Buscar

Teste de conhecimento 2 - Mediação de Conflitos

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	A mediação e a conciliação tem o intuito de solucionar conflitos, todavia são métodos distintos consensuais. 
Na mediação, não existe processo judicial, é a busca pela resolução do conflito começa antes mesmo de se formar um processo, de forma preventiva, ou seja, uma forma de tentar solucionar os conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, promove o diálogo entre as partes, para que elas estabeleçam a melhor solução para o problema.
O mediador pode ponderar, comentar, juntamente com as partes, com a intenção encontrar melhor opção para resolver o problema. Sua função é tão somente a de favorecer o diálogo, para a resolução dos conflitos que diz respeito às próprias partes, que a viabilizarão.
A conciliação ela pode ser aplicada na esfera extrajudicial e judicial é uma técnica consensual de resolução do conflito. Sendo a conciliação extrajudicial esta ocorre em sessão de conciliação na qual as partes concordam com que foi ajustando da forma mais conveniente, assinam o termo do acordo e encaminham petição ao Judiciário com pedido de homologação do acordo para que o Juiz analise.
A conciliação judicial, o processo já existe, mas o juiz pode intimar as partes para a conciliação na fase pré-processual, seja antes da citação ou entre a citação e o provimento jurisdicional.
Quanto as distinções da mediação e da Conciliação somente é correto afirmar que:
		
	
	Os dois métodos se distinguem pois o primeiro sempre se dará na esfera municipal e o segundo na esfera federal.
	 
	A principal distinção entre os dois mecanismos não reside em seus dirigentes, mas sim no método adotado: enquanto o conciliador manifesta sua opinião sobre a solução justa para o conflito e propõe os termos do acordo, o mediador atua com um método estruturado em etapas seqüenciais.
 
	
	A principal distinção entre os dois mecanismos  reside em seus dirigentes, mas sim no método adotado: enquanto o conciliador manifesta sua opinião sobre a solução justa para o conflito e propõe os termos do acordo, o mediador atua com um método estruturado em etapas seqüenciais.
	
	A principal distinção entre os dois mecanismos reside nas partes  e devem ser levadas ao Poder Juciaiário para homologação.
 
 
	
	A distinção é que a mediação não precisa de um terceiro para auxiliar e solucionar o conflito mas a conciliação sim.
	Respondido em 04/04/2020 02:40:11
	
Explicação:
A principal distinção entre os dois mecanismos não reside em seus dirigentes, mas sim no método adotado: enquanto o conciliador manifesta sua opinião sobre a solução justa para o conflito e propõe os termos do acordo, o mediador atua com um método estruturado em etapas seqüenciais, conduzindo a negociação entre as partes, dirigindo o `procedimento¿, mas abstendo-se de assessorar, aconselhar, emitir opinião e de propor fórmulas de acordo.
A mediação e conciliação por diversas vezes se assemelham, mas existem distinções entre esses dois conceitos. A grande diferença entre esses métodos é a forma em que o terceiro atua um intervindo mais na busca de soluções, ou seja, conciliando e o outro com operação de forma mais sutil, abrindo caminho para que as próprias partes estabeleçam o entendimento, mediando.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Luiz Gonçalves, 72 anos, desempregado, vive de favor e de pequenos reparos domésticos no bairro de Costa Barros na Cidade do Rio de Janeiro, onde vive, soube que você é estudante de direito  e diz que deseja pleitear uma ação de alimentos em face de sua filha Luana Gonçalves, servidora pública, casada e residente em outro município. Você o orientaria a buscar uma das formas alternativas de conflito, face as vantagens por elas oferecidas como a mediação, conciliação ou arbitragem ? Qual ? Marque a alternativa correta.
		
	 
	Mediação pois é a melhor forma de solucionar o conflito familiar, além das vantagens que ela oferece como redução do tempo para solucionar o conflito, custo financeiro e emocional
	
	Conciliação pois pode ser feita sem a presença de um dos interessados além da celeridade.
	
	Arbitragem face à especificidade do tema.
	
	Conciliação pois esta depende do conciliador, tem menor custo, além de ser célere e oferecer vantagens como redução do tempo e custo financeiro e emocional.
	
