Buscar

Dietas hospitalares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dietas hospitalares
Modificações de acordo com:
Consistência:
· Dieta geral > Tem o objetivo de suprir as necessidades nutricionais e manter o estado nutricional de pacientes sem alterações metabólicas ou risco nutricional. É indicado para o uso em pacientes adultos ou idosos cuja condição clínica não exija modificações em nutrientes e consistência da dieta.
- Alimentos recomendados: Pão, leite (derivados), arroz, feijão, carne, frutas, verduras, sucos e etc.
· Dieta branda > Utilizada como transição entre uma dieta pastosa e uma geral, usada em pacientes no pós-cirúrgico ou com alguma debilitação digestiva, fornecendo assim dieta contendo o mínimo possível de quantia moderada de resíduos e fibras.
- Alimentos recomendados: Arroz, feijão batido, frutas sem casca ou cozidas, alguns alimentos cozidos (como carne, ovos e legumes), sucos de frutas. 
· Dieta pastosa > Tem o objetivo de fornecer uma dieta que possa ser mastigada e deglutida com pouco ou nenhum esforço, utilizada em pacientes com dificuldade em tais ações.
- Alimentos recomendados: Arroz pastoso, feijão batido, purês, flans, gelatina, iogurte, vitamina de frutas e etc.
· Líquida pastosa > Tem o objetivo de fornecer alimentos que facilitem a deglutição e não necessitam de mastigação, utilizada em pacientes com disfagia, principalmente para líquidos finos.
- Alimentos recomendados: Vitamina de fruta, mingau, coalhada, iogurte sem pedaços, vegetais cozidos liquidificados sem pedaços, gelatina.
· Líquida completa > Tem objetivo de fornecer uma dieta que seja bem tolerada por pacientes que não podem ingerir alimentos sólidos e sem disfagia para líquidos finos, utilizada em pacientes após cirurgias de cabeça e pescoço, ou que possuem dificuldade dificuldades em deglutir
- Alimentos indicados: Vitamina de fruta, mingau, leite, coalhada, iogurte sem pedaços, sucos, vegetais cozidos liquidificados sem pedaços, sopas cremosas, caldo de feijão.
· Líquida restrita > Tem o objetivo de fornecer líquidos e eletrólitos, via oral prevenir a desidratação, sacia a sede assim minimizar o trabalho do trato gastrointestinal e a presença de resíduos no cólon, usada em pacientes que passam por um pós-operatório de cirurgias gastrintestinais e de cabeça, deve haver precaução com o uso da dieta nos pacientes que apresentam disfagia.
- Alimentos recomendados: Água, chá, água de coco, sucos coados, gelatina e caldos.
· Líquida sem resíduo > Apesar de não ser considerada como padrão, a dieta líquida sem resíduo é comumente utilizada para o preparo de exames/cirurgias.
- Alimentos recomendados: Água, chá, água de coco, sucos coados, gelatina e sopa.
Nutrientes: 
· Dieta isenta de Lactose > Tem como objetivo fornecer uma dieta que elimina todas as fontes de lactose, sendo indicada para uso em pacientes com deficiências genéticas de lactase e danos, ou alguma deficiencia, na mucosa intestinal.
- Alimentos recomendados: Massas em geral sem a adição de leite, leite sem lactose, frutas, legumes dentre outros sem presença de lactose em sua composição. 
· Dieta hipolipídica > Tem como objetivo aliviar sintomas de diarreia, esteatorreia, flatulência e dor abdominal, consequentes à incapacidade de digestão e absorção de gorduras, sendo indicada para uso em tratamento de doenças pancreáticas e da vesícula biliar.
- Alimentação recomendada: Frutas, verduras e legumes, grãos em geral, óleos em pequena quantidade, sucos, massas cozidas.
