuseram-lhe uma ação e modelaram uma personalidade e uma funcionalidade econômica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAEZ, Adelaide Maria. O conceito de classes sociais em Marx. In.: TESKE, Ottmar (Coord.) Sociologia: Textos e contextos. 2. ed. Canoas: ULBRA, 2005. p. 152.
Conforme o dado fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre o pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Também chamados de empreiteiros, os trabalhadores, desprovidos de capital, viam-se na condição de vender sua força de trabalho em troca de salários para poder garantir sua sobrevivência.
	
	B
	Também chamados de funcionários, os trabalhadores, desprovidos de capital, viam-se na condição de vender sua força de trabalho em troca de salários para poder garantir sua sobrevivência.
	
	C
	Também chamados de proletários, os trabalhadores, desprovidos de capital, viam-se na condição de vender sua força de trabalho em troca de salários para poder garantir sua sobrevivência.
Você acertou!
Comentário: De acordo com os filósofos alemães, os capitalistas são os detentores de capital, isto é, possuem capital e itens que podem ser convertidos em dinheiro, como equipamentos e títulos de propriedade. Também chamados de proletários, os trabalhadores, desprovidos de capital, viam-se na condição de vender sua força de trabalho em troca de salários para poder garantir sua sobrevivência (livro-base, p. 106).
	
	D
	Também chamados de escravos, os trabalhadores, desprovidos de capital, viam-se na condição de vender sua força de trabalho em troca de salários para poder garantir sua sobrevivência.
	
	E
	Também chamados de obreiros, os trabalhadores, desprovidos de capital, viam-se na condição de vender sua força de trabalho em troca de salários para poder garantir sua sobrevivência.

Continue navegando