Buscar

atividade 1 abordagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário da Grande Dourados
Curso de Pedagogia-EAD Semestre: 5º Pólo Maracaju
Acadêmica: Fernanda Graziela Rodrigues de Almeida RGM: 053.18582
Disciplina: Abordagens Didáticas em Educação de Jovens e Adultos
Professora: Ma. Elizabete Velter Borges
 Atividades 1 e 2
Na aula 01, estudamos sobre o conceito histórico de educação: suas origens e reflexões; bem como, o Manifesto dos Pioneiros relacionados a Educação Nova ocorrido em 1932, como forma de reivindicar novas propostas para a educação, visando um sistema de ensino gratuito e laico para todas as pessoas; e, na última seção, a Educação de Jovens e Adultos na perspectiva de Paulo Freire. 
1.	Sendo assim, descreva abaixo em um texto argumentativo de no máximo 1(uma lauda) sua compreensão do que vem a ser EJA – Educação de Jovens e Adultos, enquanto modalidade de ensino pertencente a Educação Básica. (Valor 1,0)
Resposta: 
Compreende-se que devido as dificuldades que algumas pessoas encontravam- se por ter que deixar de estudar para ter que trabalhar e conseguir seu sustento, foi promovido projetos de governo e campanhas de alfabetização para atender pessoas que não tiveram por algum motivo acesso aos estudos em sua idade apropriada. Com o passar dos anos criou-se a modalidade de ensino amparada por lei que exige um olhar para pessoas jovens e adultas no sentido de garantir seu direito ao conhecimento e da valorização da sua cultura. A Educação de Jovens e Adultos ( EJA) tem por objetivo tentar corrigir algumas questões sociais como exploração e exclusão, entre outras que geram consequências maiores, como a evasão escolar e marginalização. 
Paulo Freire trouxe a amplitude de visão sobre alfabetização, afirmando que para trabalhar e adquirir conhecimento do letramento não só pela memorização e sim envolver os educandos a transformar suas histórias promovendo socialização de conhecimento, promovendo situações de contextos de aprendizagem para os educandos valorizando suas experiências de vida.
Na aula 02, estudamos as legislações educacionais que amparam a Educação de Jovens e Adultos – EJA, conforme prescrito na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN - nº. 9394 de 1996, bem como na Resolução CNE/CEB nº. 1, de 5 de julho de 2000, que estabelece as Diretrizes para a Educação de Jovens e Adultos. 
2. Nesse sentido, descreva as três legislações estudadas nesta aula e cite os Artigos e/ou Incisos/Parágrafos que comprovam esta garantia da EJA enquanto modalidade de ensino pertencente a Educação Básica.			(Valor 1,0)
Resposta:
Constituição Federal de 1998- Capitulo III do artigo 205, que, educação é direito de todos e dever do Estado e da família, (...)visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
Art.214 (...) erradicar o analfabetismo
Leis de Diretrizes e Bases da Educação -LDBEN nº 9394 de 1996 Abrange a EJA enquanto modalidade de ensino/ Seção 5 Da Educação de jovens e adultos artigo 37 A educação de jovens e adultos será destinada aqueles que não tiveram acesso ou deram continuidade de estudos no ensino fundamental na idade própria .
Resolução CNE/CEB nº 1,de 5 de julho de 2001- Criado as Diretrizes Nacional de Educação de jovens e adultos a serem obrigatoriamente observadas na oferta e na estrutura de componentes curriculares de ensino fundamental e médio dos cursos que se desenvolve.

Continue navegando