Buscar

prova metodologia uniasselvi

Prévia do material em texto

Sabemos da importância da utilização das citações na intenção de validar sua pesquisa. Além disso, estão implicados neste contexto os direitos autorais sobre o que já foi escrito, pesquisado e registrado. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Sabemos que é da natureza da citação possibilitar acesso ao texto original sem constituir plágio.
(    ) É considerado plágio quando utilizamos a ideia de outro autor sem fazer a devida referência.
(    ) A citação possibilita utilizar uma ideia de autores diversos sem a necessidade de citar a autoria do texto.
(    ) Quando utilizamos até três autores na pesquisa, não é necessário citar os autores da ideia ou do texto.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - F.
	
	b) V - V - F - F.
	
	c) F - V - F - V.
	
	d) V - F - V - V.
	 
	 
	2.
	No momento de escrever o seu paper, você pode copiar fragmentos de textos das fontes pesquisadas referenciando os autores. Assim, esse fragmento se torna uma citação longa ou curta. Há mais algumas orientações de que você vai precisar. Observe a citação a seguir:
?[...] a escrita apresenta elementos significativos próprios, ausentes na fala, tais como o tamanho e tipo das letras, cores e formatos, elementos pictóricos, que operam como gestos, mímica e prosódia graficamente representados?, de acordo com Marcuschi (2004, p. 17).
FONTE: MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita [em negrito]: atividades de retextualização. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
Agora, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o tipo de orientação a que se refere o símbolo [...]:
	
	a) Omissão - Quando você quer omitir um trecho da citação porque não interessa ao desenvolvimento do trabalho.
	
	b) Ênfase, dúvida e destaque ? Quando queremos indicar que houve espanto, perplexidade ou admiração, usamos sinais após a palavra/expressão que queremos enfatizar.
	
	c) Apóstrofos - Quando numa passagem transcrita já há trechos entre aspas, estas devem ser convertidas em apóstrofos.
	
	d) Interpolação - Quando são inseridos acréscimos ou comentários na citação, para explicar ou apontar opiniões especiais do autor.
	 
	 
	3.
	Nos problemas do dia a dia, é comum utilizarmos o nosso lado empírico para resolver nossos problemas, ou seja, utiliza-se o senso comum. Assim sendo, podemos destacar algumas das características desse tipo de conhecimento, como ser assistemático. Com relação a essa condição, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Tem pouca ou nenhuma relação com os estados de ânimo e as experiências do dia a dia.
	
	b) Não é o próprio sujeito que organiza suas experiências e seu conhecimento.
	
	c) A organização das vivências práticas não implica uma organização das ideias.
	
	d) Conforma-se pouco com as respostas da aparência, pelo simples fato de estar junto das coisas.
	 
	 
	4.
	Para avançarmos na disciplina de Metodologia Científica, precisamos compreender os diferentes tipos de conhecimentos que permeiam o nosso dia a dia, fazendo-nos entender o que, de fato, é a ciência e como estes valores estão diretamente relacionados à formação acadêmica de todo e qualquer curso de graduação na instituição. Sobre os tipos de conhecimento e suas respectivas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Senso comum.
II- Conhecimento teológico.
III- Conhecimento filosófico.
IV- Conhecimento científico.
(    ) Nasce da experiência cotidiana, relacionado aos costumes, aos hábitos e às práticas sociais.
(    ) Baseado na investigação racional ou estudo da natureza, de caráter metódico e empírico.
(    ) Baseado em leis e dogmas de caráter inquestionável, de inspiração divina.
(    ) Decorre da razão pura, procurando explicar as questões mais profundas da existência humana.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) III - II - I - IV.
	
	b) II - IV - III - I.
	
	c) IV - III - I - II.
	
	d) I - IV - II - III.
	 
