Buscar

Ensino Clínico em Saúde Mental

Prévia do material em texto

Disc.: ENSINO CLÍNICO EM SÁUDE MENTAL TEÓRICO   
	Aluno(a): ANA CLEY LIMA COELHO
	201702233235
	Acertos: 2,0 de 2,0
	24/02/2020
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201703306323)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Dentre as responsabilidades compartilhadas entre as equipes matriciais de Saúde Mental e da Atenção Básica, assinale a opção que NÃO se aplica:
	
	
	Qualquer situação transitória que desorganize sua estrutura psicológica e do comportamento, e que essa situação perturbe o equilibro sendo experimentada sem dor
	
	(D) Trabalhar o vínculo com as famílias, tomando-as como parceiras no tratamento, e buscar constituir redes de apoio e integração.
	
	(B) Desenvolver ações compartimentalizadas no atendimento a casos de transtornos mentais severos e persistentes, uso abusivo de álcool e de outras drogas, pacientes egressos de internações psiquiátricas, pacientes atendidos nos CAPS, tentativas de suicídio e vítimas de violência doméstica intrafamiliar.
	
	(C) Discutir casos identificados pelas equipes da Atenção Básica que necessitem de uma ampliação da clínica, em relação às questões subjetivas.
	 
	(A) Evitar práticas que levem à psiquiatrização e medicalização de situações individuais e sociais comuns à vida cotidiana.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703306213)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Sr Eugênia, 78 anos, viúva, esta internada na enfermaria psiquiátrica de um grande hospital geral. Durante a entrevista a enfermeira Fernanda pergunta sobre a juventude de dona Eugênia, que incrivelmente lembra-se de fatos que ocorreram em sua adolescência. Porém, ao ser indagada sobre fatos ocorridas há algumas horas atrás dona Eugênia não lembrava. Tendo como base o exame psíquico a Enfermeira Fernanda pode afirma que a paciente esta apresentando um quadro de:
	
	
	Comprometimento da senso percepção;
	 
	Comprometimento da memória retrógrada
	
	fala pastosa, poliúria, confusão mental
	
	Comprometimento da memória anterógrada;
	
	Comprometimento cognitivo.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703306375)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são dispositivos no âmbito do SUS, que se constitui de modalidade substitutiva de atenção em saúde mental às internações em hospitais psiquiátricos. Em relação aos CAPS assinale a alternativa INCORRETA.
	
	
	É um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS.
	
	É um dispositivo de cuidado intensivo e personalizado.
	
	O Projeto Terapêutico Singular pode prever atendimento de várias modalidades diferentes, que podem ser intensivo, semi-intensivo ou não intensivo.
	
	É um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e persistentes.
	 
	Os quadros mais frequentes em atendimento no CAPS são as ansiedades e depressões em geral.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703306241)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Segundo Charles Morris (1946) existem três campos distintos no interior da semiologia psicopatológica (estudo dos sinais e sintomas dos transtornos mentais), a semântica, responsável pelo estudo das relações entre os signos e os objetos aos quais os signos se referem; a sintaxe, que compreende as regras e leis estabelecidas por essas relações entre signos e objetos; e finalmente, a pragmática, que se ocupa da rede entre os signos e os usuários dos serviços concretamente. Sendo assim, de acordo com a semiologia dos transtornos metais, qual seria sua conduta como enfermeiro, junto à paciente relatada na história a seguir, caso fosse sua vizinha: M.D.N.L., 38 anos, natural de Pernambuco, ensino médio completo, reside sozinha, tem seis gatos os quais trata como filhos. É adventista, mas está afastada da igreja. Mostrou-se orientada, com bom asseio, cabelo penteado, roupas adequadas para a ocasião. Apresentou retorcer de mãos e agitação. Humor ansioso. Fala pausada e inteligível, com voz sussurrada e monótona. Tem sensação de boca seca e repentinos esquecimentos, que atribui à medicação que toma, mas tem vergonha de falar sobre isso com o psiquiatra. Cooperou durante a entrevista, mantendo-se calma, lenta e manifestou idealização suicida.
	
	 
	(B) CAPS III - Estabelecer consulta de enfermagem psiquiátrica, fundamentada na semiologia dos transtornos mentais, com a realização de exame psíquico, plano assistencial, com referência para o CAPS III mais próximo de sua residência.
	
	(E) CAPS ad - Estabelecer consulta de enfermagem psiquiátrica, fundamentada na semiologia dos transtornos mentais, com a realização de exame psíquico, plano assistencial, com referência para o CAPS ad mais próximo de sua residência.
	
	(C) Administrar antipsicótico de alta potência, embora possa causar efeitos colaterais extrapiramidais, os quais, se ocorrerem, poderão ser facilmente tratáveis com antiparkinsonianos. A escolha recai sobre o Haloperidol, de 2,5 a 5mg por via intramuscular ou endovenosa lentamente, que poderá ser repetido em 30-60 minutos se não houver melhora.
	
	(A) Solicitar internação em Pronto Socorro de Urgência Psiquiátrica - Em 05 de novembro de 2002 foi publicada a Portaria 2048/GM (BRASIL, 2002) que instituiu a Política Nacional de Atenção às Urgências. Por sua vez, em 29 de setembro de 2003 foi editada a Portaria 1864/GM (BRASIL, 2003) que estabeleceu o componente pré-hospitalar móvel da política de urgência, por meio da implantação de Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU ¿ 192).
	
