Buscar

Avaliação Nutricional em Pacientes Hospitalizados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		Das medidas antropométricas utilizadas na avaliação nutricional, a que caracteriza a quantidade de gordura corporal de forma mais próxima à realidade é:
	
	
	
	peso corporal.
	
	
	índice de massa corporal (IMC).
	
	
	circunferência muscular do braço.
	
	
	estatura.
	
	
	espessura das dobras cutâneas.
	
Explicação:
A espessura das dobras (pregas) cutâneas revela a gordura subcutânea na região específica da dobra, como é o caso da prega cutânea tricipital.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A literatura mundial relata que desnutrição proteico-calórica está presente entre 30% e 50% dos pacientes hospitalizados. A importância do diagnóstico e tratamento da desnutrição torna-se clara na medida em que ocorrem associações entre a desnutrição e maior permanência hospitalar, maior frequência de complicações, menor velocidade de cicatrização, maior morbimortalidade e maior dispêndio de recursos (WAITZBERG, D.L.). Dessa forma, os objetivos da avaliação do estado nutricional são:
	
	
	
	Verificar se a necessidade fisiológica por nutrientes está sendo alcançada e diagnosticar apenas as causas dos excessos nutricionais.
	
	
	Verificar se a necessidade fisiológica por nutrientes está sendo alcançada e diagnosticar apenas as causas das deficiências nutricionais.
	
	
	Identificar os indivíduos que necessitam de cuidado nutricional, diagnosticar as causas dos problemas nutricionais e estabelecer medidas de controle preventivas e/ou curativas.
	
	
	Identificar apenas os indivíduos que apresentam carência nutricional e estabelecer medidas de controle curativas.
	
	
	Identificar as causas dos problemas nutricionais e estabelecer apenas medidas de controle preventivas.
	
Explicação:
A avaliação do estado nutricional é a mais importante etapa do manejo nutricional. É através da AEN que toda a conduta nutricional é traçada. Por isso, quanto mais detalhada for a AEN, melhor será o acompanhamento do paciente. Todos necessitam de cuidado nutricional, entretanto, os pacientes hospitalizados, principalmente, os confinados ao leito, necessitam de um amparo maior e um cuidado nutricional mais efetivo. Somente através da AEN é que tanto medidas de controle preventivas quanto curativas poderão ser traçadas.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Na avaliação nutricional de pacientes hospitalizados o monitoramento dos parâmetros como prega cutânea tricipital, albumina, transferrina e testes cutâneos é utilizado para calcular o:
	
	
	
	Índice de massa corporal (IMC).
	
	
	Balanço nitrogenado.
	
	
	Índice nutricional prognóstico.
	
	
	Percentual de gordura corporal.
	
	
	Balanço hídrico.
	
Explicação:
A espessura da prega cutânea tricipital representa a quantidade de gordura subcutânea a qual se encontra reduzida na desnutrição. A dosagem da concentração sanguínea de albumina também é um importante indicador da dinâmica proteica. Pacientes desnutridos cursam com hipoalbuminemia e edema, visto que a albumina mantém a pressão colidosmótica do plasma. A dosagem de transferrina é importante visto que é a principal proteína transportadora de ferro. E  os testes cutâneos são testes imunológicos para evidenciar a competência do sistema imunológico. Portanto, através da avaliação desses parâmetros, pode-se evidenciar a competência do sistema imunológico.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Os distúrbios causados por deficiência ou excesso de nutrientes estão entre as maiores causas de morbimortalidade. Assim, a avaliação do estado nutricional é de extrema importância, a fim de identificar estes distúrbios. A alternativa que apresenta apenas ações de diagnóstico em avaliação nutricional é:
	
	
	
	exame clínico, exames radiográficos e cálculo da dieta.
	
	
	prescrição dietética, registro alimentar e exames radiográficos.
	
	
	antropometria, exames laboratoriais e anamnese alimentar.
	
	
	ecocardiograma, urografia excretora e balanço hídrico.
	
	
	exames radiográficos, ingestão alimentar e balanço hídrico.
	
Explicação:
A avaliação antropométrica, juntamente com exames laboratoriais e anamnese alimentar são importantes ações para o diagnóstico nutricional.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Na avaliação do estado nutricional, a medida que pode identificar o tipo de distribuição de gordura (andróide e ginóide) é:
	
	
	
	relação do perímetro braquial e peso corporal.
	
	
	espessura das dobras cutâneas tricipital e bicipital.
	
	
	índice de massa corporal (IMC).
	
	
	relação do peso e estatura.
	
	
	relação cintura-quadril (RCQ).
	
Explicação:
A relação cintura-quadril é uma das medidas antropométricas utilizadas para diagnosticar o risco de infarto agudo do miocárdio - IAM. A maior deposição de gordura na região do tronco superior, que caracteriza a obesidade androide, é a que oferece maior risco de infarto agudo do miocárdio.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O primeiro indicativo de diabetes mellitos é a alteração dos níveis de glicemia de jejum. Qual a alternativa abaixo indica os níveis glicêmicos de normalidade?
	
	
	
	maior que 70 mg/dL.
	
	
	entre 70 e 99 mg/dL.
	
	
	entre 80 e 90 mg/dL.
	
	
	entre 70 e 110 mg/dL.
	
	
	maior que 126 mg/dL.
	
Explicação:
Os valores considerados normais para a glicemia são 70 a 99 mg de glicose/dL de sangue.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Na avaliação antropométrica, a massa corporal total (MCT) ou peso representa a soma de todos os componentes corporais. A perda de peso é extremamente importante no prognóstico de um paciente porque reflete:
	
	
	
	o desequilíbrio proteico-energético do indivíduo.
	
	
	a ingestão calórica adequada.
	
	
	o equilíbrio hídrico do indivíduo.
	
	
	o equilíbrio proteico-energético do indivíduo.
	
	
	o equilíbrio nitrogenado do indivíduo.
	
Explicação:
A massa corporal total deve ser sempre avaliada e monitorada em todos os pacientes. A perda de peso deve ser investigada, principalmente se for repentina, rápida e significativa. De uma forma geral, o balanço energético deve ser mantido em equilíbrio, ou seja, a ingestão energética deve ser suficiente para satisfazer as necessidades energéticas diárias que estão relacionadas a vários fatores, desde a composição corporal, idade, sexo e até mesmo a prática de atividades físicas ao longo de um dia. Quando o balanço energético está em equilíbrio, ocorre a manutenção do peso corporal. Dessa forma, uma perda de peso indica um desequilíbrio proteico-energético. 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Na avaliação antropométrica a espessura da prega cutânea tricipital indica:
	
	
	
	Percentual de massa muscular.
	
	
	Reserva de tecido adiposo subcutâneo.
	
	
	Reserva de proteína muscular.
	
	
	Obesidade central.
	
	
	Reserva de tecido adiposo visceral.
	
Explicação:A mensuração da espessura da prega cutânea tricipal é um bom indicador da reserva de gordura subcutânea e pode ser utilizada como um parâmetro, sempre associado a outros parãmetros, para deiagnosticar a obesidade ou magreza/desnutrição.

Continue navegando