A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
RELATÓRIO INDIVIDUAL DA ATIVIDADE

Pré-visualização | Página 1 de 1

M.A.P.A.
 Material de Avaliação 
Prática da Aprendizagem.
	
RELATÓRIO INDIVIDUAL DA ATIVIDADE 
A identificação do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Sarzedo foi feita por meio de pesquisa de campo obtendo informações sobre sua localização através de profissionais que trabalham nele.
Através dessa visita foram obtidas informações sobre a PAIF e o SCFV, que são serviços ofertados pelo CRAS. O Serviço de Atendimento Integral à Família- PAIF é um programa social que serve como Centro de Reintegração Social, foi reconhecido através de indicadores de vulnerabilidade social que se adéquam ao perfil social dos pacientes atendidos pelo CRAS.
CRAS e PAIF não são sinônimos pois, um é a estrutura física onde é prestado os serviços e o outro são os serviços de assistência social básica prestados as famílias. Os objetivos da PAIF são de ofertar ações socioassistênciais contínuas as famílias de maior vulnerabilidade visando promover acesso à aquisições sociais, bens materiais e acesso a certos tipos de benefícios como bolsa família para que possam auxiliar as famílias no melhor convívio social com caráter individual e coletivo.
 O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV é um serviço de proteção básica do SUAS ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias, realizando por meio de proteção e atendimento integral as famílias do PAIF.
Esse serviço é de caráter complementar ao CRAS tendo como público alvo crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência física, crianças que sofreram violência, crianças fora da escola, jovens cumprindo medidas sócio educativas e pessoas sem acesso inseridas no Cadastro Único.
Esse serviço tem por objetivo fortalecer as relações familiares e com a comunidade além da integração social entre os participantes visando valorizar a vida como um todo.
O Benefício de Prestação Continuada- BPC se origina da Lei Orgânica Assistência Social- LOAS, que garante salário mínimo mensal para idosos acima de 65 anos ou pessoas com deficiência de qualquer idade que devido a sua condição se torna incapaz de participar de forma efetiva na sociedade. Para se ter direito a esse benefício é necessário que a renda familiar por indivíduo seja menor que ¼ do salário mínimo.
O Ministério do Desenvolvimento social- MDS faz a gestão do BPC por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social- SNAS é responsável pela regulação, coordenação financeira, avaliação do benefício e monitoramento e sendo realizado pelo INSS a avaliação médica e social de indivíduos que buscam esse benefício.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.