· Dieta alipídica com TCM > Tem o objetivo de melhorar a digestão, a absorção e a utilização da gordura da dieta, sendo indicada para uso em pacientes com ressecção intestinal, deficiência de sais biliares, doença de íleo com esteatorreia, deficiência congênita de beta-lipoproteínas.
- Alimentos recomendados: Os mesmos da dieta hipolipídica, com exceção do óleo.
· Dieta hipossódica > Tem o objetivo de fornecer uma dieta com restrição de sódio, sendo indicada para uso em pacientes com doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, retenção hídrica, ascite, edema, tratamentos com cortisonas. 
- Alimentos recomendados: Frutas, verduras e legumes, grãos e cereais, leite, carnes magras, sucos e vitaminas de frutas.
· Dieta assódica > Tem o objetivo de fornecer uma dieta com restrição total de sal, sendo indicada para uso das mesmas condições da hipossódica, porém nessa é usada também em casos de cirrose hepática.
- Alimentos recomendados: Os mesmos indicados da dieta hipossódica.
· Dieta hiperprotéica > Tem o objetivo de ofertar uma maior quantidade de proteína ao paciente, especialmente proteína de alto valor biológico, sendo indicada para uso em pacientes com desnutrição, qualquer tipo de ferida, estresse metabólico elevado, depleção muscular, conforme a avaliação individual.
- Alimentos recomendados: Pão, leite e derivados, arroz, feijão, carne, frutas, verduras etc.
· Dieta Laxativa > Tem o objetivo de facilitar a formação de resíduos intestinais, melhorar a consistência fecal e estimular o peristaltismo intestinal, sendo indicada para uso em pacientes com obstipação intestinal. 
- Alimentos recomendados: Frutas com casca, pães com semente, grãos folhosos, massas em geral, alimentos laxantes, leite e iogurte.
Dietas para condições especiais: 
· Dieta para IRC (Insuficiência Renal Crônica) > Tem o objetivo de manter ou recuperar o estado nutricional, prevenir acúmulo excessivo de líquidos e metabólitos nitrogenados entre as sessões de hemodiálise e diálise peritoneal, minimizar os efeitos metabólicos da doença. 
- Alimentos recomendados: Frutas, massas, legumes e verduras com baixo teor de potássio, leite e derivados e carnes em quantidade moderada.
· Dieta para IRC, para pacientes em tratamento conservador > Tem o objetivo de manter o estado nutricional, auxiliar na correção de anormalidades metabólicas e no controle de sintomas urêmicos, preservar e restaurar a função renal, sendo indicada uso em pacientes adultos renais crônicos em tratamento conservador.
- Alimentos recomendados: Frutas com baixo teor de potássio, massas, cereais, legumes e verduras com baixo teor de potássio, leite e derivados e carne em quantidade restrita.
· Dieta para Neutropênico > Tem objetivo de fornecer uma dieta adequada em todos os nutrientes e na forma adequada para evitar a contaminação de origem alimentar, é indicado para uso em pacientes adultos imunodeprimidos.
- Alimentos recomendados: Sem restrição, mas seguindo o padrão de uma dieta equilibrada e os padrões higiênicos-sanitários.
· Dietas para Diabetes Melitos > Tem o objetivo de fornecer uma dieta adequada em todos os nutrientes, para manter ou alcançar o controle metabólico da glicose e dos lipídios sanguíneos, é indicado para uso em pacientes adultos com diabetes do tipo 1 e 2.
- Alimentos recomendados: Verduras e legumes, grãos, cereais, frutas, suco de frutas naturais, carnes, frango, peixes, produtos diet´s e adoçante.
· Dieta para Hepatopata > Tem objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes hepatopatas por meio da melhora funcional hepática, manter ou recuperar o peso adequado, controlar catabolismo proteico, muscular e visceral.
- Alimentos recomendados: Verduras e legumes, grãos, cereais, oleaginosas, frutas, suco de frutas naturais, carnes, leite desnatado e seus derivados.

Continue navegando