Buscar

PIM V Centro de Distribuição

Prévia do material em texto

Centro de Distribuição – Estratégia e Localização
A empresa que estamos fazendo o estudo é uma empresa de pequeno porte, com 5 colaboradores, que atua no ramo de produtos alimentícios. Os colaboradores que trabalham na empresa são o pai, a mãe e três filhos. Sendo assim a mesma não possui um centro de distribuição, porém levantamos os seguintes dados:
· Como são os canais de distribuição da empresa;
· Recebimento de veículos para expedição;
· Recebimento de mercadoria;
· Expedição da mercadoria;
· Operação de armazenagem da mercadoria;
Canais de Distribuição da empresa:
Usa-se de um canal indireto, pois ela necessita de intermediários para que seu produto chegue ao consumidor final, classificando como canal de nível 2, sendo aonde a indústria repassa ao seus distribuidores, estes por si repassa para os varejistas e estes para o cliente final. Tendo que os direitos no produto são passados ao distribuidor, porém ele só poderá vender para o varejo, para que o varejo possa fazer a distribuição final do produto, sendo também de responsabilidade do distribuidor e do varejista o custeio de promoção de venda desse produto.
Segue abaixo um organograma do canal de distribuição usado pela empresa que estamos estudando: 
 (
Indústria
)
 (
Cliente Final
) (
Varejo
) (
Distribuidores
)
	
Recebimento de veículos para expedição:
Ao encostar o veículo com a mercadoria é feito uma análise da mercadoria, de como ela se encontra acondicionada em palletes ou não, se está acondicionada de acordo com sua simbologia, se tem alguma avaria. Verificam-se também as especificações para armazenamento desta mercadoria. 
Logo após fazer as análises necessárias, é solicitada, ao motorista do veículo, a nota fiscal para assim dar inicio na expedição do veiculo e da mercadoria. A expedição do veículo é feita, pelo pessoal do administrativo, assim que eles recebem a nota fiscal eles fazem a inserção dos dados do veiculo em sistema, como peso, descrição da mercadoria, etc.
Expedição da mercadoria:
A expedição da mercadoria é feita junto com a do veículo, quando o pessoal do administrativo recebe a nota fiscal eles também já inserem os dados relacionados à mercadoria, como quantidade, metragem a ser ocupada na hora de armazenar, peso, temperatura a ser armazenada, validade do produto, local a ser armazenado, entre outros. Depois de feita a inserção de dados no sistema destina-se o local onde será armazenada a mercadoria.
Operação de armazenagem da mercadoria:
Depois de feita as análises necessárias e a expedição do veículo e da mercadoria, a equipe de operação da inicio a descarga da mercadoria, se estiver em palletes descarrega com cuidado para evitar avarias no produto e verifica se os mesmos estão envoltos por filme strech, assim evitando quedas e avarias no produto. Feito a descarga inicia o empilhamento no local destinado para a mercadoria, seguindo a simbologia do produto para empilhamento, em seguida é feita a identificação da mercadoria no local. Em caso da mercadoria não estar acondicionada em palletes, é necessário fazer o acondicionamento correto para a determinada armazenagem.
Fontes de pesquisa: https://logisticaeomundo.wordpress.com/2017/07/20/canais-de-distribuicao/
https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_52_1512680611.pdf

Continue navegando