Buscar

Supermercado Dia% - Análise Gerencial

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
SUPERMERCADO DIA%
JENIFFER NOVAIS DELBEM RGM 20514891
SÃO PAULO
2019
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGOCIOS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESOS GERENCIAIS
SUPERMERCADO DIA%
Projeto Multidisciplinar em Processos Gerenciais II apresentado à Universidade Cruzeiro do Sul, como exigência do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, sob orientação da Profa. Ms. Viviane Spadaro Di Gesu e do Tutor Edson Pereira de Brito.
SÃO PAULO
2019
Sumário
INTRODUÇÃO	4
1.	EMPRESA	5
1.1	DADOS OFICIAIS	5
1.2	HISTÓRICO	5
1.3	MISSÃO, VISÃO E VALORES DA ORGANIZAÇÃO	5
1.4	RAMO DE ATIVIDADE	6
1.5	PRODUTOS E SERVIÇOS	6
1.6	DADOS MACROECONOMICOS DO SEGUIMENTO DE ATUAÇÃO DA EMPRESA	6
1.7	PARTICIPAÇÃO DA EMPRESA NO SEU MERCADO DE CONCORRENCIA	6
2.	ESTRUTURA ORGANIZACIONAL	7
3.	ÁREA GERENCIAL	8
3.1 GESTÃO DE PESSOAS	8
3.2 GESTÃO DE LOGISTICA	8
3.3 GESTÃO DE MARKETING	8
3.4 GESTÃO FINANCEIRA	8
4.	CONSULTORIA EM PROCESSOS GERENCIAIS...................................................10
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS	11
7.	ANEXOS	11
INTRODUÇÃO
Este projeto tem por finalidade apresentar os estudos realizados sobre o Supermercado Dia%, que iniciou seus trabalhos na Espanha, em 1979 e tem crescido cada vez mais, atingindo 4 países: argentina, Brasil, china e Portugal, hoje são mais de 7000 lojas, entre próprias e franquias, esta entre as redes que mais cresce no mundo, no Brasil suas atividades começaram em 2001, hoje já são 1000 lojas . 
O DIA Supermercados tem como foco manter sua postura em relação a seu código de ética, trabalha sobre sua missão, visão e valores. É uma rede de supermercado que trabalha com uma variedade de produtos nas categorias, de alimentos, mercearia, biscoitos e snacks, pet shop, eletro e bazar, doces e sobremesas, matinais e descartáveis entre outras, possui diversos serviços como ClubDia e Dia delivery: O Market Share do Supermercado Dia% estimasse em 8%. A fim de evitar rupturas, manter a eficiência e explorar melhor o canal de abastecimento, a Rede Dia Tem 160.000m² de plataforma logística, abrangendo oito centros de distribuição. A estrutura organizacional do supermercado Dia, visa auxiliar a administração, o modelo de gestão do Supermercado dia% trabalha com a mão de obra enxuta.
1. EMPRESA	
O Supermercado Dia% tem como atividade empresarial atuar no setor de supermercados, suprindo a necessidade de produtos e serviços aos seus consumidores.
1.1 DADOS OFICIAIS
DIA Brasil Sociedade LTDA , Inscrito no CNPJ sob o Nº 03.476.811/0001-51. Com sua matriz localizada na Av. das Nações Unidas, 7221 - Piso Térreo. Pinheiros. São Paulo - SP . Hoje são 1.000 lojas presentes em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia, que contam com 8.000 funcionários e 10 Centros de Distribuição.
Empresa atuante no ramo varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, produtos de limpeza e higiene.	
1.2 HISTÓRICO
Iniciou seus trabalhos na Espanha, em 1979, e por meio de um agressivo ritmo de expansão conquistou seu espaço em mais 4 países: Argentina, Brasil, China e Portugal, estando entre as redes de distribuição que mais crescem no mundo. Hoje são mais de 7.000 lojas, entre próprias e franquias, 45 plataformas logísticas e cerca de 50.000 colaboradores. Em 2011, mais uma boa notícia: o DIA entra na bolsa de valores de Moradores.
Em 2001 que o primeiro mercado da rede DIA chegou ao Brasil. Junto com a rede, pioneirismo: a primeira e única franquia de supermercados no país, hoje já são 1.000 lojas presentes em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro, que contam com 8.000 funcionários e 10 Centros de Distribuição para ajudar na distribuição. A marca própria de Produtos DIA é líder de vendas no Brasil.