	 
	5.
	O conhecimento humano pode ser dividido em quatro tipos: senso comum, teológico ou de fé, filosófico e científico, cada um com sua especificidade e importância. Sobre o conhecimento científico, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) É o conhecimento que nasce da experiência diária e se estabelece nos hábitos e costumes das sociedades.
	
	b) Busca explicar fenômenos por meio de investigação normalmente metódica, utilizando raciocínio lógico e experimentação.
	
	c) Conhecimento dogmático baseado em livros sagrados e vivenciado por comunidades que nutrem a fé.
	
	d) Procura explicar, a partir da razão os fundamentos do próprio conhecimento.
	 
	 
	6.
	A construção de projetos de pesquisa e artigos científicos são fortemente amparados pelas referências bibliográficas. Existe uma estória que falava de um grande professor da área das ciências ambientais, que em seu capítulo de livro acerca da crise hídrica no Estado de São Paulo, poderíamos encontrar facilmente mais de 13.000 obras citadas ao longo da obra. O que isso significa? Que o pesquisador consultou profunda e extensivamente o tema, em todos os cantos do planeta, dando sustentação as suas ideias. Desta forma, sobre as referências em um trabalho acadêmico-científico, analise as sentenças a seguir:
I- Todos os materiais lidos durante o processo de pesquisa devem ser mencionados no item Referência do trabalho acadêmico, não importando seu número.
II- Em trabalhos acadêmicos-científicos é importante priorizar referências que tenham valor científico, como livros, revistas científicas etc. para qualificar e dar credibilidade às informações apresentadas.
III- Devem constar em um trabalho acadêmico-científico apenas as referências citadas ao longo do texto de forma direta ou indireta.
IV- São considerados elementos essenciais de uma referência de livro: sobrenome(s) e nome(s) do(s) autor(es), título da obra, edição (da 2ª em diante), local, editora, ano de publicação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I e IV estão corretas.
	 
	 
	7.
	Analise os textos a seguir:
Texto 1:
O acelerado crescimento do conhecimento nos últimos anos tornou impraticável o ensino tradicional baseado exclusivamente na transmissão oral de informação. Em muitas disciplinas já não é possível, dentro das cargas horárias, transmitir todo o conteúdo relevante. Mais importante ainda, o conhecimento não é acabado, e muito do que o estudante precisará saber em sua vida profissional ainda está por ser descoberto. [...] Não será fazendo de nossos alunos meros depositários de informações que estaremos formando os cidadãos e profissionais de que a sociedade necessita. Para isto, as atividades, curriculares ou não, voltadas para a solução de problemas e para o conhecimento da nossa realidade, tornam-se importantes instrumentos para a formação dos nossos estudantes.
FONTE: BEIRÃO, Paulo Sérgio Lacerda. A importância da iniciação científica para o aluno da graduação. Disponível em: <https://www.ufmg.br/boletim/bol1208/pag2.html>. Acesso em: 25 ago. 2016.
Texto 2:
Os melhores educadores são unânimes em afirmar que não se deve transformar a pesquisa científica numa atividade reservada a uma elite. Qualquer estudante pode e deve participar de experiências científicas. A consolidação qualitativa do aprendizado exige uma ampla e necessária formação científica [...].
FONTE: GALVÃO, Roberto Carlos Simões. A importância da pesquisa no ensino de graduação. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XVI, n. 116, set 2013. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13604>. Acesso em: 3 ago. 2016.
Considerando as afirmações dos textos 1 e 2, e sua formação como profissional da educação, como um professor pode ser um incentivador, um estimulador da pesquisa no Ensino Fundamental e Médio? Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O professor poderá atuarcomo mediador entre as questões levantadas pelos alunos, mas não atua na busca por respostas pertinentes.
	
	b) A investigação dentro do processo de ensino e aprendizagem somente ocorre no Ensino Superior ou na Universidade.
	
	c) O professor deve estimular apenas a pesquisa em caráter de iniciação científica, ou seja, aquela que não tem muito valor acadêmico.
	
	d) O professor deverá levar o aluno à curiosidade e à busca de respostas para indagações.
	 
