Buscar

Prévia do material em texto

TPM
EQUIPE:
Anderson dos Santos 
Gisseli Schwinn
Jhonas Cordeiro
Lucas Ferreira
Robson dos Santos
1
TPM
“Total Productive Management”
2
O que é TPM?
É um modelo de gestão abrangente que busca a excelência administrativa e produtiva, com o objetivo de reduzir custos, elevar a produtividade, melhorar a qualidade dos produtos e serviços, garantindo a melhoria contínua da competitividade da empresa. A sigla TPM vem do termo em inglês “Total Productive Management”, que traduzindo para o português significa Gestão Produtiva Total.
3
A implementação do TPM é suportada pelas atividades de oito pilares de sustentação.
4
EDUCAÇÃO E TREINAMENTO
Este pilar tem como objetivo o desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos para as equipes de manutenção e operação, principalmente, apesar de entender que a disciplina do TPM deve ser abraçada desde a alta gerência, de forma que novas idéias e melhorias possam surgir naturalmente durante a implantação do processo.
5
MANUTENÇÃO AUTÔNOMA
 Este pilar foca a melhoria da eficiência dos equipamentos, contando com a participação direta dos operadores, desenvolvendo sua capacidade e percepção quanto a pequenos reparos, lubrificação e inspeções, buscando manter as condições do equipamento de acordo com os padrões estabelecidos e se antecipando a possíveis defeitos ou falhas.
6
MANUTENÇÃO PLANEJADA
A Manutenção Planejada foca inicialmente a elaboração e/ou alteração de planos de manutenção dos equipamentos, detalhando o nível e os tipos de manutenção empregados para cada equipamento. A criação e/ou alteração destes planos depende do conhecimento técnico e experiência dos mantenedores e gestores.
7
MELHORIAS INDIVIDUALIZADAS (ESPECÍFICAS)
Pilar com foco na identificação de perdas em todos os passos do processo industrial, desde a produção propriamente dita até o estoque e logística. Busca contínua do chamado “Lean Way” minimizando as perdas da cadeia produtiva.
8
TPM ECO (SEGURANCA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE)
 O pilar TPM ECO ou simplesmente Segurança, Saúde e Meio Ambiente, tem como objetivo principal a busca de "zero acidente” através da segurança e máxima saúde e bem estar do colaborador, além da busca de processos produtivos que não afetam ou que minimizam o impacto ambiental.
9
MANUTENÇÃO DA QUALIDADE
 O pilar Manutenção da Qualidade (Hinshitsu Hozen) tem como objetivo atuar na eliminação das perdas relativas à qualidade do equipamento, estabelecendo condições nos equipamentos que não produzam defeitos no produto final.
10
CONTROLE INICIAL
O pilar Controle Inicial está intimamente ligado a aquisição de novos equipamentos, modernização de processos e sistemas, baseando-se em experiência adquirida e aplicando a tais projetos.
11
TPM OFFICE (ADMINISTRATIVO)
O pilar TPM Office ou Administrativo tem como objetivo a redução das perdas nos processos administrativos, eliminando os retrabalhos e atividades que não agregam valor, gerando aumento na eficiência do negócio, a filosofia do TPM também indica o controle de todos os tipos de perdas, da mesma forma que aquelas originadas dentro do sistema logístico da empresa na linha de produção.
12
Resultados Obtidos com TPM
PRODUÇÃO
Elevação da Produtividade em 200 %
Redução de 95 % das Falhas de Processo
Elevação do OEE em 200%
ENTREGA
Redução de 50% do estoque de materiais
Redução de 60% do estoque de produto em processo
Redução de 90% do Lead-time da produção
QUALIDADE
Redução de 90% dos Defeitos
Redução de 80% das Reclamações dos Clientes
CUSTOS
Redução de 30% do Custo de Transformação
Redução de 45% do custo de manutenção
SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE
Eliminação dos acidentes com afastamento
Eliminação dos acidentes ambientais
Eliminação da Poluição
MORAL
Elevação do Número de Sugestões de Melhoria
Redução do absenteísmo
13
Referencias Bibliográficas
http://www.advanced-eng.com.br/sobretpm.htm
http://brasilengenhariademanutencao.blogspot.com.br/2012/11/os-8-pilares-do-tpm.html
www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1998
14

Continue navegando