Otimização de custos em toda a cadeia, desde os centros de distribuição até as lojas, com preços mais baixos que os da concorrência. Trabalhando com lojas de até 1.000 m² próximas à casa do cliente, proporcionando praticidade e economia de tempo e dinheiro, com uma grande variedade de produtos de marca própria (alimentício, limpeza, higiene e beleza, bebidas, entre outros), desenvolvidos com excelente qualidade.
Um dos pontos fortes da marca é a proximidade dos clientes, trabalhando com uma quantidade maior de loja, consegue atender vários clientes em localidades diferentes, trabalha também com produtos de marca própria que são produtos de qualidade e preço baixo.
1.3 MISSÃO, VISÃO E VALORES DA ORGANIZAÇÃO
O DIA Supermercados tem como foco manter sua postura em relação a seu código de ética que envolve:
Missão
Oferecer aos clientes soluções para suas necessidades de alimentação e produtos de grande consumo, mantendo um compromisso único no mercado com a qualidade e o preço, satisfazendo, não só a seus colaboradores, fornecedores e acionistas, mas também para com a sociedade na qual desenvolve sua atividade.
Visão 
Empregados e parceiros, colocam o cliente no centro de suas ações para ser a opção preferida.
Valores 
Eficácia, iniciativa, respeito, equipe, cliente.
1.4 RAMO DE ATIVIDADE
Distribuidora Internacional de Alimentación, S.A. (DIA) é uma rede de supermercados de descontos.
 O supermercado tem dois tipos de lojas, uma voltada para bairros de cidades grandes e outras para cidades menores. Segue uma política de redução de preços por meio de minimizar os custos operacionais, como por exemplo: pouca decoração da loja e os produtos são restritos a marcas com preços mais baixos.
1.5 PRODUTOS E SERVIÇOS 
Produtos:
A rede Dia trabalha com uma variedade de produtos nas categorias, de bebidas, laticínios, infantil e bebês, limpeza, mercearia, biscoitos e snacks, pet shop, eletro e bazar, doces e sobremesas, matinais e descartáveis entre outras, com diversas marcas com parcerias de fornecedores com situações tributárias, fiscais e sociais regulamentada, com os produtos registrados no órgão competente, atendendo todas as normas. E também com o diferencial da marca própria com mais de 1.000 produtos, oferecendo preço-qualidade contando com a agressividade comercial, oferecendo aos clientes preços significativamente mais baixos do que a concorrência. 
Serviços:
ClubDia: Cliente com o cadastro no Club Dia ganha cupons com até 40% de descontos, tem acesso as ofertas da semana.
Dia delivery: É um supermercado online onde você compra pelo site e recebe os produtos em casa, via delivery.
1.6 DADOS MACROECONOMICOS DO SEGUIMENTO DE ATUAÇÃO DA EMPRESA
1.7 PARTICIPAÇÃO DA EMPRESA NO SEU MERCADO DE CONCORRENCIA
O Market Share do Supermercado Dia% estimasse em 8%.
2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL	
A estrutura organizacional do supermercado DIA, visa auxiliar a administração.
Por tanto, conta com o diretor responsável por administrar toda a rede contando com o auxílio do vice-diretor.
Conta também com quatro gerentes, três supervisores, um contador, repositores e assistentes.
As funções do gerente de logística são: verificar o deposito, supervisionar a armazenagem e distribuição dos produtos, visando sempre o atendimento ao cliente e compras. Contando sempre com o auxílio do supervisor que fica encarregado de orientar os repositores.
O gerente administrativo é responsável por elaborar relatórios para a diretoria afim de garantir que todos os resultados da empresa sejam alcançados com excelência. Está sob sua responsabilidade supervisionar junto aos contadores e assistentes os setores de contas a pagar e receber, bem como todos os serviços financeiros.
O gerente de marketing é responsável por aumentar as vendas. Junto com o supervisor de atendimento ao cliente, estão sempre atentas as necessidades dos consumidores.
O gerente de Recursos de Recursos Humanos realiza a gestão de pessoas, com o auxílio do supervisor realiza a contratação, e treinamento dos novos colaboradores.
