Buscar

resenha bruna vinagre

Prévia do material em texto

Bruna vinagre ribeiro
Resenha critica
“A importância da CNV-comunicação não violenta não realização do autoconhecimento”
Autor: Marshall B Rosenberg 2006
Marshall acredita que a natureza do ser humano é compassiva, mesmo nas situações dolorosas e difíceis, a comunicação não violenta tem por objetivo resgatar esse estado natural proporcionando pelo sentido de compaixão.
Marshall B Rosenberg explica que para usarmos a comunicação não violenta é preciso lançar luz a consciência em quatro áreas: observação, sentimento, necessidade e pedido.
Observação:é necessário observarmos o que está acontecendo, de fato, na situação vivenciada. 
Sentimento: percebemos como nos sentimos ao observar a situação (tristeza, medo, hostilidade, frustração, raiva, desespero, culpa, ciúmes, felicidade, humor, alegria, amor, gratidão, esperança, compaixão, surpresa). 
Necessidade: identificarmos quais de nossas necessidades estão relacionadas aos sentimentos. 
Pedido: destaca o que estamos querendo da outra pessoa para enriquecermos nossa vida. 
Um exemplo prático de uma mãe que deseja se comunicar com o filho adolescente usando os quatro componentes da comunicação não violenta
“Roberto, quando eu vejo duas bolas de meias sujas debaixo da mesinha e mais três perto da TV, fico irritada, porque preciso de mais ordem no espaço que usamos em comum. Você poderia colocar suas meias no seu quarto ou na lavadora?”
Primeiramente, é necessário observamos o que está acontecendo de fato, na situação vivenciada. É importante que essa observação seja feita sem julgamentos ou preconceito, mas sim observa o que nos agrada ou não na ação de outra pessoa.
Para pratica uma comunicação mais respeitosa, não só precisamos nos desprendemos da nossa personalidade. Só evitar julgamentos, entender o contexto e trabalhar a empatia através do autoconhecimento.

Continue navegando