	Mediação  pois o mediador é quem resolve o conflito sem ouvir as partes.
	Respondido em 04/04/2020 02:41:50
	
Explicação:
A resposta correta é a mediação, pois é a melhor forma de solucionar os conflitos familiares, além das vantagens que ela oferece como redução do tempo para solucionar o conflito, custo financeiro e emocional, além de não ser necessário o processo judicial que desgasta as partes envolvidas.
 
 
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Marque a resposta correta:
Dentre os objetivos da conciliação, NÃO se encontra:
		
	
	sugerir e formular propostas para as partes
	
	apaziguar as diferenças entre os participantes
	
	apontar vantagens da conciliação e desvantagens da sentença judicial
	 
	transformar o padrão de comunicação dos envolvidos
	
	controlar as negociações entre as partes
	Respondido em 04/04/2020 02:43:02
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A arbitragem é um meio privado e alternativo de solução de controvérsias extrajudiciais de direito patrimonial, disponível nas áreas cível, comercial e trabalhista. Desta forma podemos dizer que ela é utilizada para
		
	
	analisar soluções propostas pelo Poder Judiciário
	
	criar soluções para serem discutidas no Poder Judiciário
	
	atualizar decisões do Poder Judiciário
	
	estabelecer acordos que serão julgados pelo Poder Judiciário
	 
	resolver problemas jurídicos sem a participação do Poder Judiciário
	Respondido em 04/04/2020 02:44:49
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A interferência em uma negociação ou em um conflito de uma terceira parte aceitável, tendo poder de decisão limitado ou não-autoritário, e que ajuda as partes envolvidas a chegarem voluntariamente a um acordo aceitável com relação às questões em disputa, é denominada
		
	 
	Mediação.
	
	arbitragem
	
	contenda 
	
	resolução
	
	conciliação.
	Respondido em 04/04/2020 02:45:52
	
Explicação:
Mediação: é o processo de gestão de controvérsias no qual um profissional - o mediador - intervém de forma imparcial e neutra, ou seja, sem poder de decisão, facilitando a comunicação entre os envolvidos, com vistas à solução da disputa.
O Mediador não decide, ele ajuda as partes a chegarem a um consenso.
 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Maria e Cláudio celebraram um contrato de locação, sendo ela a locadora e ele o locatário. Nos contrato foi estipulada uma cláusula compromissória segundo a qual, na hipótese de qualquer conflito em razão do contrato, os litígios não serão solucionados pela jurisdição. Qual método de resolução de conflitos foi escolhida pelas partes no caso em tela:
		
	 
	Arbitragem
	
	Consensuação
	
	Conciliação
	
	Mediação
	
	Negociação
	Respondido em 04/04/2020 02:47:14
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Analise a afirmação a seguir:
Trabalha com uma determinada porção do conflito, no âmbito da disputa, não tem como objetivo melhorar a qualidade da relação entre as partes. A técnica permite a intervenção e sugestão de propostas e acordos, indicação de vantagens e desvantagens, haverá sempre como objetivo principal a composição do litígio. Esta definição corresponde ao conceito de qual dos institutos abaixo ?
		
	 
	Conciliação
	
	Negociação
	
	Jurisdição
	
	Arbitragem
	
	Mediação
	Respondido em 04/04/2020 02:48:11
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sobre Arbitragem podemos afirmar que:
		
	
	É um meio privado e alternativo de solução de controvérsias extrajudiciais, pode ser usada para resolver problemas jurídicos sem a participação do PoderExecutivo e trata-se de um mecanismo obrigatório.
	
	É um meio privado e obrigatório de solução de controvérsias extrajudiciais, pode ser usada para resolver problemas jurídicos sem a participação do Poder Executivo e trata-se de um mecanismo involuntário.
	
	É um meio público e alternativo de solução de controvérsias extrajudiciais, pode ser usada para resolver problemas jurídicos sem a participação do Poder Judiciário e trata-se de um mecanismo involuntário.
	 
	É um meio privado e alternativo de solução de controvérsias extrajudiciais, pode ser usada para resolver problemas jurídicos sem a participação do Poder Judiciário e trata-se de um mecanismo voluntário.
	
	É um meio público e obrigatório de solução de controvérsias extrajudiciais, pode ser usada para resolver problemas jurídicos sem a participação do Poder Judiciário e trata-se de um mecanismo voluntário.

Continue navegando