3. ÁREA GERENCIAL
A gestão do Dia Supermercado consiste na administração eficaz com estratégiasque contemplam processos e operações específicas, sempre focando em garantir reduções de custos e alcance dos objetivos estipulados.
Os processos são eficientes, capazes de otimizar os diferentes recursos organizacionais, como tempo, dinheiro e mão de obra.
Conta com o gerenciamento estratégico de categorias, cuidam com atenção das compras e negociações, e para certificar a concordância das condições do estabelecimento com as suas regras rigorosas da legislação sanitária elabora e atualiza os diversos documentos solicitados, além de contar com um mix de produtos que atente o consumidor final. 
3.1 GESTÃO DE PESSOAS
O DIA Supermercados atua de forma ética e estratégica para orientar, desenvolver seus colaboradores e proporcionar um ambiente agradável onde todos sintam orgulho de trabalhar na empresa, contribuindo com a excelência do negócio.
A empresa faz parte da realização profissional e pessoal de seus colaboradores, o respeito às pessoas parte de uma cultura inclusiva, baseada na diversidade, na integração, na meritocracia e no ambiente colaborativo, que estimula e favorece o desenvolvimento e a evolução da carreira. A empresa prioriza a valorização do coletivo que motiva as pessoas a darem o melhor de si.
3.2 GESTÃO DE LOGISTICA 
Garantindo o sucesso nas operações a Rede Dia possui uma equipe que permanentemente acompanham as necessidades do mercado, a eficiência do seu abastecimento e continuamente calibram os parâmetros para um abastecimento eficiente e assertivo. 
A fim de evitar rupturas, manter a eficiência e explorar melhor o canal de abastecimento, a Rede Dia Tem 160.000m² de plataforma logística, abrangendo oito centros de distribuição, localizados nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia. Utilizando as mais modernas tecnologias construtivas que permitem um ritmo de obra acelerado, completo e inteligente, o projeto completa todas as necessidades logísticas da Rede Dia, que movimenta uma enorme quantidade de produtos dos mais variados gêneros e que, ao mesmo tempo, precisa de agilidade e segurança no transporte e na armazenagem dessas cargas e assim otimizando os custos em toda a cadeia, desde os centros de distribuição até as lojas.
3.3 GESTÃO DE MARKETING
Em sua gestão de Marketing, o DIA Supermercados trabalha com rigor e forma sua equipe própria para tomada de decisões baseadas em critérios profissionais. 
A empresa busca sua rentabilidade de suas ações, oferece ao cliente produtos e serviços da mais alta qualidade pelo melhor preço e está atenta às mudanças que ocorrem nos mercados nos quais desenvolve suas atividades e se antecipa com soluções criativas e inovadoras.
3.4 GESTÃO FINANCEIRA
A gestão financeira do Dia supermercado é fundamental na área de contabilidade, tem aplicado o DRE – Demonstrativo de Resultado de Exercício, baseado nesse regime, os lançamentos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos.
Aplicado a formula básica que tem:
Receitas (-) Custos (-) Despesas (-) Impostos (-) = Resultado (Lucro ou prejuízo)
Apresenta o fluxo de caixa, o instrumento gerencial que controla e tem por objetivo auxiliar a tomar decisões sobre a situação financeira.
Todas as movimentações financeiras (entradas e saídas de valores) diário, semanal, mensal, etc., é composto dos dados obtidos dos controles de contas a pagar, contas a receber, de vendas, de despesa, de saldos de aplicações, e de todos os demais elementos que representam as movimentações de recursos financeiros.
4. CONSULTORIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
Conforme análise desenvolvida foi percebido alguns pontos de melhorias na empresa Rede Dia% de Supermercados na parte de gestão, especificamente a gestão de pessoas, gestão de marketing e gestão de logística, a seguir você verá pontos específicos e muito importantes, e como o acompanhamento é fundamental em todos os sentidos como acompanhar a tecnologia, a concorrência, os colaboradores e o comportamento dos clientes faz toda a diferença para a evolução e crescimento da empresa.
 Gestão de Pessoas: 
Criar planos de carreira personalizados para cada colaborador, para motivar e encorajar as futuras oportunidades internas, colocar feedbacks em prática uma boa comunicação é essencial não só entre gestores e funcionários mas também de colaborador para colaborador do mesmo setor, assim aprendendo a dar o feedback e receber tanto positivo como o negativo criando um ambiente de trabalho mais confiante e maduro.