	 
	8.
	Pode-se dizer que a ciência move o mundo através de todo o conhecimento acumulado ao longo de 300 anos. Desta forma, o conhecimento científico ultrapassa os limites impostos pelo senso comum, à medida que procura evidenciar as causas e os efeitos de um determinado fenômeno. No entanto, isso só é possível, pois o método científico é rigoroso e possui algumas aplicações práticas que o consolidam para a geração de conhecimento. Desta forma, analise as afirmativas a seguir:
I- A originalidade, além da compreensão das coisas, bem como a funcionalidade para os tempos atuais, faz parte do método histórico.
II- Dentro de uma análise, a avaliação de fatos isolados se torna, em particular ao método comparativo, muito importante.
III- Permitir um amplo e profundo conhecimento sobre determinado assunto é típico de um método de estudo de caso.
IV- Muitos pesquisadores que se utilizam do estudo de caso desconhecem as principais características desse tipo de pesquisa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	b) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	c) Somente a afirmativa IV está correta.
	
	d) As afirmativas II e IV estão corretas.
	 
	 
	9.
	Os trabalhos acadêmicos possuem uma sistemática organizada e estimulam o raciocínio científico aos acadêmicos. Assinale a alternativa CORRETA em que são apresentados tipos de trabalhos de acadêmicos:
	
	a) Trabalhos de final de curso; monografias; artigos de periódicos; artigos científicos.
	
	b) Monografias; citações e resenhas; pesquisa etnográfica; referências.
	
	c) Dissertação; trabalhos de graduação; introdução de revista; referências.
	
	d) Monografias; resumos; capas de jornal; referências bibliográficas.
	 
	 
	10.
	Uma citação torna o trabalho acadêmico mais científico e, para referenciarmos uma ideia, são várias as fontes possíveis para tal pesquisa. Nesse sentido, além de livros e revistas, a fonte de pesquisa pode ser eletrônica, com consulta on-line. Nesse contexto, quanto às fontes eletrônicas de pesquisa, analise as afirmativas a seguir:
I- Os documentos de pesquisa em fonte eletrônica em geral não são válidos para os trabalhos científicos.
II- Os livros e artigos científicos, bem como jornais, também podem ser publicados on-line.
III- Certos artigos de revistas, jornais e teses podem ser encontrados em fontes eletrônicas. 
IV- Para as obras pesquisadas na internet, é preciso incluir as informações do endereço eletrônico.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	b) As afirmativas I e IV estão corretas.
	
	c) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	d) Somente a afirmativa III está correta.
	 
	 
	11.
	Os gerentes de marketing das empresas, para conhecer os problemas e as oportunidades específicas no ambiente de competição, demandam estudos formais de mercado. Eles podem solicitar, por exemplo, uma pesquisa de satisfação, um teste de preferência de produto, uma previsão de vendas por região ou uma avaliação de propaganda. Como podemos denominar a etapa do processo de pesquisa de marketing em que o pesquisador elabora distribuições de frequência e aplica técnicas estatísticas para chegar às suas conclusões? 
FONTE: KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006 (adaptado).
	
	a) Definição dos problemas e dos objetivos da pesquisa.
	
	b) Coleta de dados.
	
	c) Apresentação dos resultados.
	
	d) Análise de dados.
	 
	 
	12.
	Inserir-se na sociedade da informação não significa apenas ter acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas, principalmente, saber utilizar essas tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto. Assim, o uso das TIC com vistas à criação de uma rede de conhecimentos favorece a democratização do acesso à informação, a troca de informações e de experiências, a compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional. Com base no texto apresentado, conclui-se que:
Disponível em: <www.portal.mec.gov.br>. Acesso em: 30 jul. 2016 (adaptado).
	
	a) Os avanços das TIC vêm-se refletindo globalmente, de modo uniforme, haja vista a possibilidade de comunicação em tempo real entre indivíduos de diferentes regiões.
	
	b) A inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais contemporâneas exige mais que inclusão digital técnica.
	
	c) O domínio de recursos tecnológicos de acesso à internet assegura ao indivíduo compreender a informação e desenvolver a capacidade de tomar decisões.
	
	d) A solução para se democratizar o acesso à informação no Brasil consiste em estendê-lo a todo o território, disponibilizando microcomputadores nos domicílios brasileiros.

Continue navegando