	(D) UPA 24h - Em 05 de novembro de 2002 foi publicada a Portaria 2048/GM (BRASIL, 2002) que instituiu a Política Nacional de Atenção às Urgências. Por sua vez, em 29 de setembro de 2003 foi editada a Portaria 1864/GM (BRASIL, 2003) que estabeleceu o componente pré-hospitalar móvel da política de urgência, por meio da implantação de Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU ¿ 192). Com isso, solicitar remoção para a Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h, de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõem rede organizada de Atenção às Urgências.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703306334)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Quanto à função do Centro de Atenção Psicossocial CAPS, é certo dizer que:
	
	 
	Assume a centralidade da rede comunitária de cuidados. Desenvolve programas terapêuticos, dispensa medicamentos e supervisão e faz retaguarda para o PSF e Residências Terapêuticas
	
	Assume a centralidade da rede comunitária de cuidados. Desenvolve programas terapêuticos, dispensa todo o tipo de medicamentos e faz encaminhamentos, supervisão e faz supervisão e retaguarda para o PSF e Residências Terapêuticas
	
	Assume a descentralidade da rede comunitária de cuidados. Desenvolve programas terapêuticos, dispensa medicamentos e faz supervisão e retaguarda para o PSF e Residências Terapêuticas
	
	Assume a centralidade da saúde publica e comunitária de cuidados. Desenvolve programas terapêuticos, dispensa medicamentos e faz supervisão e retaguarda para o PSF e Residências Terapêuticas
	
	Assume a centralidade da rede comunitária de todos os cuidados clínicos. Desenvolve programas terapêuticos, dispensa medicamentos, e faz supervisão e retaguarda para o PSF e Residências Terapêuticas
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201703306373)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são dispositivos no âmbito do SUS, criados para substituir as internações em hospitais psiquiátricos. Em relação à modalidade dos Serviços e Capacidade Operacional dos CAPS, assinale a alternativa correta.
	
	
	CAPS ad II (álcool e drogas): atende uma população acima de 10.000 hab.
	 
	CAPS III: atende uma população acima de 200.000 hab.
	
	CAPS i II (crianças e adolescentes): atende uma população com 30.000 hab ou critérios epidemiológicos.
	
	CAPS I: atende uma população entre 40.000 e 100.000 hab.
	
	CAPS II: atende uma população entre 80.000 e 230.000 hab.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201703306337)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O ministério da saúde estabelece as diretrizes para o atendimento nos serviços de saúde mental, normatizando vários serviços substitutivos. Essa portariaé de nº:
	
	
	244 de 29 de janeiro de 1994
	
	224 de 29 de janeiro de 1990
	
	224 de 29 de janeiro de 1993
	
	244 de 29 de janeiro de 1991
	 
	224 de 29 de janeiro de 1992
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201703306313)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	São registrados várias denuncias quanto a política brasileira de saúde mental em relação à política privatizante da assistência psiquiátrica por parte da previdência social, quanto às condições de atendimento psiquiátrico a população. Marque o ano certo em que se deu essa denuncia.
	
	
	1996
	 
	1970
	
	1989
	
	1982
	
	1990
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201703306319)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	De acordo com a Política do Ministério da Saúde para Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras drogas, o Centro de Atenção Psicossocial e outras drogas (CAPS AD III) tem definido por objetivo:
	
	 
	(D) Propiciar atenção contínua durante 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados e finais de semana, às pessoas com demandas relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas.
	
	(C) Propiciar assistência aos usuários de álcool, em abstinência alcoólica, mantendo-os em regime de internação por um período mínimo de 45 dias.
	
	Qualquer situação transitória que desorganize sua estrutura psicológica e do comportamento, e que essa situação perturbe o equilibro sendo experimentada sem dor
	
	(B) Prestar assistência aos dependentes de crack, afastando-os de suas respectivas famílias, devido à gravidade da situação.
	
	(A) Prestar assistência aos usuários de álcool e outras drogas, incluindo vacinação contra hepatite A e C.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201703306253)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A atuação do movimento de luta antimanicomial tem tido um importante papel na efetivação da Reforma Psiquiátrica com o consequente fim dos hospitais psiquiátricos e fortalecimento da rede de atenção à saúde mental de base comunitária e atenção à saúde, em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido a marca do movimento social é a luta pela(s):
	
	
	Mudanças no modo de cuidar do chamado louco, mantendo a alternância de modelos diferenciados de cuidar, tanto fundamentado no modelo asilar quanto no modelo dos novos serviços
	 
	Transformação das práticas e concepções sobre a relação sociedade e loucura no Brasil, na garantia de seus direitos e de sua reinserção social, sobretudo no que diz respeito às denúncias da violação de tais direitos.
	
	Propõe o rompimento com o encarceramento social da loucura, com transformação das formas institucionalizadas para um cuidar em liberdade, isto é, uma crítica à própria constituição da modernidade.
	
	Desospitalização e desmedicalização promovida por ambulatório especializado de saúde mental.
	
	Garantia dos direitos trabalhistas dos trabalhadores médicos das instituições psiquiátricas

Continue navegando

Outros materiais