Buscar

Desenvolvimento da cultura do milho em diferentes densidades

Prévia do material em texto

Relatório de aula prática
Desenvolvimento da cultura do milho em diferentes densidades
Física do Solo
Estudante: Enzo B. Priori
Professor: Thiago Lopes
Santa Teresa
Julho-2018
Na aula prática realizada o viveiro de mudas do campus foi proposto a turma a pratica para a observação do comportamento de plantas de milho em diferentes tipos de densidade do solo e como a compactação influência no seu crescimento.
Inicialmente, a turma dividida em vários grupos preencheram cilindros de tubos de PVCs com solo latossolo vermelho com doze cilindros dispostos em três, um em cima do outro, com densidades propostas de 1,0; 1,2;1,4 e 1,6 grs.cm³. A compactação nestes cilindros foi feita adicionando um pouco de água para o umedecimento e pressionando o solo, repetindo várias vezes até completar os cilindros com as densidades especificadas. 
Posteriormente foi plantado quatro sementes de milho em cada cilindro e após a germinação foi feito o desbaste restando duas plantas por cilindro.
Primeira semana:
Segunda semana:
Terceira semana:
Analisando os resultados iniciais, apenas do desenvolvimento da cultura em questão do tamanho da planta, se observa que o crescimento foi comprometido quando maior a compactação do solo, assim é possível dizer que a compactação do solo a partir da densidade de 1,4 causou maiores atrasos no crescimento das plantas. 
Nesta prática é possível simular o que acontece nos solos de plantios, onde a mecanização intensiva acaba por alterar a estrutura do solo, aumentando a densidade do solo, diminuindo a porosidade, de forma que a planta não consiga absorver os nutrientes e água necessária. O solo úmido também influencia na compactação, pois ele reduz a força com que as partículas estão unidas, diminuindo a capacidade de suportar cargas e facilitando na diminuição da porosidade.

Continue navegando