Buscar

Fichamento 6 - Gestão social reflexões teóricas e conceituais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Assunto (TEMA): Gestão social: reflexões teóricas e conceituais
	Ficha no. 06
	Referência Bibliográfica Completa:
Artigo Gestão social: reflexões teóricas e conceituais
	Tipo de fichamento: Resumo
	Fonte da obra: ARTIGO
Gestão social: reflexões teóricas e conceituais 
	Texto da Ficha:
A gestão social vem conquistando cada vez mais espaço, tanto no cenário mundial quanto nacional, porém, essa expressão tem se prestado às mais variadas interpretações, o que aponta para uma falta de consenso e delimitação sobre o campo. Nesse sentido, partindo do questionamento de que em meio a tanta diversidade, conceitual e prática, o que se pode compreender a respeito do termo gestão social, o presente ensaio teórico realizou um levantamento teórico indutivo, acerca do conceito de gestão social em diferentes abordagens buscando identificar possíveis convergências e dissonâncias entre tais abordagens. Realizou-se uma breve revisão teórica sobre as principais ideias e conceitos inseridos nas discussões sobre gestão social, a partir de diferentes autores e abordagens que trabalham o tema. A partir desta revisão, foram identificadas nove categorias centrais (objetivo, valor, racionalidade, esfera de atuação, protagonistas, comunicação, processo decisório, autonomia/poder, e operacionalização), que serviram para a discussão e proposição dos fundamentos da gestão social. Destas nove puderam ser extraídos seis princípios. Gestão Social é o processo de gerência e administração de projetos ou programas sociais. (pág. 685)
É bom lembrar que o bom gerenciamento de qualquer projeto, independentemente de ser na área social ou não, é importante e fundamental, pois segundo estatísticas, 28% dos projetos elaborados são abortados, 46% extrapolam prazos/recursos e apenas 26% são bem sucedidos.
Portanto, não adianta apenas fazer o projeto. É preciso gerenciá-lo de forma eficaz. O processo de gestão envolve variados métodos e instrumentos de monitoria, diagnóstico, análise e tomada de decisão, nas áreas de planejamento, coordenação Inter setorial, implementação, supervisão e avaliação. Os objetivos de gestão sempre se relacionam à eficácia, eficiência e efetividade das ações.
Os trabalhos de pesquisa em Gestão Social têm como objetivo superar a distinção entre pesquisa básica e pesquisa aplicada, ao se concentrarem no desenvolvimento de propostas que contemplem a sustentabilidade social e ambiental e o interesse na transformação social. É uma área que visa apresentar alternativas para a crescente hegemonia dos interesses do mercado e do capital. O interesse é em superar os princípios da ordem econômica considerando lógicas sociais e ambientais. O processo requer uma aprendizagem conjunta e contínua para os grupos sociais, que lhes permita pronunciar-se sobre a concepção das políticas públicas. Em suma, trata-se da construção de um espaço de relação social e vínculos de relacionamento institucional, que se consegue através de um conjunto de ações. (pág. 689)
Posto isto, a gestão social representa, por assim dizer, um intermediário através do qual a comunidade atua com espírito empreendedor para promover mudanças sociais. Nesse sentido, é necessário reforçar os laços comunitários e trabalhar em prol da recuperação da identidade cultural e dos valores coletivos da sociedade em questão. À pessoa com capacidade de coordenação e de negociação tanto dentro da sua própria organização como fora da mesma dando o nome de gestor social. (pág. 670)
É importante considerar que o processo em si é dialógico. a gestão social é antitética a gestão estratégica, uma vez que a sua preocupação é com o envolvimento de todos os concernidos nos processo de tomada de decisão contrária, portanto, a gestão estratégica cujo arcabouço conceitual e instrumental não potencializa processos decisórios participativos, mas sim mecanismos decisórios hierarquizados acentuando, cada vez mais, a luta de classes no interior das organizações e destas com a sociedade. A visão social de mundo da gestão social tem como o seu determinante a sociedade, enquanto o enfoque adotado pela gestão estratégica é o mercado. (pág. 695)

Continue navegando