 Gestão de Marketing:
Precisa ser feito uma pesquisas de mercado para uma visão mais ampla dos produtos e da concorrência para identificar problemas e mais oportunidades de negócios. Construir uma presença mais forte no mundo online criando páginas nas redes sociais, divulgando sua marca, novidades e promoções.
 Propaganda e publicidade para alcançar o máximo de pessoas possíveis pois ainda temos público que lê jornais, revistas, olham outdoors e comerciais.
Compra online pois está crescendo muito, o consumidor atual procura formas de evitar filas.
Gestão de Logística
Recentemente a Rede Dia fechou sua porta na compra online por falha na rede de distribuição e estoque causando insatisfação em seus clientes. Com o investimento em tecnologia no centro de distribuição ajudaria muito a empresa a voltar com essa parte online de vendas e enriquecer também os processos em seus supermercados, gerando ganhos em produtividade, redução de erros, maior confiabilidade das informações, redução de custos, entre outros benefícios
A Logística Reversa tem um resultado proveitoso já que o reaproveitamento dos resíduos pode se tornar economicamente rentável, além de promover uma imagem de responsabilidade ambiental pela reciclagem e reutilização de produtos que seriam descartados como papelão e outras embalagens, que faz a diferença na logística e tem bons efeitos desta prática também na gestão financeira e ambiental da empresa e a percepção dos clientes devido às boas práticas ambientais.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esse trabalho possibilitou conhecer um pouco mais sobre a Rede Supermercado Dia% que vem notoriamente crescendo em números de lojas principalmente pelo Estado de São Paulo. A rede é inteligentemente e consegue proporcionar até 40% de descontos nos produtos em comparação à concorrência, levando isso ao Market Share de 8% em cada loja, o que é um número muito considerável, mas como todas as empresas, tem muitos pontos de melhoria para buscar um crescimento ainda maior e ser referência nas gestões em seus processos e entre sua concorrência. 
5. REFERÊNCIAS
CONFIRA OS DADOS ECONÔMICOS MAIS RESCENTES DO SETOR SUPERMERCADISTA<https://portalapas.org.br/confira-os-dados-economicos-mais-recentes-do-setor-supermercadista> Acesso em 06 de junho de 2019.
GESTÃO DE SUPERMERCADOS: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER <https://blog.ciss.com.br/gestao-de-supermercados> Acessos em 06 de junho de 2019.
UMA EMPRESA DE SUCESSO É FEITA DE TALENTOS E OPORTUNIDADES <https://lojas.dia.com.br/trabalhe-conosco> Acesso em 06 de junho de 2019
MISSÃO E VALORES < https://lojas.dia.com.br/missao-valores> Acesso em 06 de junho de 2019.
WIKIPÉDIA DIA SUPERMERCADO <https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_(supermercado)> Acesso em 06 de junho de 2019.
TODAS AS VANTAGENS DO CLUBE DIA NA SUA MÃO <https://clubdia.com.br> Acesso em 06 de junho de 2019.
- KADU DIAS DIA % <http://mundodasmarcas.blogspot.com/2011/05/dia.html> Acesso em 06 de junho de 2019.
-SHARE PRICE PERFORMACE <https://www.diacorporate.com/en/shareholders-investors/the-share> Acesso em 06 de junho de 2019
-A PRIMEIRA FRANQUIA DE SUPERMERCADOS DO BRASIL <https://franquiadia.com.br/concessoes-dia> Acesso em 06 de junho de 2019
SOBRE O DIA <https://lojas.dia.com.br/sobre> Acesso em 06 de junho de 2019
REDE DIA PERDE VENDA NO BRASIL E VAI TER QUE SE AUTOFINANCIAR <https://www.valor.com.br/empresas/6066305/rede-dia-perde-vendas-no-brasil-e-vai-ter-que-se-autofinanciar> Acesso em 06 de junho de 2019
6. ANEXOS
	
Fonte: Site oficial Supermercado dia%
Fonte: Siteoficial Supermercado dia%
Fonte: elaborado pelos alunos participantes deste projeto.

Continue navegando