Buscar

Currículo- Téoria e Prática - Avaliação Parcial

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:200801748808)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Na escola do professor Ricardo, currículo,conhecimento e sociedade se articulam. Ele está selecionando atividades  que priorizam esta articulação.  Dentre os exemplos de atividades apresentados nas opções, o que mais valoriza essa articulação na prática docente é: 
		
	
	Realizar uma experiência para explicar os diferentes estados da água.
	
	Atualização do mural para expor novos trabalhos escritos, cartazes e redações sobre preservação do meio ambiente, realizados pelos alunos.
	
	Realização de uma  oficina de digitação no computador do laboratório da escola.
	
	Relacionar no quadro os nomes de objetos observados pelos alunos,  na sala de aula e  com diferentes  formas geométricas.
	
	Fazer um levantamento de preços de frutas e legumes, consultando um impresso distribuído pelo supermercado.
	Respondido em 10/04/2020 18:04:54
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:200801296186)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Cláudia e Daniel, estudantes de Pedagogia, que ao lerem o desenho curricular do referido curso verificaram a que deveriam estudar a disciplina intitulada Currículo: teoria e prática. Cláudia e Daniel desejam saber qual o principal objetivo desta disciplina e de que modo contribui para formação do pedagogo? A resposta que melhor se adequa a pergunta é:
		
	
	Cumprir a carga horária do currículo de Pedagogia atendendo legislação. 
	
	Estudar os métodos e técnicas de ensino aprendizagem para dinamizar o currículo. 
	
	Estabelecer relações entre currículo escolar, sociedade e cultura.
	
	Compreender a relevância das provas oficiais na elaboração do currículo das escolas.
	
	Definir os múltiplos significados da palavra currículo. 
	Respondido em 10/04/2020 18:12:19
	
	
	
	3a Questão (Ref.:200802232760)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	(IFPI - Pedagogo - 2012 - questão 21) - Em conformidade com o artigo 26 da LDB (Lei Nº 9.394\96), os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser implementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte:
		
	
	desenvolvida pelo estudo obrigatório da Língua Portuguesa e Matemática. 
	
	integrante da participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
	
	diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
	
	transversal, que compõe o currículo das disciplinas.
	
	interdisciplinar, demandada na integração das disciplinas da base comum do currículo e as diversidades socioculturais das comunidades. 
	Respondido em 10/04/2020 18:32:15
	
	
	
	4a Questão (Ref.:200802160007)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O currículo escolar vivenciou nas últimas décadas a implantação dos estudos sobre a cultura afro brasileira como forma de reconhecer a sua importância na formação do povo brasileiro. Com isso, pretende-se também
		
	
	preservar as diferenças culturais, incluindo-as no currículo de forma representativa e dialógica
	
	evidenciar as diferenças entre as várias culturas, a fim de promover uma complementação quando necessária
	
	reconhecer a diversidade cultural no currículo explícito e no currículo oculto para proporcionar prioridade às culturas majoritárias
	
	garantir o acesso de todos à cultura hegemônica, a fim de promover uma amplia ascensão social
	
	promover uma convivência harmoniosa entre integrantes das diferentes raças que compõem a nação brasileira
	Respondido em 10/04/2020 18:15:47
	
	
	
	5a Questão (Ref.:200801296220)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Fonte: MEC: ENC/ Provão Pedagogia 2002 Estudando os aspectos de saneamento básico e da epidemia da dengue no seu município, a professora de Ciências e o professor de Geografia propuseram aos alunos de uma escola urbana um trabalho de campo. Cada grupo tinha a tarefa de visitar bairros previamente escolhidos e coletar informações sobre indicadores de saneamento. Esses professores estão seguindo a estrutura dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da metodologia de projeto, no que se refere a: 
		
	
	metodologias específicas de cada área, determinadas por temas transversais. 
	
	demonstrações como forma de representar fenômenos e processos que ocorrem na realidade, por meio de explicações e experimentos simples.
	
	trabalhos práticos, rompendo com o modelo disciplinar e valorizando a cidadania por meio de temáticas escolhidas pela equipe de professores.
	
	disciplinas escolares integradas por temas transversais que apresentam o saber socialmente acumulado. 
	
	pesquisas trabalhadas cientificamente, seguidas de avaliações formais e associadas a conteúdos previstos pelas disciplinas. 
	Respondido em 10/04/2020 18:17:03
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:200802195111)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O modelo de currículo de Bobbitt iria encontrar a sua máxima expressão num livro de Ralph Tyler, publicado em 1949. Para Tyler: 
		
	
	O currículo é visto em uma dimensão sociocultural.
	
	O currículo é visto em uma dimensão humanística.
	
	O currículo é visto em uma dimensão psicologizante.
	
	O currículo é visto em uma dimensão técnica.
	
