Buscar

PROVA Literatura Infantojuvenil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Literatura Infantojuvenil
QUESTÃO A
 
Por ter como parâmetros os contos consagrados pelo público mirim, a literatura Infantil divide-se em dois momentos: a lendária a qual nasceu da necessidade de que tinham as mães de se comunicar com seus filhos e contar coisas, e a escrita cujos registros se davam por escritos. Nessa época as obras tinham por finalidade única o ato de educar, pois apresentavam modelos que moldavam as crianças de acordo com as expectativas dos adultos. Com base no exposto acima, questiona-se: Hoje a literatura infantil é mais ampla e importante para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo da criança? Por quê?
 
QUESTÃO B
 
A respeito da metodologia de Ensino da Literatura Almeida (2011) diz que:
(...) a função do professor não deve se limitar ao ensino da leitura, mas, principalmente, criar condições para o educando realizar a sua própria aprendizagem, conforme seus próprios interesses, necessidades, fantasias. Ou seja, o professor, como mediador, deve ser um auxiliar do diálogo entre o texto e o leitor. Isso não significa que ele deverá ler pelo aluno, mas, ao contrário, passará a ler com o aluno. (ALMEIDA, 2011, p.70)
 
A prática da leitura é um desafio constante na sala de aula e segundo Almeida (2011) o exemplo do professor é fundamental para estimular a leitura prazerosa e construtiva. Nesse contexto, qual é a importância da leitura do professor para a formação do leitor? Quais as estratégias de leitura você prepararia para suas aulas? Explique-as. Se necessário consulte outras fontes.
RESPOSTA: QUESTÃO A
Hoje a literatura infantil não é mais e importante que antigamente, ela tem o mesmo valor, e sim, se mantém vultuosamente igual para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo da criança, mas hoje ela é mais ampla, no sentido de ter uma imensa variedade de contos infantis, assim os alunos e pais tem mais acesso. Da mesma forma que os pais e responsáveis tinham a preocupação em educar seus filhos com livros literários infantis, hoje os mesmos continuam se preocupando em educar seus filhos através do incentivo de leitura destes pequenos. Com a prática de estar sempre lendo algum livro para a criança, mais ela se envolve no mundo imaginário e se enxerga dentro da história contada pelos pais ou qualquer outro adulto. As crianças são ótimas observadoras. Aprendem ouvindo, observando e brincando, pois a criança considera o brincar como uma das atividades mais importantes de sua vida. Desta forma ela constrói seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo a partir do que vê, do que ouve e dos comportamentos dos pais, professores e pessoas do seu cotidiano, como também dos livros literários lidos para ela e das imagens presentes nos livros. Hoje nós educadores nos preocupamos de que maneira podemos trabalhar de forma prática e participativa a ponto de despertar e provocar certa “fome” para nascer, crescer o interesse da criança pela leitura. Neste sentido podemos utilizar metodologias ativas a ponto de  provocar, incentivar o interesse do desejo de conhecimento nos educandos! É neste pensamento que podemos mudar o desenvolvimento emocional, crítico, autônomo, criativo, pensador e respeitador na criança.
RESPOSTA: QUESTÃO B
O que posso esperar de mim como educador construtivista, se não o fato de querer o bem do educando que está em um processo de construção constantemente! Oferecer os meus conhecimentos e aprender com os dos meus alunos e usá-los para um bem maior. Querer o melhor da leitura do mundo, de si e de sua vivência em sua comunidade! Ser lúdico é um papel fundamental para despertar e aguçar o interesse da criança pela leitura. É muito importante trazer para sala de aula, metodologias ativas para trabalhar com as crianças. Resgatar e trabalhar em sala de aula os contos regionais e estórias contadas pelos pais e avós. É um dos exemplos que podemos utilizar para trabalhar a leitura em roda em sala ou no ar livre, onde cada aluno pode contar a estória contada pelos pais e avós. Podemos utilizar o laboratório de informática para construir um grupo no blog da turma para divulgar suas estórias e muitas outras trabalhadas em sala. Isso seria trabalhado pelo menos uma ou duas vezes por semana para trabalhar no blog e conforme for a demanda. Outra estratégia era levar os alunos para biblioteca para conhecer o acervo, para despertar a curiosidade. Perguntar aos alunos quais histórias e estórias que elas conhecem ou que gostaria de ler na biblioteca e levar para casa para terminar a leitura. Após eles fariam um desenho e um pequeno relato do que leu para seus colegas, assim que terminassem escreveriam no caderno o que eles falaram em sala. Outro dia tudo iria para o blog, até os desenhos. Quando o professor tem a iniciativa de ler para o aluno, ele está não apenas lendo, mas sim provocando o interesse pela leitura de maneira lúdica, tornando o ouvir prazeroso e não um tédio. Desta forma para o aluno torna-se um bom ouvinte e críticos, podendo interpretar o que se ouve e o que se ler, pois quanto mais se ler, melhor a escrita fica.
Parte inferior do formulário

Outros materiais