Buscar

GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA exer 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disc.: GESTÃO ESC TEOR E PR 
	2020.1 EAD (G) / EX
	
	
	
	
	
		1.
		"Todos os segmentos da comunidade participam e  compreendem  o funcionamento da escola, conhecem  os que nela estudam e trabalham para  intensificar seu envolvimento com ela e, assim acompanham melhor a educação oferecida". (Gadottii e Romão,1997). Os autores afirmam, portanto, que a participação da comunidade no meio escolar influi: (Concurso público para Pedagogo - Governo de Goiás - 2010)
	
	
	
	(E) Apenas na melhoria da qualidade do ensino.
	
	
	(C) Na democratização da gestão escolar e na melhoria da qualidade do ensino;
	
	
	(B) Apenas no rendimento escolar do aluno;
	
	
	(A) Apenas na democratização da gestão escolar;
	
	
	(D) No rendimento acadêmico do aluno e melhoria da qualidade do ensino;
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		A promulgação da Constituição de 1988 tornou obrigatória a adaptação das Constituições Estaduais e das Leis Orgânicas dos municípios ao princípio da gestão democrática, sendo extensivo ao campo da educação pública. Sobre os mecanismos de implantação da gestão democrática na escola, é correto afirmar que:
	
	
	
	no tocante à função do projeto político-pedagógico, consiste em um documento que se reduz à dimensão pedagógica da escola, tratando como questão secundária o conjunto de projetos isolados de cada professor em sala de aula. É um documento específico para refletir a realidade da escola, enquanto instrumento clarificador da ação educativa escolar em sua totalidade.
	
	
	igualdade, produtividade e generosidade, colocando a ciência, a tecnologia e os processos educacionais a serviço da dilatação da vida para todos os seres humanos é o que determina a LDB, independente da questão curricular.
	
	
	o projeto político-pedagógico como prática social se constitui coletivamente e historicamente, naquilo que os educadores produzem nas escolas, como expressão de suas escolhas alternativas diante das contradições e dos embates que se apresentam.
	
	
	o Conselho escolar tem o propósito de exigir a desconcentração da escola. Possui um papel deliberativo das funções: consultivas, normativas, fiscalizadoras e paliativas.
	
	
	o Caixa Escolar consiste em uma instituição jurídica, de direito privado, com fins lucrativos, que tem como função básica administrar os recursos financeiros das escolas públicas, oriundos da União, dos Estados e dos Municípios, não gerindo aqueles angariados pelas unidades escolares. São unidades financeiras administradoras, na expressão genérica, definidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), que objetivam promover a gestão descentralizada por meio da aplicação eficiente e eficaz de recursos.
	
	
	
	
	
	
	
		3.
		Prefeitura de Maceió - AL 2017 Cargo: Professor - Área 1º ao 5º ano Banca: COPEVE/ UFAL As decisões, no âmbito da gestão democrática, precisam ser de conhecimento público, garantindo, assim, a
	
	
	
	transparência;
	
	
	descentralização;
	
	
	isonomia.
	
	
	participação;
	
	
	coletividade;
	
	
	
	
	
	
	
		4.
		Quando um gestor escolar utiliza em sua prática as concepções de partilha, cooperação, participação, inserção social e respeito mútuo, que são categorias sociológicas que fundamentam atividades democráticas, além de facilitar o desenvolvimento social dos alunos, visam também
	
	
	
	à organização das pesquisas escolares.
	
	
	à construção consciente da cidadania.
	
	
	à aquisição dos conteúdos curriculares.
	
	
	à obediência aos preceitos educativos.
	
	
	à consolidação das características de personalidade.
	
	
	
	
	
	
	
		5.
		É o modelo de gestão que tem base na relação orgânica entre a direção e a participação do pessoal da escola, defendendo uma forma coletiva de tomar decisões. O conceito se refere a:
	
	
	
	gestão técnica.
	
	
	gestão Democrática.
	
	
	gestão autogestionário.
	
	
	gestão centralizadora.
	
	
	gestão científica.
	
	
	
	
	
	
	
		6.
		Dirigir e coordenar significa assumir, no grupo, a responsabilidade por fazer a escola funcionar mediante o trabalho conjunto. Para isso, compete a quem dirige a escola assegurar: I a execução coordenada e integral de atividades dos setores e dos indivíduos da escola, conforme decisões coletivas. II a prevalência das decisões tomadas de forma centralizada e autoritária. III a articulação das relações interpessoais na escola e no âmbito em que o dirigente desempenha suas funções.
	
	
	
	Os enunciados II e III estão corretos.
	
	
	Os enunciados I e II estão corretos.
	
	
	O enunciado I está correto.
	
	
	Todos enunciados estão corretos.
	
	
	Os enunciados I e III estão corretos.
	
	
	
	
	
	
	
		7.
		A gestão escolar democrático-participativa tem como princípio a:
	
	
	
	valorização da qualificação profissional e da competência técnica e, por isso, só admite na equipe diretiva os melhores profissionais;
	
	
	processo decisório centrada na figura do diretor.
	
	
	autonomia absoluta da escola no exercício de sua gestão;
	
	
	relação orgânica entre a direção e os demais membros da equipe escolar;
	
	
	participação da comunidade apenas na avaliação dos processos de gestão;
	
	
	
	
	
	
	
		8.
		A gestão democrática pode ser definida como um processo político no qual as pessoas atuam na e sobre a escola, identificam problemas, discutem, deliberam, planejam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola, na busca da solução daqueles problemas. Esse processo, sustentado no diálogo, na alteridade e no reconhecimento das especificidades técnicas das diversas funções presentes na escola, tem como base a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, o respeito às normas coletivamente construídas para os processos de tomada de decisões e a garantia de amplo acesso às informações aos sujeitos da escola. [SOUZA, A.R. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista, Belo Horizonte. V.25, n.03, dez.2009, p.125-126 (adaptado)]. Com base no texto, conclui-se que a gestão democrática da educação I. implica colocar as instituições a serviço da formação qualificada dos estudantes, tendo a participação como prática cotidiana dos envolvidos. II. propicia a criação de uma cultura institucional crítico-reflexiva, cujos envolvidos tenham discernimento em relação aos conteúdos que necessitam ou não para tomarem decisões sempre coletivas. III. pressupõe a existência de líderes capazes de orientar pessoas para o cumprimento de ações que visem ao cumprimento de objetivos definidos por eles. IV. efetiva-se pelo processo de construção coletiva do projeto pedagógico e de seu acompanhamento e avaliação. É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	II, III e IV.
	
	
	III e IV.
	
	
	I e II.
	
	
	I e III.
	
	
	I, II e IV.

Outros materiais