	O currículo é visto em uma dimensão sociointeracionista.
	Respondido em 10/04/2020 18:17:50
	
	
	
	7a Questão (Ref.:200801273542)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Leia o fragmento a seguir para responder a questão:
"As teorias pós-críticas ampliam e, ao mesmo tempo, modificam aquilo que as teorias críticas nos ensinaram. As teorias pós-críticas continuam a enfatizar que o currículo não pode ser compreendido sem uma análise das relações de poder nas quais ele está envolvido. [...] entretanto, o poder torna-se descentrado. [...] está espalhado por toda a rede social. As teorias pós-críticas desconfiam de qualquer postulação que tenha como pressuposto uma situação finalmente livre de poder. [...] o poder transforma-se, mas não desaparece. [...] o conhecimento não é exterior ao poder, o conhecimento não se opõe ao poder" (SILVA, 2004, P. 148-149). O argumento de Tomaz Tadeu da Silva coloca as teorias pós-críticas como uma discussão...
		
	
	que coloca as relações de poder no centro das reflexões sobre o currículo e vê com desconfiança conceitos como: alienação, emancipação, libertação, autonomia. Que considera o currículo como campo de experiências e significações que forjam nossa identidade.
	
	que propõe um outro campo de conhecimento para o estudo do currículo, isento de reflexões pós-estruturalistas e que não se opõem ao poder.
	
	que contesta e nega todas as proposições das teorias críticas por considerá-las ultrapassadas e sem significância para as formações.
	
	que amplia a visão tradicional de currículo para uma concepção de currículo que transforma as relações de poder inerentes ao capitalismo, a partir de um conhecimento verdadeiro.
	
	que nega as relações de poder e prega a neutralidade do campo e das elaborações curriculares para as formações, em busca de emancipação e de identidade forjada na experiência.
	Respondido em 10/04/2020 18:28:00
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:200802219353)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	1. A teoria da complexidade e transdisciplinaridade surge em decorrência do avanço do conhecimento e do desafio que a globalidade coloca para o século XXI. Seus conceitos contrapõem-se aos princípios cartesianos de fragmentação do conhecimento e dicotomia das dualidades (Descartes, 1973) e propõem outra forma de pensar os problemas contemporâneos. Desta forma, a crítica da teoria da complexidade e transdisciplinaridade são:
I - A fragmentação do conhecimento, que se generaliza e se reproduz por meio da organização social e educacional, tem também configurado o modo de ser e pensar dos sujeitos.
PORQUE
II - A teoria da complexidade e transdisciplinaridade, ao propor a religação dos saberes compartimentados, oferece uma perspectiva de superação do processo de atomização. A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
		
	
	c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
	
	d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira 
	
	e) As asserções I e II são proposições falsas.
	
	a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I 
	
	b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I 
	Respondido em 10/04/2020 18:29:40
	
	
	
	9a Questão (Ref.:200801689473)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O gerenciamento do plano global da escolar  requer um posicionamento sobre a intenção educativa expressa no marco referencial e as ações concretas no âmbito do currículo. Sendo  assim o Marco Operativo do Projeto Político Pedagógico,segundo Vasconcellos (1989)   deve expressar o que se deseja nas práticas cotidianas e dizem respeito a três dimensões do trabalho escolar. Quais são essas dimensões? 
		
	
	Financeira-  Organizacional e Tecnológica
	
	Administrativa - Social e Organizacional 
	
	Comunitária- Social e Tecnológica
	
	Pedagógica- Comunitária e Administrativa
	
	Tecnológica- Administrativa e Relacional
	Respondido em 10/04/2020 18:20:04
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:200801280189)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A Pedagogia de Projetos está relacionada com a prática do professor e de suas interações com os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Assim afirma Kátia Aparecida Campos Portes: "A Pedagogia de Projetos visa à re-significação desse espaço escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões. O trabalho com projetos traz uma nova perspectiva para entendermos o processo ensino aprendizagem. Aprender deixa de ser um simples ato de memorização e ensinar não significa mais repassar conteúdos prontos. Nessa postura, todo conhecimento é construído em estreita relação com os contextos em que são utilizados, sendo por isso impossível separar os aspectos cognitivos, emocionais e sociais presentes nesse processo. A formação do aluno é um processo global e complexo, onde o conhecer e intervir no real não se encontram dissociados".
Marque a alternativa correta sobre Pedagogia de Projetos. 
		
	
	A Pedagogia de Projetos é a forma mais eficaz de planejamento das aulas do professor.
	
	A Pedagogia de Projetos propicia a utilização de modelos de ensino únicos para todos os recursos da vida em sociedade.
	
	A pedagogia de Projetos é um modo de ensinar que privilegia a memorização e aberto a interações sociais. 
	
	A Pedagogia de Projetos é a forma de ensino que dissocia os aspectos cognitivos, emocionais e sociais do processo de aprendizagem.
	
	A Pedagogia de Projetos é uma das formas de gestão do currículo escolar que visa um processo dinâmico de aprendizagem.

Continue navegando